IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 23 de março de 2014

Um acidente na manhã (10h33min) deste domingo (23) no km 65 da BR 470, próximo ao Posto do Galo em Indaial deixou uma pessoa ferida.

 Um acidente na manhã (10h33) deste domingo (23) no km 65 da BR 470, próximo ao Posto do Galo em Indaial deixou uma pessoa ferida.

Foi uma colisão traseira envolvendo uma Blazer de Pouso Redondo e uma Toyota Corolla de Indaial.
Apenas uma senhora foi conduzida ao Hospital Beatriz Ramos de Indaial para avaliação médica.

Fotos: Winicius de Lima
fonte:
https://www.facebook.com/pages/Plant%C3%A3o-Policial-SC/127440457377299?hc_location=timeline

PENSE NISSO:

QUESTÃO DE COMPETÊNCIAS: Pais Presentes, eis a Questão!


"FILHOS ÓRFÃOS DE PAIS VIVOS"
A morte da mãe ou do pai, desestrutura a vida emocional de uma criança. Mas temos visto nos dias de hoje “filhos órfãos de pais vivos” o que é muito pior.
São crianças e adolescentes que, infelizmente, têm pais de corpo presente e coração ausente.

Filhos que são criados, mas não educados.

Recebem comida, bebida, remédios, roupas, brinquedos... mas padecem daquilo que é de vital importância na formação de uma criança: A presença de adultos que os amem, cuidem e deem exemplos bons.

Hoje, pais sem paciência entregam seus filhos a babás eletrônicas, à televisão e ao computador como forma de educação, quando deveriam ser os pais os responsáveis pela mesma.
Com isto, formamos um verdadeiro batalhão de filhos órfãos de pais vivos. 

"Ensinai os vossos filhos, assentado em tua casa, andando pelo caminho, ao deitar e ao levantar. Para que vivam em paz na terra que o SENHOR DEUS te deu."( Deuteronômio 11:19-21).

Fonte:Facebook

Fuleco > Gênero informativo e afins.

"O papel de um professor
não é o de colocar pontos finais,
mas o de inspirar reticências."
Aluísio Cavalcanti

Coloquei esta mensagem acima porque aqui a minha função é trazer sugestões pedagógicas de um tema que será, obviamente, vinculada nas salas de aulas.
Polêmicas a parte, se o Brasil deveria sediar a copa, ou não, nossa função como educadoras é de informar corretamente o evento, transformando-o em conteúdo paradidático e para nós, principalmente trazer a ludicidade como foco, sempre!

O assunto é Fuleco
Copa do Mundo 2014


Futebol e ecologia = Fuleco

Fuleco nasceu no dia 1º de janeiro de 2000
Ele é um tatu-bola do Nordeste brasileiro
O nome Fuleco foi escolhido em uma votação no programa Fantástico da Rede Globo
O nome recebeu 48% dos mais de 1,7 milhão de votos na eleição feita pela internet. Zuzeco (31%) e Amijubi (21%) eram as outras opções.
No blog Ideia Criativa você encontra muitas atividades prontas.
http://ideiacriativaensinofundamental1.blogspot.com.br/2014/01/curiosidades-sobre-fuleco-o-mascote-da.html

Álbum:
http://www.ideiacriativa.org/2014/02/album-de-atividades-copa-do-mundo.html






Aqui tem mais


http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2014/01/algumas-atividades-para-trabalhar-com.html


Bandeiras dos países participantes e outras atividades
http://amigosdaeducacao.com/atividades-educativas-bandeiras-dos-32-paises-participantes-da-copa-2014-para-colorir.html


PROJETO COPA DO MUNDO 2014


VEJAM AQUI:


http://amigosdaeducacao.com/projeto-copa-do-mundo-2014.html


Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.
Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais 
de cada país.
Conhecer a história das copas.
Identificar cada país e os dias que jogam.
http://alfabetizacaocefaproponteselacerda.blogspot.com.br/2014/01/projeto-copa-do-mundo-2014.html


COPA DO MUNDO 2010
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/search/label/Copa%20do%20Mundo%202010



Vejam neste link tudo sobre este projeto
Tem uma cartilha bem detalhada 

A iniciativa tem três características especiais. A primeira diz respeito ao seu desenvolvimento em todos os países ibero-americanos, do México à Argentina, do Chile a Portugal e Espanha. A segunda é a de aproveitar a copa do Mundo para animar as escolas e seus alunos a participar do projeto e a terceira diz respeito à incorporação de valores individuais e sociais bem como os comunitários na prática esportiva.


http://observatorio.esportes.mg.gov.br/esporte-educacional/2013/12/projeto-copa-do-mundo-o-mundo-em-sua-escola-promovido-pela-organizacao-dos-estados-ibero-americanos-sera-implementado-no-brasil


http://observatorio.esportes.mg.gov.br/wp-content/uploads/2013/12/OEI_GUIA_PROFESSOR_WEB1.pdf




Confira a letra de "Todo Mundo": 
Vem que vai começar 
Um mundo num só lugar 
Cada canto do meu país 
Tem sede de ser feliz 


E o som da batida 
Na palma da mão 
E a voz da torcida 
É a voz da nação 


Eu quero gol 
Ôô ôô ôôôôôôô... 
Vamos gritar 
Ôô ôô ôôôôôôô... 
É gol, é gol, é gol 


Vamos espalhar felicidade 
É a copa de todo mundo 
Vamos juntar o mundo todo 
Pra batucar, pra batucar 


Juntos vamos fazer 
O sonho acontecer 
Seja em qualquer lugar 
A galera vai cantar 


E o som da batida 
Na palma da mão 
E a voz da torcida 
É a voz da nação 


Eu quero gol 
Ôô ôô ôôôôôôô... 
Vamos gritar 
Ôô ôô ôôôôôôô... 
É gol, é gol, é gol 
Ôô ôô ôôôôôôô.. 
E a galera grita gol 
Ôô ôô ôôôôôôô.. 
É gol, é gol, é gol 


Vamos espalhar felicidade 
É a copa de todo mundo 
Vamos juntar o mundo todo 
Pra batucar, pra batucar 


Eu sou da torcida, da felicidade 
Faço nesse sonho a realidade 
Mundo inteiro dando um show 
Vamos num só ritmo 
Eu quero a raça, eu quero a taça 
Galera grita gol 


Eu quero gol 
Ôô ôô ôôôôôôô... 
E a galera grita gol 
Ôô ôô ôôôôôôô... 
É a copa de todo mundo 
Ôô ôô ôôôôôôô... 


Vamos espalhar felicidade 
É a copa de todo mundo 
Ôô ôô ôôôôôôô... 
Eu quero gol, eu quero gol 
Ôô ôô ôôôôôôô... 
Vejam detalhes no link abaixo
http://wwwmarcelacristina.blogspot.com.br/2014/01/atividades-escolares-copa-no-brasil-2014.html


MAIS UM PROJETO BEM DETALHADO
http://professoravivianferreira.blogspot.com.br/2014/02/projeto-copa-do-mundo-2014-com.html


FONTE:
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/

Tatu-bola > Animal em extinção > Mascote Copa 2014.

Estímulo ambiental...
Tatu-bola...
Fuleco...
Copa do Mundo...
E o que mais sua pedagogia lhe permitir
para abraçar a cultura futebolística
e levá-la de forma cultural para seus alunos.
O tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) é uma espécie de tatu que vive no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina. 

Geralmente, a espécie apresenta 30 cm de comprimento, cor marrom escura e cintas móveis. 
Possuem a capacidade de se enrolarem no formato de uma bola. 
A espécie integra a lista do Ministério do Meio Ambiente de animais em extinção.
Como a espécie não costuma cavar buraco, ela se “transforma” numa bola para se defender dos predadores como as onças e raposas. 
A espécie se transforma em bola ao se contorcer ocultando partes frágeis como tronco, cabeça e patas na região interior de sua carapaça que se fecha no formato esférico.
O tatu permanece como uma bola por mais de uma hora. 
O animal não consegue se esconder, sendo vulnerável para os predadores naturais e para a caça humana, principalmente, no Nordeste brasileiro.
Em setembro de 2012, o animal foi escolhido e registrado como mascote da Copa 2014, cuja realização do evento foi programada para o Brasil. 
A FIFA, Federação Internacional de Futebol, também se prontificou a ajudar a combater a extinção da espécie.
No Brasil, o tatu-bola é encontrado em nove estados brasileiros, sendo ainda encontrado na Caatinga e no Cerrado, biomas alvos de devastação e avanço urbano. 
Os ambientalistas acreditam que a escolha do animal como mascote para a Copa 2014 ajudará na divulgação da espécie.
A ideia inicial de utilizar o tatu-bola como mascote da Copa foi apresentada pela Associação Caatinga, ONG sediada no Ceará, em fevereiro de 2012 à FIFA. Por ser um animal brasileiro que se formata como uma bola, já era a ideia fundamental para ser mascote de uma copa brasileira. Segundo o informativo oficial da ONG brasileira:
“A escolha deste animal dentre tantas outras espécies silvestres, surgiu devido à habilidade deste animal de curvar-se sobre si mesmo protegendo-se, quando ameaçado, assumindo a forma de uma bola. O tatu-bola é o menor tatu do Brasil e o mais ameaçado. A sua caça já o fez desaparecer de vários estados.”
O mascote foi registrado pela FIFA no dia 11 de setembro de 2012 no site da OHIM, site de patentes europeias. 
Conheça a instituição pelo 

Fontes:



Fonte:http://www.infoescola.com/animais/tatu-bola/

Portal da Copa
Vejam aqui em tamanho original
http://www.copa2014.gov.br/pt-br/noticia/conheca-melhor-o-animal-brasileiro-que-serviu-de-inspiracao-para-mascote-da-copa


Música oficial
Música do mascote da Copa 2014:
Autor Arlindo Cruz
Tatu bom de bola

Sai da toca vem tatu toca na bola
Futebol é uma escola
Mundo inteiro quer jogar
Brasileiro de primeiro de janeiro
Um moleque tão ligeiro,
Tão difícil de marcar
Ele brinca na pelada, no bobinho
Show de bola lá no baba
Arrebenta no rachão


Balança pra lá, balança pra cá
Explode nosso coração
Balança pra lá, balança pra cá
Em cada comemoração


Só faz gol de placa
É a sensação
Tatu bom de bola
Ele é campeão
Fonte: Terra


O que é um mascote?
Eleição na turma, diversão e criatividade
Aula aqui

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar em grupo, interação com os colegas.
Pesquisar características dos animais.
Demonstrar competências para votação consciente.
Construir formas de expressão corporal.


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=53627

O assunto é TATU - BOLA. ( COPA DO MUNDO 2014 ).

O tatu mascote 


Vive nas caatingas do nordeste
Um tatu que não cava buraco.
Não consegue se esconder,
Do homem que põe no saco.


O animal é bastante pequeno,
30 centímetros aproximadamente.
Para se defender dos predadores,
Ele se enrola completamente.


Ocultando as partes moles,
No interior da carapaça.
O bicho vira uma bola,
O que não evita a caça.


Na próxima copa do mundo
Para chamar nossa atenção.
Foi escolhido para mascote,
Por ser animal em extinção. 
http://floradaamazoniaempoesia.blogspot.com.br/2012/11/tatu-bola.html


Texto e Atividades sobre tatuzinho de jardim e tatu bola!
Existem os tatus que cavam buracos e não se enrolam
Vamos enfatizar esta diferença...

Tem tudo aqui
Como são muitos aqui vai o link 
clique :
Leitura informativa
O tatu-bola (Tolypeutes tricinctus) está fazendo sucesso Brasil afora. Afinal, o bichinho tipicamente brasileiro é o mascote da Copa do Mundo de 2014. Muitos desconhecem, mas esta é a menor, menos conhecida e única espécie de tatu endêmica do país, pois a sua distribuição se restringe à Caatinga e ao Cerrado brasileiros. Facilmente reconhecidas pela capacidade muito peculiar de se defender, fechando-se na forma de uma bola, protegendo as partes moles do corpo no interior da carapaça rígida, o que justifica o nome de tatu-bola. A tática serve para enganar os predadores — que, ao tentarem atacá-lo, se deparam de repente com uma bolinha dura e difícil de morder.

Tatu-bola é esperto e normalmente escapa dos predadores / Foto Vanderlei Almeida/AFP
O tatu-bola se diferencia de sua espécie irmã pela presença de cinco unhas nas patas anteriores. Durante a época de acasalamento, mais de um macho acompanha uma mesma fêmea, o que facilita ainda mais a captura de vários exemplares por vez. As fêmeas produzem, por ninhada, um ou mais raramente dois filhotes, que nascem completamente formados. Alimenta-se de cupins, formigas, areia e material vegetal. O mascote está em risco de extinção . Fuleco foi seu nome escolhido por voto popular para ser a mascote da Copa do mundo 2014, que será realizada no Brasil.

Versão animada do tatu-bola, o mascote da Copa de 2014 / Divulgação Fifa
Fonte:
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/bichoamigo/?cat=190


Vamos fazer uma ficha técnica do tatu-bola?
Animal:
Características:
Seu nome científico:
Sua característica peculiar é.....
Por esta razão ele é chamado de tatu bola.
Esta tática é para enganar.....
Eles possuem......unhas nas patas .....
Se alimentam de....
Vamos escrever sobre este animal?
Roteiro
1- Descrição: Como o tatu é.
2- Habitação: Onde ele vive.
3- Alimentação; O que ele come.
4- Hábitos e filhote
5- Título de seu texto
Para enriquecer seu conhecimento
Poesia
É Tatu bola aqui,
é tatu bola lá,
é tatu bola pra lá e para cá.

Tatu bola enrolado,
tatu bola apressado,
tatu bola pra todo lado,
tatu bola que bichinho mais engraçado.

Com suas minúsculas perninhas,
vai para cima, vai para baixo,
correndo no jardim...
subindo e descendo..
zigue zagueando assim.

Quando fica com medo de algo,
pode ser de um cão, gato,
ou até mesmo outro inseto,
esse animal muito esperto,
vira uma bolinha quando você chega perto.

Não entendo o porque ele faz,
tanta correria,
mas deve ser porque,
tem de alimentar sua enorme família,
dia e noite, noite e dia.

O primeiro verso baseado na música interpretada por Carmen Miranda.

Fonte:
http://jardimdaspoesiasinfantis.blogspot.com.br/2011/07/tatu-bola-esperto.html

Rola...Tatu - bola >Tatu - bola aprontou > Estímulos literários .




Rola...Tatu-Bola
Autora Ducarmo Paes
Ilustrações de Jefferson Galdino
Editora Mercuryo Jovem


A Mercuryo Jovem e a Associação Caatinga apresentam Tutinha, o mais novo ídolo da Copa do Mundo 2014 em:
Rola... Tatu-bola

Você sabia que este animalzinho, o tatu-bola, está ameaçado de extinção?

Por isso a mãe de Tutinha pedia para ele não de afastar da toca. 

Tinha medo de que o filho fosse pego por caçadores.
Tutinha obedeceu à mãe?
Estava tão feliz , rolando pra cá e pra lá que, num descuido, rolou ladeira abaixo e... foi parar dentro de um saco!
E aqui começa a grande aventura de Tutinha...
Usará suas afiadas unhas para escapar do inimigo?
E, se conseguir escapar, saberá voltar para casa?
Entre na história, acompanhe as peripécias de Tutinha e role com ele no mundo delicioso da fantasia.
Clique aqui:
Texto by krika
Nasce um tatu-bola na caatinga.
Seus pais orgulhosos apresentam seu lindo bebê à todos.
Aquele tatuzinho vai crescendo cercado de cuidados, atenção e muito amor.
Seu nome é Tutinha...
Os outros animais ,alegres, o incentivam a brincar, prometendo -lhe também proteção.
...E Tutinha rolava pra lá e pra cá...
A história segue seu curso de forma graciosa até Tutinha enfrentar um perigo.
A autora cria uma expectativa natural envolvendo-o no tema da Copa do Mundo de 2014.
Um pouco de aventura, medo e suspense até Tutinha chegar num estádio de futebol.
De forma lúdica e instrutiva,as crianças sentirão incentivo para esta leitura prazerosa.
Uma ótima oportunidade para comemorar com os pequenos a grande festa do futebol mundial, além de alertarmos a importância de preservarmos animais ameaçados em extinção no Brasil.Vamos de poesia?



TATU-BOLA APRONTOU
Rola rola
O Tatu-bola,
Vai rolando
Sem demora


No caminho
Da escola,
tira o laço
Da Carola.


Na hora
Do recreio
Chuta a pasta
Do Loiola


Rola rola,
O Tatu-bola,
Vem depressa
Vai embora


Loga atrás
Vem a Carola,
Muito bravo
O Loiola


Rola rola
O Tatu-bola,
E tropeça
Na gaiola


Bate e pula
Feito mola,
De nariz
Na portinhola...

Fonte:
http://gaiabiodicas.webnode.com.br/news/tatu-bola-aprontou/

A EXTINÇÃO DO TATU - BOLA



O tatu bola é um dos principais animais da fauna mundial, ele é tão importante que se tornou até símbolo da Copa do Mundo de 2014 no Brasil. A sua identidade com o Brasil é extremamente forte e contribui excessivamente para o andamento da natureza conforme suas regras tradicionais.
No entanto, a extinção com o desmatamento e com todas as formas de poluição recentes está se tornando cada vez mais real e prejudicando o sistema de fauna brasileiro.
Diante de todas as novidades e informações presentes nos últimos anos, o tatu bola é declarado , oficialmente, como um dos animais que podem entrar em extinção em pouco tempo, o que pode destruir um pouco mais a natureza atual. Então, diante de tudo isto, vale a pena conhecer mais o tatu bola, que está em extinção no Brasil.
FICHA TÉCNICA DO TATU BOLA
01- Nome Popular: Tatu-Bola.
02- Nome científico: Tolypentis tricinctus.
03- Classe: Mammalia.
04- Ordem: Edentata.
05- Família: Dasypodidae.
06- Categoria: Em perigo altíssimo de extinção.
07- Comprimento: 40 a 53 cm e mais 10 cm de cauda.
08- Características: O “T. Tricinctus” é considerado o único e o menor tatu endêmico encontrado dentro do Brasil, ele é considerado, atualmente, como uma das espécies mais raras de edentado, pois, até o ano de 1989, eram conhecidas apenas seis espécimes do mesmo.
09- Observação: É de suma importância para a Caatinga do Nordeste brasileiro, onde há ocorrência de encontros em unidades como o Parque Nacional da Serra da Capivara e também na Estação Ecológica do Raso da Catarina.




Coleção científica
Ele se encontra confinado na região nordestina da Caatinga do Brasil, pertencendo à família Dasypdidae e também à tribo Tolypeutini. Ele é uma espécie que possui pequeno porte e apresenta uma carapaça convexa com diversas divisões entre si que permitem a movimentação fazendo com que ele se “arredonde” em caso de perigo.
O tatu-bola é assim chamado popularmente, pelo fato de se tornar uma verdadeira bola quando está em perigo, fazendo com que sua carapaça seja seu escudo diante do medo presente.
A importância do tatu bola no Brasil
Devemos cuidar de animais como o tatu - bola pelo simples fato de poder contribuir com a rica fauna brasileira na atualidade, causando efeitos impactantes nas cadeias alimentares e criando identidades mais firmas com o nosso país, por isso, é de interessa nacional preservar estes tipos de efeitos que prejudicam a vida do tatu bola, e também de muitas outras espécies de animais.

Link:



MAIS TATU - BOLA AQUI:





FONTE:
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-03-13T06:09:00-07:00&max-results=6&start=6&by-date=false

Copa do mundo 2014> Sugestão de roteiro > Temas transversais.

Copa do mundo 2014 
Entre os dias 12 junho a 13 de julho de 2014 acontece no Brasil a Copa do Mundo de Futebol.
CLIQUEM AQUI
Conhecendo os países

SUGESTÃO

ROTEIRO PARA TRABALHAR A COPA DO MUNDO DA 
EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIE INICIAIS:



Objetivos


• Conhecer, valorizar e divulgar as diversas culturas.


• Identificar as danças, músicas, comidas, crenças e roupas tradicionais de cada país.
• Conhecer a história das copas.


• Identificar cada país e os dias que jogam.


Formulação dos Problemas


• Onde será realizada a Copa do Mundo?


• O que podemos observar nos grupos?


• Quais são as comidas e danças típicas dos países participantes?


• Você conhece algum desses países?


Tempo da Atividade: Depende do ritmo da turma


Material:


• Material para fazer a viseira: cartolina, canetas, colas, etc.


• Hino Nacional



Temas Transversais:




Ética e cidadania: Envolver todo o conteúdo no tema PAZ, já que se fala em campeonato mundial, abordar a união dos povos pelo esporte, a necessidade de um trabalho coletivo bem planejado , o respeito entre os envolvidos e com as regras, bem como aceitação de que não se vence sempre... Que temos que aceitar a derrota e dela extrairmos novas estratégias.


Meio ambiente: Observar no meio ambiente as mudanças ocorridas em razão da Copa (pinturas, enfeites em geral) e analisar os aspectos positivos (torcida) e negativos (poluição visual, sujeira)


Pluralidade cultural: Observar a língua falada em outros países e resgatar alguns usos e costumes de alguns países que nós, brasileiros, herdamos. As colônias brasileiras nos países que sediam a Copa e colônias destes países no Brasil.


Sensibilização: Mostrar fatos aos alunos, ler textos ou exibir vídeos sobre as Copas.


Biblioteca: Leitura do texto: Jogo de bola (Cecília Meireles)


Leituras sobre as copas (jornais, revistas, livros)


Montar uma revistinha da copa com atividades desenvolvidas nas diversas disciplinas.
Ed. Artística: Viseira da Copa / Bandeirinhas para enfeitar a escola / Desenhos livres sobre a Copa


Música: Rumo ao Penta (Pelé) 


Ed. Física:Organizar um jogo de futebol / As regras do futebol e a função de cada jogador./ Tipo de roupa adequada para a prática do futebol (uniforme). / Organização da fila e Posição adequada para cantar o Hino Nacional.


Vídeo: Franklin aprende a jogar bola (aborda a questão do preparo físico, a técnica – regras e a ação coletiva do grupo) Cartoon network – tv a cabo.


Português: O Hino Nacional 


A letra do hino enfatizando as palavras que as crianças mais erram;


Pesquisa no dicionário do significado das palavras mais difíceis;


Música da Copa;


Músicas de copas anteriores, músicas que abordam o tema futebol, bem como jingles antigos e recentes com o tema futebol.




Texto: Jogo de bola (Cecília Meireles);


Livros: de literatura infantil (a verificar);


Entendimento e ilustração; 


Atividades de escrita e leitura como cruzadinhas, caça-palavras, curiosidades, trava-línguas, etc.


Organização de Listas de nomes comuns no futebol, de nomes próprios (nome dos jogadores, técnico, juiz e demais personalidades do futebol na Copa;


Observar a língua falada nos países envolvidos na Copa, dando ênfase aos que sediam o campeonato e os que disputam diretamente com o Brasil;


Leitura de noticiários diários – textos jornalísticos;


Matemática: 


Quantas vezes o Brasil foi campeão? Significado da palavra Penta (bem como tetra, tri, bi-campeão)


Significado dos termos: oitavas de final, quartas de final, semi final e final.


Quantidade de jogadores num jogo de futebol.


Os reservas da seleção (função)


Agenda da copa


Análise do placar dos jogos do Brasil


O comércio que envolve a Copa (bandeiras, camisetas, apito, etc...)


Liga pontos.



História e Geografia: 




História das Copas 


Sede da Copa


Curiosidades sobre a vida das pessoas do país onde ocorre a Copa. (usos e costumes)


Localização no mapa da sede da Copa


Acompanhar a agenda da Copa e os jogos do Brasil bem como seus adversários


A Bandeira Brasileira


As bandeiras dos países que estão sediando a Copa


As bandeiras dos demais países 


Falar que todos os países tem o seu Hino Nacional


Mãos de obra temporária que surge em razão da copa


O respeito às demais seleções 


Reforçar o espírito patriótico


Retrospectiva das Copas



Ciências: 




A saúde: alimentação, prática de esportes, o condicionamento físico, saúde mental, o repouso


O exame anti-doping; Campanha anti-drogas (na historia das copas, esta foi a única que até o momento todos os exames anti-doping obteve resultados negativos)


O fumo e o álcool: são incompatíveis com a prática de esportes;


Os valores nutricionais de alguns alimentos;


Dicas para uma dieta bem equilibrada para as crianças


Montar com as crianças um cardápio


Cuidados com os fogos e balões.



Conclusões e Aplicações




Participação individual e em grupo em cada etapa de trabalho.


Elaboração das pesquisas, de cartazes, ensaio das coreografias, etc. 



LInk


Vejam estas sugestões literárias nas listagens a direita




Link para essa postagem:
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-03-13T06:09:00-07:00&max-results=6&start=6&by-date=false

Páscoa > Sugestões de atividades > Estímulos literários .


Cliquem aqui
Guirlanda de Páscoa
Utilizando peças incompletas de quebra-cabeças
Sugestão no link abaixo
Vocês encontram estas sugestões nas listagens 
de estímulos literários ( sua direita)








FONTE:
http://linguagemeafins.blogspot.com.br/search?updated-max=2014-03-18T06:04:00-07:00&max-results=6