IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 9 de julho de 2014

12 dicas para incentivar as habilidades de comunicação da criança.

Algumas dicas e truques podem incentivar as habilidades de fala e de comunicação. Aqui estão 12 delas e você pode conversar com seu fonoaudiólogo sobre usá-las:
1. Fale!!
Tire um tempo para falar COM os seus filhos , e não sobre eles, mas para eles. Sente-se, esqueça tudo o que está ao seu redor, olhe para o seu filho nos olhos e converse. Escolha qualquer assunto ou deixe-os escolher quando tiverem idade suficiente. Faça disso um hábito. E , lembre-se, o contato visual é importante. As crianças não estão apenas aprendendo a ouvir e aprender a falar, eles estão aprendendo a “ver” a linguagem do corpo também.
2. Ler em voz alta. Leia . Leia . Leia .
Crianças gostam de ouvir histórias, e usando deste interesse você pode usar um livro, inventar histórias ou estimulá-los a fazer uma com você. Você pode começar uma história e deixar seu filho terminá-la ou pedir a ajuda de outras pessoas para incrementar a história. Livros e contos incentivam o desenvolvimento da linguagem como nada mais é capaz!
3. Placas de sinalização
Coloque sinais em torno de sua casa. Pendure um quadro em que você possa desenhar e apagar. Use cartões de permitido, provido, escreva palavras e frases que seu galho consegue ler. E, sempre chame atenção dele para placas de sinalização em ambientes públicos. Sialização é outra forma de se comunicar. Uma boa ideia de brincadeira usando sinalização é uma caça ao tesouro com um mapa!!! Envolva o seu filho em brincadeiras como esta e veja-os gritar de alegria quando eles entenderem uma sinalização.
4. Ouça
Se você é um conversador, pare de falar e comece a ouvir. Torne-se atento e preste atenção na linguagem verbal e não verbal do seu filho.
5. Movimente
Ir para uma caminhada , pular de um trampolim ou balançar. Você vai se surpreender o quanto mais eles vão verbalizar e falar quando eles estão se movendo.
6. Você e seu filho “em cena”!!
Crie uma peça ou um filme para você e seu filho atuarem,; ou quem sabe, um microfone ou máquina karaoquê. Não há nada como um microfone para incentivar os seus filhos a falarem. Deixe-os também fazerem seus próprios shows.
7. Skype, FaceTime ou outro chat
Iniciar um hangout ou apenas bate-papo que envolva seu filho. Incentive ele a fazer chamadas para amiguinhos ou primos que ele gosta muito. Crianças gostam de falar no computador com os amigos, avós e irmãos que não estão em casa. Estabeleça um horário regular, a cada semana.
8. Use Apps
Há muitos apps que incentivam a fala e a linguagem, alguns são bichinhos que repetem o que a criança fala, mas faça isso com cautela. Muito tempo usando aplicativos pode realmente atrapalhar a comunicação entre pessoas reais. A tecnologia é fabulosa, mas tem que ser usada com cautela para que faça bem.
9. Rostos Espelho
Desenhar rostos em um espelho, limpe e apague com um marcador. Isso pode render uma boa brincadeira de imitação.

Fonte: reab.me

10 hábitos que vão ajudar você a evoluir mental e fisicamente.



Você está tentando verdadeiramente melhorar a si mesmo? A vida pode ficar tão movimentada e agitada que acabamos nos esquecendo de crescer mental, física, emocional e espiritualmente. Em termos simples, nós nos esquecemos de fazer sempre o melhor a nós mesmos.
O site Lifehack listou 10 hábitos simples que podem ajudar você na arte do auto-aperfeiçoamento, de modo que seja possível fazer de cada dia um trampolim para o "você" que você sempre imaginou.
1. Desenvolva aquela habilidade que você sempre quis
Existe algo que você sempre quis aprender? Mexa-se! Não há melhor momento do que agora, especialmente se é uma nova habilidade que você sempre quis. Vale a pena se é algo que irá melhorar a sua mente de uma maneira que você sempre sonhou.
2. Aprenda com seus amigos
Faça um acordo com um amigo para ensinar um ao outro seus respectivos talentos. É uma forma mais divertida, eficaz e econômica de aprender e enriquecer sua mente.
3. Substitua alimentos não saudáveis por frutas e vegetais
Pense desta forma: o alimento que você come ou é a cura ou o veneno para o seu corpo. Coma frutas e vegetais regularmente e você certamente vai se sentir melhor.
4. Hidrate-se
Pode ser difícil lembrar-se de beber bastante água, especialmente quando a opção de refrigerante ou suco está presente. No entanto, é extremamente importante manter-se hidratado. Leve consigo sempre uma garrafa de água. Você vai notar melhorias em sua pele, níveis de energia e no físico em geral.
5. Encoraje os outros
É bom fazer alguém feliz, especialmente se for alguém de quem você gosta. Além disso, a felicidade é contagiosa.
6. Sorria
Sorrir traz inúmeros benefícios à saúde e pode liberar endorfinas, que podem torná-lo mais feliz. Mesmo se você forçar um sorriso, por um período de tempo, você vai começar a sentir-se melhor.
7. Cerque-se de pessoas que fazem você se sentir bem 
Comece a perceber como você se sente depois de interagir com as pessoas que estão por perto. Não vai dar pra se sentir verdadeiramente feliz se você se cercar de pessoas negativas. Tente passar seu tempo com as pessoas que o incentivam e inspiram. Você merece isso.
8. Estabeleça metas para si mesmo 
Comece seu dia pensando em uma coisa boa que você pode fazer, se é algo que vai fazer você mais feliz ou fazer alguém feliz. Defina metas para seu crescimento espiritual.
9. Pratique a gratidão todos os dias 
Haverá sempre coisas na vida que queremos, mas não podemos ter. É importante se concentrar em seus objetivos de vida, mas não há nenhum ponto em negativo. Lembre-se: há sempre alguém que é mais feliz com menos do que aquilo que você tem.
10. Mantenha tudo em perspectiva 
A vida tem seus inconvenientes, seus problemas e suas tristezas, que podem parecerem avassaladores no momento. Lembre-se que esses problemas não vão ser tão relevantes para você em um ano, muito menos, no final de sua vida. Você só tem uma vida. Faça valer a pena.

166 filmes para expandir a sua consciência.


Aqui está uma lista de mais de 100 documentários, você pode assistir de graça e online. Eles são cerca de Ciência, Consciência, Espiritualidade, Conspirações e claro, ETs…
É uma miscelânea de assuntos fascinantes para sua evolução espiritual.
Divirta-se!
5. Earthlings (2005)
Os primeiros 119 são dicas do portal OpenBoxThinking
122. Samsara
125. The Cove
128. Coca Lives
140. SiCKO
146. Libertopia
147. Zeitgeist
149. Propaganda
152. Food Inc.
Essa lista nunca estará completa! Por favor, mantenha-a atualizada, mandando novos links pra gente!!
OBRIGADO!

Como ensinar seu filho a lidar com a frustração?

Perder no jogo, tirar notas baixas na escola, não ter o brinquedo que quer. Sentir-se frustrado não é exclusividade dos adultos: a decepção faz parte da vida das crianças e tem papel importante no desenvolvimento delas. Embora nenhum pai queira ver seu filho triste ou sofrendo, é preciso ter em mente que ele vai passar por essas situações em diversos momentos da vida e que elas serão importantes para que a criança amadureça e se torne mais forte.

Aos pais, caberá estar ao lado dos filhos nessas horas, para prestar consolo e dar orientação. "Quem aprende a superar as frustrações na infância se torna um adulto que enfrenta desafios com menos receios e medos", diz Itamara Teixeira Barra, psicopedagoga e coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora do Morumbi.

1- Quando as crianças começam a ter frustrações? 
A resposta é: desde o nascimento. Nos primeiros meses de vida, o bebê vive uma fase conhecida como fase egocêntrica, que se caracteriza por desejar que todas as suas vontades sejam atendidas imediatamente. "Quando a mãe não dá o seio imediatamente após o choro (seu desejo), ela já o está frustrando", explica Maria Rocha, psicóloga e diretora pedagógica do Colégio Ápice.

2- Qual a importância de aprender a superar as frustrações? 
As frustrações, por menores que sejam e, independentemente da idade da criança, constituem situações onde ela constrói parâmetros internos para lidar com situações de conflito, negação e perdas, conforme ressalta Itamara Teixeira Barra, psicopedagoga e coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora do Morumbi: "Faz parte do desenvolvimento infantil e do crescer. Nessas situações a criança aprende a ter condições emocionais de se equilibrar diante de um desconforto". Além disso, aprender a superar as decepções é um grande exercício de criatividade. "A cada situação de frustração a criança consegue encontrar algo que a traga novamente ao equilíbrio. Ela encontra uma saída para lidar com o desconforto. Todo este movimento tem a ver com a criatividade", completa.
3- Quando posso ajudar meu filho a evitar as decepções e quando não devo fazer isso? 
Sigamos o seguinte raciocínio: se seu filho não estudar e não se preparar bem, provavelmente terá resultados decepcionantes na escola, certo? Nesse sentido, você pode ajudar, orientando para que ele se empenhe nos estudos e evite a situação da frustração. Mas há outros casos em que você não deve interferir como quando, por exemplo, vocês jogam uma partida de algum jogo. Não é porque ele é pequeno que você deve deixá-lo ganhar para que não fique triste. Também não deve dar tudo que ele quer na hora que ele quer: saber esperar é um aprendizado importante. Maria Rocha, psicóloga e diretora pedagógica do Colégio Ápice, lembra que os pais não devem ceder às manipulações dos filhos. "As crianças têm uma enorme capacidade de manipular os adultos e usam o que mais percebem que os incomoda: choro, recusa de alimentação, perda do fôlego, bater a cabeça, etc".

4- O que acontece com as crianças que não aprendem a superar as frustrações? 
Os pais poderão atender ao desejo do filho sempre que quiserem, mas não poderão fazer isso para sempre. "Quando essa criança crescer e for inserida no contexto social, ela vai vivenciar situações de frustração que poderão gerar dificuldades emocionais", diz Maria Rocha, psicóloga e diretora pedagógica do Colégio Ápice. E mais: crianças que não sabem lidar com suas decepções se tornam adultos que não conseguem perceber o outro. "Ela cresce pensando que o que vale é o que ela pensa e o que quer. Tem também dificuldade de se planejar e de desenhar projetos na vida pessoal ou profissional: como quer tudo do seu jeito e imediatamente, não consegue se organizar, ter metas e objetivos. Além disso, seus relacionamentos ficam mais restritos, pois não sabe como levar em conta o que as outras pessoas pensam e querem", diz Itamara Teixeira Barra, psicopedagoga e coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora do Morumbi.

5- Por que não devo facilitar e deixar meu filho ganhar quando jogo com ele?
Quando jogar com seu filho, jogue de verdade. "Facilitar, deixar ganhar só para que a criança não se frustre, mostra a ela que sempre irá ganhar seja qual for a situação. Quando a criança perder, é preciso deixar claro que você está ali para ajudá-la a suportar a frustração de perder. Mas que, de fato, não é sempre que ganhamos. Ganhar depende de vários fatores como sorte ou boas estratégias de jogo", diz Itamara Teixeira Barra, psicopedagoga e coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora do Morumbi. Segundo ela, o importante é que a criança perceba que num primeiro momento a derrota dá uma sensação ruim, frustrante, mas que passa logo. E mais: sempre há a oportunidade de jogar novamente. 

6- Se é importante ensinar a perder, também é importante ensinar a ganhar?
Para Maria Rocha, psicóloga e diretora pedagógica do Colégio Ápice, os jogos também oferecem outros ensinamentos para a criança como esperar sua vez de jogar, jogar apenas uma vez mesmo se errar, contar os pontos. "A criança que tem dificuldade de perder tende a manipular tanto os adultos como outras crianças, desrespeitando as regras a fim de levar vantagem. É importante que em situações de jogo com os adultos esses não permitam que a criança mude as regras", diz Maria Rocha.

7- Como os pais devem lidar com frustrações dos filhos como quando ele tirar nota baixa? 
Sim, tão importante quando ensinar a perder é mostrar ao seu filho como ele deve se comportar quando ganha. "Ao ganhar, o importante é mostrar para a criança que se colocar acima do adversário e zombar são posturas que deixam o outro em situações constrangedoras e que o "perder" para o adversário toma uma proporção muito maior. Sentir-se bem, feliz e satisfeito faz parte de uma situação de ganhar, mas ela não deve desvalorizar o outro", diz Itamara Teixeira Barra, psicopedagoga e coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora do Morumbi.

A escola e os pais devem ajudar as crianças a lidar com as frustrações provocada pelas notas baixas. Um dos caminhos, segundo a psicopedagoga Itamara Teixeira Barra é que as escolas compartilhem com os alunos os critérios de avaliações que a escola utiliza. Dessa forma, a criança pode fazer uma autoavaliação sobre seu desempenho. "Já os pais devem sempre valorizar o que os filhos já conseguiram e deixar claro que confiam nela, para melhorar e avançar em seu processo de aprendizagem", afirma Itamara. A psicóloga Maria Rocha ressalta que os pais também podem ajudar as crianças a rever sua rotina de estudos.

Fonte: Educar para Crescer