IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 18 de novembro de 2014

19 de Novembro - Dia da Bandeira.

Dia da Bandeira

19 de Novembro

História do Dia da Bandeira

Dia da Bandeira foi criado no ano de 1889, através do decreto lei número 4, em homenagem a este símbolo máximo da pátria. Como nossa bandeira foi instituíta quatro dias após a Proclamação da República, comemoramos em 19 de novembro o Dia da Bandeira.
Nesta data ocorrem, no Brasil, diversos eventos e comemorações cívicas nas escolas, órgãos governamentais, clubes e outros locais públicos. É o momento de lembrarmos e homenagearmos o símbolo que representa nossa pátria. Estas comemorações ocorrem, geralmente, acompanhadas do Hino à Bandeira. Este lindo hino ressalta a beleza e explica o significado da bandeira nacional.
Curiosidades sobre a bandeira brasileira:
Quando várias bandeiras são hasteadas em nosso país, a brasileira deve ser a primeira a chegar no topo do mastro e a última a descer.
Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.
Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.

Informações gerais

A letra do Hino à Bandeira foi escrito por Olavo Bilac e a música composta por Franciso Braga. Ele foi apresentando pela primeira vez em 9 de novembro de 1906.
Fonte: angloteresina.com.br

19 de Novembro - Dia da Bandeira.

Dia da Bandeira

19 de Novembro - Resumo da Análise

Dia da Bandeira Comemora-se hoje, dia 19 de Novembro, porque foi nesta data que a bandeira nacional foi instituída.
Em 18/06/98, o Inmetro concluiu a análise de conformidade emBandeira do Brasil.
França, 1998, 16ª edição da Copa do Mundo de Futebol. Mais uma vez, milhões de brasileiros, independente das diferenças regionais, se unem em torno da seleção brasileira de futebol.
As principais avenidas e ruas das capitais brasileiras ganham uma decoração com bandeiras, bandeirolas e faixas, de diversos tamanhos, onde predominam as cores verde e amarelo. A Bandeira do Brasil, de várias medidas e materiais de fabricação, ganha destaque nas janelas dos prédios comerciais e residenciais.
19 de Novembro comemora-se o Dia da Bandeira Quando te vejo Bandeira ama Graciosamente assim hasteada E minha boca Ainda infantil Fala bem alto Viva o...
A maioria dos brasileiros desconhece que a fabricação da Bandeira Nacional obedece a rígidos critérios em relação às dimensões das figuras geométricas (retângulo, losango e círculo), das letras e das estrelas.
Uma característica peculiar, presente na legislação específica para os Símbolos Nacionais (a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais e o Selo Nacional), dispõe sobre a posição das estrelas no círculo azul da Bandeira do Brasil. As constelações, incluindo a constelação do Cruzeiro do Sul, reproduzem o aspecto do céu, na cidade do Rio de janeiro, às 8 horas e 30 minutos do dia 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. Cada uma das estrelas, no total de 27, correspondem aos Estados brasileiros e ao Distrito Federal.
Além dos aspectos dimensionais, a legislação indica como deve ser o cerimonial da Bandeira (hasteamento e arriamento, posição em relação às bandeiras de outros países, etc) em diversas ocasiões e ambientes.
De acordo com a lei vigente são consideradas manifestações de desrespeito à Bandeira Nacional, e portanto proibidas:
Apresentá-la em mau estado de conservação 
Mudar sua forma, suas cores, suas proporções ou acrescentar-lhe outras inscrições 
Usá-la como roupagem, pano de boca, guarnição de mesa, revestimento de tribuna, ou como cobertura de placas, retratos, painéis ou monumentos a inaugurar 
Reproduzí-la em rótulos ou invólucros de produtos expostos à venda.
A análise realizada pelo Inmetro procura ressaltar a importância da metrologia no dia-a-dia do consumidor. A metrologia é o conhecimento dos pesos e medidas, assim como, seus sistemas de unidade.
Uma das aplicações da metrologia é controlar o processo produtivo e, como conseqüência, gerar um produto final de acordo com as especificações, normas técnicas e regulamentos técnicos, garantindo, assim, os direitos básicos dos consumidores e da sociedade.
Salve, lindo pendão da esperança, Salve, símbolo augusto da paz! 19 de Novembro comemoramos o Dia da Bandeira!

Normas e Documentos de Referência

Os ensaios verificaram a conformidade de amostras de Bandeiras de acordo com os seguintes documentos:
Lei n.º 5.700, de 1º de setembro de 1971 – Símbolos Nacionais;
Lei n.º 8.421, de 11 de maio de 1992.
Laboratório Responsável pelos Ensaios
Os ensaios foram realizados pelo Setor de Comprimento, Área e Velocidade da Diretoria de Metrologia Legal do Inmetro, localizado em Xerém, Rio de Janeiro.
Ensaios Realizados e Resultados Obtidos
A confecção da Bandeira Nacional, independente do material de fabricação, condições de uso tamanho, obedece à regras bem definidas.

Cores

Sobre o retângulo verde ficará o losango amarelo e, dentro deste, o círculo azul, no qual estarão a faixa branca, com as letras da legenda ORDEM E PROGRESSO em cor verde, e as estrelas na cor branca.
Apresentação
1. As 27 estrelas devem apresentar a distribuição conforme a figura abaixo;
Dia da Bandeira
Bandeira Nacional foi instituída poucos dias após a Proclamação da República
TODAS AS MARCAS FORAM CONSIDERADAS CONFORME NESTE REQUISITO.
2. As duas faces devem ser exatamente iguais, com a faixa branca inclinada da esquerda para a direita (do observador que olha a faixa de frente), sendo vedado fazer uma face com avesso da outra.
SEIS MARCAS FORAM CONSIDERADAS NÃO CONFORME NESTE REQUISITO.
Para cálculos das dimensões, será tomada por base a largura, dividindo-a em 14 (quatorze) partes iguais, sendo que cada uma das partes será considerada uma medida ou módulo (M).
19 de Novembro é o Dia da Bandeira A bandeira é um símbolo da nossa Pátria. Ela tem as cores verde, amarela, azul e branco.
Os demais requisitos dimensionais seguem o critério abaixo:
1 - Comprimento será de vinte módulos (20M) 
2 - A distância dos vértices do losango amarelo ao quadro externo será de um módulo e sete décimos (1,7M) 
3 - O raio do círculo azul no meio do losango amarelo será de três módulos e meio (3,5M) 
4 - Centro dos arcos da faixa branca estará a dois módulos (2M) à esquerda do ponto de encontro do prolongamento do diâmetro vertical do círculo com a base do quadro externo 
5 - Raio do arco inferior da faixa branca será de oito módulos (8M); o raio do arco superior da faixa branca será de oito módulos e meio (8,5); 
6 - A largura da faixa branca será de meio módulo (0,5) 
7 - As letras da palavra ORDEM e da palavra PROGRESSO terão um terço de módulo (0,33M) de altura e três décimos de módulo (0,30M) de largura 
8 - A letra da conjunção E terá três décimos de módulo (0,30M) de altura e um quarto de módulo (0,25M) de largura 
9 - As estrelas serão de 5 (cinco) dimensões, sendo que devem ser traçadas dentro de círculos cujos os diâmetros são:

Três décimos de módulos (0,30M) para as de 1ª grandeza 
Um quarto de módulos (0,25M) para as de 2ª grandeza 
Um quinto de módulo (0,20M) para as de 3ª grandeza 
Um sétimo de módulo (0,14M) para as de 4ª grandeza 
Um décimo de módulo (0,10M) para as de 5ª grandeza.
A legislação específica para a confecção da Bandeira Nacional (Lei n.º 5.700, de 1º de setembro de 1971) não prevê margem de erro para as dimensões. O Inmetro arbitrou um erro aceitável de ± 10%, sobre a medida legal, de acordo com o módulo obtido (específica para cada Bandeira ensaiada), para as medições efetuadas.
Dia da Bandeira

TODAS AS MARCAS FORAM CONSIDERADAS NÃO CONFORMES NESTE REQUISITO.

Resultado Geral
No requisito cores, todas as marcas de Bandeiras ensaiadas forma consideradas conforme.
Seis marcas não apresentavam dupla face, sendo consideradas não conforme no requisito apresentação.
Todas as marcas de Bandeiras analisadas apresentaram erros, acima do tolerado pelo Inmetro (± 10%), em vários itens dimensionais, portanto, todas foram consideradas não conforme nos requisitos dimensionais.
Somente são consideradas conforme as marcas que atenderam, totalmente, aos requisitos de cores, apresentação e dimensões.
Conclusões
Todas as 12 marcas de Bandeira do Brasil analisadas foram consideradas não conforme em relação à legislação aplicável.
Cabe destacar que as marcas de Bandeira do Brasil feitas em tecido são, em sua maioria, confeccionadas por costureiras e de forma semi-artesanal, acarretando uma imprecisão nas medidas. Além disso, a legislação específica para o produto é muito rígida por não apresentar erros toleráveis nos requisitos de dimensão.
Uma possível revisão da Lei n.º 5.700 deve abranger, ao menos, os seguintes itens:
Estabelecimento de tolerâncias aceitáveis para as medidas, diferenciando as tolerâncias para as Bandeiras de uso oficial e uso comum; 
Padronização das cores a serem utilizadas na confecção do produto.
Fonte: www.inmetro.gov.br

19/11 - Dia da Bandeira.

No Dia 19 de Novembro comemora-se, no Brasil, o Dia da Bandeira.

19 de Novembro.

O Dia 19 de Novembro é comemorado, em todo o território nacional, o Dia da Bandeira. Nesta data ocorrem comemorações cívicas, acompanhadas do...

Projetada em 1889 por Raimundo Teixeira Mendes e por Miguel Lemos, a Bandeira Nacional foi desenhada por Décio Vilares. Ele se inspirou na bandeira do Império, que havia, por sua vez, sido desenhada pelo pintor francês Jean Debret.

A esfera azul, onde hoje aparece a divisa positivista "Ordem e Progresso", substituiu a antiga coroa imperial. Dentro da esfera estava representado o céu do Rio de Janeiro com a constelação do Cruzeiro do Sul, tal como apareceu às 8h20min do dia 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República. Mas, em 1992, uma lei modificou as estrelas da bandeira, para permitir que todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal fossem representados.
19.11 - Dia da Bandeira
Como símbolo da pátria, a bandeira nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Mesmo quando é substituída, o novo exemplar deve ser hasteado antes que a bandeira antiga seja arriada. O hasteamento e o arriamento podem ser feitos a qualquer hora do dia ou da noite, mas tradicionalmente a bandeira é hasteada às 8 horas e arriada às 18 horas. Quando permanece exposta durante a noite, ela deve ser iluminada.
O Hino à Bandeira surgiu de um pedido feito pelo Prefeito do Rio de Janeiro, Francisco Pereira Passos, ao poeta Olavo Bilac para que compusesse um poema em homenagem à Bandeira, encarregando o professor Francisco Braga, da Escola Nacional de Música, de criar uma melodia apropriada à letra.
Hoje é o Dia da Bandeira Bandeira minha De encantos mil Imagem linda Do meu Brasil! 19 de Novembro.
Em 1906, o hino foi adotado pela prefeitura, passando, desde então, a ser cantado em todas as escolas do Rio de Janeiro. Aos poucos, sua execução estendeu-se às corporações militares e às demais unidades da Federação, transformando-se, extra-oficialmente, no Hino à Bandeira Nacional, conhecido de todos os brasileiros.

Hino à Bandeira Nacional

Letra: Olavo Bilac
Música: Francisco Braga
Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra etc.
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever;
E o Brasil, por seus filhos amado,
Poderoso e feliz há de ser.
Recebe o afeto que se encerra etc.
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre, sagrada bandeira,
Pavilhão da Justiça e do Amor!
Recebe o afeto que se encerra etc.
Fonte: Universidade Federal de Goiás
19 de Novembro - Dia da Bandeira do Brasil

20 de Novembro - Dia da Consciência Negra.

Dia da Consciência Negra

20 de Novembro

Zumbi dos Palmares: um símbolo de resistência e luta contra a escravidão

Quem foi Zumbi e realizações

Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas no ano de 1655. Foi um dos principais representantes da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas.
O Quilombo dos Palmares estava localizado na região da Serra da Barriga, que, atualmente, faz parte do município de União dos Palmares (Alagoas).
Na época em que Zumbi era líder, o Quilombo dos Palmares alcançou uma população de aproximadamente trinta mil habitantes. Nos quilombos, os negros viviam livres, de acordo com sua cultura, produzindo tudo o que precisavam para viver.
Embora tenha nascido livre, foi capturado quando tinha por volta de sete anos de idade. Entregue a um padre católico, recebeu o batismo e ganhou o nome de Francisco. Aprendeu a língua portuguesa e a religião católica, chegando a ajudar o padre na celebração da missa. Porém, aos 15 anos de idade, voltou para viver no quilombo.
No ano de 1675, o quilombo é atacado por soldados portugueses. Zumbi ajuda na defesa e destaca-se como um grande guerreiro. Após um batalha sangrenta, os soldados portugueses são obrigados a retirar-se para a cidade de Recife.
Três anos após, o governador da província de Pernambuco aproxima-se do líder Ganga Zumba para tentar um acordo, Zumbi coloca-se contra o acordo, pois não admitia a liberdade dos quilombolas, enquanto os negros das fazendas continuariam aprisionados.
Em 1680, com 25 anos de idade, Zumbi torna-se líder do quilombo dos Palmares, comandando a resistência contra as topas do governo. Durante seu “governo” a comunidade cresce e se fortalece, obtendo várias vitórias contra os soldados portugueses.
O líder Zumbi mostra grande habilidade no planejamento e organização do quilombo, além de coragem e conhecimentos militares.
O bandeirante Domingos Jorge Velho organiza, no ano de 1694, um grande ataque ao Quilombo dos Palmares. Após uma intensa batalha, Macaco, a sede do quilombo, é totalmente destruída.
Ferido, Zumbi consegue fugir, porém é traído por um antigo companheiro e entregue as tropas do bandeirante. Aos 40 anos de idade, foi degolado em 20 de novembro de 1695.
Zumbi é considerado um dos grandes líderes de nossa história. Símbolo da resistência e luta contra a escravidão, lutou pela liberdade de culto, religião e pratica da cultura africana no Brasil Colonial.
O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.

História do Dia Nacional da Consciência Negra

Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais.
Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.
Fonte: geocities.com

Alergia: Doença cada vez mais freqüente na população, é uma reação anormal e específica do organismo em caso de contato com substâncias estranhas.

ALERGIA - Resumo de alergias
A alergia é uma doença cada vez mais comum e pode se manifestar de várias formas, desde eczema a choque anafilático, passando pela rinite alérgica(por exemplo, febre do feno). Existem diversos alérgenos presentes no ar e o sistema imunológico pode reagir muito fortemente a estas substâncias, que são na sua maioria inofensivas. A alergia é uma reação excessiva do sistema imunológico contra uma substância que seria normalmente inofensiva (por exemplo o pólen). 

A alergia tem um componente hereditário, muitas pessoas que sofrem de alergias têm um terreno alérgico, mesmo que a causa e os sintomas desenvolvidos sejam diferentes dos do seu pai ou da sua mãe. Ver pessoas em risco

Uma pessoa pode ser alérgica a várias substâncias (diferentes pólens, alimentos, pêlos de animais, ...). A identificação dos alérgenos nem sempre é necessária, mas pode ser interessante para a prevenção de crises alérgicas (medidas para evitá-la) e também para reduzir a alergia realizando a dessensibilização, por exemplo. Ver diagnóstico
Os sintomas de uma alergia podem parecer triviais e inofensivos. No entanto, eles podem reduzir a qualidade de vida dos pacientes. Em uma alergia mal conhecida e mal tratada, o paciente pode desenvolver uma rinite crônica, uma asma alérgica e crônica. A complicação mais grave da alergia é o choque anafilático, que pode ter consequência fatal. Ler complicações

Os meios de prevenção e tratamento de alergias vão desde evitar o alérgeno até o uso de medicamentos antialérgicos. A dessensibilização às vezes é eficaz, mas infelizmente é um longo caminho para atenuar ou remover as reações alérgicas.
Algumas alergias requerem uma atenção especial. Este é o caso de alergia às vespas. Todas as pessoas alérgicas a picadas de vespa devem portar constantemente uma injeção de adrenalina para evitar um choque anafilático. Saiba mais sobre tratamentos de alergia

Em bons conselhos, você vai encontrar medidas simples para prevenir reações alérgicas, tais como escovar o cabelo, o arejamento do quarto em horários específicos do dia. Uma alimentação com leite hipoalergênico também é altamente recomendada em crianças com pelo menos um dos pais que sofre de alergias.

Inicie o arquivo de: definição alergia

http://www.criasaude.com.br/N2313/doencas/alergia/definicao-alergia.html

Aids: A aids é uma doença crônica que atinge o sistema imunológico e que pode levar à morte (no caso da ausência de tratamento).

AIDS - Resumo aids / HIV
A aids é uma doença crônica que atinge o sistema imunológico e que pode levar à morte (no caso da ausência de tratamento). Quem sofre de aids tem a imunidade enfraquecida contra as infecções ou tumores (câncer).

A transmissão do HIV ocorre por meio do sangue, sêmen (assim como o líquido seminal que escorre no início da ereção), secreções vaginais e leite (uma forma de transmissão da mãe para o recém-nascido).

Em caso de ausência de tratamento, o HIV (vírus da aids) ataca e destrói as células do sistema imunológico. A evolução da doença ocorre durante vários anos e pode enfraquecer os doentes mais frágeis em função de um câncer ou outras doenças infecciosas (sendo que estas doenças podem ser benignas nas pessoas que não tem HIV). Ver também:sintomas aids

Atualmente estão disponíveis somente tratamentos que agem sobre os sintomas, e portanto não há nenhuma vacina com efeito preventivo e eventualmente curativo disponível no mercado. No entanto, em setembro de 2009, um estudo realizado por pesquisadores americanos e tailandeses em 17.000 pessoas possibilitou a criação de uma vacina capaz de reduzir de maneira significativa o risco de contaminação pelo vírus da aids. Esse assunto deve ser acompanhado.

A aids é uma doença presente no mundo todo, mas com uma grande predominância na África subsahariana.
Breve histórico sobre a AIDS/ HIV

A aids foi observada pela primeira vez no início dos anos 80 em um grupo de homossexuais, fato que na época, levou a taxar a doença como sendo exclusivamente gay (no Ocidente, um em cada cinco homossexuais está infectado com o HIV). Logo depois, a aids foi observada em heterossexuais de todas as idades, sobretudo na África.

Aqui você encontra o nosso arquivo completo sobre esta doença complexa (tratamentos, prevenção, sexualidade, vacinas, religião...).

Afta: Também conhecidas como estomatites aftosas, são lesões dolorosas que ocorrem na mucosa oral, língua e garganta

AFTA
Resumo aftas
As aftas são lesões dolorosas que aparecem principalmente na mucosa oral, na língua, no interior dos lábios e bochechas, palato e garganta. É por vezes referida como "lesões próprias", por não serem causadas por fungos, bactérias ou outros microrganismos. O tamanho das úlceras varia, podemos distinguir em aftas minor (pequenas) e aftas gigantes. Ler:definição

As causas das aftas não são totalmente conhecidas, mas acredita-se que estejam ligadas ao consumo de alguns alimentos (queijos, amêndoas, frutas secas, alimentos com determinados conservantes, frutas ácidas) e medicamentos (AINEs, ácido benzóico, quimioterápicos), possam ser aftogênicos. 
Desconfia-se também que a afta seja uma manifestação comum a diversas outras doenças, sobretudo de caráter imunológico, falta de higiene bucal, imunodepressão, estresse, pré-disposição genética, deficiência nutricional, etc.

As aftas não possuem caráter infeccioso, portanto, não são transmitidas de uma pessoa a outra. Apresenta incidência de cerca de 20-50% na população mundial e se agravam na fase adulta. A duração é de cerca de 1 a 2 semanas, sumindo espontaneamente.

Essas lesões se caracterizam por possuir aspecto circular ou oval, como pequenas crateras, com fundo esbranquiçado ou amarelado e vermelhidão ao redor (ver: sintomas).

O tratamento visa melhoras os sintomas de dor e desconforto e para isso podem ser usados bicarbonato de sódio, pomadas apropriadas, bochechos com antiinflamatórios, corticóides, dentre outros. Os medicamentos para o tratamento das aftas normalmente encontram-se na forma de géis, enxaguantes bucais, pastilhas, cremes, pastas, etc. Ler: tratamento

Plantas como malva, chá preto, hamamelis, ruibarbo, sálvia e alcaçuz auxiliam no tratamento. Ler:plantas

Dicas: caso o paciente já tenha tendência ao desenvolvimento da afta, recomenda-se que ele adote medidas adequadas de higiene bucal, bem como evite o consumo de alimentos que possam desencadear a doença. O consumo de alimentos com vitamina C e do complexo B previnem contra o aparecimento das lesões aftosas. Ler: ver: dicas

Ler a sequência: definição afta

Aftas em crianças e síndrome mão-pé-boca


As aftas em crianças são raras, mas quando ocorrem, podem ser devido à síndrome mão-pé-boca. Trata-se de uma infecção viral benigna que afeta principalmente crianças menores de 10 anos e cura-se espontaneamente em cerca de dez dias.

Nesta síndrome podem ser observadas lesões vesiculares dolorosas (como aftas) na boca, nas mãos e nos pés. A febreé por vezes presente. O tratamento baseia-se no uso de paracetamol para reduzir a febre e de medicamentos tópicos(por exemplo, gel) nas feridas da boca. Deve-se evitar comer alimentos muito quentes, picantes ou ácidos.

http://www.criasaude.com.br/N1937/doencas/afta/definicao-afta.html

Acidente Vascular Cerebral AVC: é a sigla de Acidente Vascular Cerebral. É uma doença cerebral grave com importantes complicações.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL
Resumo - Acidente Vascular Cerebral (derrame)
AVC é a sigla de Acidente Vascular Cerebral. O AVC (ou derrame) é uma doença cerebral grave com importantes complicações. É possível prevenir um acidente vascular cerebral prestando atenção ao seu estilo de vida, já que esta doença cerebral é encontrada principalmente em pessoas com diabetes,hipertensão e/ou com hipercolesterolemia (colesterol alto).

O AVC ocorre quando o fluxo sanguíneo cerebral é interrompido, sendo que isso pode ser devido a um bloqueio de algum vaso ou uma hemorragia. É uma das principais causas de morte no Brasil e no mundo e uma das principais doenças que deixam seqüelas irreversíveis. O AVC ocorre principalmente em pessoas acima dos 55 anos de idade e tem como principais fatores de risco doenças crônicas como o diabetes, a hipertensão, colesterol alto, tabagismo e o uso de drogas ilícitas.

Os sintomas variam de acordo com a região do cérebro que deixou de receber o fluxo sanguíneo, mas no geral incluem perda de movimentos, paralisia de parte dos membros, dificuldades de fala e deglutição, alterações visuais (incluindo perda temporária da visão), dor de cabeça, etc. O AVC é uma urgência médica. Um chamado é feito o mais rápido possível, de modo que a vítima recebe um atendimento imediato em uma unidade de cuidados especializados. É importante reconhecer rapidamente os sintomas desta condição, para enviar o paciente para o hospital o mais rápido possível, evitando complicações como um coma ou a morte.

O diagnóstico é normalmente feito com testes de imagem (raiox-X, tomografia), para verificar a condição dos vasos cerebrais. As complicações do AVC normalmente são irreversíveis e incluem paralisia (total ou parcial) de membros, dificuldades de fala e comunicação, problemas de memória e raciocínio, dificuldades de visão, etc. O tratamento é feito com uso de medidas para reduzir a isquemia causada pelo coágulo e também com medicamentos que ajudam a dissolver o trombo, como a aspirina e o clopidogrel. É importante que o paciente seja tratato o mais rapidamente possível para reduzir o risco de seqüelas permanentes.

Se o paciente tem risco de desenvolver um AVC, é importante que se saiba reconhecer os sintomas para que ele seja imediatamente conduzido para um hospital e tratado adequadamente. É importante que, na suspeita de um AVC, conduza o paciente imediatamente a um hospital.

Medidas preventivas incluem mudanças em hábitos alimentares (para evitar diabetes, hipertensão, colesterol alto e obesidade), pratica de atividades físicas e, eventualmente, uso de medicamentos preventivos, como os anticoagulantes.

Entrevista com o Dr. Kevin Shapiro, formado pela Harvard University, com residência em neurologia pelo Massachusetts General Hospital, EUA

Quais são as causas mais comuns do AVC?

Esta não é uma resposta simples de ser respondida, pois depende de diversos fatores. Primeiramente, há dois tipos de AVC: o AVC hemorrágico e o AVC isquêmico. No primeiro caso, a hemorragia pode ser decorrente de malformação dos vasos sanguíneos do cérebro ou ruptura de um pequeno vaso cerebral devido à pressão alta, sendo esse o fator mais comum para esse tipo de AVC. O AVC isquêmico resulta da obstrução de um vaso por um coágulo sanguíneo. O coágulo pode se originar no coração em pacientes com fibrilação arterial, nos grandes vasos do pescoço ou nos pequenos vasos do cérebro. Os principais fatores de risco para o AVC isquêmico são a pressão alta, o tabagismo, o colesterol alto e a diabetes.

O AVC é mais comum em pacientes jovens ou idosos?

O envelhecimento é um fator de risco para o AVC, sendo que essa condição afeta mais pacientes idosos. Entretanto, a incidência de AVC em recém-nascidos é alta devido a danos cerebrais sofridos durando o parto e um estado de hipercoagulabilidade relativamente alto do recém-nascido.

Qual o melhor tratamento para pacientes que tiveram AVC?

Pacientes com AVC isquêmico que são levados ao hospital em até 3 horas devem ser tratados com plasminogênio ativado intravenoso para dissolver o coágulo e evitar dano cerebral. Para outras causas de AVC, não há tratamento específico. A função da equipe médica nesse caso é evitar a ocorrência de novos derrames.

Qual o papel da aspirina na prevenção do AVC?

A maioria dos pacientes com AVC isquêmico são candidatos a receberem aspirina para prevenção de recorrências. Para alguns pacientes, como aqueles cujo coágulo se originou no coração, devem utilizar outro tipo de anticoagulante, como a varfarina. É importante citar que pacientes com AVC hemorrágico não devem receber aspirina imediatamente após o derrame.

Finalmente, qual o seu conselho para evitar o AVC?

A maneira mais importante de evitar o AVC é reduzir os fatores de risco que danificam os vasos. O mais importante a se fazer é controlar a pressão alta, reduzir os níveis de colesterol, controlar a diabetes e parar de fumar. Uma dica final é reconhecer os sinais do AVC rapidamente, pois isso permite que o paciente seja levado ao hospital e receba tratamento adequado, reduzindo as chances de sequelas.

Por Adriana Sumi (Farmacêutica, USP, São Paulo)
http://www.criasaude.com.br/N2068/doencas/hipertensao.html

Acne: Também conhecida como espinha, é uma inflamação dos folículos polisebáceos que possui diferentes formas de tratamentos.

Resumo sobre acne


A acne, comumente conhecida como espinha, é uma doença inflamatória da pele que atinge ambos os sexos. Ela é gerada por uma inflamação dos folículos pilosebáceos, normalmente associada à bactéria Propioniumbacterium acnes, variando de intensidade de grau I até IV. Sua incidência é maior durante a adolescência, podendo atingir 80-90% dos adolescentes, persistindo em alguns casos na fase adulta. Devido a fatores hormonais e genético ainda não esclarecidos, as formas mais graves da acne atingem pessoas do sexo masculino.

Sua fisiopatologia é complexa e envolve diversos fatores, como predisposição genética, fatores hormonais (sabidamente, hormônios sexuais influenciam na ocorrência de acne), fatores ambientais, estado emocional, fatores associados à pele como hipercornificação ductal, dentre outros. Basicamente as acnes se desenvolvem após uma secreção elevada de sebo pelas glândulas sebáceas, o que proporciona um ambiente ideal para desenvolvimento de microorganismos. 

As manifestações da acne são variadas de acordo como grau das lesões. As espinhas podem se apresentar como comedões (cravos), pápulas (lesões avermelhadas, eritematosas e altas), pústulas (com presença de pus), nódulos e abscessos (lesões profundas e endurecidas). As regiões de maior ocorrência da acne são aquelas de maior oleosidade, como a zona T do rosto, nariz, peito e costas. Embora as acnes não sejam graves, elas podem resultar em problemas psicológicas para os seus portadores, que se sentem menos aceitos na sociedade e com baixa auto-estima.

Os tratamentos para a doença são variados e, normalmente, os médicos dermatologistas adotam múltiplas abordagens. Basicamente deve-se manter a pele higienizada e, atualmente, há uma variedade enorme de produtos no mercado com tal fim, como sabonetes, géis e adstringentes. 

Agentes esfoliantes como peróxido de benzoíla e ácido salicílico também são usados. Além desses produtos, antibióticos tópicos e orais, como tetraciclina, eritromicina, dentro outros, têm eficácia contra a bactéria causadora das acnes.

Entrevista sobre acne com a dermatologista Dra. Fernanda Aguirre (CRM 5652/MT)

Criasasaude - Dra. Fernanda, há alguma explicação médica para os homens terem mais acne que as mulheres? Este fato é verdadeiro? 
Dra. Fernanda - A incidência de acne em graus mais avançados é maior na população masculina. Este fato se deve a fatores ainda desconhecidos, mas acredita-se que fatores genéticos estejam envolvidos.

Chocolates e comidas gordurosas realmente aumentam as chances de desenvolvimento de acne? 
O único alimento que comprovadamente piora a acne é o leite e seus derivados. Outros como o chocolate e excesso de fritura não apresentam comprovação cientifica, apesar de serem muito frequentemente relacionados a uma piora pelos pacientes.

Qual o tratamento mais recente para a acne? 
A associação de antibióticos e retinoides (oral ou tópico) sao considerados a melhor opção terapêutica no tratamento dos diversos graus de acne. Peelings, lasers e outras tecnologias são excelentes coadjuvantes no tratamento da acne ativa e de sua sequela mais temida, a cicatriz de acne.

Medicamentos de uso oral para tratar a acne (como a isotretinoína, antibióticos, etc) podem ser usados por qualquer um? Há algum cuidado especial ao usá-los? 
São medicamentos comprados somente com receita médica e apresentam contraindicação, necessitando de um exame prévio e detalhado, incluindo exame de sangue. Os principais cuidados são em relação a evitar bebida alcoólica e a proibição da gravidez, no caso da isotretinoina, durante o tratamento.

Para finalizar, quais dicas você dá para que se possa evitar e prevenir a acne? 
Iniciar o tratamento precocemente diminui drasticamente a chance de cicatriz. Mantenha a pele limpa com um bom sabonete e utilize com regularidade os produtos indicados para o seu tipo de pele. Tratamento de pele exige disciplina e paciência, mas uma pele bonita e bem tratada compensa qualquer esforço.

Entrevista realizada por Matheus de Sá (farmacêutico)

Anis-estrelado: Planta Medicinal utilizada contra problemas digestivos e em particular contra gases. É apresentada quase sempre em forma de infusão.

Anis-estrelado: Planta Medicinal utilizada contraproblemas digestivos e em particular contra gases. É apresentada quase sempre em forma de infusão. 

Nomes
Nomes em português: Anis estrelado, Badiana, anis-da-china, badiana-da-china, funcho-da-china
Nome latim: Illicum verum 
Nom inglês: star anise
Nome francês: Anis étoilé
Nome alemão: Sternanis, Badian
Nome italiano: anice stellato

Família 
Illiaceae


Constituintes 
Óleos essenciais (anetol), ácido shikimico

Partes utilizadas 
Frutos
Propriedades do anis-estrelado
Aromático, digestivo, carminativo, anti-espasmódico, espasmolítico, fluidificante das secreções brônquicas.

Indicações
Distúrbios gastrointestinais (dispepsia), gases, aerofagia, flatulência, tosse, resfriados, mau-hálito (para esse problema, basta chupar o fruto do anis-estrelado, não precisa fazer uma infusão. Esse remédio é conhecido também como bala de anis).

Efeitos secundários
Queira ler a bula e pedir conselhos a um especialista. 

Contra-indicação
Queira ler a bula e pedir conselhos a um especialista. 

Interações
Queira ler a bula e pedir conselhos a um especialista.

Preparações à base de anis-estrelado

- Infusão de anis-estrelado (chá de anis estrelado)

- Balas (pastilha) de anis-estrelado (consumir chupando o anis-estrelado. Eficaz contra o mau hálito).
Onde cresce o anis-estrelado ?
O anis-estrelado cresce principalmente nos países tropicais.

Quando colher o anis-estrelado ?

Observações
Esta planta está na origem do gosto e da composição do famoso pastis. O anis-estrelado ou badiana permite também a fabricação do oseltamivir (Tamiflu®), um célebre medicamento contra a gripe aviária. De fato, o ácido shikimico, um composto que se encontra no anis estrelado é uma molécula-chave para a síntese do oseltamivir. É uma planta bastante utilizada na China, por isso, ela também é conhecida como anis-da-china, badiana-da-china ou funcho-da-china. Esta planta faz parte da medicina tradicional chinesa. Em caso de mau-hálito, você pode simplesmente chupar o anis-estrelado (fruto do anis-estrelado), isso pode ser eficiente após as refeições, por exemplo. 

Foto anis-estrelado


http://www.creapharma.ch/badiane.htm

Amora-preta: Planta medicinal com efeito adstringente, indicada para combater as diarréias, ela pode ser encontrada geralmente em infusão.

Resumo
Amora-preta: planta medicinal com efeito adstringente, indicada para combater as diarréias, ela pode ser encontrada geralmente em infusão. 

Nomes
Nome em português: Amora-preta
Nome latim: Rubus fruticosus
Nome inglês: blackberry
Nome em francês: Ronces, ronce, mûres (fruits du mûrier)
Nome alemão: Brombeere
Nome italiano: rovo

Família
Rosaceae

Constituintes 
Taninos, flavonóides, ácido cítrico.

Partes utilizadas 
Folhas secas

Propriedades da amora-preta 
Adstringente, antidiarréico (conseqüência do efeito adstringente), hipoglicemiante

Indicações da amora-preta
Diarréia, afecções da boca (zona).

Efeitos secundários 
Desconhecemos

Contra-indicações 
Desconhecemos

Interações 
Desconhecemos

Preparações à base de amora-preta

- Infusão de amora-preta (chá de amora-preta)

Onde cresce a amora-preta?
A amora-preta cresce na Europa.

Quando as folhas de amora-preta são colhidas?
-

Observações
Esta é uma planta muito freqüente na Europa.

Foto amora-preta

http://www.criasaude.com.br/N2415/doencas/diarreia.html

Alho: Planta medicinal utilizada contra ateriosclerose e contra a hipertensão.

Resumo
Alho, planta medicinal utilizada contraateriosclerose e contra a hipertensão, em geral apresentada em forma de cápsulas ou comprimidos.


Nomes
Nome em português: Alho, alho-comum, alho-do-reino
Nome binomial: Allium sativum L. 
Nom inglês: allium, garlic
Nome francês: Ail
Nome alemão: Knoblauch
Nome italiano: aglio

Família
Liliaceae
Constituintes 
Óleos voláteis sulfurados (alliine, alicina), enxofre, selênio

Partes utilizadas 
Bolbo ou cascas
Propriedades do alho
Antibacteriano, antibiótico, antimicótico, hipolipemiante (baixa a taxa do mau colesterol: o LDL e aumenta o bom: o HDL) hipotensor (dilatação dos vasos), inibidor da agregação plaquetária, expectorante.

Indicações do alho 

Uso interno (comprimido, cápsula, xarope)
- Hipertensão, colesterol, prevenção de problemas cardíacos, problemas gastrointestinais, picadas de insetos(prevenção através do efeito repelente de alho), bronquite, tosse, dor de garganta, cálculos urinários, câncer colorretal, câncer de pulmão.



Aviso hipertensão e problemas de colesterol são graves, o alho pode ser uma medida complementar, mas não é um tratamento de primeira escolha, consulte um médico.


Uso externo


Efeitos secundários
Mau-hálito, em alta dosagem, possíveis efeitos gastrointestinais. 

Contra-indicação 
Desconhecemos

Interações 
Possível interação com a warfarina (molécula anti-coagulante). Apesar de não termos conhecimento de nenhum caso, o alho pode aumentar o efeito da warfarina e levar a eventuais sangramentos. Interação possível com determinados medicamentos contra diabetes (risco de desenvolver uma hipoglicemia).

Preparações à base de alho

- Comprimido de alho (contra a hipertensão e o colesterol)

- Cápsula de alho (em forma de óleo de alho) ou cápsula de alho (contra a hipertensão e o colesterol)

- Xarope de alho (contra a tosse)

- Casca de alho (contra as dores de garganta)

Onde cresce o alho? 
O alho cresce em diversos lugares do mundo (Europa, América, Ásia,...).

Quando o alho floresce? 
O alho floresce no mês de junho.

Observações 
- Um efeito desagradável do alho pode ser o surgimento de um mau odor, esse odor pode sair às vezes pela transpiração, pelo nariz ou pela boca. Infelizmente os medicamentos que dizem que não possuem efeitos de odor não são eficientes. Sendo assim, é a molécula responsável pela eficiência que provoca o odor típico do alho. O alho é uma planta muito estudada, segundo a maioria dos estudos clínicos (alguns são mais críticos), o alho teria uma real eficiência contra determinadas doenças cardiovasculares e seria também preventivo contra a hipertensão e os problemas decolesterol.

- Durante a Primeira Guerra Mundial, o alho foi usado externamente para tratar algumas feridas da guerra.



- A alicina é uma substância importante do alho, com efeitos antioxidantes e notadamente um efeito preventivo sobre o câncer. É um composto organossulfurado.

Para um efeito preventivo sobre a saúde é aconselhável comer um dente de alho todos os dias, se possível cru (por exemplo, na salada) ou se cozidos, não devem exceder uma temperatura de cozimento de 60°C, para evitar a perda das suas propriedades. Se o alho for comido cru, recomenda-se cortar finamente, e depois esperar de 5 a 10 minutos antes de consumi-lo, pois durante este período é observada uma liberação máxima de alicina.

- De acordo com um estudo chinês, comer alho todos os dias reduz em 44% o risco de câncer de pulmão. Entre os fumantes, o risco foi reduzido em 30%. O estudo envolveu 6.000 pessoas e foi realizado pelo Centro de Controle e Prevenção da província de Jiangsu, na China.

Alho, bom para (quase) tudo
Antisséptico, antiinflamatório, anti-colesterol, antioxidante, antialérgico e até mesmo...afrodisíaco (mas tome cuidado com o seu efeito "mata-amor" no hálito). Seria o alho um remédio milagroso? Ele surgiu há mais de 5000 anos nos estepes da Ásia Central e era utilizado como antiveneno na Roma Antiga. Desde então, o seu sucesso nunca foi desmentido.

Graças aos seus ácidos fenóis, o alho age como um antisséptico poderoso do sistema digestivo e do aparelho respiratório. Seu efeito fluidificante sobre o sangue, sua capacidade de dissolver os pequenos coágulos freariam a evolução da aterosclerose. Po outro lado, os seus princípios ativos enxofrados dilatariam as artéreas coronárias, contribuindo na prevenção da angina do peito. Se consumido regularmente, ele ajudaria a prevenir o câncer do estômago e seria eficaz contra os vermes intestinais. E naturalmente, é útil dizer que ele também afugenta os vampiros!

No entanto, tome cuidado com o seu excesso, pois se consumido em grandes quantidades, o alho pode desencadear queimaduras gástricas. E mesmo em aplicações locais, o "remédio" não é anódino e pode provocar necroses localizadas da pele...

http://www.criasaude.com.br/N2068/saude/hipertensao.html

Alecrim: Planta medicinal diurética, aromática, antioxidante e anti-reumatismal.

Resumo
Alecrim: planta medicinal diurética, aromática, antioxidante e anti-reumática,apresentada quase sempre em forma de infusão ou em pomadas.

Nomes
Nome em português: alecrim, alecrim-comum, rosmarino
Nome binomial: Rosmarini officinalis L.
Nome inglês: rosemary
Nome francês: Romarin
Nome alemão: Rosmarin
Nome italiano: rosmarino

Família 
Lamiaceae (Lamiáceas)

Constituintes 
Óleos essenciais (cineol, alfa-pinol, cânfora), ácido rosmarínico, ácido carnósico, ácido caféico, taninos, diterpenos amargos, flavonóides.

Partes utilizadas
Folhas (e flores)


Propriedades 
Antioxidante, anti-reumático, depurativo, diurético

Indicações
Uso interno (chá):
Contra gazes, como condimento ou aromático (cozinha), contra a tosse, para a prevenção de doenças degenerativas como o Alzheimer, devido ao forte efeito antioxidante do alecrim, enxaqueca, dor de cabeça, problemas de concentração, úlceras estomacaias, cistite.

Uso externo, em pomadas (quase sempre em associação com outras moléculas):
Reumatismos: artrite, artrose.

Efeitos secundários 
Dose alta: sono profundo, espasmos, gastrite, sangue na urina.



Contra-indicações
Desconhecemos

Interações
Desconhecemos

Preparações



- Pomada

- Óleo essencial de alecrim

- Cápsula





Onde cresce o alecrim? 
O alecrim cresce na Europa, do sul ao norte. Esta planta cresce em muitas partes do mundo, como na África, nas Américas (Brasil), Austrália e Ásia. O alecrim é nativo da região mediterrânea.

Quando colher o alecrim? 
O alecrim é colhido principalmente na primavera (Europa).

Observações 
Esta planta é encontrada em pomadas bastante conhecidas contra os reumatismos. Além disso, no preparo interno, em infusão, a sua ação diurética é muito eficaz. Também utilizadana culinária como aromatizante e para temperar carnes e auxiliar na conservação, graças ao efeito anti-oxidante (óleos essenciais).

- Há mais de 10 variedades de alecrim.


Fotos
Fotos: Criasaude.com.br, © alain wacquier - Fotolia.com
http://www.criasaude.com.br/N2624/artrite.html