IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 22 de dezembro de 2013

Acidente Mata Duas Pessoas Na BR 470 Na Manhã Deste Domingo. OCORREU em Lontras no KM 129.5 próximo ao “Brejeiros da Madrugada”.


Um acidente grave foi registrado na manhã deste domingo (22), na BR 470 em Lontras no KM 129.5 próximo ao “Brejeiros da Madrugada”.

A colisão envolveu três veículos, sendo um Voyage com placa de Lontras, um Palio com placa de Pouso Redondo e um Corola.

No Voyage duas pessoas vieram a óbito no local do acidente, segundo informações o casal residia no bairro Fundo Canoas em Rio do Sul.

No Fiat Palio uma mulher teve ferimentos graves sendo conduzida ao Hospital e os outros ocupantes tiveram somente ferimentos leves.

No corola ninguém ficou ferido.







FONTE:
Diário Alto Vale

De novo ? Ford já prepara mais um facelift pro Focus.

ford focus 2015
O pessoal da Automedia, via o site Worldcarfans.com, publicaram estas fotos de alguns exemplares do Ford Focus rodando em testes na Europa com a dianteira e traseira camufladas. O modelo deve ganhar as ruas na Europa provavelmente em março, trazendo um novo visual, com uma dianteira totalmente nova, mais a par do resto da família Ford, como Fusion e New Fiesta, incorporando a grade frontal inspirada nos carros da Aston Martin.
As mudanças devem chegar já como linha 2015 do Focus, que deve ser mostrada em março no Salão de Genebra, e além do novo visual frontal, também contará com leves alterações na traseira, como novas lanternas e para-choque. Tanto para o Focus Hatch quanto para o Sedan e Wagon.
É esperado também que o Focus 2015 traga um interior com leves melhorias, como um console central revisado, com novos botões e layout, ou novos mostradores no painel com novas particularidades.
Vale lembrar que apesar de para nós brasileiros esta geração do Focus é extremamente nova, foi lançado há pouco tempo em outubro, porém na Europa a coisa é bem diferente, este Focus está no mercado desde 2011, ou seja, já está quase na hora de receber mudanças visuais.

Fonte: 
Worldcarfans.com / fotos AutoMedia

Fiat Uno Mille se despede com o série especial Grazie Mille.

fiat uno grazzie mille
Por conta da nova legislação (que o governo tento adiar no tapetão) que obriga que todo os carros produzidos no país sejam equipados a partir de 2014, com ABS e Airbags fábrica, vários veteranos – que não são conseguem se enquadrar na nova legislação, vão ser descontinuado a partir de janeiro do próximo ano. Um desses veteranos é o Fiat Uno Mille, que após quase 30 anos no mercado deixará de ser produzido, enfim a primeira geração do Uno, vai ganhar sua merecida aposentadoria. Para a marca a data, a Fiat está lançado, o Uno Grazie Mille, – Grazie é obrigado em italiano, trata- se de uma série de despedida do popular da Fiat, limitada a 2.000 exemplares numerados.
Oferecido por R$ 31,200. O Grazzie Mille se diferencia pelo pacote de itens de série mais recheado, além do acabamento interno um pouco mais sofisticado e por acessórios exclusivos no exterior, como os faróis com máscara negra, as rodas de liga leve aro 13 e a pintura Verde Saquarema (exclusiva da versão), outra opção é o Prata Bari já usada pelo modelo. Outro diferencial é a ponteira de escape cromada, além de adesivos alusivos à série especial.
No interior o destaque fica para os bancos com revestimentos com padrão próprio e o painel que traz uma plaqueta de metal que identifica cada uma das 2.000 unidades do modelo

Entre os equipamentos de série da edição derradeira, estão: ar condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, desembaçador/ limpador do vidro traseiro e retrovisor externo com comando interno, além de rádio Connect com CD/MP3, Bluetooth e SubWoofer e bancos com tecido exclusivo.
Um detalhe importante é que cada uma das 2.000 unidades do Mille trarão uma plaqueta no painel com a identificação do carro dentro das 2.000 unidades que serão produzidas, dando um toque a mais de exclusividade a edição final da primeira geração do Uno, que está no mercado sendo produzida ininterruptamente desde 1984.
O Fiat Grazie Mille já está à venda nas concessionárias da marca, como dissemos o preço é de R$ 31.200.

FONTE:

Que tal um Duster Pick UP ? Pois na Romênia já existe !!

A oficina romena Romturingia especializada em modificações de carroceria, em parceria com a Renault Tehnologie Roumanie, criaram esta interessante versão pick up do Duster. Confira…
Com uma caçamba de 1.7 metros de comprimento e capacidade para levar até 400 kg de carga, o Duster Pick Up é uma pick up de verdade, customizada para o trabalho, ele conta com proteção em plástico para a caçamba, porta da caçamba similar a de uma pick up normal, proteção para a cabine com grade e chapa de aço.

A Romturingia diz que o modelo é bastante funcional, e seu custo de produção não é alto, já que vários componentes usados são os mesmo já vindo no Duster normal. A empresa diz que resolveu criar esta variante picape do Duster devido ao grande número de pedidos de clientes locais por um veículo mais versátil e robusto para transporte de cargas.

As adaptações foram bem feitas, note que a parte traseira do carro foi toda refeita, as portas laterais foram retiradas, foi criada uma coluna central mais forte, e claro a caçamba teve que ser feita do zero, as laterais dela são bastante altas.
O preço do modelo não foi divulgado pela fabricante, e a Renault/Dacia por enquanto não tem planos de lançar uma pick up. Lembrando que a Renault não possui nenhuma pick up em sua linha de modelos. Fato é que esta versão pick up do Duster com uma caçamba um pouco maior poderia fazer sucesso em mercados como o Brasil.
FONTE:

VW começa a vender na Alemanha o novo Golf Sportsvan.

Apresentado como conceito em setembro no Salão de Frankfurt, a Volkswagen já está comercializando na Alemanha a novíssima Golf Sportsvan, uma minivan baseada na nova geração do Golf, o modelo substituirá o Golf Plus, lançado em 2008.
O Golf Sportsvan traz tudo novo, desde a carroceria, passando pelo interior, parte mecânica e claro a plataforma, que agora é a mesma da mais recente geração do Golf. O grande barato do Golf Sportsvan é sua versatilidade, o modelo não chega a ser uma minivan ou uma perua, porém é bem maior do que o Golf. Por exemplo o seu entre eixos é de 2.68,5 m, são 5 cm a mais do que o Golf normal, e o comprimento total é de 4.33 metros, um aumento de 8.3 cm em relação ao Golf hatch. Mas a grande diferença da Sportsvan em relação ao Golf que todos nós conhecemos, é a altura, são nada menos do que 12.6 cm a mais.
Estas medidas mais amplas permite a Sportsvan ter como foco, sua versatilidade, ou seja, o espaço interno, por exemplo quem viaja no banco traseiro conta com um ambiente bastante amplo, e para completar o banco traseiro pode ser movimentado em um trilho de 18 cm, ou ainda ser dobrado totalmente, neste caso a capacidade de carga pode chegar a amplos 1500 litros.
Bem equipado o Golf Sportsvan traz um interior com painel exclusivo, dotado de um acabamento bastante refinado, destaque para a lista de equipamentos, que traz itens como ar-condicionado, sete airbags, sistema multi-mídia com tela touchscreen de 5 polegadas, XDS controle eletrônico de diferencial, controle de estabilidade ESC, freio de mão eletrônico, sistema de monitoramento da pressão dos pneus, mesinhas tipo avião, saída de ar-condicionado para o banco traseiro, isto tudo virá de serie. No total serão três versões de acabamento “Trendline”, “Comfortline” e “Highline”.
A lista de equipamentos opcionais ou que estão presentes nas versões mais caras é extensa, há novidades como teto solar panorâmico, “Blind Spot Monitor”, um sistema que monitora os pontos cegos ao redor do carro, bastante útil por exemplo na hora de se fazer manobras, “City Emergency Braking”, que pode frear o carro em caso de colisões em baixa velocidade, o famoso “ACC adaptive cruise control” – piloto automático inteligente que mantém uma distância segura do veículo que trafega à frente, luzes com ajustes automático de acordo com a necessidade “Light Assist e Dynamic Light”, aviso de mudanças repentinas de faixa “Lane Assist e lane-keeping system”, além do também conhecido “Park Assist” que praticamente estaciona o carro sozinho, opcionalmente o carro pode vir com volante com aquecimento, sistema multi-mídia com internet e sistema de som premium de alta potência com 400W (“Dynaudio Excite”) e subwoofer.
Serão nada menos do que seis opções de motores para o Golf Sportsvan, sendo 4 a gasolinas turbo TSi e duas turbo diesel TDI. Os níveis de potência vão de 85 a 150 cv, enquanto nas configurações diesel os motores possuem 110 cv e 150 cv. O câmbio é mecânico também de seis marchas, ou automático DSG dupla embreagem de seis marchas.
Porém os preços do novo Golf Sportsvan na Alemanha não serão tão baratos, eles partem de €19,625 algo em torno de R$ 63.171.

FONTE:

Citroën revela na China o DS 5LS.

A Citroën continua firme na sua meta de conquistar mercados emergentes fora da Europa, após a montadora ter feito o C4 Lounge, exclusivo para estes novos nichos como Ásia e América Latina, a marca agora revela o DS 5LS, um ousado sedan de luxo feito sobre a plataforma do hatch DS4 e que totalmente desenvolvido na China, onde começa a ser vendido já a partir de março de 2014.
O DS4 traz um desenho polêmico, ousado e chamativo, ele segue um padrão próprio de estilo, tendo como base claro pertencer a linha de luxo DS da Citroën. A primeira vista o visual do DS 5LS agrada, na dianteira a enorme grade cromada invade os faróis, note também o desenho do para-choque e dos faróis de neblina em formato de bumerangue. Nas laterais a carroceria do DS 5LS é toda cortada por vincos, que passam uma aparência robusta e esportiva ao novo sedan de luxo. Enquanto na traseira as lanternas possuem uma aparência bastante futurista, e conta com LEDS, o desenho do para-choque traseiro e das saídas de escape também agradam.
Por dentro o DS 5LS segue a linha premium já vista nos outros modelos da gama DS da Citroën, como DS4 e DS5, com um painel bem desenhado e rico em detalhes e com acabamento de alto nível, entre os materiais usados estão couro, madeira e alumínio.

A lista de equipamentos também agrada, entre os destaque mimos como ar-condicionado com diferentes zonas de temperatura simultâneas, purificador de ar, bancos dianteiros com sistema de massagem, sistema de som premium, sistema multi-mídia com tela touch e até conexão com a internet, banco traseiro que podem ser reclinados, sistema de entretenimento para os passageiros do banco traseiro e keyless, com abertura das portas e partida sem chave.
Apesar de ser claramente um carro de luxo, o DS 5LS tem dimensões um tanto compactas, quase similares ao do C4 Lounge, ele mede 4.70 metros e tem entre eixos de 2.72 m. E estas medidas similares não são por acaso ambos compartilham a mesma plataforma.
Na parte mecânica o DS 5LS trará o que a Citroën possui de melhor na atualidade, ele será empurrado pelo mesmo motor que equipa na Europa o resto da família DS, como DS4 e DS5, trata-se do conhecido 1.6 THP Turbo a gasolina com injeção direta, ele será oferecido em duas versões uma com 160 cv e outra com 200 cv. A tração é dianteira e o câmbio em todas as versões será automático de seis velocidades.
De início o DS 5LS será uma exclusividade para o mercado Chinês. A Citroën quer que o modelo se torne uma alternativa mais requintada e luxuosa frente ao C4 Louge e claro levando a sub marca de luxo DS a novos segmentos.

FONTE:

Conheça 14 carros automáticos e automatizados que custam até R$ 50.000 e dê férias para o seu pé esquerdo!

Depois de muito tempo, o consumidor brasileiro passou a aceitar melhor o câmbio automático, que traz mais conforto e comodidade ao motorista. Percebendo essa mudança de comportamento, as montadoras passaram a oferecer essa opção de transmissão para os seus veículos mais requintados. Mas, nos últimos anos, automóveis mais baratos passaram a ser equipados com câmbios automáticos ou automatizados. Pensando nisso, montei uma lista com 14 carros que custam até R$ 50.000 e que podem dar férias para o seu pé esquerdo!

Para facilitar a organização dos modelos, separei os carros em duas categorias: hatches e sedãs. É importante dizer que, nas duas listas, estão veículos equipados com câmbio automático tradicional e com a transmissão manual automatizada, que nada mais é do que um câmbio manual, sem o pedal da embreagem, que tem um “robozinho” que faz as trocas de marcha. Esse sistema exige praticamente os mesmos cuidados (manutenção) de uma transmissão manual.

A ordem dos carros abaixo está por preço, começando pelo mais baixo e descendo para o mais alto. Todos eles têm pintura sólida (mais barata). A cotação de preço foi feita no dia 07/12/2013 no site de cada marca.

Como todos os carros da lista são equipados de série com airbag duplo frontal e freios com sistema ABS, acrescentei sempre ar-condicionado e direção hidráulica nos modelos em que esses equipamentos são opcionais – afinal, se você comprar um carro automático/automatizado sem esses dois itens, terá um “mico de mercado” na garagem.

Vamos lá!

HATCHES


Volkswagen Gol 1.6 I-Motion – R$ 37.130
O líder de vendas no Brasil é o mais barato das duas listas que montei. Equipado com motor 1.6 flex (101/104 cv), ele vem com câmbio manual automatizado I-Motion, um dos melhores desse tipo. Além disso, o hatch alemão tem como destaque o valor inicial. Pelo preço acima, o Gol vem pouco equipado: duas portas, abertura elétrica do porta-malas, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, tomada 12V, conta-giros; limpador, lavador e desembaçador traseiro; travamento elétrico das portas, vidros dianteiros elétricos, airbag duplo dianteiro e freios ABS com EBD.

Ar-condicionado e direção hidráulica? Só pagando mais R$ 4.958 (escolhendo o kit I-Trend - 4 alto-falantes e 2 tweeters, aerofólio traseiro, antena no teto, bancos dianteiros com cobertura lateral, bolsa porta-revista nos encostos dianteiros, chave canivete sem controle remoto (reserva simples), faróis duplos com máscara negra, frisos laterais externos, grade dianteira pintada em preto ninja; I-System; iluminação no porta-malas, luz interna com interruptor nas portas, moldura do espelho retrovisor externo na cor do veículo; pneus 195/55 R15 (rodas 6J x 15), revestimentos dos bancos em tecido; sistema de som com rádio AM/FM, CD-player bluetooth, MP3 player e entradas USB e aux-in; “supercalotas” e volante de direção multifuncional) que faz o preço final subir para R$ 41.758.


Volkswagen Fox 1.6 I-Motion – R$ 39.280
Assim como o irmão Gol, o Fox também vem equipado com motor 1.6 8V e câmbio manual automatizado I-Motion. Embora não seja mais um grande diferencial, seu espaço interno continua sendo um de seus principais atrativos.

De acordo com a Volkswagen, por sugeridos R$ 39.280, os principais equipamentos de série são 4 portas, direção hidráulica, roda aço 15″, 17 porta-objetos, gaveta sob o banco do motorista, faróis com máscara negra, refletores no para-choque traseiro, porta-revistas nos bancos dianteiros; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, tomada 12V, banco do motorista com ajuste de altura, chave canivete sem controle remoto (reserva simples), airbag duplo dianteiro e freios ABS com EBD. O ar-condicionado custa R$ 2.820 e eleva o preço do Fox para R$ 41.200.


Fiat Palio Essence 1.6 Dualogic Plus – R$ 41.385
O Palio conta com motor 1.6 16V flex E.TorQ (115/117 cv) e com o câmbio manual automatizado Dualogic Plus (segunda geração dessa caixa, que recebeu boas melhorias quando foi lançada). Seu destaque é o custo/benefício: seu preço sugerido é inferior ao do Gol quando o Volkswagen está equipado com ar-condicionado e direção hidráulica. Uma pena que a versão 2014 do Palio tenha trazido poucas novidades.

Os principais itens de série do hatch da Fiat são 3 apoios de cabeça traseiros rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro rebatível com 2 posições para o encosto, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras, brake light, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas; computador de bordo; conta-giros; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; direção hidráulica; faróis biparábola, faróis de neblina; airbag duplo dianteiro e ABS com EBD; My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo; rodas de aço estampado 6.0 x 15″ (Pneus 185/60 R15 com baixa resistência a rolagem), tomada 12V, travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento, volante com regulagem de altura, piloto automático, entre outros.


Kia Picanto 1.0 – R$ 41.900
O pequeno coreano vinha sofrendo constantes variações de preço por causa dos impostos. Agora que, finalmente, a Kia decidiu participar do Inovar-Auto, os preços de seus carros ficarão mais competitivos, como o do Picanto que, com câmbio automático de quatro marchas e motor 1.0 12V flex (77/80 cv), custa menos de R$ 42.000.

Os principais equipamentos de série da versão J.368 (intermediária) automática são airbag duplo frontal, vidros elétricos nas quatro portas; retrovisores elétricos; rádio CD/MP3 player com entrada auxiliar USB e para iPod; controles de áudio no volante; faróis de neblina; rodas de liga leve de aro 14″; direção elétrica; travamento central elétrico para portas e porta-malas; ar-condicionado; indicador de condução econômica – ‘Eco Driving’; direção elétrica, freios ABS, lanternas dianteiras e traseiras com led; banco do motorista com regulagem de altura; banco traseiro rebatível e bipartido (60/40); revestimento de couro no volante e na alavanca de câmbio; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro e volante com regulagem de altura.


Chevrolet Onix LT 1.4 – R$ 43.990
Muito mais moderno do que seu irmão Agile, o Onix é um carro que tem como destaque nessa versão LT (intermediária) com todos os opcionais o visual, o sistema MyLink e o câmbio automático de seis marchas, um dos mais avançados de todos desse post. Seu motor 1.4 8V (98/106 cv) foi atualizado andar mais e beber menos.

Seu preço poderia ser mais baixo, mas a Chevrolet prefere sempre aumentá-lo. O Onix LT completo tem como principais equipamentos de série airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, desembaçador e limpador do vidro traseiro, rodas de aço aro 15” com calotas integrais, maçanetas externas e cobertura dos retrovisores externos na cor do veículo; antena, banco do motorista com ajuste de altura; direção hidráulica; coluna de direção com ajuste de altura; travas elétricas das portas e porta-malas; vidros dianteiros elétricos, alarme, chave canivete, faróis com máscara negra e lanternas escurecidas, ar-condicionado, MyLink e controle automático de velocidade (cruise control).


Chevrolet Agile LTZ 1.4 Easytronic – R$ 45.690
As mudanças visuais da linha 2014 fizeram bem ao Agile, mas o projeto antigo não ajuda. Embora tenha um espaço interno interessante, seu conjunto já está ultrapassado. Prova disso é que nem a Chevrolet parece acreditar no carro, já que manteve o motor 1.4 8V Econo.Flex (97/102 cv – não o atualizou para o SPE/4) o equipou com o câmbio manual automatizado Easytronic (geração 2), o pior de todos desse post. Vale muito mais pagar menos e levar o Onix acima.

Pelo menos o Agile tem como principais equipamentos de série ar-condicionado, direção hidráulica, airbag duplo frontal, freios ABS com EBD e BAS, volante com controle de audio, telefone e controlador de velocidade de cruzeiro; computador de bordo, acendimento automático dos faróis, rodas alumínio 16” com pneus 195/55 R16; chave principal dobrável tipo canivete; faróis e lanterna de neblina; ajuste altura banco motorista; banco traseiro com encosto dividido 1/3 e 2/3 rebatível; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; travas elétricas das portas; vidros elétricos dianteiro e traseiro; alarme com ultrasom; espelhos retrovisores externos elétricos e rádio com CD/MP3 player, USB e Bluetooth.


Fiat Punto Essence 1.6 Dualogic Plus – R$ 45.995
O compacto premium da Fiat conta com o mesmo conjunto mecânico do Palio: motor 1.6 16V e câmbio manual automatizado Dualogic Plus. Seu destaque é a boa posição de dirigir, além do visual (ainda atrativo). Sua linha 2014 ganhou poucas novidades para enfrentar a concorrência.

Por quase R$ 46.000, o Punto Essence vem equipado de série com piloto automático, 3 apoios de cabeça traseiros rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado + para-brisas degradê; banco do motorista com regulagem de altura, bolsa porta-revistas no encosto dos bancos dianteiros, brake light, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas (abertura manual pela porta do motorista); comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível, computador de bordo; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; direção hidráulica, faróis de neblina, Fiat Code 2ª geração, Follow me home, airbag duplo frontal, freio ABS com EBD; iluminação do porta-malas; lanternas traseiras com iluminação a led; Logo Push (sistema de abertura elétrica do porta-malas); My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo; retrovisores externos elétricos; rodas de aço estampado 6.0 x 15″ (pneus 195/60 R15 com baixa resistência a rolagem); sistema de gerenciamento elétrico e eletrônico NANO-FLORENCE; tomada 12V; travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento; volante com regulagem de altura e profundidade, entre outros.


Fiat 500 Cult 1.4 Dualogic – R$ 46.150
O Fiat 500 tem o visual como o seu maior atrativo. Se o motor 1.4 8V flex não é muito potente (85/88 cv), e se o seu câmbio manual automatizado Dualogic ainda não tenha recebido a atualização “Plus”, o simpático hatch italiano tem uma boa lista de equipamentos de série. Os principais são controle de tração (ASR), ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, banco traseiro bipartido, chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas, comando elétrico de abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, computador de bordo, Dual drive – direção elétrica com dois programas de condução; freios ABS com EBD, ESS e BAS; controle de tração (ASR) e controle eletrônico de estabilidade(ESP); faróis com regulagem elétrica de altura; Fiat Code 2ª geração; Follow me home; gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix); airbag duplo frontal; Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida); limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro, maçanetas externas cromadas; My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); pára-choques na cor do veículo; ponteira de escapamento cromada; retrovisores externos elétricos na cor do veículo; rodas de liga leve 6.0 x 15″ (pneus 185/55 R15); rádio CD MP3 com RDS e entrada auxiliar; travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros com one-touch (descida) lado motorista e passageiro; e volante com regulagem de altura.


Renault Sandero Privilège 1.6 16V – R$ 46.600
O Sandero é um dos carros de maior sucesso da Renault no Brasil. Embora tenha ficado mais caro na linha 2014, seu custo/benefício associado a um espaço interno interessante são os maiores atrativos do carro. A lista de equipamentos também é boa. O que pode melhorar é o refinamento do carro: acabamento, isolamento acústico etc. Isso irá acontecer no ano que vem, quando o novo Sandero for lançado.

Até lá, o consumidor poderá comprar a versão topo de linha Privilège equipada com motor 1.6 16V flex (107/112 cv) e câmbio automático de quatro marchas (superado). Os principais equipamentos de série são volante revestido em couro, bancos traseiros rebatíveis 1/3 – 2/3; conta-giros; airbag duplo frontal, freios ABS, faróis de neblina; sistema CAR – travamento automático a 6 km/h; alarme perimétrico; 3 apoios de cabeça traseiro; limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro; brake light; bloqueio de ignição por “Transponder”; computador de bordo; ar-condicionado; volante com regulagem de altura; banco do motorista com regulagem de altura; vidros elétricos dianteiros e traseiros; comando de abertura das portas por radiofrequência e trava elétrica; direção hidráulica; retrovisores externos elétricos e na cor da carroceria, ; rodas de liga leve 15″; faróis e lanternas com máscara negra; rádio CD Player 2DIN, MP3, USB, entrada auxiliar / IPOD e Bluetooth.


Hyundai HB20 Comfort Style 1.6 – R$ 47.595
Sucesso de vendas da Hyundai no Brasil, o compacto HB20 tem como destaque o visual, os cinco anos de garantia e a boa força do motor 1.6 16V (122/128 cv). A parte mecânica também sem sido bastante elogiada. Por outro lado, o pós-venda mediano e o câmbio automático de apenas quatro marchas poderiam melhorar, assim como o preço – muito alto para um carro dessa categoria que não tem nenhum grande diferencial.

Os principais equipamentos de série são freios ABS com EBD; airbag duplo frontal; ajuste de altura do banco do motorista; alarme; ar-condicionado; rádio 2 DIN com função MP3 player, Bluetooth com audio streaming, conexões USB/AUX frontal, comando de áudio e Bluetooth no volante, 4 alto-falantes e micro-antena no teto; computador de bordo; limpador, lavador e desembaçador traseiro; direção hidráulica; faróis de neblina; farol com moldura negra; fixação ISOFIX; gaveta sob o banco do motorista; retrovisores com ajuste elétrico; roda de liga leve “Octus” R14; sistema keyless com chave canivete; travamento central das portas e porta-malas; vidros elétricos dianteiros e traseiros (descida automática para motorista) e volante com regulagem de altura e profundidade.

SEDÃS


Volkswagen Voyage 1.6 I-Motion – R$ 41.390
Assim com seu irmão “sem bunda”, o Voyage é o mais barato da lista de sedãs, sempre com motor 1.6 8V (101/104 cv) e câmbio manual automatizado I-Motion (caixa ASG). Seu destaque, assim como o Gol, é o preço básico inicial. Mas o sedã da Volkswagen vem com uma lista de equipamentos de série bem limitada: 4 portas, abertura elétrica do porta-malas, desembaçador traseiro, para-choques na cor do veículo, travamento elétrico das portas, vidros elétricos dianteiros, direção hidráulica, airbag duplo dianteiro e freios ABS com EBD. Pagando R$ 44.160 (mais R$ 2.770), você leva ar-condicionado.


Fiat Grand Siena Essence 1.6 Dualogic Plus – R$ 45.465
O Siena cresceu em espaço interno quando virou “Grand”, o que fez muito bem a ele – embora esse espaço seja bem parecido com o dos principais concorrentes. Além disso, seu ótimo porta-malas ficou ainda maior: 520 litros. Pena que a linha 2014 tenha trazido poucas novidades. Com motor 1.6 16V (115/117 cv) e câmbio manual automatizado Dualogic Plus, o Grand Siena tem preço um pouco acima do Voyage com ar-condicionado, mas vem com uma lista de equipamentos um pouco mais recheada:

piloto automático, 3 apoios de cabeça traseiros rebaixados e com regulagem de altura, ar-condicionado, banco do motorista com regulagem de altura, bolsa porta-objetos nas portas dianteiras e traseiras, brake light, chave canivete com telecomando para abertura das portas, vidros e porta-malas; comando interno de abertura da tampa do tanque de combustível; computador de bordo, conta-giros; desembaçador do vidro traseiro; direção hidráulica, faróis de neblina, Fiat Code 2ª geração, Follow me home, airbag duplo frontal, freios ABS com EBD; iluminação do porta-malas, Logo Push (sistema de abertura elétrica do porta-malas), minissaias laterais na cor preta; My Car Fiat (personaliza várias funções do carro); para-choques, maçanetas externas e retrovisores na cor do veículo; retrovisores externos com comando interno mecânico; rodas de liga leve 6.0 x 16″ (pneus 195/55 R16 com baixa resistência a rolagem); tomada 12V; travas elétricas + trava automática das portas a 20 km/h; vidros elétricos dianteiros com one touch e antiesmagamento; volante com regulagem de altura, entre outros.


Chevrolet Prisma LT 1.4 – R$ 47.090
Com visual interessante e motor 1.4 atualizado, o Prisma tem espaço interno e capacidade do porta-malas compatíveis com a categoria. Seu destaque vai para o câmbio automático de seis marchas. Mas, assim como o Onix e o Cobalt, seu preço poderia ser bem mais baixo.

A lista dos principais equipamentos de série da versão LT é composta por airbag duplo frontal, freios ABS com EBD, sensor de estacionamento traseiro, desembaçador do vidro traseiro, rodas de aço aro 15” com calotas integrais, maçanetas externas e cobertura dos retrovisores externos na cor do veículo, antena, banco do motorista com ajuste de altura, direção hidráulica, coluna de direção com ajuste de altura, travas elétricas das portas e porta-malas, vidros dianteiros elétricos, alarme, chave canivete, faróis com máscara negra e lanternas escurecidas; adesivo preto da coluna B (exceto veículos na cor preto); ar-condicionado, MyLink e controle automático de velocidade (cruise control).


Chevrolet Cobalt LT 1.8 – R$ 48.590
Se o Prisma agrada pelo visual, o Cobalt, que é feio, agrada pelo ótimo espaço interno. Seu desempenho também é melhor do que o do irmão menor graças ao torque do motor 1.8 (16,4/17,1 kgfm), já que a diferença de potência entre os propulsores é bem pequena: 106/108 cv do 1.8 X 98/106 do 1.4 SPE/4. Seu câmbio automático de seis marchas é um dos melhores desse post.

A versão intermediária LT tem como principais equipamentos de série direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas das portas e porta-malas; chave tipo canivete com controle remoto de destravamento das portas e abertura do porta-malas; banco do motorista com regulagem em altura; banco traseiro bipartido 60/40 e rebatível; rodas de aço com calotas integrais de 15″ (pneus 195/65 R15); vidros elétricos nas portas dianteiras; alarme com acionamento por controle remoto; coluna de direção com regulagem em altura; cobertura dos retrovisores externos e maçanetas externas das portas na cor do veículo; grade dianteira integrada ao pára-choque com detalhes cromados; cobertura da coluna “B” das portas na cor preta; interior com acabamento em dois tons; airbag duplo frontal e freios ABS com EBD; luz de leitura traseira; aerofólio; computador de bordo controle de velocidade de cruzeiro (cruise control) e volante revestido em couro.

ELIMINADOS

Hyundai HB20S, Honda Fit e City, Ford New Fiesta hatch e sedã, Peugeot 208, Citroën C3 e o Chevrolet Sonic hatch são alguns exemplos de modelos que ficaram de fora porque custam, infelizmente, acima de R$ 50.000 quando equipados com câmbio automático ou automatizado (Ford, no caso de duas embreagens – Powershift). O pior de tudo é que eles não devem ficar mais baratos.

CENAS DOS PRÓXIMOS CAPÍTULOS

Em 2014, alguns veículos entraram na disputa desse post. Posso citar o Renault Logan, que mudou radicalmente nesse ano, mas que ainda não recebeu a versão automática, e os Toyota Etios hatch e sedã, que deverão sair de fábrica no ano que vem com motor 1.5 e câmbio automático. Espero que o painel mude junto.

OBS: As fotos acima nem sempre se referem às versões descritas no texto.
FONTE: