IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 7 de março de 2014

A Alma Da Mulher...

Mulher (Erasmo Carlos)

Dizem que a mulher
É o sexo frágil
Mas que mentira
Absurda!
Eu que faço parte
Da rotina de uma delas
Sei que a força
Está com elas...
Vejam como é forte
A que eu conheço
Sua sapiência
Não tem preço
Satisfaz meu ego
Se fingindo submissa
Mas no fundo
Me enfeitiça...
Quando eu chego em casa
À noitinha
Quero uma mulher só minha
Mas prá quem deu luz
Não tem mais jeito
Porque um filho
Quer seu peito...
O outro já reclama
A sua mão
E o outro quer o amor
Que ela tiver
Quatro homens
Dependentes e carentes
Da força da mulher...
Mulher! Mulher!
Do barro
De que você foi gerada
Me veio inspiração
Prá decantar você
Nessa canção...
Mulher! Mulher!
Na escola
Em que você foi
Ensinada
Jamais tirei um 10
Sou forte
Mas não chego
Aos seus pés...
(Repetir a letra)
FONTE:
http://semeandovaloreseconhecimento.blogspot.com.br/2012/02/atividades-do-dia-internacional-da.html

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Este dia representa uma luta...

O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março, tem uma história de lutas pela valorização da mulher, lembrando de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço.

Assim, este dia está relacionado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.

Apesar da discriminação contra a mulher ser bem antiga, é a partir da Revolução Industrial, em 1789, que os movimentos e reivindicações começam a crescer.

Tudo começou com a mobilização organizada por operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos, em 8 de março de 1857. Neste dia, 129 operárias paralisaram suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade. A polícia e os donos da fábrica reagiram duramente, trancando essas mulheres no local e em seguida atearam fogo, fazendo com que todas morressem carbonizadas.

A partir daí esse dia foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem a essas operárias, que representam as diversas lutas empreendidas pelas mulheres na sociedade.

Mulheres que marcam a história

Não foram poucas as mulheres pioneiras que, através de suas lutas, conseguiram construir uma sociedade mais justa para a atuação da mulher.


Essas meninas ma-ra-vi-lho-sas!

As meninas de hoje serão as mulheres de amanhã, portanto também precisam ser homenageadas e principalmente conhecer seus direitos, como por exemplo, o direito à educação.

Comemore! No dia 8 de março organize uma festa em sua escola para festejar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas também! Um detalhe importante: para esta festa só os garotos devem se preocupar com os “comes e bebes” e as garotas devem apenas aproveitar a festa!

Sabia que no Japão existe o Dia das Meninas? Pois é, ele é comemorado no dia 3 de Março e tem como objetivo desejar felicidade e saúde as meninas. Esta comemoração acontece naquele país desde o século VI.

Para esta data são feitas bonecas de pano, madeira ou porcelana, as chamadas bonecas hinaningyo, que até hoje passam de geração a geração.

Curiosidade

As mulheres conquistaram o direito de disputar oficialmente as provas olímpicas em 1928. O Barão Pierre de Coubertin – criador das Olimpíadas da era moderna – era totalmente contra a participação feminina nesse evento, então decidiu pedir demissão do cargo de presidente do Comitê Olímpico Internacional.

(fonte:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mulher/machaodemais.html)

Haverá passeio de Maria Fumaça neste final de semana em Apiúna.

Neste sábado, dia 9, haverá mais um passeio de Maria Fumaça na localidade de Subida, em Apiúna. Os passeios iniciam às 10h e serão feitas diversas viagens ao longo do dia, até às 16h quando ocorre o último passeio.

No local há restaurantes que oferecem comida caseira

Para maiores informações entre em contato:

8894 5517

9981 8530

9224 6960



Agende as próximas datas:

13 de Abril

11 de Maio

http://www.radioflashbackindaial.com/home.html#/

Duas adolescentes são estupradas em Balneário Camboriú.


Duas adolescentes, uma de 13 e outra de 14 anos, foram estupradas na madrugada desta quinta-feira em Balneário Camboriú. De acordo com relato da Polícia Militar, elas estavam na avenida Atlântica, no Centro da cidade, por volta de 4h quando um homem entre 50 e 60 anos passou de carro e fez uma abordagem preliminar. 

Ele estacionou o veículo na avenida Alvin Bauer, voltou a pé e ofereceu uma carona até em casa para as jovens, que moram no bairro Monte Alegre em Camboriú. No meio do caminho ele teria mudado de rota e levado as vítimas à praia de Laranjeiras. As garotas foram violentadas e agredidas em uma mata nas proximidades.

Depois de várias horas de violência, uma das meninas desmaiou e foi deixada de lado pelo estuprador. Aproveitando o momento de distração do homem, ela conseguiu fugir do local por volta do meio-dia, foi para casa e relatou a violência para a mãe. A polícia foi acionada e começou a fazer buscas pelo agressor e pela segunda vítima a partir das 13h30min. O homem não foi localizado até a noite desta quinta. Já a outra adolescente estava caminhando sozinha perto da passarela da Barra. 

Segundo informações da PM as duas vítimas estavam desorientadas e aparentemente sob efeito de drogas ou álcool. Muito abaladas, elas também não conseguiram descrever mais características ou dar detalhes da fisionomia do agressor.

As garotas tinham marcas de agressão pelo corpo e de esganadura no pescoço. Elas foram atendidas por cerca de uma hora e trinta minutos no hospital de Camboriú e depois fizeram exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) de Itajaí. As duas vão receber acompanhamento médico e psicológico depois da violência.



O SOL DIÁRIO

Pesquisa mostra falta de prevenção feminina para cânceres de mama e ginecológico.


Um levantamento feito pela empresa de seguros SulAmérica, de São Paulo, identificou que mulheres que atuam nos ramos de saúde e administração estão entre as que mais negligenciam os cuidados para evitar o desenvolvimento de cânceres de mama e ginecológico.

O estudo foi elaborado a partir de pesquisa com mais de 16 mil seguradas de 10 setores profissionais. Segundo relatos coletados pela companhia, 28,5% das entrevistadas do grupo de saúde e 28,1% das mulheres do setor de administração não realizam exames preventivos de câncer ginecológico com regularidade. 

Em relação a câncer de mama, a falta de prevenção chegou ao percentual de 17,5% para a divisão de saúde e 14,9% para atividades administrativas. Os resultados foram concluídos a partir de depoimentos de mulheres que não haviam consultado umaginecologista nos últimos dois anos. 

Para o mapeamento da faixa etária da população pesquisada, a seguradora considerou seguradas a partir de 18 anos de idade para câncer ginecológico e, para de câncer de mama, mulheres com 40 anos ou mais, ou a partir de 35 com histórico familiar da doença.

O panorama do avanço da doença no mundo também é preocupante. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a mortalidade por câncer de mama cresceu 14% em quatro anos e, em 2012, atingiu 522 mil óbitos. Esse tumor é considerado o mais comum em 140 países e, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), deve ser responsável por 57 mil casos no Brasil em 2014. 

Já a Agência Internacional de Pesquisas em Câncer (IARC) afirma que a região do colo do útero é a terceira mais afetada pela doença, com aproximadamente 530 mil diagnósticos por ano, levando 275 mil mulheres à morte.



Fonte: DIÁRIO CATARINENSE

Após 3 semanas de silêncio, assessora de Schumacher emite novo boletim.

Schumacher ainda não são animadoras. O piloto, internado desde o dia 29 de dezembro, segue em fase de despertar e nada mudou desde o fim de janeiro, quando os médicos deram sequencia à diminuição da medicação de Schumacher.

— Michael segue em fase de despertar. A situação ainda não se alterou e qualquer outra informação médica publicada e não confirmada pela equipe médica que trata o Michael ou seus assessores, deve ser considerada inválida — disse o breve comunicado de Sabine Kehm, assessora de Schumi.

Desde o início do processo de despertar de Michael, muitas informações foram emitidas a respeito da demora na conclusão desse período. Periódicos europeus e autoridades médicas alertaram que, talvez, houvesse a possibilidade de que Schumacher não retornasse do coma.

O piloto segue no Hospital de Grenoble após se acidentar durante uma descida de esqui na estação Méribel, e chocar a cabeça contra uma pedra. No último dia 17, a promotoria francesa, responsável pelas investigações a respeito do acidente, concluiu que não houve responsabilidade criminosa a nenhuma parte envolvida no acidente e deu como encerrado o processo.



Fonte: DIÁRIO CATARINENSE com Lancepress

Tiroteio entre bandidos acaba em perseguição e capotamento.




Um tiroteio acabou em perseguição na BR-101, no Litoral Norte catarinense. Segundo a Polícia Militar, o caso começou em Itapema por volta das 9h desta sexta-feira (7) quando integrantes de uma facção criminosa do estado de São Paulo tentaram matar um desafeto em Santa Catarina. Durante a ação, três pessoas que passavam pela rua no momento do conflito ficaram feridas. Dois envolvidos no tiroteio foram presos, um ficou sob custódia policial e um advogado da facção paulista também foi detido.

De acordo com a Polícia Militar, dois criminosos de São Paulo teriam vindo exclusivamente a Santa Catarina para matar um terceiro criminoso que vive no Litoral Norte Catarinense. A Delegacia de Investigações Criminais (DIC) já tinha informação que isso iria acontecer e repassou à PM que comandou uma campana para flagrar a ação dos criminosos. O capitão Eder Jaciel de Souza Oliveira afirma que cerca de 50 policiais ficaram durante vários dias de prontidão em pontos considerados possíveis de serem palco da ação dos criminosos, em Itapema, Bombinhas e Porto Belo.

Na manhã desta sexta-feira, quando o chamado "alvo" saía de casa, no bairro Meia Praia, em Itapema, os perseguidores iniciaram a perseguição. Um deles sentou na janela do veículo e começou a disparar contra o carro da vítima de tentativa de homicídio. Os dois carros passaram a ser acompanhados pela Polícia Militar.

O alvo conseguiu fugir e os perseguidores passaram a efetuar disparos com armas calibre 40 contra ele. "Ele não foi atingido porque tinha muita habilidade no volante", destaca Oliveira. Durante a perseguição de carro, duas pessoas que passavam pela rua foram baleadas, conforme a PM. Outra também foi atropelada pelo veículo dos perseguidores. Já a caminhonete do "alvo" acabou se envolvendo em um acidente de trânsito.

Os automóveis continuaram a perseguição pela BR-101 enquanto eram seguidos pelos policiais. A perseguição ganhou reforço da Polícia Rodoviária Federal que também seguiu os bandidos pela rodovia. Por volta das 10h, o primeiro carro conduzido pelos perseguidores capotou no km 136,6 da BR-101, em Balneário Camboriú. Por causa do acidente, parte da rodovia no sentido Norte ficou interditada. Às 11h30, o tráfego já estava liberado.

Após se acidentar a dupla furtou um Fusca em frente a um estabelecimento comercial e continuou a tentativa de fuga em direção a Balneário Camboriú, mas foram cercados pelos policiais. Oliveira explica que os criminosos tentaram fugir, mas não conseguiram.

Ainda em Itapema, o advogado da facção criminosa paulista passava de carro pelo local onde ocorria o tiroteio e foi reconhecido pelos policiais. Ele também foi preso. O “alvo” foi encontrado pela polícia e estava mantido sob custódia até as 12h45 desta sexta.

A Polícia Civil informou que a investigação começou em Santa Catarina e envolve outros estados brasileiros. As apurações devem ser prosseguidas, conforme os responsáveis pelos trabalhos.
Fonte: G1

PRF divulga balanço final da Operação Carnaval 2014.


A Polícia Rodoviária Federal encerrou nesta quarta-feira (05), a Operação Carnaval 2014 que iniciou no dia 28 de fevereiro em todo o Brasil. Durante a operação a PRF/SC registrou congestionamentos na BR-101 (norte, centro e sul do Estado), na BR 470 (região de Blumenau) e na BR-280 (região de São Francisco do Sul).

Apesar do rigor da nova lei seca, que aumentou a multa por embriaguez para R$ 1.915,00, em 06 dias de operação, a PRF flagrou 75 motoristas dirigindo embriagados, sendo 23 presos em flagrante.

Durante a operação foram contabilizados nove acidentes fatais, com nove mortes. A BR-282 foi destaque com cinco dos acidentes fatais. A BR-470 registrou dois acidentes, e a BR-101 e 280 respectivamente, um acidente fatal. A colisão frontal foi o tipo de acidente que causou a morte de 05 pessoas, demonstrando que ainda persiste a imprudência e o desrespeito à sinalização por parte dos motoristas.

Registro dos acidentes fatais:

Dia 28 (sexta-feira)- Atropelamento de pessoa às 04h45 na BR 470, em Lontras- Veículo não identificado- óbito da pedestre (24 anos);

Dia 28 (sexta-feira)- Colisão Frontal às 15h30 na BR 282, em Pinhalzinho- Caminhão e furgão- óbito do condutor do furgão (20 anos);

Dia 28 (sexta-feira)- Colisão Frontal às 19h45 na BR 280, em Canoinhas- Três automóveis- óbito de um dos condutores (35 anos);

Dia 02/03/2014 (domingo)- Colisão Frontal às 04h05 na BR 282, em Faxinal dos Guedes- Caminhão e automóvel- óbito condutor do automóvel (22 anos);

Dia 02/03/2014 (domingo)- Queda de moto às 08h30 na BR 282, em São José- óbito do motociclista de 20 anos;

Dia 03/03/2014 (terça-feira)- Saída de pista às 11h40 na BR 282, em Bocaina do Sul- Um automóvel- óbito de um dos passageiros (48 anos);

Dia 03/03/2014 (terça-feira)- Colisão Frontal às 13h30 na BR-470, em Ascurra- Caminhão e automóvel- óbito do condutor do automóvel (38 anos);

Dia 03/03/2014 (terça-feira)- Colisão Frontal às 23h30 na BR-101, em Jaguaruna- Automóvel e motocicleta- óbito do motociclista.

Dia 04/03/2014 (quarta-feira)- Colisão lateral seguida de atropelamento às 18h na BR-282, em Florianópolis- Motocicleta, automóvel e ônibus- óbito da motociclista (30 anos)

“Em relação ao número de acidentes, feridos e mortos, verificamos uma diminuição no número absoluto e relativo de acidentes e feridos em relação ao ano anterior. O número de mortes foi maior que o do ano passado. Se estabelecermos um índice de acidentes, feridos e mortos proporcional à frota nacional de veículos, verificaremos que diminuímos a periculosidade das nossas rodovias”, analisa a PRF.

Veja a tabela abaixo, considerando que a frota nacional de veículos, segundo o Denatran:

Dezembro/2010 – 64,8 milhões de veículos

Dezembro/2011 – 70,5 milhões de veículos

Dezembro/2012 – 76,1 milhões de veículos

Dezembro/2013 – 81,6 milhões de veículos

Índice = nº de acidentes, feridos ou mortos : frota (em milhões) – Exemplo: 370 : 64,8 = 5,7

Carnaval 2011

Nº absoluto: 370 acidente, 224 feridos e 36 mortes.

Índices: 5,7 acidentes, 3,4 feridos e 0,55 mortes

Carnaval 2012

Nº absoluto: 394 acidente, 244 feridos e 07 mortes.

Índices: 5,6 acidentes, 3,5 feridos e 0,09 mortes

Carnaval 2013

Nº absoluto: 396 acidente, 191 feridos e 07 mortes.

Índices: 5,2 acidentes, 2,5 feridos e 0,09 mortes

Carnaval 2014

Nº absoluto: 317 acidente, 174 feridos e 09 mortes.

Índices: 3,9 acidentes, 2,1 feridos e 0,11 mortes

No ano de 2011 a PRF contabilizou um saldo de 36 mortes no período do Carnaval. A partir de 2012 com a implantação de um novo planejamento estratégico, adotado pela nova gestão, com a intensificação da fiscalização de excesso de velocidade, causa direta de aproximadamente 20% das mortes no trânsito, houve uma grande redução no número de mortes. Prova disso, é que em 2011 foram lavradas 182.904 multas de trânsito, número que aumentou para 315.561 em 2012 e 399.562 em 2013, sendo que a maioria das infrações registradas pela PRF são por excesso de velocidade. Conclui-se, assim, que a estratégia de aumentar a fiscalização de trânsito com o uso de radares estáticos surtiu os efeitos esperados, qual seja, a redução de mortes.

Da mesma forma, no final de 2012, com a entrada da Nova Lei Seca, a fiscalização da embriaguez ao volante foi intensificada, o que contribuiu ainda mais para a redução de mortes.



Fonte: PRF

Santa Catarina é sede da primeira Academia Nacional da PRF.



Tem novo inquilino o prédio que antes abrigava uma das unidades da Unisul, no Km 2,3 da SC-401, próximo ao elevado de acesso ao bairro Ingleses. Desde 19 de janeiro, 1,2 mil agentes estão em treinamento na primeira Academia Nacional da Polícia Rodoviária Federal (PRF), unidade que deve ser referência no país para formação de novos profissionais de segurança pública. A cerimônia de inauguração ocorreu nesta sexta-feira (07).
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e a diretora geral da PRF, Maria Alice Nascimento Souza, estarão presentes na abertura oficial da estrutura, que tem 80 mil metros quadrados, 34 salas de aula, pista de corrida, quadra e estande de tiro.
O atual curso de formação de novos policiais deve se estender até o final de maio, quando os agentes serão nomeados em várias unidades pelo país prontos para atuarem durante a Copa do Mundo. Do total, cem devem ser incorporados ao patrulhamento catarinense.
Ainda neste semestre, as novas instalações devem receber uma capacitação de Motopoliciamento e Controle de Distúrbio Civil (choque), além de um curso de gestão, envolvendo superintendentes de todo Brasil. O chefe de Comunicação da PRF, inspetor Luiz Graziano, destaca que Santa Catarina venceu uma concorrência até com Brasília para sediar o centro de formação.
— Sempre foi um desejo da direção geral ter uma academia própria. Antes os treinamentos eram feitos em quatro ou cinco centros de treinamento emprestados por outros órgãos de segurança. Agora temos estrutura de ponta que vai servir para toda PRF no país — disse.
A ideia, segundo Graziano, é que o local seja utilizado também por outros órgãos federais, além de municipais e estaduais. Uma piscina e um ginásio coberto estão entre as obras a serem concluídas nos próximos meses.
Diário Catarinense

Saiba como evitar o mau cheiro nos pés. Odores desagradáveis provem da fermentação do suor com bactérias e fungos


Usar o mesmo calçado e as mesmas meias por dois dias seguidos não é recomendável 

Foto: Daniel Marenco / Agencia RBS


O simples fato de tirar o sapato em público pode ser extremamente constrangedor para quem sofre com problemas de mau cheiro nos pés. O chulé atinge indiscriminadamente homens e mulheres de diferentes idades e até mesmo as crianças.
Segundo a dermatologista Helua Mussa Gazi, o problema é proveniente da combinação de suor com bactérias nos pés. 
— Transpirar é um mecanismo natural do organismo e serve para regular a nossa temperatura. Sendo assim, em situações que o corpo é submetido a elevações térmicas, principalmente no verão, o corpo secreta mais suor para conseguir manter o seu equilíbrio— explica.
Normalmente, esse suor não tem cheiro. Isso porque as glândulas responsáveis pelo suor eliminam apenas água e sais. Mas, de acordo com a dermatologista, os fungos e bactérias que habitam a superfície da pele e que se proliferam nesse ambiente úmido e abafado são responsáveis pelo mau cheiro.
— O processo é denominado de bromidrose plantar, mas é vulgarmente conhecido como chulé. Esse odor nos pés costuma aparecer, principalmente, em quem usa sapatos fechados o dia inteiro. Diante disso, como o suor não tem a possibilidade de se dissipar ele é fermentado junto com as bactérias que estão no local causando o odor— descreve a médica.


Acompanhe algumas dicas de Helua para ficar livre do cheiro desagradável nos pés:

- Mantenha os pés sempre bem higienizados. Aliás, depois do banho, seque bem a planta dos pés e principalmente entre os dedos, pois a umidade favorece a proliferação de bactérias
- Evite usar o mesmo sapato dois dias seguidos. O ideal é colocar o calçado em lugar arejado após a utilização
- Mantenha a sapateira limpa. Para isso, uma vez por semana retire todos os calçados e limpe-a com um germicida desinfetante
- As meias também não devem ser usadas mais de uma vez. Lembrando que as mais indicadas são as de algodão, pois ajudam a absorver melhor o suor
- Evite os sapatos fabricados com materiais sintéticos como plástico e borracha, já que eles aumentam o calor e umidade nos pés e, por consequência, agravam o mau cheiro
- Use desodorante para os pés, ele ajuda a controlar a transpiração dos mesmos.




BEM-ESTAR DO CLICRBS

Chapecó proíbe consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos.

Prefeito assinou a medida que passa a valer em junho, após regulamentação

Está proibido o consumo de bebidas alcoólicas nas ruas de Chapecó. O prefeito assinou a lei 6.555 na tarde desta sexta-feira, mas a medida passa a valer somente em junho. Antes terá que ser feita a regulamentação da lei e uma campanha de esclarecimento.

Pela lei fica proibido o consumo de bebidas alcoólicas nas avenidas, rodovias, ruas, alamedas, servidões, caminhos, passagens, calçadas, praças, ciclovias, pontes e viadutos, hall de edifícios e estabelecimentos comerciais conexos à via pública, nas repartições públicas e àrea externa de campos de futebol, ginásios de esporte e praças desportivas.

Poderá haver consumo na área interna e no entorno de bares, quiosques, lanchonetes e restaurantes, desde que a bebida seja oriunda destes estabelecimentos e dentro de um limite que será regulamentado.

O consumo também será liberado excepcionalmente em evento público ou particular realizado em vias públicas, desde que haja autorização do Poder Público. De acordo com o prefeito de Chapecó, a medida é algo histórico para a cidade.

A medida era uma reivindicação dos moradores. A fiscalização será feita pela Polícia Militar e Guarda Municipal.



DIÁRIO CATARINENSE

Ferrovia Norte-Sul passará pela região.

Depois de meses de reuniões, debates, muitas audiências e batalhas políticas, o traçado daFerrovia Norte-Sul passará pela região do Médio Alto Uruguai. O anúncio foi feito durante a reunião da Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop) realizada ontem, 6, na sede da entidade, em Seberi. O traçado foi elaborado e aprovado pela Valec Engenharia, Construções e Ferrovias. As lideranças afirmam que a região, apoiada pela Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro), deverá ser contemplada com uma ramificação da ferrovia.
O presidente da Amzop e prefeito de Pinhal, Edilson Pelizari, foi informado sobre a aprovação do traçado através de ofício encaminhado pelo deputado federal, Alceu Moreira (PMDB-RS), representante dos municípios que lutavam pela inclusão do Médio Alto Uruguai no traçado da Ferrovia Norte-Sul.
Segundo Pelizari, a aprovação do traçado é uma conquista dos prefeitos da Amzop e da Amuceleiro que lutaram pela causa e, também, das demais lideranças regionais, estaduais e federais que apoiaram a iniciativa. “É uma notícia muito boa para a região. Estamos todos contentes, mas passamos por uma longa etapa. Precisamos continuar lutando e do apoio das entidades dos municípios da Amzop e da Amuceleiro, pois, concretizando este projeto, a região dará um salto muito grande de crescimento”, ressaltou.

Segundo o secretário-executivo da Amzop, Luiz Gustavo de Souza, o traçado da Ferrovia Norte-Sul já foi modificado três vezes e deverão ter novas audiências para discutir o projeto. Por isso, as lideranças devem ficar atentas e continuar lutando. “Sabemos que haverá outras duas audiências públicas até abril, que é quando termina o projeto básico. Precisamos mobilizar a comunidade e as entidades regionais pra que este projeto possa ser concretizado”, apontou.

O traçado

Conforme o Estudo de Viabilidade Técnico-econômica e Ambiental (EVTEA), o traçado entrará no Rio Grande do Sul por Caiçara, Frederico Westphalen, Palmeira das Missões e outros municípios até chegar ao porto de Rio Grande.
A Ferrovia Norte-Sul terá bitola larga (1,6 metro de largura entre os trilhos), e terá uma extensão total de aproximadamente 4,2 mil quilômetros.
A previsão é de que haja dois polos de carga na região: um em Frederico Westphalen e outro em Palmeira das Missões. Os municípios da região Celeiro devem, no futuro, ser abrangidos com uma ramificação da ferrovia.
A elaboração do primeiro traçado apresentado pela Amzop e Amuceleiro foi feita pela Universidade Regional Integrada (URI) – campus de Frederico Westphalen, que auxiliou e foi muito importante no trabalho.

Amzop

No encontro da Amzop houve, ainda, reunião da comissão de apoio à implantação do Complexo Labema em Seberi e da diretoria e conselho fiscal.


Cronograma previsto

Projeto básico – será concluído em abril deste ano
Estudo e Relatório de Impacto Ambiental – termina em abril de 2016
Licença prévia – será concedida até abril de 2016
Licença de instalação – solicitação será feita em abril de 2016
Obras – início em abril de 2016

FONTE:
FN