IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

atividades Natal















http://canalpedagogico.blogspot.com.br/2013/11/atividades-natal.html

atividades e lembrancinhas "Natal".



Clique nos links abaixo para ver mais sugestões de lembrancinhas de Natal.







atividades Natal





http://canalpedagogico.blogspot.com.br/2012/12/atividades-natal.html

Decoração Natal


Objetivos: ★ Encerrar o ano de um modo tranquilo e afetuoso, despedindo-se dos pequenos sem grandes rupturas ★ Entrar no clima de Natal com a turma, transmitindo bons valores


Todo ano é assim: mal novembro começa e a euforia provocada pelos últimos dias de aula toma conta da escola. Os afazeres são muitos: organizar a festinha de encerramento, escrever relatórios, fazer reunião com os pais, planejar o ano seguinte... isso apenas para citar alguns. Nessa agenda atribulada, como fica a despedida com as crianças? Mesmo com tantas tarefas, é essencial organizar uma passagem tranquila, contextualizando os alunos cronologicamente - assim eles não sentirão uma alteração muito grande na rotina quando as férias começarem. Atividades de encerramento podem ajudar muito nesse momento. Conheça algumas propostas a seguir, como confeccionar lembrancinhas e decorar a escola para o Natal. Ah, e vale fazer delícias na cozinha também, de onde sempre saem muitos aprendizados. Confira!


Dica esperta I!
Se preferir, compre um pinheiro natural e enfeite-o com as crianças. Conte que essa árvore é típica de regiões frias, como o lugar em que vive o papai-noel


Porta-retrato 
Seus alunos vão querer levar uma recordação do ano que passou. Que tal presenteá-los com um porta-retrato com ímã? Confira a criação da arte-educadora Simone Faure Bellini, de São Paulo.
Materiais:
★ EVA nas cores: bege, vermelho e branco
★ cola quente
★ 1 foto pequena
★ 1 CD

1. Corte as figuras conforme o molde e cole-as sobre o CD, montando o Papai Noel.
2. No gorro, cole o porta-foto e encaixe uma foto. Na parte de trás, cole os ímãs.

Decoração de natal


Árvore da turma
A árvore é um dos principais símbolos do Natal. Convide seus alunos a confeccionar uma árvore para a sala. Veja a proposta da arte-educadora Simone.
Materiais:
★ papelão
★ jornal
★ papel de seda
★ papel de seda verde
★ cola branca
★ estilete
1. Depois de cortar as duas partes da árvore, marque-as na metade e corte-as conforme mostra a figura.
2. Encaixe uma parte na outra.
3. Faça bolas grandes de jornal e cole-as no papelão.
4. Amasse o papel de seda e cole-o sobre as bolas de jornal.
5. Enfeite a árvore com bolas e uma estrela no pico.

Bolas da árvore
Simone também ensina a fazer este lindo enfeito para a árvore de Natal da turma. A ideia é que cada criança personalize sua bola. Os alunos também podem escrever os seus nomes nos trabalhos.

Materiais:
★ purpurina ou gliter dourado
★ bolas de isopor
★ cola branca
★ palito de churrasco
1. Encaixe a bola no palito e bezunte com cola branca. Passe purpurina nas bolas e deixe secar. Depois de secas, cole-as na árvore com cola.




Para ler ao redor da árvore de Natal
Aproveitando que seus alunos ainda estão vivendo a fase do lúdico e da fantasia, reúna-os em volta da árvore de Natal e conte histórias que tenham como tema principal a festa mais importante do calendário cristão. Vale mencionar Papai Noel, renas, trenós etc. Veja abaixo sugestões de livros que tratam do assunto.
★ Alvinho e os Presentes de Natal 
De Ruth Rocha (Editora Salamandra, 32 páginas) 
Sinopse: O garoto Alvinho anda com muita mania de comprar. Quando chega o Natal, tem uma lista de presentes que não acaba nunca. Mas um pesadelo daqueles faz Alvinho mudar de ideia. Como assim?
★ O Natal de Manuel 
De Ana Maria Machado (Editora Global, 32 páginas)
Sinopse: O livro narra sobre a curiosidade de um menino, André, que quer saber o que significa Natal. De pergunta em pergunta - para os pais, para a irmã, para a avó, para os amigos - ele vai ficando cada vez mais confuso: nascimento de Jesus, tempo de menino ganhar presente. Afinal, o que é Natal?
★ Histórias da (in)tolerância 
De Guila Azevedo (Editora Larousse Júnior, 32 páginas) 
Sinopse: A autora apresenta memórias da infância, que narram um Natal bem diferente.

Bem natalino
Para a atividade de contação de histórias, providencie gorrinhos de Papai Noel para você e os alunos. Registre o momento com fotos e vídeos.

Dica esperta 2!
Providencie embalagens para seus alunos montarem lembrancinhas com os biscoitos. Ajude- -os também a escrever cartões para entregar aos pais, com uma mensagem de fim de ano bem bonita.

Receita de biscoito natalino
Ingredientes
★ 100 g de manteiga sem sal
★ 3/4 xícara (chá) de açúcar
★ 1 ovo
★ 1/2 colher de essência de baunilha
★ 2 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada
★ 1 colher (chá) de fermento em pó
★ 1/2 colher (café) de sal,
Como preparar
Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture com as mãos até obter uma massa homogênea. Embrulhe em filme-plástico e deixe na geladeira por 40 minutos. Polvilhe com farinha de trigo uma superfície de trabalho lisa e abra a massa com um rolo. Corte os biscoitos com cortadores de sua preferência (pinheiros, bonecos de neve, Papai Noel etc.), acomode em assadeiras untadas e enfarinhadas e leve para assar em forno médio, preaquecido, médio, por cerca de 20 minutos ou até corar.
Rendimento: 18 biscoitos.


Sugestões retiradas da Revista Guia Prático para Professores de Educação Infantil http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/93/artigo192013-2.asp

Sugestões de cartões e árvore de Natal
















Árvore de Natal confeccionada por meio de pintura das mãozinhas das crianças.


Cartões de Natal confeccionados com EVA e cartolinas.





http://canalpedagogico.blogspot.com/

+ atividades "Natal"

http://canalpedagogico.blogspot.com/