IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Ao Mestre, com carinho!

Quem compartilha o conhecimento, merece parabéns todos os dias. 15 de Outubro Dia do Professor
Ao Mestre, com carinho!
15 de Outubro Dia do Professor Professor não é aquele que apenas ensina fórmulas e regras, mas sim o que desperta o aluno para aventura da Vida...
N.Maccari

Mestre, É aquele que caminha com o tempo, propondo paz, fazendo comunhão, despertando sabedoria. Mestre é aquele que estende a mão, inicia o diálogo e encaminha para a aventura da vida. Não é o que ensina fórmulas, regras, raciocínios, mas o que questiona e desperta para a realidade. Não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo. Mestre é você, meu professor amigo que me comprende, me estimula, me comunica e me enriquece com sua presença, seu saber e sua ternura. Eu serei sempre um seu discípulo na escola da vida. Obrigado, professor!
Feliz Dia Dos Professores. Não há nada melhor do que despertar o prazer e o amor pelo estudo, caso contrário, só se formam bons carregadores de...
Dia do Professor

Mensagem de Obrigado aos Professores

Mensagem de Obrigado aos Professores
Dia do Professor
Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achávamos complicados... Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos. Feliz dia dos Professores!
facebooktwittergoogle+
sms
Ao professor, cabe uma das tarefas mais difíceis, educar, preparar pessoas para ter um futuro melhor. 15 de Outubro Dia dos Professores Parabéns...
Homenagem ao Professor
Feliz Dia do Professor! Que Deus abençoe todos os Professores... Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
As bolas de papel na cabeça, Os inúmeros diários para se corrigir, As críticas, as noites mal dormidas... Tudo isso não foi o suficiente Para te fazer desistir do teu maior sonho: Tornar possíveis os sonhos do mundo. Que bom que esta tua vocação Tem despertado a vocação de muitos. Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores, Quando em seu dia-a-dia Tantas dificuldades acontecem. A rotina é dura, mas você ainda persiste. Teu mundo é alegre, pois você Consegue olhar os olhos de todos os outros E fazê-los felizes também. Você é feliz, pois na tua matemática de vida, Dividir é sempre a melhor solução. Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida O teu coração a cada dia, Dando-te tanto prazer em ensinar. Homenagens, frases poéticas, Certamente farão parte do seu dia a dia, E quero de forma especial, relembrar A pessoa maravilhosa que você é E a importância daquilo do seu ofício. É por isto que você merece esta homenagem Hoje e sempre, por aquilo que você é E por aquilo que você faz. Felicidades!!!

Quem compartilha o conhecimento merece parabéns todos os dias. 15 de Outubro Dia do Professor

Querido(a) Professor(a):

Feliz Dia do Professor! 15 de Outubro Dia dos Professores Que Deus abençoe todos os Professores... Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o...
Querido(a)  Professor(a):


Vem cá, professora preciso falar-te... Pode ser que estejas cansada... foram tantos os problemas desse dia! Foi penoso aturar o chefe! Foram longas as horas de trabalho! E pode ser que estejas preocupada...! São tantas as diferenças sociais! São tantos os problemas na familia! e grande a responsabilidade que lhe confiamos! Deves estar apressada...o trabalho fica tão longe! o ônibus esta atrasado! A fila já dobra a esquina! A gasolina tão cara! Talvez esteja mesmo angustiada...a vida anda tão difícil! O salário já chegou ao fim. Mas, apesar do cansaço da pressa e da angustia... eu insisto: preciso falar-te! Preciso que me escute. Trago recados de tanta gente. Houve alguém que praticou uma boa ação e manda dizer-te que foi porque teu exemplo convenceu. Outro que venceu na vida e manda dizer que foi porque tuas lições permaneceram. Um outro que superou a dor disse que foi a lembrança de tua coragem que o ajudou... E toda a gente desta cidade, Estado e Pátria manda dizer que es importante, que sua presença na educação é fundamental... Você tem nas mãos a grande arma... SEUS ALUNOS!!!!!!!! Você é especial.
Professor, obrigado por compartilhar conosco o seu conhecimento. Feliz Dia dos Professores!
Querida Professora Parabéns pelo seu dia!

Obrigado professor!

15 de Outubro. Parabéns professores pelo seu dia!
Obrigado professor!
Feliz Dia do Professor! Se não sabes, aprende; Se já sabes, ensina! Confúncio.
Jhonatas Santos

Por ter em mente que um dia serei gente. Obrigado professorpelas broncas que me deu pois sem elas não poderia chegar até aqui. Obrigado professor por até hoje me aturar apesar das minhas travessuras jamais deixou de me ensinar. Obrigado professor por entrar em meu caminhosempre me tratou com amor e muito carinho. Obrigado professor por sempre me ensinar por isso e outras coisas sempre irei te amar. Obrigado professor por me oferecer alegria, agora curta seu merecido dia. Feliz dia dos Professores!
Para quem, assim como eu, é um professor apaixonado, para quem sabe que o espaço da sala de aula é como um palco em que, diariamente, todos os...

Mensagens Dia do Professor 15 de outubro é dia do Professor. Não podemos deixar o dia de quem tanto nos ensina passar em branco. Homenageie seu querido professor!

Mensagens Dia do Professor
15 de outubro é dia do Professor. Não podemos deixar o dia de quem tanto nos ensina passar em branco. Homenageie seu querido professor!
Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso, eu amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo, que eu brigo para...
Altamiro Souza
Professora, fada milagrosa que ilumina os caminhos da nossa infância. Parabéns pelo: Dia do Mestre!
Eu me lembro de você, PROFESSOR, eu me lembro e muito. A sua paciência, o seu amor multiplicado por quarenta,na doação sem limites, sem restrições. Mas eu não via, não sentia essas malhas de carinho que me envolviam, que me tocavam e se transformavam em luz. Eu recebia, mas não reconhecia você plantou uma semente dentro de mim, que agora eu sinto, germinou, cresceu, virou botão e floresceu. Mas só agora, quando a distância de você se conta em anos de vida, eu parei para pensar e a sua figura cresceu dentro de mim. Parece até que eu voltei a ouvir a sua voz e senti a sua presença em tudo que fiz, em tudo que vivi. Você foi o pegureiro das minhas ações, das minhas determinações. Foi sua voz que me levantou nas horas difíceis, que me deu novas forcas, que mostrou que cada dia é uma nova renovação...
Feliz Dia do Professor... Na verdade, o professor de verdade é aquele que prefere dividir o que possui, do que ter somente para si.

7 coisas que podem te fazer morrer mais cedo


Não estamos falando de dirigir bêbado, aceitar aquele desafio idiota do seu amigo de pular de uma ponte ou comer aquela carne estragada na sua geladeira há meses. Tem coisas que te matam silenciosa e misteriosamente, e você jamais vai perceber o perigo vindo.

Confira sete coisas que podem te fazer morrer mais cedo:


1. Não ter amigos
A falta de amigos pode literalmente encurtar a vida humana, tanto quanto assassinos seriais, tabagismo e consumo de álcool. Na verdade, os efeitos do isolamento social até superam alguns dos fatores de risco conhecidos da mortalidade precoce, como obesidade e falta de exercício.
Estudos anteriores culparam este fenômeno de morte prematura na solidão. Estar sozinho é muito ruim e não é segredo que afeta a saúde. Porém, pesquisas mais recentes sugerem que, independente de seus sentimentos sobre isso, o isolamento por si só pode te matar. Um estudo com idosos no Reino Unido feito em 2013 constatou que, embora simplesmente relatar sentimentos de solidão não teve efeito sobre a probabilidade de morrer mais cedo, o isolamento social levou a maior probabilidade de morrer: um aumento de 26% quando comparado com outros idosos da mesma faixa etária mais sociais.
Parte disso é óbvio: se você evita outros seres humanos, ninguém vai te avisar de uma protuberância crescendo na parte de trás do seu pescoço ou chamar uma ambulância se você estiver sufocando.
Mas também existem causas físicas por trás da morte associada com a solidão. O contato físico entre os seres humanos reduz o estresse e a inflamação, melhorando a saúde. Além disso, a maioria tende a cuidar melhor de si mesma quando vive com outras pessoas por perto.


2. Depressão
Claro, depressão leva a um maior risco de suicídio, mas a doença por si só pode ser tão ruim a ponto de aumentar suas chances de morrer mais cedo. Depressão recorrente pode diminuir sua expectativa de vida em até 11 anos – mais ou menos a mesma quantidade de vida que você perderia por fumar 20 ou mais cigarros por dia.
Cientistas analisaram os efeitos da condição sobre o corpo humano em um nível celular, medindo os telômeros (a parte dos seus cromossomos que reduz com a idade celular, ou seja, fica menor conforme a célula fica mais velha e desgastada) de três grupos de pessoas: um que nunca tinha ficado depressivo, um que tinha tido transtorno depressivo grave no passado, e um que estava depressivo naquele momento.
Quanto mais grave a depressão de uma pessoa era, mais curtos eram seus telômetros. Quanto mais curtos os telômeros são, mais a pessoa está em risco de uma morte prematura devido a doenças relacionadas com a idade, como doenças cardíacas e câncer.
A culpa aqui parece ser do efeito que a depressão tem sobre o sistema imunológico, bem como a inflamação que causa.


3. Não escovar os dentes
Metade dos adultos dos EUA possui doença periodontal, que afeta os tecidos de suporte (gengiva) e sustentação (cemento, ligamento periodontal e osso) dos dentes. Também, um estudo brasileiro de 1993 mostrou, através de uma revisão da literatura dos levantamentos epidemiológicos até então realizados, que 86,7% do total de indivíduos examinados apresentavam atividade de doença periodontal.
Agora vem a pior parte: há muito tempo os cientistas sabem que há uma ligação entre doença periodontal e doença cardíaca, também conhecida como a maior assassina de pessoas do mundo.
Antes, no entanto, não sabíamos se essa ligação era realmente causal, ou se apenas as mesmas atividades colocam as pessoas em risco para doenças da gengiva e do coração, como má alimentação.
Agora, há pelo menos alguma evidência de que negligenciar as suas gengivas pode estragar seu coração diretamente. Esse ano, pesquisadores infectaram camundongos com vários tipos de bactérias que causam a doença periodontal, e acompanharam a propagação das bactérias – que chegou a seus corações. Os camundongos começaram a mostrar um aumento nos fatores de risco para doenças cardíacas, como inflamação e colesterol. Estes ratos não estavam fazendo qualquer outra coisa para colocá-los em risco de doenças cardíacas, como má alimentação ou estresse. Isto sugere que as bactérias por si só podem ser suficientes para afetar a saúde de seu coração. Conclusão: use fio dental.


4. Nascer no mês errado
De acordo com um estudo feito pela Universidade de Chicago (EUA), pessoas que vivem até os 100 anos são mais propensas a ter nascido no outono (em setembro ou outubro, no caso dos EUA). Outros estudos feitos na Áustria e Dinamarca também encontraram o mesmo pequeno aumento na expectativa de vida para bebês nascidos nos meses de outono, enquanto no hemisfério sul (como aqui no Brasil) é mais provável que você viva mais tempo se tiver nascido em março, abril ou maio.
Bebês que nascem no outono não só vivem mais como parecem se sair melhor no geral. Bebês nascidos na primavera são mais propensos a sofrer de transtornos alimentares, diabetes tipo 1 e esquizofrenia que bebês do outono, por exemplo.
Ninguém sabe ao certo por que isso ocorre, mas uma teoria é que os níveis de vitamina D durante a gravidez afetam a saúde dos bebês. As pessoas costumam obter a maior parte de sua vitamina D através da luz solar, o que significa que, no momento de dar à luz, mães de bebês que nasceram no outono passaram os últimos seis meses tomando sol. Bebês da primavera passaram a maior parte de sua gestação durante os meses mais escuros, ou seja, suas mães não tomaram tanto sol e tiveram tanta vitamina D, o que de alguma forma afetou o seu desenvolvimento e saúde a longo prazo.
Outro possível fator é a dieta. Nos estudos feitos, as pessoas que “viveram mais de 100 anos” eram em sua maioria nascidas na década de 1890, quando coisas como refrigeração e transporte de alimentos não eram tão comuns. Assim, bebês gestados durante os meses mais quentes, quando as frutas e legumes eram mais facilmente disponíveis, foram melhor nutridos do que os bebês cujas mães dependiam de uma dieta mais limitada de inverno. Nesse caso, o mês de nascimento não é exatamente o fator chave. Mas ainda assim há uma lição importante aqui: se sua mãe não se alimentar direito durante sua gestação, você não vai viver tanto.


5. Ficar muito tempo sentado
Um estudo que pesquisou a rotina de mais de 222 mil cidadãos australianos ao longo de três anos descobriu que pessoas que passam muito tempo do seu dia sobre uma cadeira são até 40% mais propensas a encurtar a própria vida.
Segundo os cientistas, isso se aplica àqueles que realmente abusam do ato de sentar, passando mais de 11 horas por dia nesta posição. Entre oito e onze horas, a mesma taxa cai para 15%.
As principais evidências para explicar por que isso acontece são as mesmas que se verificam no sedentarismo: exercícios físicos regulares têm efeitos positivos quanto aos triglicerídeos e a pressão sanguínea. Ou seja, o principal prejuízo não é o fato de estar sentado em si, mas o de não se mover.
Não tem jeito: se você está procurando uma desculpa para não se exercitar, provavelmente não vai encontrar nenhuma.


6. Ver muita TV
Esse é um item muito similar ao acima. Dados de oito estudos recentes com mais de 175 mil pessoas em todo o mundo sugerem que, quanto mais você assiste TV, mais propenso fica a desenvolver uma série de problemas de saúde, e mais chances têm de morrer mais cedo.
Segundo os pesquisadores, para cada duas horas adicionais que as pessoas passam coladas na TV em um dia típico, o risco de desenvolver diabetes tipo 2 aumenta em 20%, e o risco de doença cardíaca aumenta em 15%. E para cada três horas adicionais, o risco de morrer por qualquer causa vai para 13%, em média.
O aumento do risco de doenças ligadas a assistir televisão é semelhante ao aumento de risco que vemos com colesterol alto, pressão arterial alta ou tabagismo.
A conexão entre a TV e doenças não é um mistério: assistir TV consome tempo de lazer que poderia ser gasto andando, fazendo exercícios, ou mesmo apenas se movimentando. Também tem sido associado a dietas pouco saudáveis, como muito açúcar, refrigerantes, alimentos processados e petiscos (que, talvez não por coincidência, são alimentos frequentemente encontrados em comerciais de televisão).
Além disso, alguns estudos sugerem que a postura sentada prolongada, além de seu impacto sobre os hábitos alimentares e exercício físico, pode causar mudanças no metabolismo que contribuem para níveis de mau colesterol e obesidade. Em resumo: saia do sofá!


7. Tomar refrigerante
Normal, diet, light ou zero, todos os refrigerantes de cola contêm fosfato, ou ácido fosfórico, um ácido que dá ao refrigerante seu sabor típico e aumenta seu tempo de validade. Embora exista em muitos alimentos integrais, tais como carne, leite e nozes, ácido fosfórico em excesso pode levar a problemas cardíacos e renais, perda muscular e osteoporose, e um estudo sugere que poderia até provocar envelhecimento acelerado.
O estudo, publicado em 2010, descobriu que os níveis de fosfato encontrados em refrigerantes fizeram com que ratos de laboratório morressem cinco semanas mais cedo do que os ratos cujas dietas tinham níveis normais de fosfato.
Pior: houve uma tendência preocupante dos fabricantes de refrigerantes de aumentar os níveis de ácido fosfórico em seus produtos ao longo das últimas décadas.
Esqueça obesidade e outros problemas de saúde que os refrigerantes causam. Se você quer mesmo um bom motivo para parar de tomá-lo, está aqui: ele pode te fazer morrer mais cedo! [Cracked, Chambrone]


Alimentos que ajudam a definir a barriga



A conquista da barriga sarada é o sonho de muitas mulheres. Saiba que somente exercícios físicos não irão te ajudar a alcançar o seu objetivo, pois somente com uma alimentação adequada aliada ao exercício você conseguirá queimar a tão indesejada gordura abdominal. Confira cinco alimentos que ajudam a definir a barriga e mantenha a sua rotina mais saudável.


Carne magra (peixe, frango ou gado)
Esses alimentos são ricas fontes de proteína, recomendados para as adoradoras de barrigas definidas. Eles fazem com que a musculatura fique tonificada junto a um bom treino na academia, ajudando a deixar a barriga durinha.


Ovos


Fonte de proteínas, os ovos possuem aminoácidos essenciais para o organismo, provocando uma digestão mais lenta, o que faz com que a fome seja saciada por mais tempo e com que o corpo elimine gorduras, principalmente as da barriga.





Alimentos integrais
Além de todos os benefícios dos alimentos integrais, eles também ajudam no melhor funcionamento do intestino, fazendo com que o corpo libere hormônios que mantém o equilíbrio do corpo e fazem com que você perca gordura com maior facilidade.


Fibra de maracujá
A fibra de maracujá ajuda a eliminar toxinas e regula o funcionamento do intestino. Ela é perfeita para desinchar a barriga e suas fibras solúveis fazem com que ela seja uma grande aliada de dietas de emagrecimento.




Linhaça
A linhaça ou farinha de linhaça ajudam a tirar gordura abdominal. A grande quantidade de fibras dessa poderosa semente controla o seu peso por proporcionar maior sensação de saciedade e diminuem o inchaço do seu corpo.


Alimentos que você não deve consumir


Alimentos congelados
Doces
Alimentos refinados (farinha branca)
Açúcar
Biscoitos recheados
Frituras


Dica para manter a barriga em forma


Além da prática de exercícios físicos regular e da alimentação saudável, você deve também beber no mínimo dois litros de água por dia para alcançar o seu objetivo com saúde.


20 dicas para ter um coração mais saudável


Bastam pequenas mudanças no dia a dia para que as chances de uma doença cardíaca caiam até 92%


Médicos e especialistas alertam: os três principais gatilhos para problemas no coração são o fumo, o sedentarismo e uma dieta errada. Não são coisas fáceis de deixar para trás de uma hora para outra, mas a boa notícia é que bastam pequenas mudanças, como trocar algumas coisas que se come por outras, passar a incluir certos alimentos nas refeições, sair do sofá e começar a se mexer e ingerir álcool de forma moderada para que as chances de o seu coração ficar doente caiam até 92%, revelou estudo. Confira


1. Troque o óleo pelo azeite
Sempre que possível, invista no azeite de oliva extravirgem, que possui a maior concentração de polifenóis, poderosos antioxidantes anti-inflamatórios e anticoagulantes. Inflamação e coagulação do sangue são dois fatores ligados a ataques cardíacos. Além disso, o azeite é rico em gorduras monoinsaturadas, mais saudável, pois é capaz de reduzir os níveis do chamado colesterol ruim, o LDL. Consumir duas colheres de sopa por dia (23 g) reduz as chances de ter problemas no coração, apontaram estudos. Mas atenção: se quer manter o seu coração em dia, não adianta simplesmente aumentar o consumo de azeite. O ideal é substituir gorduras saturadas, contidas na manteiga e na gordura animal, pelo tempero.


2. Tome chá verde
A bebida não apenas contém antioxidantes poderosos que reduzem o colesterol ruim e baixam a pressão, como protege as artérias do coração, mantendo-as flexíveis e relaxadas, ou seja, mais capazes de lidar com os aumentos e quedas de pressão sem grandes complicações. Os antioxidantes presentes no chá também previnem a formação de coágulos, principal causa de um ataque cardíaco.Três a quatro xícaras por dia são suficientes. Refrige-o e leve-o com você.


3. Saboreie um bom peixe duas vezes por semana
Peixes não são apenas boas fontes de proteína e livres das maléficas gorduras saturadas. Certos peixes, como salmão, sardinha, truta e anchova, são ricos em ômega-3, que faz um bem danado ao coração: reduz o risco de arritmias e o nível de triglicérides, desacelera o crescimento de placas (que podem provocar infarto) e diminui a pressão. Uma porção semanal de peixe reduz o risco de ataque cardíaco em 52%. A Associação Americana para o Coração, um das mais respeitadas do mundo, recomenda o consumo de duas porções de 100 g de peixe por semana.


4. Acrescente fibras à sua dieta
Quanto mais fibras se come, menor a chance de sofrer um ataque cardíaco. Se ingeridas regularmente, as fibras conseguem baixar mais os níveis do colesterol ruim do que uma dieta pobre em gorduras trans e saturadas. Comer fibras também aumenta a sensação de saciedade, portanto elas são uma excelente aliada de quem quer perder peso. Invista nos chamados alimentos integrais, ricos no nutriente, como a aveia, o arroz e o pão integral, ao invés do branco. Coma ao menos 25 g por dia.


5. Que tal um pouco de soja no prato?
As proteínas da planta ajudam a baixar o colesterol. Em 2006, um estudo da Associação Americana para o Coração revelou que a proteína da soja reduz mais os níveis de colesterol do que uma dieta pobre em gorduras ou colesterol. A soja também é rica em gorduras poli-insaturadas e fibras, dois nutrientes que comprovadamente fazem bem ao coração.


6. Caminhe 20 minutos por dia
Duas horas e meia de exercício por semana, ou seja, pouco mais de 20 min por dia, já reduzem em 30% o risco de infarto. Atividade física regular baixa a pressão, aumenta os níveis do bom colesterol (HDL), controla os níveis de açúcar no sangue e, o melhor, reduz o estresse.


7. Dá-lhe, linhaça!
A linhaça é uma das mais poderosas fontes de ácido alfalinoleico, substância encontrada em algumas plantas que é semelhante ao ômega-3. Estudos revelaram que adicionar a semente à dieta reduz em 46% o risco de problemas no coração, além de ajudar as células vermelhas a não formarem coágulos que podem entupir as artérias. Coloque 2 colheres de sopa no iogurte, na salada ou na sopa. Se preferir, acrescente-a à vitamina.


8. Comece o dia alongando-se
Alongar-se pode ser a chave para um coração saudável. Pesquisas revelaram que pessoas acima dos 40 anos com boa flexibilidade apresentaram 30% menos chance de ter as artérias endurecidas. Constatou-se que os vasos sanguíneos são afetados pela elasticidade dos músculos e dos tecidos que os circundam. Portanto, quanto mais você investir no alongamento, mais flexíveis as suas artérias ficarão e menores as chances de você ter alguma complicação cardíaca. Bastam entre 10 min e 15 min por dia, apontam os estudos.


9. Vá para a cama uma hora mais cedo
Ninguém gosta de ir para o trabalho cheio de olheiras porque dormiu mal. Mas agora descobriu-se que dormir pouco acarreta sérias consequências para a saúde do coração. A falta de descanso noturno promove o aumento dos níveis de cálcio nas artérias cardíacas, levando ao aparecimento de placas que podem entupir os vasos e provocar um derrame ou um infarto. Basta uma hora de sono a menos por noite para que o risco de calcificação aumente em 16%. A falta de sono também faz o corpo liberar hormônios do estresse, que comprimem as artérias e causam inflamação. Por outro lado, ficar muito tempo na cama também não faz bem à saúde. Pesquisa recém-publicada afirma que sete horas de sono são ideais para a saúde do coração.


10. Leia o rótulo dos alimentos
Pessoas que leem o rótulo dos alimentos conseguem cortar duas vezes mais calorias do que aquelas que não dão importância a isso. Não deixe a gordura exceder 30% do total de calorias consumida por dia. A maior parte das gorduras ingeridas deve fazer parte do grupo das monoinsaturadas (azeite, abacate etc.) e poli-insaturadas (salmão, linhaça etc.). Limite as gorduras saturadas a 7% do seu consumo de calorias por dia. Um exemplo: se você ingere cerca de 1 600 cal diariamente, não ultrapasse 12 g de gorduras saturadas. As famigeradas gorduras trans não devem extrapolar 1% do total de calorias ingeridas por dia, ou 2 g.


11. Beba moderadamente
Se antes se dizia que o vinho, desde que tomado com moderação, fazia com que o coração ficasse firme e forte, hoje se sabe que, na verdade, é o álcool que traz benefícios, porque reduz a formação de coágulos e aumentar os níveis do bom colesterol. Beber moderadamente corresponde a duas doses por dia para homens e uma para mulheres. E uma dose equivale a 355 ml de cerveja, a 148 ml de vinho ou a 44 ml de destilados. De qualquer forma, o vinho também contém resveratrol, substância que ajuda a prevenir os danos causados aos vasos sanguíneos e a reduzir o colesterol ruim no sangue.


12. Não deixe o seu relacionamento no piloto automático
Há uma série de evidências que apontam os benefícios de um casamento (ou relacionamento amoroso) feliz para a saúde. Um estudo mostrou que pessoas cujos casamentos são insatisfatórios, complicados, têm, em média, pressão cinco pontos maior que aquelas cujos relacionamentos são estáveis. E aqueles cuja pressão permanece alta durante a noite têm um risco mais elevado de ter problemas no coração. Portanto, comece a fazer pequenos gestos para sua/seu companheira/companheiro.


13. Fuja da fumaça do cigarro
Se você fuma, é hora de procurar um médico que o ajude a parar. Se já largou o vício ou não fuma, precisa evitar a fumaça do cigarro. O fumo passivo faz tão mal ao coração quanto o cigarro, provocando danos que são tão extensos e profundos quanto aqueles causados pela poluição do ar. Mesmo uma pequena exposição à fumaça causa um impacto tremendo à saúde. O fumo passivo aumenta as chances de doenças do coração em cerca de 30%, portanto, evite ficar em lugares fechados ao lado de fumantes.


14. Corte o açúcar
Comer muito açúcar não apenas faz com que você fique gordinho. Também aumenta as suas chances de ter algum problema cardíaco. Pesquisadores americanos descobriram que uma dieta rica em açúcar aumenta os níveis de triglicérides e de colesterol – dois fatores de risco para doenças cardíacas – na mesma proporção que uma dieta rica em gordura. E mais: o consumo exagerado de açúcar é um dos principais responsáveis pelo aparecimento do diabetes e da pressão alta, outros fatores de risco para a saúde do coração.


15. Coma uma xícara de feijão todo dia
Se fizer isso, fornecerá ao corpo ao menos 300 microgramas de folato. Essa é a quantidade mínima para reduzir em 20% os riscos de um derrame e em 13% as chances de uma doença cardíaca. Se não curte feijão, procure incluir na dieta essas alternativas: laranja, que tem 55 microgramas do nutriente; espinafre, que possui 58 microgramas; alface romana, com 62 microgramas por xícara.


16. Escove os dentes e passe fio dental
Todo dia. Uma higiene oral inadequada é fator de risco para doenças cardíacas. Qualquer inflamação no corpo, inclusive na boca e na gengiva, pode resultar na obstrução das artérias, o que pode levar a um infarto. Pessoas que não escovam os dentes ao menos duas vezes ao dia têm 70% mais chances de passar por alguma complicação.


17. Invista nas relações
Investir em amigos e na família é um ótimo negócio. Relações pessoais sólidas reduzem a ansiedade e ajudam a lutar contra a depressão, fatores que aumentam as chances de um ataque cardíaco. Vá ao cinema com um colega, reúna os amigos para jantar, ligue para os seus irmãos. Isso faz toda a diferença.


18. Faça sexo
Sexo faz bem à alma e ao coração. É o que afirmam pesquisadores ingleses. Pessoas que têm relações sexuais ao menos duas vezes por semana têm menos chances de sofrer um derrame ou de ter problemas cardiovasculares.


19. Procure outras maneiras de manter-se ativo
O importante, dizem os especialistas, é se mexer. Mas ainda mais importante é encontrar algo de que se que goste e não desistir. Constância, nesse caso, é fundamental. Encontre outras formas de manter-se ativo. Pode ser uma aula de dança ou até dançar em casa mesmo, uma partida de futebol com os amigos ou brincar com os sobrinhos. Pesquisas mostraram que pessoas fisicamente ativas de mais de uma maneira são mais saudáveis que aquelas que fazem uma hora de ginástica e depois passam o resto do dia sentadas na frente do computador ou do sofá.


20. Tenha um bicho de estimação
O cão é o melhor amigo do homem e do seu coração. Ter o bichinho não só o obriga a sair de casa e se exercitar, como tê-lo como companhia reduz os riscos de problemas cardiovasculares. “Um animal de estimação faz as pessoas mais felizes, menos ansiosas e isso acarreta efeitos fisiológicos que podem ser medidos”, disse Marc Gillinov, cirurgião cardíaco da Clínica Cleveland (EUA). Os níveis de epinefrina, hormônio produzido pelo corpo em situações de estresse, cai, assim como a pressão cardíaca. Portanto, talvez seja a hora de ter um totó, não acha?

Fonte: http://www.sportlife.com.br/saude/coracao-mais-saudavel - por Marina Machuca - Foto: Shutterstock

6 truques para perder peso mais rápido


Você pode conseguir bons resultados de uma forma simples. Veja!


1. Aprende a amar as subidas, pois elas são um grande inimigo da sua gordura corporal. Além de darem potência, roubam calorias. A cada 1 km de subida (o que representa 5% de inclinação na esteira), representa 50% mais gasto que esse mesmo km no plano.


2. Corra mais. Se você aumentar os quilômetros de treino semanal perderá gordura abdominal. Um estudo afirma que há uma perda de gordura abdominal significativa quando a distância semanal ultrapassa os 25 km.


3. Você come pouca gordura? Não cometa o erro de eliminá-la da sua dieta para perder peso. O seu corpo precisa de gordura para estar protegido e livre de lesões. Os corredores que obtêm menos de 30% das suas calorias totais a partir da gordura são 2,5 vezes mais propensos a lesões, já que ingerem menos vitaminas lipossolúveis, como a K, e a sua deficiência aumenta o risco de fraturas ósseas.


4. Motiva-se. Usar um medidor de distância vai ajudá-lo a perder peso extra, de acordo com estudo publicado no Journal of the American Medical Association. Os que utilizam este tipo de ajuda estatisticamente percorrem maiores distância (aproximadamente 1,5 km) em cada sessão com relação aos que não levam nada.


5. Fique mais forte em 15 dias. Para cada quilo eliminado você precisa de mais 1% de capacidade aeróbia para manter a mesma velocidade. Por isso, enquanto perde os primeiros quilos (nas primeiras semanas), mais forte você fica.


6. O número mágico: 8. Os intervalos de 8 segundos são uma boa estratégia para perder peso, segundo os pesquisadores da Universidade de New South Wales, Austrália. Depois de um bom aquecimento de 10 min, os atletas da pesquisa faziam 20 min de corrida, com sprints de 8 s, no máximo, seguidos de 12 s de trote muito suave, repetindo esta sequência até acabar os 20 min. Ao final, eles corriam mais 10 min em ritmo suave para voltar à calma. Os que realizavam esta rotina perdiam mais peso do que aqueles que corriam o mesmo tempo, mas num ritmo forte.


10 alimentos que você não pode viver sem


O que deve estar presente na mesa caso você queira viver mais e melhor. Pelo menos no que depender de sua alimentação

Você sabe que uma alimentação saudável é a base de sustentação de seu corpo. Mesmo que você não seja um esportista. O que você talvez não saiba é que comer o que se deve, de forma a manter a boa saúde, não é das tarefas mais difíceis. Quer simplificar sua vida nesse sentido? Basta fazer a escolha certa entre tudo aquilo de saudável que você está careca de saber. Se tiver que escolher um único vegetal, por exemplo, prefira o brócolis. Entre o filé-mignon e a posta de salmão, fique com a segunda opção. Maçã ou laranja? Maçã, claro! Thiago Volpi, clínico geral e nutrólogo do Espaço Volpi, e Adriana Ávila, nutricionista, ambos de São Paulo, apontam o que não pode faltar no seu cardápio.


1. Brócolis
Se você entorta o nariz para os vegetais que tão bem compõem uma salada, coma ao menos brócolis. Além de ser rico em fibras, possui vitamina C e betacarotenos, substâncias que protegem o aparelho digestivo, diminuindo o risco de câncer no local. Também é fonte de ferro, vitamina B12 e ácido fólico, que evitam e tratam anemia. “O consumo diário de legumes e verduras deve ser de quatro ou cinco porções. Se o brócolis, que equivale a uma dessas porções, estiver entre as suas escolhas, você deve comer pelo menos duas flores dele diariamente”, diz a nutricionista Adriana Ávila.


2. Azeite de oliva
Essencial no combate às doenças cardíacas. O tipo extravirgem, principalmente, apresenta uma grande quantidade de gordura monoinsaturada que não se converte em colesterol. Além disso, ajuda a reduzir os níveis do LDL (colesterol ruim) no organismo, minimizando também os riscos de acidentes vasculares cerebrais. Por conter ômega-9, age, ainda, contra inflamações que provocam o desgaste e a fraqueza muscular. A quantidade diária recomendada é de até duas colheres de sopa, que equivalem a 16 ml.


3. Peixe
Sardinha, salmão e atum, truta, linguado e namorado têm alto teor de cálcio e de ômega-3, substância que aumenta a atividade cerebral, controla a hiperatividade e a depressão, além de melhorar o raciocínio. Os estudos mais recentes mostram, ainda, que o ômega-3 ajuda a manter a pressão arterial estável, assim como a quantidade de glicose no sangue. A quantidade recomendada é de 100 gramas (um filé que caberia na palma da mão), duas ou três vezes na semana.


4. Tomate
Mais importante para os homens. Contém carotenoides, como o licopeno, que ajuda a proteger a próstata contra o câncer. O licopeno, no entanto, é mais bem absorvido quando consumido por meio do molho de tomate, cerca de uma colher de sobremesa diariamente, principalmente associado ao azeite de oliva. Outras formas de garantir o estoque benéfico dessa substância é tomar um copo (250ml) diário de suco de tomate. Se você prefere o tomate simplesmente, coma uma unidade (cerca de 70 gramas), que está tudo certo.


5. Maçã
Possui uma vasta variedade de nutrientes, como vitaminas do complexo B, C e E, potássio, fibras e flavonoides. Um deles é a quercetina, que ajuda a diminuir a formação de radicais livres, moléculas adulteradas que o próprio organismo produz, promovendo o seu envelhecimento. Já por conta da pectina (um tipo de fibra solúvel), a maçã também contribui para a redução dos níveis de colesterol. E, devido ao teor de água e vitamina C, é considerada um excelente hidratante. “Tem um ditado, com o qual concordo, que diz que quando comemos uma maçã por dia, ficamos longe dos médicos. E essa maçã não precisa ser tão grande: uma de tamanho médio resolve”, diz Adriana.


6. Mirtilo
As “berries” são frutas recheadas de antioxidantes, como os flavonoides e as antocianinas, que combatem o envelhecimento precoce do corpo. Esta última substância também vem sendo relacionada ao controle do colesterol. “Além disso, um estudo de 2009 mostrou o efeito benéfico do mirtilo, também conhecido como blueberry, na diminuição da resistência à insulina e no emagrecimento, já que ajuda a combater a inflamação da células gordurosas, que favorece a proliferação delas”, diz doutor Thiago Volpi. A recomendação diária é de uma xícara de chá (170 gramas).


7. Arroz
Rico em carboidrato, principal nutriente na produção de energia, também possui ferro, vitaminas do complexo B, fibras e, quem diria, proteína. O ideal, no entanto, é consumir arroz integral ou selvagem. O branco, mais comum nas mesas em geral, não tem tanto nutrientes como os citados. O consumo diário deve ser de quatro colheres de sopa no almoço e no jantar.


8. Feijão
Trata-se de um dos alimentos de origem vegetal mais ricos em proteína e ferro. Além disso, contém carboidrato e fibras. A recomendação diária varia entre uma e quatro colheres de sopa no almoço e no jantar. “A sua combinação com o arroz, bem ao gosto do brasileiro, é perfeita: os aminoácidos que faltam em um são encontrados no outro”, diz doutor Thiago. “Sem contar que a absorção do feijão pelo organismo é facilitada pelo amido presente no arroz”. De acordo com estudo feito na Universidade de São Paulo (USP), com o aval da Organização Mundial da Saúde (OMS), a dobradinha arroz e feijão também reduz os riscos de câncer na cavidade bucal, faringe e laringe.


9. Iogurte
Além de ser rico em cálcio, assim como todo derivado do leite, favorece as funções gastrointestinais, reduzindo o risco de prisão de ventre e câncer de cólon, principalmente os que possuem probióticos, tipo os lactobacilos. O cálcio é importante na manutenção da saúde de ossos e dentes. “O ideal é que você tome três copos de iogurte diariamente. Caso você também tome pelo menos um copo de leite, a necessidade de iogurte cai para dois copos. Ou seja, entre leite e iogurte, devemos tomar três copos”, diz Adriana.


10. Linhaça
Possui fitoquímicos (lignanas, fitosteróis e flavonoides), também considerados antioxidantes, além de ômega-3, vitaminas e minerais, com destaque para a vitamina E, potássio e magnésio. Por conta do ômega-3, apresenta benefícios contra dor e inflamação, podendo também fortalecer o sistema imunológico, reduzir o risco de certos tipos de câncer e melhorar a saúde da pele, cabelo e unhas. Mais: auxilia no controle do colesterol e no bom funcionamento do intestino. “É importante que a linhaça seja triturada no momento de consumo para que os nutrientes sejam mais bem absorvidos”, diz Adriana. “É recomendado também não descuidar da hidratação quando se utiliza esse alimento. Se você não tem o hábito de tomar água, necessária mesmo quando não sente sede, o efeito pode ser o contrário, ou seja, a linhaça prende o intestino.” O consumo diário deve ser de duas colheres de sopa (15 gramas).

Acupuntura: o que é e para o quê serve


Reconhecida como uma especialidade médica, essa técnica chinesa pode ajudá-lo a curar lesões esportivas e diminuir a ansiedade, entre outros males, com sessões indolores e sem contra-indicações

Uma técnica milenar de mais de 5 000 anos (3 000 de registros escritos e 2 000 de achados arqueológicos), a acupuntura está cada vez mais presente na saúde dos brasileiros. E também não é para menos. Reconhecida como uma especialidade médica desde 1995 pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Médica Brasileira, hoje muitos médicos indicam esse tipo de tratamento para várias doenças, inclusive para o tratamento de lesões no esporte.


Místico ou não? Os princípios da acupuntura se baseiam na energia vital chamada “chi”. Os chineses acreditavam que essa força é o equilíbrio entre o lado negativo (yin) e o positivo (yang) – que quando não estão em sintonia podem causar distúrbios físicos e emocionais. Com a introdução de agulhas em pontos específicos, a harmonia é restabelecida e a saúde volta ao normal.


Entretanto, muitos médicos ocidentais afirmam que a aplicação dessa técnica em determinados pontos libera uma substâncias neurotransmissora chamada somatostatina (responsável pela comunicação entre os neurônios), que age sobre a inflamação e a dor de modo benéfico.


O fato é que os resultados são muito palpáveis e essa técnica é oferecida em vários hospitais públicos e privados como por exemplo, o Hospital das Clínicas, em São Paulo.


Dói? A primeira pergunta que muitas pessoas fazem é se a acupuntura dói. A resposta é: não deve. As agulhas são extremamente finas e o incômodo só pode acontecer se eventualmente o médico acertar um nervo superficial ou um ponto mais sensível da pele. Nesse caso, é preciso avisar o médico que corrigirá na hora seu erro. Lembre-se: tratamentos dolorosos estão quase sempre relacionados a um mau profissional.


Como funciona? O médico coloca finíssimas agulhas em determinados pontos do corpo – isso é definido conforme a necessidade de cada paciente –, as quais ativam no cérebro a produção de endorfina (analgésico), de cortisol (antiinflamatório) e de seratonina (antidepressivo). Quando a agulha penetra a pele, ela causa uma microinflamação que produz de forma natural essas substâncias, oferecendo uma melhora nos sintomas e até mesmo a cura de maneira mais rápida.


Quando procurar um especialista? Antigamente, muitas pessoas procuravam essa técnica depois de tentar quase tudo da medicina ocidental. Mas isso está mudando. O ideal é consultar um acupunturista assim que os primeiros sintomas aparecerem, lutando contra a doença, logo nos estágios iniciais. Além disso, a acupuntura não tem contra-indicação, principalmente no caso de lesões esportivas. Lembre-se sempre que o sucesso do tratamento está ligado à escolha de um profissional confiável. Procure checar se ele está atrelado a alguma instituição ou associação de referência.


É eficaz em que casos? Descubra em quais doenças as “agulhas” podem ajudar de acordo com a lista divulgada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).


- Distúrbios funcionais neurológicos: cefaléia, enxaquecas, nevralgia, paralisias faciais na fase inicial, neuropatias ou alterações sensitivas, doenças de Méniere, vertigem, zumbido por labirintopatia, enurense noturna na infância e incontinência.


- Distúrbios funcionais gastrointenstinais e ginecológicos: espasmos no esôfago, soluços, náuseas e vômitos, gastrites agudas e crônicas, diarréia crônica e constipação, colites inesperadas, cólon irritável, tensão pré-menstrual e cólicas menstruais.


- Distúrbios respiratórios: rinite, sinusite, faringite, amigdalite agudas e crônicas, sobretudo de natureza alérgica, bronquite e asma.


- Perturbações oculares e da boca como conjuntivites, dor de dente e nas gengivas


Atenção, atletas! Distúrbios musculares, tendinosos, articulares e esqueléticos: síndrome cervicobraquialgias, torcicolo, processos leves de traumas como contusão e entorses, algias do ombro, cotovelo e punho, dores lombares de origem muscular, dores ciáticas, dores coxo femural e do joelho, tornozelo e dos pés, lesões inflamatórias resultado de esforços repetitivos, fibromialgia, dores pós-operatórias e reabilitação pós-imobilização.


Fonte: http://www.sportlife.com.br/saude/acupuntura-o-que-e-para-que-serve - por Marina Machuca - Foto: Thinkstock e Getty Images

13 truques para acelerar a queima de calorias



Malhar não é a única maneira de despachar os quilos extras. Com pequenas mudanças, você conseguirá manter o metabolismo mais ativo e, com isso, mandar mais calorias embora


É fato: quanto mais velhos ficamos, mais o metabolismo, a forma como o organismo processa as calorias ingeridas, fica preguiçoso e passa a ser cada vez mais difícil perder ou manter o peso. A boa notícia é que é possível fazer o organismo funcionar mais rápido e despachar uma dose extra de calorias. A desaceleração do metabolismo com a idade está ligada ao fato de que, a partir dos 35 anos, a massa muscular, que consome mais energia que o tecido adiposo, começa a diminuir cerca de 6% a cada década e, com isso, menos calorias são queimadas e os pneuzinhos começam a se acumular.


Embora o metabolismo seja determinado geneticamente, é possível fazê-lo funcionar a nosso favor. A Sport Life de tá algumas dicas de como acelerar a queima de calorias. Confira!


1. Faça atividade física todos os dias
O único segredo para queimar gorduras e manter o metabolismo ativo é se exercitar. Não há escapatória.Vale qualquer atividade física, desde sair de casa para caminhar, limpar a casa, correr, nadar, levantar pesos. Todas as dicas que se seguem não vão funcionar se você não começar a se mexer e a mudar de vida. Reserve, no mínimo, 45 minutos por dia para malhar. Outra dica fundamental. Faça um trabalho de força. Músculo consome mais energia (calorias) que gordura.


2. Sofra e sue a camisa
Não tem ninguém que não se beneficie da prática de atividade física. A endorfina, liberada ao se realizar exercício, ajuda a afastar o estresse e a ansiedade e gera algo parecido à sensação de felicidade, mas se você treina apenas na chamada “zona de conforto”, deixa de queimar calorias eficientemente.Você deve intercalar “bons” (treinos em intensidades leves a moderadas) e “maus” momentos (treinos em alta intensidade), mas, claro, sem exagerar, pois excessos podem provocar lesões.


3.Tome café da manhã todos os dias
Comer ativa o metabolismo, principalmente depois do jejum prolongado de uma noite de sono. Se você tomar café da manhã na primeira meia hora depois de acordar, gastará mais calorias ao longo de todo o dia. Com um gesto tão simples como comer, você dá ao corpo tudo o que ele precisa para se restabelecer depois do jejum noturno, além de ter menos fome ao longo do dia. Ao manter constantes os níveis de glicose e insulina, você fica mais capaz de resistir a delícias ultracalóricas, como bolos ou um salgadinho. Estudos demonstraram que pessoas que tomam o café da manhã diariamente não só mantêm um peso estável com o passar dos anos como também tendem a viver mais anos e são mais saudáveis do que aquelas que não comem nada ao se levantar.


4. Inclua gorduras na sua dieta
Estudo publicado na revista Cell Metabolism mostrou que a introdução de gorduras saudáveis na dieta resulta em níveis mais equilibrados de açúcar e colesterol. Parece fundamental adicionar à dieta uma quantidade adequada de gordura para ativar as enzimas do fígado implicadas no metabolismo – a gordura de reserva não é suficiente para isso. Mas sem abusar, claro.
Outro estudo, italiano, publicado no Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism, demonstrou que mais calorias são queimadas ao se ingerir alimentos ricos em proteínas e pobres em gorduras. Embora isso pareça contradizer o ponto anterior, o que se verificou foi que, com um número equivalente de calorias, os alimentos ricos em proteínas e carboidratos provocam maior gasto calórico (termogênese) do que os alimentos ricos em gordura. Esse fato pode explicar por que algumas pessoas engordam apesar de comerem pequenas refeições, mas com alimentos ricos em gordura (pizza, chocolates, etc).


5. Beba chá
Chá contém cafeína e flavonoides antioxidantes, que cuidam da saúde e ajudam a queimar as gorduras extras. O chá vermelho, por exemplo, ou pu-erh, é conhecido pelas suas extensas propriedades: ajuda a emagrecer, regula o colesterol, ativa o metabolismo do fígado, alivia a ressaca e aumenta a diurese. Ele é conhecido como a carnitina dos chás, porque parece “liberar” as gorduras armazenadas para serem queimadas nas mitocôndrias, quando é necessária energia durante o exercício físico. Já o chá verde também tem cafeína e antioxidantes, como as catequinas. É também utilizado para diminuir o apetite e aumentar o metabolismo basal. Tome quatro xícaras ao dia. Sem açúcar, obviamente.


6. Treine em jejum
Funciona se for bem feito, mas não se deve abusar dessa prática. A ideia é treinar logo de manhã, completamente em jejum, ou seja, sem ter comido nada desde a noite do dia anterior. O objetivo é obter energia a partir das gorduras de reserva, uma vez que não há glicose nem glicogênio muscular disponíveis para manter a atividade. Se você abusar da prática, ela deixa de funcionar. Também não funciona se você passa tanta fome que toma um café da manhã “duplo” depois de treinar. Você também não pode adotar essa estratégia de um dia para o outro. Comece comendo uma banana antes de ir treinar, depois reduza para metade dela e coma a outra metade no café da manhã pós-treino e, finalmente, não coma nada.Tenha o cuidado de apostar em exercícios aeróbios de baixa/média intensidade.


7. Não passe fome
Esqueça as dietas ultrarrestritivas. Elas não funcionam no longo prazo e não lhe dão a energia para que consiga realizar uma atividade física, a única forma de manter o metabolismo ativo e de queimar gordura. Para emagrecer, é preciso gastar mais calorias do que as ingeridas. Ao comer, também se gasta energia para absorver, transportar, armazenar e metabolizar os alimentos. O chamado “efeito termogênico” dos alimentos aumenta o metabolismo entre 8% e 16% nas duas a três horas pós-refeição. O metabolismo trabalha a seu favor. Portanto, se você não comer o necessário, acabará por reduzir os seus próprios gastos, ou seja, você entra numa espécie de “modo sobrevivência”, poupando energia em vez de gastá-la. Sempre prefira queimar mais a ingerir de menos. Por isso, quando começar o seu plano de emagrecimento, mantenha uma ingestão ligeiramente abaixo do normal, eliminando apenas os excessos e retirando mais alimentos apenas quando o progresso estancar.


8. Petisque com inteligência
Fazer seis a sete refeições por dia ajuda a manter o metabolismo ativo. Além disso, assegura um aporte de energia, vitaminas e minerais correto e equilibrado. Além das três refeições principais, faça lanches leves no meio da manhã e da tarde e também antes de dormir, sempre com alimentos hipocalóricos e ricos em fibra, como bolachas integrais, queijo fresco, iogurtes, frutas, entre outros, para aproveitar o seu conteúdo em vitaminas e minerais e completar a sua alimentação. Ficar muitas horas sem comer faz com que o corpo se poupe e guarde energia, ou seja, o metabolismo fica mais preguiçoso.


9. Controle (e não elimine totalmente) os carboidratos
A tentação mais óbvia costuma ser cortar cereais, pão, batata e massas. Mas saiba que o resultado é ainda mais direto: perda de energia, falta de força para treinar, mau humor. Os carboidratos são cruciais ao metabolismo, pois dão a energia para os treinos que, claro, você pretende que sejam duros e que queimem muitas calorias. Comece por definir o que está comendo nesse momento. Por exemplo, dois pães por dia, arroz no almoço e no jantar (tente definir a quantidade em colheres de sopa), três porções de fruta, cereais ao café da manhã etc. Nas primeiras duas semanas, reduza as quantidades nos dias em que não treinar, por exemplo, coma menos três colheres de sopa de arroz ou uma batata a menos no almoço ou no jantar. Depois, troque um dos sanduíches por um lanche só de proteína: ovo cozido, queijo fresco com uma torrada integral só para matar a gula. E vá cortando gradualmente sempre e apenas quando o progresso estancar.


10. O poder dos lácteos
Estudos demonstraram que pessoas que ingerem três porções de lácteos (leite, queijo ou iogurte) por dia podem perder mais peso do que aquelas que não os ingerem. A explicação parece estar no fato de os produtos lácteos serem fonte de proteínas, vitamina D e cálcio, um combinado perfeito para acelerar a combustão das gorduras. Prefira leite desnatado, iogurte 0% de gordura e queijo light.


11. Mude o seu treino
Se você sempre faz o mesmo treino,com o tempo o seu corpo se acostuma ao esforço, queimando cada vez menos calorias. Por isso, para emagrecer, você deve apostar num plano de treino com exigência progressiva e variar o tipo de esforço. Faça exercício aeróbio pelo menos três vezes por semana. Se já segue essa rotina, comece a fazer pelo menos uma sessão semanal de intervalado.


12. Adoce com canela
Estudos realizados sobre canela demonstraram que basta ingerir 1 g de canela por dia (1/4 de uma colher de chá) para diminuir em até 30% os níveis de glicose, colesterol e gorduras no sangue.Para as pessoas com diabetes tipo 2, a canela contém componentes que aumentam a sensibilidade à insulina e o metabolismo energético em cerca de 20 vezes. E ainda tem a vantagem de ter apenas 3 calorias por grama.


13. Alimente os seus músculos
A massa magra sempre é sacrificada nos regimes de emagrecimento. Saiba que a proteína pode ser a peça-chave para controlar a vontade de atacar um doce e o apetite e também para manter a massa muscular. Inclua uma fonte proteica de alto valor biológico em todas as refeições. E se quer fazer um jantar leve, por exemplo, só uma sopa, não deixe de acrescentar sempre uma fonte proteica a ela: queijo fresco ou ovo cozido.


Consultoria de Ricardo Zanuto, nutricionista doutor em fisiologia, e Fábio Medici Lorenzeti, mestrando no Laboratório de Nutrição e Metabolismo EEFE-USP


Fonte: http://www.sportlife.com.br/fitness/13-truques-para-acelerar-a-queima-de-calorias - por Marina Machuca - Foto: Thinkstock/Getty Images

Como tratar as varizes em homens


Cirurgião vascular indica as causas e tratamentos da doença que atinge homens entre 30 e 40 anos

Alguns homens se queixam das dores, inchaço e sensação de peso nas pernas provocadas pelas varizes no membro inferior. Os homens, principalmente aqueles que estão na faixa etária de 30 e 40 anos são as principais vítimas das varizes.


Para Fernando Bacalhau, cirurgião vascular especialista pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC), a hereditariedade é uma das principais causas. “As varizes consistem em veias tortuosas que apresenta um defeito em suas válvulas fazendo com que o sangue se movimente no sentido contrário”, explica.


Se a mãe tem varizes, aumenta as chances dos filhos também apresentar o quadro. “No homem, outros fatores como obesidade, sedentarismo ou permanecer muito tempo em pé ou sentado contribui para o surgimento das varizes”, afirma o cirurgião vascular. 


As varizes masculinas podem passar despercebida pelos homens, uma vez que o pelo masculino camufla as veias. “A maioria dos homens só descobrem que tem o problema porque vão procurar ajuda médica para aliviar os sintomas como dor e inchaço nas pernas”, ressalta o médico. 


Geralmente, é após dos 50 anos que muitos recorrem à ajuda. ”Se as varizes fossem diagnosticadas cedo o homem evitaria todo esse sofrimento”, comenta.


COMO AMENIZAR


Um dos tratamentos indicados para tratar as varizes é a laser endovenoso. “O procedimento consiste na incisão de uma agulha no interior da veia para levar a fibra ótica do laser de diodo. Dessa forma as veias de grande calibre são desativadas e tratadas por uma microfibra ótica”, revela Fernando.
Outras técnicas podem ser aliadas na hora de combater as varizes. “Existe ainda a escleroscopia com espuma - técnica que trata veias finas e grossas com injeção”, finaliza o especialista.

As cem melhores coisas que você pode fazer pelo seu filho


Poucas coisas são mais importantes na vida do que educar crianças. No entanto, a maioria das pessoas não recebe nenhuma educação formal para realizar essa tarefa com sucesso. Em grande medida, as habilidades de educar filhos são desenvolvidas na observação de como nossos próprios pais lidaram conosco e com os nossos irmãos. Quando temos pais tranquilos e eficientes, nossas habilidades de educar tendem a funcionar. Se nossos pais foram pouco habilidosos em lidar com os filhos, tendemos a ter dificuldade em lidar com nossos próprios filhos.

Embora a educação de filhos possa ser tremendamente compensadora, é, muitas vezes, cheia de dores de cabeça, confusão e sofrimento. Se você seguir os princípios delineados aqui, notará um aumento marcante na sua eficiência com seu filho, além de um relacionamento pleno e mais positivo.

Escolha aquelas que são apropriadas para a situação. Essas “melhores coisas que você pode fazer pelo seu filho” foram reunidas com o passar dos anos de experiência clínica com crianças e adolescentes “difíceis” e “não tão difíceis”. Essas dicas também resumem tudo o que foi abordado em O manual de instruções que deveria vir com seu filho, de Daniel Amen.

Lembre-se de como é ser criança e adolescente

1 Lembre-se de como é ser criança (o bom e o ruim). Como se sentia quando tinha a idade deles. Isso vai ajudá-lo a reconhecer e a lidar com as preocupações dos filhos.
2 Lembre-se de como se sentia quando mamãe e papai estavam muito ocupados para atender você.
3 Lembre-se de como era quando você dizia uma mentira e de como gostaria que seus pais tivessem reagido ao descobrir a verdade.
4 Lembre-se de como se sentia quando seus pais brigavam entre si. Você briga da mesma maneira com o seu parceiro?
5 Lembre-se de como se sentiu quando sua mãe ou seu pai o/a levou a um lugar muito especial.
6 Lembre-se das horas das refeições. Se foram experiências positivas (e por quê) ou experiências negativas (e por quê).
7 Lembre-se de como se sentia na hora de ir para a cama.
8 Lembre-se da primeira vez em que você convidou alguém para sair, ou de quando foi convidado, e da intensa ansiedade que acompanha um namoro.
9 Lembre-se de seus sentimentos e suas experiências sexuais quando criança e adolescente.
10 Lembre-se dos piores professores que teve. Assim, você pode entender seus filhos quando eles reclamam da escola.
11 Lembre-se dos melhores professores que teve, para dizer aos seus filhos como a escola pode ser boa.

A autoridade é essencial

12 Ser firme com seus filhos não é o mesmo que ser mau.
13 A autoridade é essencial para manter ordem e estrutura na família. Seus filhos o respeitarão mais se acreditarem, de fato, que você deve ser a figura de autoridade nesse relacionamento.
14 Estabelecer a autoridade (de forma gentil) com a criança aumenta a criatividade. Os limites são conhecidos, e ela não precisa testá-los constantemente, deixando energia para atividades mais produtivas. Além disso, a criança também aprenderá a lidar com a autoridade quando adulta.
15 Faça valer o que diz. Não permita que a culpa o faça voltar atrás naquilo que sabe que é certo.

Seu relacionamento com seus filhos é a chave do sucesso

16 Seu relacionamento pessoal com seus filhos é importante para o bem-estar emocional deles! Muitos pais subestimam sua influência. Com um bom relacionamento, eles recorrerão a você quando precisarem. Quando o relacionamento é ruim, procurarão outros (como os amigos) em busca de conselho.
17 Respeite seus filhos. Trate-os em casa como os trataria na frente dos outros. Isso também os ensina a serem autênticos com as pessoas.
18 Passe algum “tempo especial” com seus filhos todos os dias, fazendo o que gostam e querem. Quinze a vinte minutos por dia de “tempo especial” irá fortalecer o elo entre vocês e fará uma grande diferença na qualidade do relacionamento. Quando você está disponível para seus filhos, os ajuda a se sentirem importantes e aumenta sua auto-estima.
19 Seja um bom ouvinte. Descubra o que seus filhos pensam antes de lhes dizer o que você pensa.
20 Fale com seus filhos no nível deles.
21 Evite gritos. Como é que você se sente quando alguém grita com você? Fale de maneira suave com eles; assim, estarão muito mais dispostos a ouvi-lo.
22 Mantenha as promessas que fizer.
23 Os filhos aprendem sobre relacionamentos observando como os pais se relacionam entre si. Você está dando um bom exemplo?

Um ambiente amoroso e prestativo

24 Diga aos seus filhos todos os dias que você os ama.
25 Seja carinhoso. Abrace-os sempre que buscarem o seu colo ou a sua proximidade.
26 Estabeleça contato visual com seus filhos todos os dias e pergunte como foi o dia deles.
27 Ouça a música que ouvem para saber que informação está entrando na cabeça deles.
28 Limite a TV e o videogame. Lembre-se: são atividades “sem cérebro” e de pouca utilidade às crianças.
29 Não permita que assistam a muitos noticiários. Isso assusta e aumenta a ansiedade.
30 Cuide dos rituais (ir para a cama, refeições, feriados, etc.), pois fornecem continuidade, estrutura e estabilidade familiar.
31 Apresente-os a uma grande gama de experiências, mesmo que eles hesitem em aceitar.
32 Participe de jogos com seus filhos. A recreação é essencial para uma vida equilibrada e feliz.

Expectativas claras

33 Seja claro com o que espera da criança ou do adolescente. O que funciona bem é afixar regras, delinear as “leis” e os valores da família. Aqui estão oito exemplos:
• Falar a verdade.
• Tratar um ao outro com respeito.
• Não discutir com os pais.
• Respeitar a propriedade um do outro.
• Fazer o que a mãe e o pai disseram da primeira vez (sem reclamar ou fazer cena).
• Pedir permissão antes de ir a algum lugar.
• Guardar as coisas que tirou do lugar.
• Procurar maneiras de ser gentil e prestativo um com o outro.

Dê atenção ao que você gosta bem mais do que ao que você não gosta

34 Quando seus filhos cumprem as regras e as expectativas, note isso. Se nunca reforça a obediência, é pouco provável que ela se mantenha.
35 Note os comportamentos de que gosta nos filhos dez vezes mais do que os comportamentos de que não gosta. Isso os ensina a notar o que eles gostam em si mesmos, em vez de criar uma autoimagem crítica.
36 O elogio e o incentivo não só fortalecem a ligação entre pais e filhos, como aumentam o bom comportamento e ensinam novas habilidades. A raiva e o castigo podem reprimir o comportamento difícil, mas não ensinam nada de bom a longo prazo e ainda prejudicam o relacionamento.

Disciplina

37 Lembre-se: não diga aos seus filhos para fazerem alguma coisa dez vezes. Espere que obedeçam da primeira vez! Esteja pronto para fazer valer suas palavras.
38 Use a disciplina para ensiná-los, em vez de castigar ou revidar por causa do mau comportamento.
39 Jamais os discipline quando estiver descontrolado. Retire-se por um tempo até reassumir o controle de si mesmo.
40 Considere o mau comportamento como um problema que você vai resolver, em vez de se fixar na ideia de que “o garoto está só querendo me irritar”.
41 É importante que faça valer consequências rápidas e claras para regras quebradas, de forma direta e sem emoções exacerbadas. Bronca e gritaria são extremamente destrutivas e ineficientes.
42 Sempre se lembre das palavras “firme” e “gentil”. Um pai costumava dizer “duro como prego e gentil como um cordeiro”. Tente equilibrar os dois ao mesmo tempo.
43 Quando seus filhos ficarem presos no comportamento negativo, tente distraí-los e volte ao assunto mais tarde.
44 Lide com a mentira e o roubo imediatamente.
45 Aprenda a lidar com situações difíceis com seus adolescentes (sexo, drogas, desrespeito). Muitos pais me perguntam se funciona bater nos filhos. Respondo que a questão é a qualidade do relacionamento e a capacidade de ser firme e gentil com eles.

Escolhas

46 Dê aos seus filhos a chance de escolher entre várias alternativas, em vez de decretar o que eles vão fazer, comer ou vestir. Se tomar todas as decisões por eles, serão incapazes de tomar suas próprias decisões mais tarde.
47 Antes de dizer a sua opinião sobre uma decisão na vida deles, peça-lhes que lhe contem o que pensam.
48 Incentive-os a tomar decisões independentes, baseadas no conhecimento que têm, em vez de fazê-lo com base na opinião dos amigos.

Supervisão

49 Supervisione a experiência escolar. Conheça o professor. Seja uma parte ativa da classe dos seus filhos. Às vezes os pais são as últimas pessoas a saber de coisas que não estão dando certo. Quando você se envolve, ajuda a mantê-los nos eixos.
50 Saiba onde estão todo o tempo. Diga-lhes que quer saber com quem estão, o que estão fazendo e a que horas chegarão em casa. Mostre-lhes que vai verificar periodicamente. De início, vão reclamar de sua intromissão; mas, a longo prazo, vão apreciar que você se importa.
51 A confiança é baseada nas experiências passadas. Mostre que o grau de liberdade deles depende de quão confiáveis se mostrem.
52 Passe um tempo com os amigos de seus filhos (mesmo que o rejeitem), para saber a que tipo de influência seus filhos estão expostos.

Apoio dos pais

53 Os pais precisam estar juntos e apoiar um ao outro.
54 Quando, aos filhos, é permitido dividir a autoridade paterna, acabam tendo muito mais poder do que lhes seria benéfico.
55 Os pais que têm suas forças sugadas não conseguem se dar de forma adequada aos filhos. Nesse caso, o melhor é reservar um tempo para repor as energias.
56 A melhor coisa que você pode fazer pelos seus filhos é amar o seu parceiro.

Autoestima

57 As crianças assumem os rótulos que lhes damos. Seja cuidadoso com os apelidos e as frases que usa para descrever seus filhos.
58 A autoestima deles é mais importante do que a qualidade de sua lição de casa.
59 Ajude-os a ter ilhas de competência em áreas de seu interesse (esporte, música, etc.). A autoestima se baseia na capacidade de a pessoa se sentir competente.

Ensinando as crianças

60 Uma forma significativa de seus filhos aprenderem valores é observando o comportamento dos pais. Ensine-lhes valores através de sua conduta e de sua experiência de vida.
61 Converse sobre sexo e drogas. Não deixe essa responsabilidade para a escola!
62 Ajude-os a aprender com seus erros. Não os menospreze, senão eles o farão consigo mesmo quando não alcançarem a perfeição.
63 Tenha somente alimento saudável em casa: assim, aprenderão a comer bem para manter a saúde.
64 Ajude-os a incluirem as atividades físicas na rotina diária.
65 Respeito à natureza e aos animais são valores que devem ser reforçados na educação.
66 Converse sobre vida e morte.
67 Não permita que culpem os outros pelo que acontece em sua vida.
68 Ensine-lhes o poder de delegar.
69 Agradecer o que recebem é outro aprendizado importante.
70 Demonstre que a organização torna o dia-a-dia mais fácil (isso pode significar manter o quarto arrumado, mesmo quando essa não seja a tendência natural deles).
71 Faça da leitura um hábito. Leia para seus filhos (ou peça que eles leiam para você).
72 Informe-se sobre as novas tecnologias e seja o primeiro a lhes ensinar.

Trabalho e filhos

73 Incentive seus filhos a trabalhar por aquilo que querem, ao contrário de lhes dar tudo o que pedem. O trabalho é bom para eles.

Irmãos

74 Incentive e recompense o respeito entre irmãos. Corrija o comportamento inadequado e hostil. Lembre-se de que um pouco de rivalidade entre irmãos é normal.

Amigos e colegas

75 Não se meta nas brigas entre os amigos e colegas de seus filhos, mas esteja disponível para dar conselhos.
76 Não permita que andem na companhia de pessoas que usam drogas, que briguem ou se envolvam em atividades perigosas.

Quando há problemas

77 Procure ajuda profissional para seus filhos quando necessário. Não varra os problemas para debaixo do tapete. Incentive-os a falar sobre as coisas que não estão funcionando em sua vida.
78 Peça desculpas quando você cometer erros.
79 Ajude-os a superar incapacidades e fraquezas.

Entenda o que é normal

80 Entenda o desenvolvimento normal (por exemplo: as fases críticas do desenvolvimento, como a revolta dos dois anos de idade; a questão da independência e identidade nos adolescentes, etc.).
81 Se o adolescente se afastar da família, conquiste-o com bondade, não com rancor.
82 Não diga a um adolescente de 18 anos o que fazer. Provavelmente fará o contrário. Sugira alternativas, ouça, ajude-o mostrando as opções. Seja cuidadoso com suas palavras, senão ele dirá algo como: “Já tenho 18 anos, posso fazer o que quiser”.

Aprenda o máximo possível

83 Ser um bom pai é resultado de aprendizado. Leia, informe-se, aprenda tudo o que puder.

Cuidados com o bem-estar

84 Faça seus filhos usarem capacete quando andarem de bicicleta, skate, patins e em outras situações de alto risco. Cuide dos esportes que eles praticam, evitando o risco de contusões na cabeça.
85 Leve a sério machucados na cabeça, até os menores.
86 Faça com que, no carro, usem cinto de segurança em todas as ocasiões.
87 Programe dietas equilibradas, com menos açúcar refinado e carboidratos.
88 Ensine seus filhos a terem pensamentos positivos e a se prevenirem contra os pensamentos negativos.
89 Todos os dias, faça com que agradeçam por tudo o que têm.
90 Leve-os para assistir a filmes edificantes.
91 Cerque-os com bons aromas.
92 Faça-os compor uma biblioteca de experiências maravilhosas.
93 Faça exercícios regulares com eles.
94 Ensine-lhes a respirar de forma correta (calma e profundamente, usando o diafragma).
95 Ensine seus filhos a confrontar e lidar com situações conflitantes.
96 Faça com que desenvolvam objetivos claros para sua vida (relacionamentos, escola, trabalho, dinheiro e o self e que olhem para eles todos os dias.
97 Cante com seus filhos sempre que puder. Faça com que a música torne-se parte da vida deles. Se puder, e eles quiserem, proporcione-lhes aulas de dança e de música.
98 Elimine a cafeína na medida do possível.
99 Beba moderadamente na frente deles e jamais use drogas ilegais.
100 Na hora da birra, não permita que batam a cabeça quando frustrados. 

Fonte: Revista Construir