IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Rodeio: Dois motociclistas ficam gravemente feridos após ser atingidos por um Fusca na noite de domingo


Rodeio: Dois motociclistas ficam gravemente feridos após ser atingidos por um Fusca na noite de domingo

Uma colisão frontal entre um Fusca de Blumenau e um Honda Biz de Apiúna deixou um casal gravemente feridos na noite deste domingo (9) no km 85 da BR-470, em Rodeio, próximo da empresa Malhas JN. Um Astra de Agronômica também se envolveu no acidente.

O casal que estava na Biz teve diversas fraturas na região do braço e pernas. Jaqueline Heller, de 23 anos, e Adriano Rutzen, de 33 anos, foram conduzidos pelo SAMU para o Hospital Beatriz Ramos de Indaial.

O motorista do Fusca fugiu do local a pé, entrando em um matagal e se apresentou na delegacia na manhã desta segunda-feira. Já o condutor do Astra de Agronômica nada sofreu.

JSCM

Cruzes são colocadas na ponte entre Rodeio e Ascurra

Cruzes são colocadas na ponte entre Rodeio e Ascurra
Blog Airton Souza

Para sinalizar a ponte da morte, como é conhecida no Médio e Alto Vale, organizadores do protesto pacífico colocam cruzes brancas no trecho da BR-470. 
O protesto acontecerá no dia 20 de dezembro, caso as autoridades não cumpram o acordo feito no dia 21 de outubro, em reunião no Dnit de Rio do Sul, com políticos da região e o Engenheiro do Dnit Yuri Mourão, também com a presença do Chefe da Polícia Rodoviária Federal Antonio Carlos Stanislau Afonso Cunha.
Na reunião ficou acertado que o protesto, que aconteceria no dia 01 de novembro, seja cancelado e foram solicitados 60 dias de prazo para colocação de sinalização mais ostensiva no local, também incluindo o Moro do Tom, no Km 84.
Os organizadores acataram o pedido, onde foi assinada uma ata, com as solicitações e cancelado o protesto, com a possibilidade de uma nova data, caso não cumpram o acordo.


http://airtonsouza.blogspot.com.br/2014/11/cruzes-sao-colocadas-na-ponte-entre.html

Pacotão: tablet ou notebook, qual é a melhor opção para estudar?



O Pacotão Tira-dúvidas de Tecnologia desta semana responde a dúvidas sobre qual é a melhor ferramenta para auxiliar os estudos; excluir definitivamente a conta do Facebook; denunciar perfil com fotos roubadas. Mande suas perguntas na área de comentários do blog.

>>> Notebook ou Tablet, qual é a melhor ferramenta para auxiliar os estudos?

Oi, as minhas aulas recomeçaram e preciso de um computador novo para fazer os trabalhos da escola. Mas aí me ocorre a seguinte dúvida: o que é melhor, comprar um tablet ou um notebook?

Jana

Olá, Jana!

O melhor investimento numa ferramenta para auxiliá-la nos estudos dependerá do seu perfil de usuária e quais tarefas você pretende realizar no seu equipamento. Um notebook, por mais modesta que seja a configuração, é uma ferramenta de entretenimento e produtividade. É claro que a produtividade é relativa a que tarefas serão realizadas, e se a configuração de hardware é a mais apropriada para a execução dos programas. Por exemplo: se você irá apenas pesquisar na internet, redigir textos, criar apresentações e exibir vídeos, não é preciso adquirir um notebook com processador de última geração com placa de vídeo 3D. Uma configuração mais simples, com processador de dois núcleos, 4GB de RAM e memória de vídeo compartilhada já é o suficiente.

Por outro lado, ao investir num tablet você ganha ainda mais mobilidade e horas adicionais longe da tomada. Também é possível obter produtividade no gadget, porém é preciso levar em consideração quais aplicativos irão substituir os programas convencionais, ou se existe alguma versão adaptada para dispositivos móveis.

O melhor equipamento irá depender da sua escolha pessoal, se o PC que você possui está ultrapassado, na minha opinião a escolha mais acertada é adquirir um notebook. Mas antes de decidir, por favor, poste na área de comentários quais serão os programas que você pretende usar. Assim posso dar dicas específicas para sua necessidade.



>>> Excluir definitivamente a conta do Facebook

No Facebook não tem a opção de excluir conta imediatamente. Onde você encontro essa opção? Tem como você explicar, passo a passo, como devo proceder para me livrar definitivamente do Facebook?

André Vieiro

Olá, André! Não existe a opção de excluir imediatamente o perfil no Facebook. Quando o processo de remoção é acionado, ele deixa a conta inativa durante 14 dias e somente após esse prazo o perfil é excluído definitivamente. Caso você mude de ideia durante os 14 dias em que a conta estiver desativada, basta fazer login com os mesmos dados. A partir disso, será exibida uma mensagem em que você pode clicar no botão “cancelar a exclusão”, e em seguida no botão “reativar a conta”. Se você fizer isso, o perfil automaticamente será restaurado.

Para iniciar o processo de solicitação de exclusão, é preciso estar conectado ao Facebook e então clicarneste link. Informe novamente a senha do perfil e repita no campo abaixo as palavras que forem exibidas na figura. Essa orientação é baseada na reprodução do processo de exclusão de uma conta no Facebook.



>>>Denunciar perfil com fotos roubadas no Facebook

Ronaldo, fizeram um fake meu com minhas fotos e nome diferente, já denunciei, meus amigos também e até o momento o perfil continua lá e nada aconteceu. Eu não sei mais a quem recorrer, por favor me ajude.

Rita

Olá Rita! O serviço de verificação de denúncias do Facebook nem sempre atua com a urgência que se espera. Também existem situações em que a denúncia pode ser considerada improcedente. Nesse caso, o ideal é fornecer mais detalhes para que os avaliadores tenham subsídios suficientes para tomar uma atitude. Para casos semelhantes ao seu é possível formalizar a denúncia nesta página.

Uma dica para evitar esse tipo de inconveniente é que você restrinja ao máximo o acesso às suas fotos, pois assim estará preservando a sua privacidade e dificultando a ação desse tipo de usuário na rede social.

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/pacotao-tablet-ou-notebook-qual-e-melhor-opcao-para-estudar.html

Modismos linguísticos


Como em muitos aspectos da vida, a moda também existe na língua. E, como qualquer moda, depois de algum tempo fica “cafona” e, de tanto ser usada, perde a beleza e a expressividade.

Começamos hoje uma campanha contra os modismos que empobrecem o nosso vocabulário, que tornam nossa linguagem chata e sem graça.

1ª) “A situação do engenheiro já está resolvida a nível de empresa.” Só poderíamos começar pelo modismo campeão. Confesso que julgava o posudo “a nível de” morto e enterrado. Engano meu. Volta e meia ele reaparece, principalmente entre executivos que o utilizam com pose e ar de superioridade, como se estivessem usando alguma expressão que comprovaria o quanto estão atualizados e a sua enorme capacidade intelectual.

2ª) “Vamos estar resolvendo seu problema hoje à tarde”. Que o brasileiro gosta do gerúndio, todos nós sabemos, mas há visíveis exageros. Esse “gerundismo futuro”, provavelmente de influência inglesa, está chato: “vamos estar retornando”, “vamos estar enviando”, “vamos estar depositando”... Vamos simplificar: “retornaremos ou vamos retornar”, “enviaremos”, “depositaremos” e, graças a Deus, “resolveremos seu problema hoje à tarde”.

3ª) “O governo argentino pretende obter novo empréstimo junto ao FMI”; “Este problema só pode ser resolvido junto à gerência”; “O atacante foi contratado junto ao Benfica”. Na minha infância, “junto a” ficava ao lado. Ao que parece mudou. Seria tão mais simples “obter o empréstimo no FMI”, “resolver o problemacom o gerente” e “contratar o atacante do Benfica”. Fora a chatice da repetição, ainda há o perigo da ambiguidade. Que você faria diante da placa “Identifique-se junto à portaria”? Você se dirigiria para a portaria ou para a porta que fica ao lado?

Vejamos mais alguns modismos que infestam nossos textos: “O acidente deixou o saldo de duas vítimas” (os dois coitados morrem e ainda viram “saldo”); “A polícia ainda contabiliza os mortos” (pelo visto contabilidade e morte andam juntas); “A inflação de maio sinaliza novo aumento dos juros”, “O governo ainda não sinalizouuma nova proposta” (a nossa política anda cheia de guardas de trânsito). Não seria mais simples “indicar ou apontar novo aumento dos juros” e “apresentar uma nova proposta”?

Para encerrar, três pérolas: “O problema ficou maior ainda com a desalavancagem das vendas”; “Este novo projeto deve impactar a nossa empresa”; “Amanhã vamos restartar os nossos trabalhos”. Sem comentários.

Uso do gerúndio

Devemos evitar o modismo de usar o gerúndio para indicar ações futuras: “Vou estar depositando o seu salário hoje à tarde”; “O Instituto vai estar realizando um seminário sobre Gestão pela Qualidade no próximo mês”; “Na próxima quarta-feira, ele vai estar fazendo três anos de empresa”.

São frases mal construídas. Não é caso para gerúndio (depositando, realizando, fazendo). A ação verbal está no futuro. Deveríamos dizer: “Vou depositar (ou depositarei)...”; “O Instituto vai realizar (ou realizará)...”; “...ele vai fazer (ou fará)...”

Alguns empregos do gerúndio devem ser evitados:

1ª) Quando as ações expressas pelos dois verbos – gerúndio e verbo principal – não puderem ser simultâneas: Chegou sentando-se. Ou Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro, estudando com um amigo padre na infância.

2ª) Quando o gerúndio expressa qualidades e não comporta a ideia de contemporaneidade: Vi um jardim florescendo.

3ª) Quando a ação expressa pelo gerúndio é posterior à do verbo principal: O assaltante fugiu, sendo detido duas horas depois. Seria melhor dizer: O assaltante fugiu e foi detido duas horas depois.

4ª)Quando o gerúndio, copiando construção francesa (galicismo), passa a ter valor puramente adjetivo: Viu uma caixa contendo...A construção mais adequada seria: Viu uma caixa que continha...”

O uso do gerúndio será tão mais impróprioquanto mais se aproxime da função adjetiva, ou da expressão de qualidades ou estados, ou quanto maior a distância entre o tempo da ação expressa por ele e o tempo da ação do verbo principal.

É interessante lembrar que o pior uso do gerúndio é aquele que gera ambiguidade:

“A mãe encontrou o filho chorando.”

(Quem estava chorando? A mãe ou o filho?)

“Ônibus atropela criança subindo a calçada.”

(O ônibus subiu a calçada e atropelou a criança ou o ônibus atropelou a criança no momento em que ela subia a calçada?)

O bom uso do gerúndio:

Gerúndio modal: Chegou cantando.

Gerúndio temporal. Indica contemporaneidade entre a ação expressa pelo verbo principal e o gerúndio: Vi João passeando.

Gerúndio durativo: Ficou escrevendo sua redação.

Gerúndio cuja ação é imediatamente anterior à do verbo principal: Levantando o peso, deixou-o cair sobre o pé.

Gerúndio condicional: Tendo sido publicada a lei, obedeça-se!

Gerúndio causal: Conhecendo sua maneira de agir, não acreditei no que me disseram.

Gerúndio concessivo: Mesmo nevando muito, iria à festa.

Gerúndio explicativo: Vendo que o leme não funcionava, o comandante chamou o mecânico.

Como regra geral, pode-se dizer que o gerúndio está bem empregado quando:

a) há predominância do caráter verbal ou adverbial;

b) o caráter durativo da ação está claro;

c) a ação expressa é coexistente ou imediatamente anterior à ação do verbo principal.

http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/modismos-linguisticos.html

O que fazer quando o Windows XP deixar de receber suporte

O Windows XP irá perder o suporte da Microsoft no próximo dia 8 de abril. A empresa responsável pelo desenvolvimento do sistema operacional recomenda que todos os usuários atualizem para versões mais recentes do Windows e, se o hardware não permitir, então que seja levada em consideração a aquisição de um novo PC.

Mas, afinal, por que é necessário seguir as recomendações de atualizar o sistema ou adquirir um novo PC?

Quando for preciso acionar o suporte da Microsoft ou de algum dos seus parceiros para a resolução de problemas de software ou hardware, é necessário que o sistema operacional ainda conte com esse tipo de serviço. A correção de bugs e vulnerabilidades no sistema e a atualização de drivers também são fundamentais para o bom funcionamento do PC, e dependem diretamente da empresa desenvolvedora do Windows.

Um exemplo de problema que pode surgir após o fim do suporte é a exibição distorcida de páginas de internet pelo navegador padrão do Windows XP, pois ele já não suporta recursos avançados empregados no desenvolvimento de sites que oferecem maior interatividade e melhor experiência de uso. A solução paliativa é recorrer a outros navegadores, como o Google Chrome ou o Mozilla Firefox, porém não existe garantia alguma de que esses navegadores permanecerão recebendo atualizações regulares pelos seus desenvolvedores.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a restrição à adição de novos periféricos (impressora, scanner, mouse e teclado sem fio), pois corre-se o risco de não encontrar drivers apropriados para a sua instalação, inviabilizando o funcionamento.

Quando instalar uma versão mais recente do Windows?

As versões mais recentes do sistema operacional são: Windows Vista, Windows 7, Windows 8 e Windows 8.1. Porém, antes de instalar uma dessas versões, é preciso verificar quais são os requisitos mínimos de hardware. Vale salientar que, mesmo quando os requisitos mínimos de hardware são atendidos, isso não significa que o desempenho do PC será satisfatório.

Por exemplo: o requisito de memória RAM mínimo requerido para a instalação do Windows 7 é de 1GB (gigabyte) num PC com um processador de 1 gigahertz (GHz, velocidade do processamento) com apenas um núcleo. Embora seja possível instalar o Windows 7 num equipamento com essa configuração, ao executar um navegador de internet, um player de música e manter o antivírus em execução, será praticamente inviável obter alguma produtividade - mesmo que o PC esteja sendo usado apenas para acessar redes sociais.

Os requisitos mínimos de hardware para instalar as versões mais recentes do Windows são os seguintes:

Windows 7

- Processador: 1 gigahertz (GHz) ou superior de 32 bits (x86) ou 64 bits (x64)
- 1 gigabyte (GB) de RAM (32 bits) ou 2 GB de RAM (64 bits)
- 16 GB de espaço em disco disponível (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
- Dispositivo gráfico DirectX 9 com driver WDDM 1.0 ou superior

Windows 8

- Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com suporte a PAE, NX e SSE2
- RAM: 1 gigabyte (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
- Espaço em disco: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
- Placa gráfica: dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com driver WDDM





Windows 8.1

- Processador: 1 gigahertz (GHz) ou mais rápido com suporte a PAE, NX e SSE2
- RAM: 1 gigabyte (GB) (32 bits) ou 2 GB (64 bits)
- Espaço no disco rígido: 16 GB (32 bits) ou 20 GB (64 bits)
- Placa gráfica: dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com driver WDDM



Quando é necessário comprar outro computador?

Se os requisitos mínimos não forem atendidos para a instalação do sistema operacional, ou se mesmo sendo possível instalá-lo o PC ficar muito lento.

E se o usuário preferir deixar o seu PC como está?

Isso aumenta a probabilidade de infecção por pragas virtuais, o sistema fica mais vulnerável, menos programas poderão ser instalados ou atualizados, sites deixarão de exibir o seu conteúdo de maneira apropriada e, em casos extremos, funcionalidades específicas sequer irão funcionar.

Há alternativas para quem não puder instalar versões mais recentes e não quer comprar outro PC?



Dependendo do hardware, é possível instalar alguma distribuição do sistema operacional Linux, que além de não ter custo de aquisição de licença dispensa a instalação de antivírus e conta com atualizações regulares. Porém, para o melhor desempenho na execução do Linux, é recomendável optar por aquelas que oferecerem um ambiente gráfico mais leve, como XFCE ou LXDE.

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/o-que-fazer-quando-o-windows-xp-deixar-de-receber-suporte.html

Pacotão: Saiba o que levar em consideração na hora de escolher um tablet


O Pacotão Tira-dúvidas de Tecnologia desta semana responde questionamentos sobre o que é necessário levar em consideração na hora de escolher um tablet e sobre o fim do suporte do Windows XP. Mande suas perguntas na área de comentários do blog.

>>> Saiba o que levar em consideração na hora de escolher um tablet

Olá! Pretendo comprar um tablet para estudar para concursos. O iPad possui a tela retina que facilita a leitura e gostaria de saber se aparelhos dos outros concorrentes, como os da Samsung, possuem função parecida.

Amanda Borbahá

Olá, Amanda! Em questão de qualidade em que as imagens e vídeos são exibidos na tela, qualquer modelo de tablet atual atende bem necessidades como ler ou navegar na internet.

Agora, você também precisa levar em consideração as seguintes características:

Peso – Quanto mais leve for o tablet, mais prático será de carregá-lo. Além da vantagem de poder segurá-lo confortavelmente por inúmeras horas.

Tamanho da tela – O tamanho da tela é uma escolha pessoal. Você deve testar os modelos disponíveis e avaliar qual é o tablet que oferece o tamanho de tela mais confortável para a leitura.

Sensibilidade da tela – A sensibilidade da tela está relacionada diretamente à experiência de uso que o tablet irá lhe proporcionar. Existem alguns modelos de baixo custo que apresentam tela com pouca sensibilidade, o que pode se tornar um limitador no seu uso, além de tornar a experiência frustrante.

Capacidade de processamento e memória RAM – Embora o seu objetivo seja usar o tablet para leitura, é preciso levar em consideração qual é o hardware do dispositivo, pois é provável que você não irá restringir o seu uso apenas para visualizar documentos no formato digital padrão. Os documentos no formato PDF, dependendo da maneira que foram criados, podem ser muito grandes e ocasionar travamento enquanto você estiver navegando entre as suas páginas. O resultado disso será uma péssima experiência de uso.

Conectividade – Todos os modelos possuem conexão com a internet através da rede Wi-Fi, porém nem todos permitem usar um plano de dados de internet móvel. Se você optar por um modelo que ofereça suporte ao 3G, é preciso levar em consideração o custo adicional e a disponibilidade de sinal nos principais lugares que você irá acessar a internet. Mas se o objetivo principal é somente leitura, um tablet sem suporte a internet 3G irá atender a sua necessidade.

Autonomia da bateria – O emprego do tablet como ferramenta de auxílio aos estudos se torna ainda melhor se ele consegue ficar o máximo de horas possível longe da tomada. Por isso, observe esse detalhe nas especificações técnicas do produto.

Capacidade de armazenamento – Se você for utilizar o tablet também para armazenar e reproduzir vídeo-aulas, o mínimo é que ele possua pelo menos 16GB de espaço livre. O ideal é 32GB ou mais. Alguns modelos de tablet permitem a adição de cartão de memória, se você precisar ainda mais de espaço.

Durabilidade – É importante sentir a “pegada” do tablet, pois alguns modelos podem atender a todos os requisitos mencionados acima, mas ter uma construção frágil. Isso pode reduzir a vida útil do dispositivo, principalmente se você transportá-lo com frequência.

>>> Dúvida sobre o fim do suporte do Windows XP

"A solução paliativa é recorrer a outros navegadores, como Google Chrome ou Mozilla Firefox, porém não existe garantia alguma de que esses navegadores permanecerão recebendo atualizações regulares pelos seus desenvolvedores" - Que ameaça idiota. Você está ameaçando o usuário da possibilidade de sofrer com os outros o quer a Microsoft já fez com ele. Quem não estará mais dando atualizações regulares é a Microsoft.

Sandro Múciohá

Olá, Sandro!

É da responsabilidade da Microsoft disponibilizar as atualizações, porém no momento em que o sistema operacional fica incompatível com os navegadores mais modernos, além de ser tornar mais vulnerável a ataques de vírus, a tendência é de que muitos sites deixem de ser exibidos corretamente ou, em casos extremos, a navegação fica inviabilizada. Cada desenvolvedor de navegador adota a sua própria política de desenvolvimento. Embora o fim do suporte do Windows seja responsabilidade da Microsoft, a ausência de um navegador de internet compatível com os padrões atuais também é um problema que deve ser levado em consideração.

>>> Windows XP em caixas eletrônicos

Descobri, outro dia, que todos os caixas automáticos dos USA usam Windows XP e que a ficha só caiu quando a Microsoft anunciou que não daria mais suporte, o que mostra a confiabilidade desta versão.

Darci

Olá, Darci! É preciso distinguir o emprego de computadores com o Windows XP instalado. O emprego dessa versão do sistema operacional em caixas de auto atendimento bancário também é realidade aqui no Brasil. Mas é preciso levar em consideração o cenário computacional em que esses equipamentos são utilizados e quais programas são executados. Um terminal de auto atendimento geralmente é conectado a uma rede segura e executa alguns poucos programas específicos que são desenvolvidos pelo próprio departamento de TI do Banco ou adquiridos sob encomenda. Nesse caso, as limitações que irão surgir com a ausência de suporte ao sistema operacional são menores do que se forem comparadas num desktop doméstico. 

A decisão de migrar todo o parque de máquinas é estratégica de cada instituição, mas o fato de que muitos equipamentos ainda estejam operando com a versão mais antiga do Windows não serve necessariamente de indicador de confiabilidade do sistema, mas uma escolha individual de migrar rapidamente para um versão com suporte ou não. Também é preciso levar em consideração o alto custo de migração de centenas, se não milhares de computadores e o tempo necessário para a conclusão da migração. Já para um usuário doméstico, o impacto e o custo são muito menores, além de se tornarem indispensáveis justamente devido à sua necessidade de uso.

Foto: Divulgação

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/pacotao-saiba-o-que-levar-em-consideracao-na-hora-de-escolher-um-tablet.html

Pacotão: É possível instalar o Mac OS X em qualquer PC?


O Pacotão Tira-dúvidas de Tecnologia desta semana responde aos questionamentos sobre instalar o Mac OS X em qualquer PC, BlackBerry PlayBook para leitura de documentos em PDF, melhor tablet para visualizar documentos do Office, arquivos de música com extensão .exe, perfil bloqueado no Facebook por enviar muitas mensagens. Mande suas perguntas na área de comentários do blog.
>>> É possível instalar o Mac OS X em qualquer PC? 
Ronaldo, eu tenho curiosidade de ver em funcionamento o Mac OS X, vi na internet que tem como instalar em qualquer PC, pois eles já vem com processador Intel. Assim como é possível instalar o Windows em Macs. É possível fazer essa instalação? 
Gabriel

Olá, Gabriel! Algumas configurações de PC até podem ser suportadas pelo Mac OS X, entretanto existem aspectos legais que impedem esse procedimento. O mais comum é você encontrar na internet uma versão modificada do Mac OS X - essa prática de alterar a versão original do sistema para permitir a instalação num PC é conhecida como 'hackintosh'. A estabilidade do sistema, obtida a partir de um 'hackintosh', irá variar de equipamento para equipamento. Essa variação acontece devido ao fato de que o Mac OS X foi projetado para funcionar especificamente no hardware produzido pela Apple. Embora seja possível encontrar componentes de hardware com características equivalentes e na mesma arquitetura, o bom funcionamento de um PC e a estabilidade na execução do sistema operacional e de programas não se resume apenas ao suporte do processador. Também ficam restritas as atualizações oficiais distribuídas pela Apple, caso a cópia instalada for uma versão modificada.



>>> BlackBerry PlayBook para leitura de documentos em PDF 
Um BlackBerry PlayBook, seria uma opção para o uso de leitura de arquivos no formato PDF? Estou prestes a comprar um usado devido ao preço.
Guilherme Henriquehá 

Olá, Guilherme! Sim, o BlackBerry PlayBook é uma excelente opção de tablet para a leitura de e-books e documentos no formato PDF. Embora o seu hardware seja defasado, ele irá atender perfeitamente a sua necessidade. 

>>> Melhor tablet para visualizar documentos do Office 
Ronaldo, qual o melhor tablet para acessar o Excel e Word?
Jose Cavalcantihá 

Olá, Jose! Para a leitura e edição de documentos do Office é necessário instalar aplicativos como por exemplo o QuickOffice, ou então editá-los em serviços na nuvem como o Google Drive ou o Microsoft OneDrive. Se o seu objetivo é somente manipular documentos, e possivelmente navegar na internet, não é preciso investir num modelo de tablet topo de linha. Todos os modelos de tablets disponíveis no mercado irão atender a sua necessidade, porém, evite adquirir um eletrônico de fornecedores desconhecidos, pois, no caso de você precisar recorrer à assistência técnica, é possível que você não receba nenhum tipo de suporte. Um tablet que atende a sua necessidade, com um preço mais em conta e de um fabricante conhecido é o Slate da HP.

>>> Arquivos de música com extensão .exe existe ou é vírus? 
Quando eu baixo algumas músicas da internet, tenho percebido que ao invés de serem no formato .mp3, estão vindo como .exe, é vírus? 
Sabrina

Olá, Sabrina! É preciso levar em consideração qual a origem das músicas que você está fazendo o download, pois boa parte do acervo disponível gratuitamente na internet infringe os direitos autorais e é considerado pirataria. Arquivos de áudio podem ser disponibilizados em extensões como .mp3, wav, ogg, wma e se estiverem compactados em alguma .zip, .rar, .tar.gz. A extensão .exe é usada em programas - nesse caso é possível que você, ao invés de ter realizado o download de um arquivo de áudio, tenha salvo o instalador de algum programa malicioso. 

>>> Perfil bloqueado no Facebook por enviar muitas mensagens
Olá, o meu perfil no Facebook foi bloqueado devido a eu ter enviados várias mensagens para pessoas diferentes, pois administro alguns grupos. Estou sem poder acessar o meu perfil há mais de dez dias, o que faço para reaver o meu acesso?
Juliano

Olá Juliano! Se a sua conta está completamente bloqueada (se você não consegue fazer login), ela pode ter sido desativada devido ao excesso de mensagens enviadas. O Facebook classifica como uso inapropriado, mesmo que não tenha sido a sua intenção. Por favor, poste na área de comentários qual é a mensagem que está sendo exibida para você, assim poderei orientá-lo com precisão sobre que procedimento adotar.

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/pacotao-e-possivel-instalar-o-mac-os-x-em-qualquer-pc.html

O internetês


Quem gosta da internet e a utiliza com certa frequência já deve ter observado uma “novidade linguística” bem marcante, que vem provocando boas discussões.

São comuns, principalmente entre os mais jovens, o uso de palavras abreviadas e o desrespeito às normas ortográficas vigentes: “tb axo q vc naum deve viajá pq tá xato” (também acho que você não deve viajar porque está chato).

Quanto às abreviações, sinto informar aos nossos adolescentes que se trata de uma “novidade velha”. Quando fiz meu curso de Letras (fins da década de 60 e início da de 70), abreviar já era hábito. Só assim conseguíamos anotar os ensinamentos de nossos mestres universitários. Era uma “taquigrafia” necessária: tb (também), q (que), vc (você), pq (porque)...

O uso da letra “m” para substituir o til (naum = não) é um retorno às nossas raízes. Para quem não sabe, a origem do til é a letra “n”. Observe duas curiosidades: 1a) em espanhol, o nosso VERÃO é “verano” e a forma verbal PÕE (do verbo PÔR) é “pone” (do verbo “PONER”); 2a) o ditongo nasal decrescente /ão/ pode ser grafado “ão” (estão, cantarão) ou “am” (falam, cantaram), conforme a tonicidade.

A grafia fonética (axo, xato) já é defendida por muita gente, mas essa brincadeira pode criar vícios irreversíveis. Em textos oficiais, todos nós devemos seguir o sistema ortográfico vigente, que é baseado não só na fonética mas também na etimologia (origem das palavras).

A verdade é que nós sabemos ortografia por memória visual, e não por “decoreba” de regrinhas. Ninguém perde tempo pensando se HOJE tem “h” ou não, se CASA é com “s” ou “z”, se CACHORRO é com “x” ou “ch”. O que nos faz saber ortografia é a leitura e o bom hábito de escrever. Não temos dúvida na hora de escrever palavras usuais, aquelas que vemos e escrevemos com frequência. Isso significa que a visualização e o uso constante das palavras fora da grafia oficial podem criar “dúvidas eternas”.

O uso de TÁ por ESTÁ é uma tendência da linguagem coloquial brasileira. É marca da nossa oralidade. Outra característica da nossa língua oral é a omissão do “r” no infinitivo dos verbos (vou falá, vendê, parti). É um fenômeno chamado apócope (perda de fonema no fim do vocábulo). Isso ocorreu, por exemplo, na evolução dos verbos latinos, que terminavam em “are”, “ere”... e perderam o fonema vocálico final. Hoje, em Português, o infinitivo dos verbos termina no “r” (vou falar, vender, partir).

Tudo isso pode ser muito interessante e criativo, mas é preocupante. A nossa garotada precisa estar consciente de que esta forma de linguagem é grupal, é localizada, é adequada unicamente numa situação específica. É preciso que saibam que a linguagem da maioria, dos textos oficiais, da vida profissional é a língua padrão. E a escola não pode se omitir: é lá que os jovens poderão entrar em contato e conhecer a língua padrão.

Todas as formas de linguagem são válidas e adequadas a cada situação, inclusive a língua padrão. Como diz nosso mestre e acadêmico Evanildo Bechara: “É preciso sermos poliglotas dentro da nossa própria língua”.

DÚVIDAS DOS LEITORES

1ª) Por que a expressão “líquido precioso” é condenada pelos professores e gramáticos?

Nada de errado com a expressão “líquido precioso”. O problema é que usamos demasiadamente essa expressão em referência à “água”. Tudo que é usado exageradamente torna-se um “clichê”. Todo chavão empobrece o estilo e, por isso, deve ser evitado. Não é uma questão de certo ou errado. Veja outros clichês que devem ser evitados:

“Transformou a rua numa verdadeira praça de guerra”;

“Realizou o sonho da casa própria”;

“Lenda viva”; “Monstro sagrado”; “Luta do século”...

2ª) Qual é a forma correta: “DEVEM-se cortar gastos” ou “DEVE-se cortar gastos”?

O correto é “DEVEM-se cortar gastos”, porque “gastos devem ser cortados”, ou seja, trata-se de uma frase passiva em que “gastos” é o sujeito. Se o sujeito está no plural, o verbo deve concordar no plural. A partícula “se” chama-se apassivadora. É o mesmo caso de “Alugam-se apartamentos”; “Vendem-se automóveis”; “Consertam-se sapatos e bolsas”.

3ª) Quando utilizar “está” ou “estar”?

A forma “está” é do presente indicativo; e “estar” é o infinitivo. Observe melhor:

“Ele está aqui em São Paulo” (=presente do indicativo);

“Ele deve estar aqui” (=infinitivo);

“Ele se esforçou para estar aqui entre nós” (=infinitivo)

4ª) É possível usarmos a expressão “duas alternativas”?

Boa pergunta. O leitor provavelmente se refere à origem da palavra “alternativa”. ALTER significa “outro”. Assim sendo “outra alternativa” seria redundância. Deveríamos, por isso, dizer “outra opção”. 



Etimologicamente, o leitor tem razão, mas a verdade é que, hoje em dia, alternativa se tornou sinônimo de opção. Não chega a ser um erro, mas, se pudermos evitar, é melhor. Quando dizemos que não há alternativa, já estamos afirmando que só temos uma opção. Não é preciso dizer que temos “outra alternativa”. Basta dizer que temos “uma alternativa”, que já significa que temos “outra opção”. Assim sendo, “duas alternativas” não está errado: são “duas outras opções”.

http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/o-internetes.html

A gramática do futebolês


Com muita frequência, alguns aspectos gramaticais são desrespeitados pelos esportistas em geral.

Nossas regras de concordância às vezes são esquecidas: “Ela parecia meia nervosa”; “Ele vai nadar os cem metros livres”; “Ainda faltava cinco minutos para acabar o jogo”; “Aconteceu dois acidentes fatais nesta curva”; “Podem haver surpresas na convocação de hoje”.

A palavra MEIO, quando significa “um tanto, mais ou menos”, é advérbio. Como tal, não apresenta flexão de gênero e número (sem feminino nem plural): “Ela parecia MEIO nervosa”. A palavra MEIO apresenta feminino e plural quando significa “metade”. Nesse caso, é numeral: “É meio-dia e MEIA” (meia hora = metade da hora); “Só usava MEIAS palavras” (palavras pela metade); “Bebeu uma garrafa e MEIA de cerveja” (meia garrafa = metade da garrafa).

No segundo exemplo, LIVRE é o nado, é o estilo: “Ele vai nadar os cem metros (nado/estilo) LIVRE”. O adjetivo não se refere aos cem metros. É diferente de “correr cem metros RASOS”. No atletismo, o adjetivo se refere aos cem metros (cem metros rasos = cem metros sem obstáculos).

Nos dois casos seguintes, temos um tradicional erro de concordância verbal: verbo no singular não concordando com o sujeito plural posposto. O sujeito do verbo FALTAR é “cinco minutos”: “Ainda FALTAVAM cinco minutos para acabar o jogo”; e o sujeito do verbo ACONTECER é “dois acidentes fatais”: “ACONTECERAM dois acidentes fatais nesta curva”.

No último exemplo, encontramos o verbo HAVER, com o sentido de “existir”. Nesse caso, o verbo HAVER é impessoal (sem sujeito), por isso deve ficar invariavelmente no singular: “HÁ surpresas”; “HAVIA surpresas”; “HOUVE surpresas”; “HAVERÁ surpresas”; “HAVERIA surpresas”; “DEVE HAVER surpresas”; “PODE HAVER surpresas na convocação de hoje”.

Outro problema frequente é o mau uso das preposições: às vezes faltam, às vezes sobram.

Em “O atacante não obedeceu o que técnico pediu”, “Isto desagradou os torcedores” e “Mais de 50 mil assistiram o jogo”, está faltando a preposição “a”: os verbos OBEDECER, DESAGRADAR e ASSISTIR (no sentido de “presenciar, ver”) são transitivos indiretos: “O atacante não obedeceu AO que o técnico pediu”, “Isto desagradou AOS torcedores” e “ “Mais de 50 mil assistiram AO jogo”.

Por outro lado, em “Chutou a bola POR SOBRE o gol”, “Passou a bola POR ENTRE as pernas” e “É preciso ter respeito PARA COM o adversário”, há preposições sobrando. Bastaria dizer: “Chutou a bola SOBRE o gol”, “Passou a bola ENTRE as pernas” e “É preciso ter respeito PELO adversário”.

Se usar uma preposição já não é fácil, que dirá duas!


DÚVIDAS DOS LEITORES

1ª) Leitor quer saber: “O termo correspondência é um coletivo. É certo usá-lo no plural?”

Exatamente por ser um coletivo, é que não precisamos usar “correspondências do diretor”. Basta dizer a correspondência. Isso já significa todas as cartas, fax e e-mails, ou mensagens eletrônicas, se você preferir.



2ª) Existem casos, além das sentenças que expressam distância como “a 100 metros”, em que a crase não deve ser usada?

Em casos do tipo “Obras a 100 metros” ou “a 200 metros” ou “a 500 metros”, jamais haverá acento da crase. É impossível haver artigo feminino antes da palavra metro por um motivo muito simples: metro é masculino. 

Haverá crase se eu disser que alguém estava à distância de 100 metros. Nesse caso o artigo feminino antecede o substantivo feminino distância. Observe melhor:

a) Obras a 100 metros;

b) Ficou à distância de 100 metros.


3ª) Nas expressões “vire à direita” e “vire à esquerda” devemos usar o acento da crase?

Sempre que as expressões “à direita” e “à esquerda” indicarem “lugar”, ou seja, se forem adjuntos adverbiais de lugar, o acento grave indicativo da crase é obrigatório. Portanto, se as nossas placas de trânsito fossem bem escritas, estariam com acento indicativo da crase:

a) “Vire à direita”

b) “Proibido entrar à esquerda”



4ª) “Está correto dizer que uma pessoa corre "risco de vida?”

Sim. Não está errado, porque podemos subentender “corre risco de perder a vida”.

Também podemos dizer que se “corre risco de morte”, pois sempre corremos o risco de “coisas ruins”. Ninguém corre o risco de ser promovido, mas corre o risco de ser demitido. Nunca vi alguém correr o risco de ganhar na loteria, mas vi muita gente correr o risco de perder tudo no jogo, de ir à falência. Verdadeiramente, nós corremos risco de morrer, e não de viver.



5ª) Qual é a diferença entre Antártida e Antártico?

Antártida é o nome do continente gelado do Polo Sul do nosso planeta.

Antártica é toda a região, incluindo os mares e o próprio continente. 

A palavra Antártico é formada pelo prefixo “anti”, que significa “contra”, e Ártico. Antártico, portanto, é a região que se opõe ao Ártico, que é o extremo do Polo Norte.


Não é errado chamarmos a Antártida de Antártica.

http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/gramatica-do-futeboles.html

É possível recuperar os dados de um HD estragado?


>>> É possível recuperar os dados de um HD estragado?

Ronaldo, consegui a proeza de deixar meu HD externo cair no chão. Tentei usá-lo novamente, mas não consegui acessar nada, apesar de era possível ouvir os discos rodando. Tem algum jeito de salvá-lo? Pelo menos para um último acesso para copiar as informações que estavam lá?
Rafael Lopeshá 

Olá, Rafael! Eu já tive um problema parecido. Em caso de queda do HD, é preciso levar em consideração se ele estava em funcionamento ou não, pois se ele estava ligado, aumenta a probabilidade de que o dado físico tenha inutilizado o disco. Sem ter em mãos o seu HD fica inviável eu poder fazer um diagnóstico, mas em casos semelhantes a única maneira de recuperar as informações é levando o HD para empresas especializadas em recuperação de dados. Nesse caso, a informação armazenada justifica o alto custo na recuperação dos dados. 

>>> Recuperar a senha do roteador Wi-Fi

Ronaldo, formatei o meu notebook, só que agora não consigo conectá-lo usando a minha rede sem fio, pois não lembro mais da senha. O que faço?
Jonas 

Olá, Jonas! Não existe um método trivial que possa ser empregado na recuperação da senha do seu roteador, embora seja possível recorrer a alguns programas que irão fazer uma autenticação num procedimento de 'hack'. No seu caso, o ideal é redefinir a senha. Para isso, basta resetar o roteador. Uma dica: ao invés de senha, prefira usar o método de autenticação baseado em endereço de MAC (Media Access Control). Se você quiser adotar esse método de autenticação, e precisar de auxílio, por favor, poste na área de comentários o modelo do seu roteador e versão do sistema operacional.

>>> Como desativar perfil no Facebook de usuário falecido

O meu afilhado faleceu no mês passado. Como faço para desativar o perfil dele no Facebook sem o login?
Evandra Dorneles


Olá, Evandra. A maneira mais simples de você remover o perfil do seu afilhado é informando as credenciais de acesso. Você poderia redefinir a senha do e-mail dele e depois solicitar a mudança da senha do Facebook. Mas também existe um recurso oferecido pela rede social em que os parentes ou amigos do usuário falecido podem solicitar a exclusão da conta. Para fazer a solicitação, você deve acessar este linkaqui e preencher o formulário com as informações solicitadas. Será preciso fornecer uma cópia da certidão de óbito, da certidão de nascimento da pessoa falecida, ou alguma prova de falecimento fornecida por autoridades. Mas também existe a possibilidade de transformar o perfil num memorial, assim você estará prestando uma homenagem virtual ao seu ente querido. Para solicitar a conversão do perfil em memorial, é preciso acessar esse link aqui e preencher todos os campos solicitados no formulário.

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/e-possivel-recuperar-os-dados-de-um-hd-estragado.html

Como excluir perfil hackeado no Facebook

>>> Excluir perfil hackeado no Facebook



Ronaldo, o meu Facebook foi hackeado! Eu preciso excluir urgente o meu perfil, mas não estou conseguindo trocar a senha. Como faço para excluir definitivamente o meu perfil?
Daniela

Olá, Daniela! Para que você consiga excluir o seu perfil, é necessário ter acesso a conta. Nesse caso, solicite a redefinição da senha na tela de login. Será enviado por e-mail as instruções e um link para que você conclua o cadastro de uma nova senha. Faça isso e após acesse normalmente o seu perfil. Para excluir a conta, clique nesse link (https://www.facebook.com/help/delete_account) e na opção ‘Excluir minha conta’. 


>>> Contribuição do leitor

Sobre redefinição da senha do Wi-Fi no roteador, tem uma outra solução: Coloca um cabo d e rede no roteador, entra nele pelo IP que esta em baixo dele, Dlink ,192.168.0.1 TPlink 192.168.0.1, Intelbras 10.0.0.1....em quase todos a senha e usuário é admin, admin vai em wireless, segurança e copia a senha. 
Valdenir Bernardihá

Olá, Valdenir! A solução que você propôs é válida, desde que a configuração de rede e credenciais de acesso ainda forem as originais de fábrica. Se a senha do administrador for outra, o painel administrativo do roteador permanecerá inacessível. 


>>> Recuperação de dados de HD estragado

Para recuperação do Disco, usem o HDD Regenerator, já recuperei dois disco que não conseguia ler. com o mesmo problema citado quando caiu. 
Rondinelle Bispo

Olá, Rondinelle! A recuperação de dados a partir de um HD danificado só é possível através de software quando não houver dano físico que impeça o funcionamento do mesmo. Existem situações que o sistema operacional não irá reconhecer o HD externo, nesse caso o programa não terá como obter os dados armazenados. 

>>> Compartilhar arquivos na rede deixa o PC lento?

Tenho uma dúvida, vamos ver se você pode me ajudar. Na empresa em que trabalho, constantemente observo pessoas reclamando que seus computadores ficam lentos quando utilizam e manipulam arquivos que estão armazenados na rede, a perda de velocidade da internet. 
O pessoal do suporte me passou a orientação de que o ideal é salvar os arquivos no computador que eu estiver trabalhando, e somente após concluir a edição, substituir o arquivo que estava compartilhado na rede pelo mais atual. Essa orientação está correta?
Carlos Eduardo

Olá, Carlos Eduardo! A percepção que você tem sobre à perda de desempenho quando está manipulando arquivos que estão disponíveis num diretório na rede, pode estar relacionada também ao consumo de recursos do seu computador. Dependendo do tamanho do arquivo e o tipo de arquivo, também é possível que a execução de programas fique comprometida. Um exemplo é planilhas de cálculo com muitas informações, fórmulas complexas sendo manipulada pela rede num computador com configurações básicas. A velocidade da internet pode ficar comprometida dependendo do volume de dados que trafegam pela mesma rede e a quantidade de usuários conectados nela.

O armazenamento de arquivos em rede é uma prática muito empregada em ambientes corporativos, mas para que ela seja bem sucedida deve ocorrer um planejamento prévio, pois a rede fica onerada devido ao volume de arquivos “grandes” sendo acessados pelos usuários. 

Um outro aspecto que também deve ser levado em consideração é a concorrência de edições dos documentos. A ocorrência de mais de um usuário acessando simultaneamente o mesmo arquivo causa o inconveniente de que seja necessário criar uma cópia de segurança para então realizar a edição necessária e, ao término devolvê-lo, ao repositório. Nesse caso, por se tratar de uma cópia, todas as alterações feitas por outro usuário no arquivo original serão perdidas. A solução para esse problema é recorrer a uma tecnologia de controle de versões, como o Git ou SVN. 

Sem conhecer em detalhes o cenário computacional do seu local de trabalho, fica difícil recomendar especificamente qual a estratégia de compartilhamento mais apropriada. Porém, manter uma cópia armazenada localmente para a edição do arquivo e ajustar as rotinas de backup para serem realizadas regularmente num diretório de casa usuário certamente vai desonerar a sua rede e reduzir a insatisfação dos usuários.

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/como-excluir-perfil-hackeado-no-facebook.html

Nossos diminutivos


Observem o que diz o professor Reinaldo Pimenta, especialista em etimologia.

Um bicho pequeno é um bichinho; um gato pequeno, um gatinho; uma dor pequena, uma dorzinha. Ou seja, na língua portuguesa os diminutivos são expressos utilizando-se a própria palavra com a adição de um sufixo -inho(a) ou -zinho(a) — diferentemente, por exemplo, do inglês (little house: pequena casa) e do francês (petite maison: pequena casa), idiomas que usam uma outra palavra para criar um diminutivo.

No português, existem mais sufixos que exprimem essa mesma ideia de diminuição.

(a) -(z)ito(a)
Muito usado em Portugal, no lugar de -inho: rapazito, casita...

Qual é o diminutivo de mosca? Mosquinha? Pode ser. E mosquito? Está bem, é outro inseto. Mosca é mosca, mosquito é mosquito. Mas de onde veio a palavra mosquito? Isso mesmo, veio de mosca + o sufixo diminutivo -ito.

Agora vejamos o paliteiro. Retire um palito. De onde é que veio o palito? Do paliteiro, claro. Mas e a palavrapalito, qual é a sua origem? Veio de pau (que no latim era escrito palu) + a terminação diminutiva -ito. Ou seja, palito nada mais é que um pauzinho.

(b) -iscar, -isco
O sufixo -iscar aparece na formação dos verbos com noção diminutiva: chuviscar, mordiscar, rabiscar (que na sua origem significa fazer pequenos rabos).

O sufixo -isco aparece em vários substantivos: chuvisco (a chuva miúda ou o docinho em forma de pingo),marisco (pequeno animal do mar). Asterisco, na sua origem, significa astrinho e é isso mesmo, pode olhar. Por isso a palavra é asterisco e não asterístico. Quem fala asterístico come chuvístico e marístico.

(c) -culo(a), -ulo(a)
Uma pele pequena pode ser chamada de pelinha ou pelezinha. Mas também pode ser chamada de películaou cutícula (diminutivo de cútis). Uma gota pequena é uma gotinha ou uma gotícula.

Muitas vezes a noção de diminutivo da terminação só é percebida quando se pesquisa a origem da palavra no latim, como se vê nos casos abaixo.

Úvula
A famosa campainha, aquela carninha pendurada lá no fundo da boca, veio de uma palavra do latim: uvula, que é o diminutivo de uva. Quer dizer, úvula é uvinha.

Libélula
Veio do latim científico libellula, que era o diminutivo de libella, nível, prumo, que já era outro diminutivo: delibra, balança (de dois pratos). Ou seja, libélula é o diminutivo de outro diminutivo, é uma balancinhazinha. A libélula ficou com esse nome porque, quando ela voa, parece que está imóvel no ar, num perfeito equilíbrio, tal qual uma balancinhazinha.

Músculo
Veio do latim musculu, que inicialmente significava só ratinho e depois ganhou o sentido de músculo. A palavra latina foi formada de mus (rato) + a terminação diminutiva -culu. O músculo foi associado ao rato por causa de seus movimentos rápidos de contração e distensão.

Do latim mus saiu o mouse, camundongo em inglês.

Testículo
Veio do latim testiculu, palavra formada de testis (testemunha) + a terminação diminutiva -culo. Quer dizer,testiculu foi formado significando pequena testemunha. Ou não é isso?

(d) -ela
Na maioria dos casos, a noção de diminutivo se perdeu e a palavra ganhou outro sentido: costela(diminutivo de costa), goela (do latim gulella, diminutivo de gula, garganta), tabela (do latim tabella, diminutivo de tabula, tábua).

(e) -eto(a)
Alguns exemplos: folheto, vareta, sineta, saleta.

Caneta é o diminutivo de cana porque na sua origem o objeto era um tubinho feito de cana, com uma ponta na extremidade.

A palavra cana veio do latim canna, cana, tubo. A palavra latina foi dar no italiano canna e recebeu uma terminação aumentativa para virar cannone, que é a origem da palavra canhão em português



DÚVIDA DO LEITOR

- Nosso leitor quer saber: BRAZIL ou BRASIL? Nova York ou New York?

Brazil com “z”, só se for em inglês. Segundo nosso sistema ortográfico, Brasil oficialmente é com “s”.

- Quanto a Nova York, a principal discussão no meio jornalístico é quanto à grafia de York, em inglês ou aportuguesada? É briga sem fim. É uma questão de padronização.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o jornal O Globo prefere a forma Nova York em inglês, ou seja, York escrita como se escreve a cidade de York na Inglaterra. Daí o Duque de York, com York em inglês.

- O antigo Jornal do Brasil preferia a forma Nova Iorque aportuguesada. Até para ser coerente com o adjetivo gentílico. Quem nasce em Nova Iorque é nova-iorquino, aportuguesado como está no Aurélio. Observe melhor no esquema.

York – Nova York

Nova Iorque – nova-iorquino

http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/nossos-diminutivos.html

>>> O que fazer quando um celular é roubado?



Quando temos o celular roubado e ligamos para a operadora bloquear o chip, também temos a opção de bloquear o celular. Gostaria de saber se o celular é realmente bloqueado e se fica inutilizado, evitando que a pessoa que está com o aparelho consiga usar ou ter acesso a qualquer informação.
Isabel Cristina Mendes di Santo

Olá, Isabel Cristina! Quando você tem o aparelho celular perdido ou roubado, existe a opção de entrar em contato com a operadora de telefonia e solicitar o bloqueio do chip. Também é possível solicitar o bloqueio do aparelho. Para isso, é necessário informar o número do IMEI (código mundial que identifica unicamente o aparelho). Porém, antes de solicitar o bloqueio, é recomendável que você utilize o recurso de rastreamento do aparelho e envie o comando responsável pela remoção de todas as informações contidas nele. Mas vale salientar que, se o aparelho não estiver protegido por senha, e fotos estiverem armazenadas no cartão de memória, é possível que quem estiver de posse do aparelho tenha acesso a todo o conteúdo armazenado antes mesmo do comando de deleção ser executado com sucesso. Porém, mesmo adotando esses procedimentos, ainda assim é possível que, através de programas de computador, os ladrões consigam burlar o bloqueio, como mostra esta matéria do Bom Dia Brasil. Por essa razão, o ideal é evitar deixar salvas as senhas de acesso a e-mail, redes sociais e principalmente, jamais manter armazenadas fotos ou vídeos que possam causar qualquer tipo de constrangimento se forem postadas na internet.

>>> Transformar apresentação do PowerPoint em vídeo

Olá, Ronaldo! Você poderia me indicar uma maneira de eu transformar uma apresentação feita no PowerPoint num vídeo, pois quero postá-la no meu blog? Muito obrigado!
Vandré

Olá, Vandré! Você pode usar um programa chamado E.M. PowerPoint Vídeo Converter, disponível neste link, para a conversão das suas apresentações do PowerPoint para vídeo. Um outro programa gratuito com a mesma finalidade é o PowerDVD Point Lite. Ambos os programas permitem que você adicione áudio nos vídeos.


(Foto: Reprodução/G1)

>>> Identificar usuários na rede Wi-Fi

Tenho uma rede sem fio de acesso à Internet em minha residência para uso exclusivamente pessoal. Eu gostaria de saber como posso me certificar de que minha rede não está sendo usada por outras pessoas. Obrigado.
Herbert Tavareshá

Olá, Herbert! Você pode verificar quais equipamentos estão conectados na sua rede através da interface de administração do roteador. Mas para eu orientar com precisão quais os passos que você deve seguir, preciso que informe o modelo do roteador. Também é possível verificar facilmente quem está conectado na sua rede usando um programa gratuito chamado SoftPerfect Network Scanner, disponível para download neste link.

http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/o-que-fazer-quando-um-celular-e-roubado.html

Como nascem as palavras


Não existe um berçário de palavras. É muito difícil identificar o momento exato em que uma palavra nasce. No máximo, os dicionários apontam o ano em que uma palavra apareceu pela primeira vez numa publicação.
As palavras podem se formar com elementos da própria língua. Por exemplo, quando se quis inventar um nome para o veículo que transporta o papa pelas ruas acenando para as pessoas, o que é que se fez? Juntou-se a palavra papa com a terminação –móvel (de automóvel) e, pronto!, nasceu a palavra papamóvel.
Há palavras que são importadas de outros idiomas. Por exemplo, van veio do inglês van, que é a redução de caravan, caravana.
O estudo da origem e da evolução das palavras é chamado de etimologia.

PROCESSOS DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS
1. SUFIXAÇÃO

Observe as palavras abaixo. 
TINTEIRO – AÇUCAREIRO – PALITEIRO – SALEIRO 
Que têm elas em comum? Claro! Todas começam com uma palavra que já existia e acabam em -eiro. Essa terminação significa “objeto que contém”. Assim, tinteiro é o objeto que contém tinta; açucareiro, o que contém açúcar; paliteiro, o que contém palito; saleiro, o que contém sal. A essa altura o leitor assanhado deve estar pensando: quer dizer então que aquele pano que envolve a criança da cintura para baixo ficou com o nome de cueiro porque contém... Isso mesmo! 
Esse tipo de terminação que se junta a uma palavra para formar outra palavra é chamado pela gramática de sufixo. Várias palavras da nossa língua são formadas por esse processo, a sufixação.
O sufixo -eiro não significa apenas “objeto que contém”. Ele pode ter, além de outros, os seguintes sentidos:
(a) “quem exerce uma profissão ou uma atividade” (quem faz pão é padeiro, quem vende leite é leiteiro, quem faz ou conserta relógio é relojoeiro, etc.); 
(b) “natural de” (quem nasce no Brasil é brasileiro; quem nasce em Minas Gerais é mineiro, etc.). 
Quer dizer, o mesmo sufixo pode ter vários significados.
No caso dos aumentativos, eles se formam, na sua maioria, em português com o sufixo -ão: problemão, carrão...
Às vezes, a noção de aumentativo não é clara, mas está na origem da palavra:
portão veio do aumentativo de porta; 
colchão veio do aumentativo de colcha porque antigamente se usava uma colcha mais grossa em cima do estrado da cama; 
papelão veio do aumentativo de papel e depois passou a designar o papel ridículo de alguém.
A terminação aumentativa -ão é tão popular que motivou alguns equívocos. Inicialmente a doença se chamava sarampão, depois o povo cismou que era um aumentativo e transformou o nome da doença em sarampo. 
Da mesma forma, o cigano espanhol gachó, senhor, originou o português gajão. De novo, o povo cismou que era um aumentativo e, pronto, o gajão virou gajo. 
São casos de formação de palavras, chamados pela gramática de derivação regressiva, porque a palavra regride, fica menor. Outros exemplos: portuga (de português), comuna (de comunista), japa (de japonês), boteco (de botequim) e vários substantivos abstratos derivados de verbos: ajuda (de ajudar), compra (de comprar), choro (de chorar), castigo (de castigar).


DÚVIDAS DOS LEITORES
1a) Qual o termo que eu devo usar. “Você foi pra casa” ou “Você foi para casa”?
Usar a forma “pra” numa fala informal não tem problema. Agora, se for um texto que exija o chamado padrão culto da língua portuguesa, ou seja, se for um texto formal, aí devemos usar “Você foi para casa”.

2a) O termo “eu vi ele” está certo?
Só podemos dizer que “viu ele” em situações informais. Em qualquer texto formal, o pronome reto “ele” só pode ser usado se for o sujeito da oração: ele viu, ele fez. Se for o objeto direto, somos obrigados a usar o pronome oblíquo: “eu o vi”, “eu a encontrei”.

3ª) Queremos parabenizar ... ou Queremos parabenizarmos ...? 
O certo é “queremos parabenizar”. Em locuções verbais, usamos o infinitivo impessoal, ou seja, aquela forma que não varia: Ninguém diz que “Eles podem saírem”; ou “Nós devemos viajarmos”. O certo é: “eles podem sair” e “nós devemos viajar”.



4ª) Leitor nos escreve: “Outro dia ao folhear uma revista automobilística portuguesa, fiquei surpreso ao ler a seguinte frase: O carro tal, à esquerda tem o porta-malas mais pequeno que o outro. E a pergunta é: Isto existe no nosso português? Se existe, quando pode ser dito?
Em Portugal, é frequente e perfeitamente aceitável o uso de “mais pequeno”. No Português falado no Brasil, deve ser evitado, não porque esteja errado. É apenas inadequado. Essa é apenas mais uma diferença entre o português falado em Portugal e no Brasil. Não devemos reduzir o caso a uma simples discussão de certo ou errado. Em Portugal é mais pequeno; no Brasil é menor.

http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/como-nascem-palavras.html

Saiba como identificar intrusos na rede Wi-Fi


Nem sempre a lentidão ao navegar na internet está relacionada à qualidade do sinal entregue pela operadora de telefonia. Problemas de configuração ou mau funcionamento do roteador também podem comprometer o desempenho da rede. 

Assumindo que a rede está em pleno funcionamento, é possível que mais usuários possam estar conectados, navegando na internet, jogando, assistindo vídeos e baixando arquivos. Nesse caso, a perda de velocidade é facilmente percebida. Na interface de administração do roteador é possível identificar todos os dispositivos conectados na rede, mas que tal usar um programa gratuito para simplificar essa tarefa?

Nesta coluna será apresentado um programa gratuito chamado "Who’s On My Wifi", com o qual é possível monitorar todos os usuários conectados na rede Wi-Fi. Esse tipo de análise é muito útil para que o leitor possa tomar alguma providência com o intuito de inibir o uso indevido da rede doméstica, como alterar a senha de acesso, o tipo de criptografia empregada na autenticação etc.

O programa
O instalador do está disponível neste link aqui, e é suportado pelas edições do Windows 7 ou versões superiores do sistema operacional. Instale e execute o programa - ao ser carregado já é possível a iniciar o rastreamento na rede. Para executar o processo, basta clicar sobre o botão ‘Scan’, e em instantes todos os dispositivos que estão conectados na rede serão exibidos, além de um resumo com as principais informações de conectividade (endereço de IP, mac address, nome do dispositivo). 


A versão gratuita do programa não permite que seja possível desconectar os dispositivos intrusos, mas dispõe de informações suficientes para que o leitor possa tomar uma ação para inibir o acesso de usuários não autorizados. Uma medida simples e eficaz nesse caso é adicionar uma senha para o acesso à rede sem fio ou, caso já exista uma, fazer a troca. 

Existe uma versão do "Who’s On My Wifi" para dispositivos móveis nos sistemas operacionais iOS e Android, pela qual também é possível identificar todos os equipamentos conectados à rede.
http://g1.globo.com/tecnologia/blog/tira-duvidas-de-tecnologia/post/saiba-como-identificar-intrusos-na-rede-wi-fi.html

Brasileiro adora abreviar


Abreviação é o processo de se formar uma palavra reduzindo-a até o limite da sua compreensão. Exemplos: foto (de fotografia), cine (de cinema, que também é uma abreviação: de cinematógrafo), moto (de motocicleta), quilo (de quilograma), rebu (de rebuliço), micro (de microcomputador).

Acrônimos são palavras formadas pelas iniciais ou pelas letras iniciais de várias palavras. Vejamos alguns exemplos:

BINA 
O identificador de chamadas telefônicas foi inventado e batizado pelo mineiro Nélio José Nicolai. BINA foi formado de B Identifica Número A.

Sonar
Do inglês sonar, formado das iniciais de sound navigation ranging, determinação da distância pelo som na navegação.

Radar
Do inglês radar, formado das iniciais de radio detecting and ranging, detecção e determinação da distância por (ondas de) rádio.

Telex
Do inglês telex, formado das sílabas iniciais de teleprinter exchange, transmissão de textos impressos a distância.

CASOS DE FALSOS ACRÔNIMOS
S.O.S.
Foi o sinal adotado no código Morse para pedir de socorro, por ser a maneira mais simples e clara de se fazer entender: 3 pontos (a letra “s”) + 3 traços (a letra “o”) + 3 pontos — cada ponto, um som breve; cada traço, um som longo.

Depois inventaram a gracinha de que S.O.S. seria um acrônimo formado das iniciais do inglês Save Our Souls (salvem nossas almas).

Spa
Veio do inglês spa, que se originou de Spa, nome de uma famosa estância hidromineral no nordeste da Bélgica, perto de Francorchamps (Spa-Francorchamps é um circuito da Fórmula 1).

A cidade e suas águas maravilhosas já eram admiradas pelos romanos. No século XVII, Spa ficou tão famosa que os ingleses a transformaram em substantivo comum significando centro de tratamento.

Depois inventaram que spa seria um acrônimo com as iniciais de Special Personal Assistance. Antes disso, um médico inglês já havia tentado espalhar outra fantasia: spa teria vindo das iniciais da expressão em latim sanitas per aquas, saúde pelas águas.


DÚVIDAS DOS LEITORES

1ª) Leitor quer saber a diferença entre INVERTER e REVERTER. Na frase: “O Botafogo fez dois gols no primeiro tempo e ficou difícil para o Vasco INVETER ou REVERTER o resultado?”

A verdade é que “ficou difícil INVERTER o resultado”, e não “reverter” como estamos acostumados a ouvir. Se o Vasco está perdendo e precisa ganhar o jogo, só invertendo o resultado, ou seja, INVERTER significa “mudar para o oposto”.

REVERTER significa voltar ao ponto de partida. Uma situação irreversível é aquela que “não tem volta”. Reverter o quadro político ou econômico significa “voltar à situação anterior”. Em geral, não isso o que se quer dizer. Queremos, na verdade, é inverter a situação, ou seja, se está ruim queremos que a situação fique boa.

2ª) Há alguma diferença entre bravo e brabo?
Bravo e brabo podem ser sinônimos ou não: cavalos brabos podem ser cavalos bravos, mas soldados bravos podem ser diferentes de soldados brabos. Brabo de brabeza é diferente de bravo de bravura. Nesse caso, brabo é feroz e bravo é valente. Observe no esquema.

ESQUEMA
Cavalos brabos = cavalos bravos (de brabeza);
Soldados brabos (de brabeza) x soldados bravos (de bravura).

3ª) Roraima ou Roráima?
Depende. Nós, no sul do país, falamos Roraima, como andaime. Lá, eles falam /Roráima/. É a pronúncia local. Trata-se de um regionalismo. Não é uma questão de certo ou errado.

4ª) Quando abreviamos o supermercado para super simplesmente, devemos acentuar o “súper”?
Segundo nossos padrões ortográficos, os prefixos super, hiper e inter não recebem acento gráfico. Não há registro oficial de “super” como abreviação de supermercado.



5ª) O certo é “Informamo-lhe” ou “Informamos-lhe”?
O pronome “lhe”, na posição de ênclise, não causa alteração gráfica no verbo. Devemos, portanto, dizer “informamos-lhe”. 

6ª) O certo é falar /questão/ ou /questão/?
A palavra questão nunca teve trema. Isso significa que a pronúncia oficial é /questão/. E as palavras derivadas também: questionar, questionário, questionamento etc.

7ª) Quando utilizar “está” ou “estar”?
A forma “está” é do presente indicativo; e a “estar” é o infinitivo. Observe melhor no esquema:
“Ele está aqui em São Paulo” (=presente do indicativo);
“Ele deve estar aqui” (=infinitivo);
“Ele se esforçou para estar aqui entre nós” (=infinitivo)

http://g1.globo.com/educacao/blog/dicas-de-portugues/post/brasileiro-adora-abreviar.html