IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Conheça a diferença das aves que reinam na ceia de Natal. Antes de escolher, vale conferir o que muda entre peru, chester ou bruster


Antes de escolher, vale conferir o que muda entre peru, chester ou bruster


Foto: Divulgação/Renato Schetter / Brubins


Você já escolheu os pratos para a sua ceia? Agora fala a verdade: você sabe o que é um bruster? Já viu um chester vivo? Como a resposta para as perguntas, na maioria da redação foi "não", resolvemos desvendar esse mito urbano das aves natalinas.

O primeiro passo foi entrar em contato com empresas que vendem as aves congeladas. Depois de cerca de três horas entre conversas com as assessorias de imprensa, telefonistas e recados não retornados, desistimos. Não conseguimos nenhum representante das companhias disponível para falar com a gente.

Recorremos então à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e conversamos com o pesquisador Gerson Scheuermann. O chef de cozinha Floriano Spiess também nos ajudou a entender a diferença entre as aves.


Quem é quem

Chester

Segundo Gerson Scheuermann, o chester é uma ave da espécie Gallus Gallus Domesticus, a mesma da galinha poedeira e do frango comum. O animal é selecionado para maior rendimento e abatido em idade maior do que a do frango normal.

— O que muda é a especialidade de cada linhagem, ou seja, o foco dado no processo de seleção genética. Dependendo da marca comercial, a ave pode ter especificidades quanto à alimentação, para atingir as características desejadas — explicou o pesquisador.

Para o chef de cozinha Floriano Spiess o chester é uma carne mais suculenta, mas com um sabor suave.

— Cerca de 60% do peso da ave é de carne de peito e, por isso, o prato é recomendado para as pessoas que apreciam o corte — contou Spiess.

Peru


O animal é de outra espécie — Meleagris Gallopavo, embora também seja da classe das Aves, da ordem Galliformes e da família Phasianidae. E de onde vem a tradição de comer peru no Natal?

— Possivelmente foi originada dos Estados Unidos, onde é prato obrigatório na Festa de Ação de Graças — disse Gerson Scheuermann.

Quanto ao paladar, a característica marcante do peru é o sabor forte.

— O gosto lembra muito as carnes de caça, como javali e pato. A maciez vai depender do modo de preparo: a dica é preparar sempre em fogo baixo — afirmou Floriano Spiess.

Bruster
O bruster é da mesma espécie do chester e do frango (Gallus Gallus Domesticus). O sabor é suave e, o tamanho, um diferencial.

— Essa ave atinge o dobro de tamanho de um frango normal — explicou Spiess.

Existe, só que não

Quando perguntados se já viram um chester ou bruster vivos, os nossos entrevistados foram unânimes: "não". E você, já viu um deles andando por aí?​


Zero Hora

Está com seu checkup em dia? Sabe quais exames estão indicados para sua idade? As crianças devem fazer exames de rotina?





Copa do Mundo! Torcidas em campo. Emoções também. Jogos do Brasil com vitórias, empates ou eventuais derrotas. Seu coração deve estar preparado para tudo. Seu organismo também. Afinal, funcionamos em total harmonia. Um sistema orgânico necessariamente precisa do outro para a vida andar saudavelmente bem.



Por isso é sempre bom estarmos com o check-up, isto é, com os exames de rotina, em dia.

Tudo certo. Só que as dúvidas são inevitáveis.

Quais exames estão indicados para minha idade? Com qual frequência devem ser feitos? Exames indicados para os homens são diferentes dos indicados para as mulheres? E para os atletas? E para quem não é atleta, mas quer iniciar uma atividade física? E as crianças? A partir de qual idade devem fazer seu primeiro check-up?

Em primeiro lugar, é IMPORTANTE saber que todo check-up deve começar no consultório de um médico. Isso mesmo. A anamnese, que é a sua história médica de vida, oferece informações importantíssimas. Além disso, o exame físico é insubstituível. O médico consegue detectar alguns sinais que são fundamentais para determinar condutas a serem seguidas como, por exemplo, uma lesão ou mancha de pele que pode não estar com a aparência saudável, um gânglio localizado em um local não habitual ou a medida da pressão arterial. Sintomas e sinais clínicos individuais direcionam alguns exames a serem pedidos para cada um. Mas, via de regra, há aqueles exames que normalmente são indicados para todas as pessoas. Para se ter uma ideia geral, seguem os exames mais comumente solicitados pelos médicos em cada faixa de idade:

- Crianças. O primeiro check-up é feito na Maternidade. Isso mesmo. É o teste do pezinho, onde é possível antecipar a existência de algumas doenças importantes e iniciar o tratamento antes mesmo dos sintomas se manifestarem. Crianças cujos pais ou avós têm colesterol elevado devem fazer seu primeiro exame a partir de 2 anos de idade. Quem não tem antecedentes familiares de hipercolesterolemia pode fazer seus primeiros exames entre 5 e 10 anos de idade.

- Adolescentes. Nesta fase, é importante fazer exames uma vez que o ritmo de crescimento é bastante acelerado. Por isso estão indicados exames que podem detectar anemia por deficiência de ferro e níveis de vitamina D. Além destes, pesquisa-se também a função do fígado, dos rins, da tireoide e tendência a alterações da glicose ou insulina, perfil lipídico e alguns hormônios. O coração também merece uma atenção especial, com um teste ergométrico e um eletrocardiograma, especialmente nos adolescentes que gostam de praticar esportes. O médico que solicitar os exames deve avaliar os resultados e indicar o momento em que o próximo exame deve ser colhido.

- Adultos entre 20 e 39 anos. Mulheres nesta faixa etária em geral realizam seus exames por conta das gestações. Os homens geralmente se esquecem, supondo que estão bem. Mas TODOS devem fazer rotineiramente o seu check-up. Valem, aqui, para homens e mulheres, os mesmos exames indicados para os adolescentes, além de um RX de tórax e um ultrassom de abdômen total. Mulheres devem fazer também ultrassom de mamas e o transvaginal, além, claro, do Papanicolau. Anualmente.

- Adultos após 40 anos. Devem fazer os mesmo exames indicados para adultos até os 39 anos. Mais alguns. Homens devem checar a próstata e mulheres devem iniciar as mamografias anuais. Tudo isso pelo menos uma vez por ano.

- Atletas e futuros atletas. Além dos exames indicados para cada faixa etária, avalia-se com maior ênfase a função cardiovascular e pulmonar. Indicam-se ecocardiograma, eletrocardiograma e um teste ergométrico de esforço.

Lembre-se que o médico é sempre quem vai orientar e solicitar os exames mais indicados para cada um. Esta lista serve apenas como uma orientação para que se tenha uma ideia geral.


Encarar um problema de saúde é sempre a melhor atitude para resolvê-lo. Prevenir e antecipar soluções é melhor ainda. Pense nisso.

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/esta-com-seu-checkup-em-dia-sabe-quais-exames-estao-indicados-para-sua-idade-criancas-devem-fazer-exames-de-rotina.html

Como saber se tenho sinusite?




Cabeça latejando, incomodando, uma tosse que não passa, principalmente à noite, uma febrinha que vem e que vai, aquela sensação de estar gripado sem estar com o nariz escorrendo. 

Será que é sinusite? Pode ser! 

Imediatamente surgem muitas outras dúvidas: afinal de contas, o que é a sinusite? Tem cura ou fica crônica, para sempre? 

Vamos entender tudo isso e também por que nesta época do ano muitas pessoas recebem o diagnóstico de sinusite.

Olhe seu rosto de frente para o espelho. Imagine que você tem visão de raio X e por alguns segundos vai se enxergar por dentro. Atrás das bochechas, do nariz e da testa, no espaço que fica no meio das sobrancelhas. Estas regiões internas se chamam “seios da face”. Tem esse nome porque, anatomicamente, são regiões que contém umas “bolsas” cheias de ar. Tudo certo, isso é o normal.

Ocorre que em algumas ocasiões produzimos uma quantidade muito maior de secreção nas vias aéreas superiores: quando estamos gripados ou por mecanismos alérgicos, por exemplo. Principalmente nesta época do ano, com o ar muito poluído e seco. O pó em excesso “gruda” na mucosa respiratória e provoca aumento na produção de secreção. Por tudo isso temos mais coriza, mais pigarro e mais “catarro” nas vias respiratórias. Consequência: temos também mais tosse, que é a defesa do organismo para “expulsar” este excesso de secreção.

Só que nem sempre a tosse sozinha consegue fazer todo o trabalho de limpeza. E se houver muita secreção sobrando, vai se acumular em algum lugar. Onde? Exatamente nos seios da face. Quando isso acontece, os sintomas acima descritos aparecem e é hora de ir ao médico para que ele possa definir com precisão o diagnóstico. 

Importante saber que na maior parte das vezes NÃO são necessários exames de imagem para o correto e preciso diagnóstico de sinusite. Com o exame clínico o médico pode identificar alguns sinais que, junto com a história clínica do paciente, fecham o diagnóstico.

A boa notícia é que há tratamento. As sinusites agudas tem cura completa. Outras podem recorrer, exatamente como tantas outras afecções de vias respiratórias como otites e amigdalites, por exemplo. E nenhuma delas dura para sempre!!!

Não fique com dores de cabeça que tem solução. Na dúvida, procure seu médico!

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/como-saber-se-tenho-sinusite.html

Cozinhar em casa não é tão saudável como parece, diz estudo


Uma pesquisa indica que cozinhar em casa pode não ser tão saudável como se pensa. A conclusão contradiz a crença geral de que comida preparada em casa é de maior qualidade do que as refeições feitas em restaurantes ou compradas prontas. Isso porque os resultados sugerem que, em suas próprias cozinhas, as pessoas tendem a abusar de ingredientes como sal, manteiga e óleo e também comem porções maiores como forma de "pagar" pelo esforço na preparação. Além disso, experimentar o sabor dos alimentos várias vezes enquanto cozinha pode fazer alguns quilos se acumularem ao longo dos anos e, ainda mais surpreendente, os especialistas garantem que a comida de rua tem se tornado mais saudável com o passar do tempo. As informações são do site inglês Daily Mail.


O estudo foi feito pela universidade de Rush, em Chicago, nos Estados Unidos, e analisou durante 14 anos a rotina de 2.755 mulheres na faixa etária de 40 a 60 anos. Eles relacionaram a quantidade de tempo que elas passam na cozinha com exames médicos regulares de pressão sanguínea, colesterol e obesidade. A conclusão apontou que as voluntárias que ficavam mais tempo diante do fogão tinham mais chances de desenvolver estas doenças e, ao contrário, aquelas que passavam menos tempo na cozinha, registraram queda nestes números. 

"Apesar da razão dos resultados ainda serem incertos, a pesquisa mostra uma necessidade de revisar a propaganda pública e enfatizar como os alimentos saudáveis realmente devem ser feitos em casa", explica Dr. Brad Appelhans, responsável pelo estudo.
TERRA
Observe crianças brincando. Quando estão ao ar livre correm, pulam, saltam, rolam no chão, sobem em tudo o que for possível e... se divertem. Gastam energia. Movimentam-se incansavelmente e isso é essencial para o crescimento. Tudo certo. 
Quando estão dentro de casa pegam seus brinquedos e dão asas à imaginação. Um foguete é DE FATO um foguete e uma boneca é MESMO uma princesa real no mundo infantil. O pensamento criativo é a mágica que transforma o que parece ser no que, para a criança, DEVE ser. 

Assim a humanidade viveu a infância por toda sua história. Neste início de século XXI, o progresso tecnológico coloca em cena outro tipo de diversão: os jogos eletrônicos. Vieram para ficar. Sem nenhuma dúvida. E caíram no gosto de crianças, adolescentes e adultos jovens ou nem tão jovens assim.

Os eletrônicos chegaram “causando” !!! Isso significa que arrombaram a porta do mundo e vieram para mudar atitudes, posturas, hábitos, costumes e o modo de viver a infância.

Crianças no século XXI brincam sentadas com seus eletrônicos. Olhos grudados numa telinha colorida com movimentos rápidos, jogos de todos os tipos, desafios, armas, carros, aviões, super-heróis e bandidos, que seguem o comando dos dois dedos polegares dos pequenos em uma velocidade absolutamente inalcançável por aqueles que não treinaram assiduamente.

Pais, avós e especialistas olham este cenário com uma certa perplexidade e a pergunta é inevitável: será que isso faz bem para meu filho (a), para a sua infância?

A argumentação contra ou a favor deve fugir da avaliação emocional ou saudosista, enaltecendo tempos passados como o melhor modo de viver a vida. Pode até ter sido assim. Mas o tempo anda para frente e não há mais a menor chance de “deletar” os eletrônicos da vida de ninguém. Muito menos das crianças. Esse é o seu mundo presente. Mais que isso: seu FUTURO será eletrônico. 

Estudos apontam que os “games” podem promover o desenvolvimento de funções cognitivas, na medida em que aprimoram a noção espacial e promovem habilidades visuais e motoras. O cérebro aprende a “pensar rápido”, o que exige conexões neuronais específicas. Até ai, tudo de bom. Por outro lado, sabemos que vivemos hoje uma “epidemia” de obesidade infantil. O sedentarismo e a alimentação inadequada são verdadeiros “vilões” da qualidade de vida na infância. E o pior: estes hábitos adquiridos precocemente exigem um gigantesco esforço e força de vontade para serem revertidos depois.


Voltamos à pergunta: o que fazer? O segredo é saber usar os eletrônicos a nosso favor.

Há algumas “dicas” que podem ajudar os pais a se orientar neste universo eletrônico.

Em primeiro lugar, compre jogos e eletrônicos para seu filho apenas em ocasiões especiais. Nada de ficar comprando novidades e lançamentos sem motivos. Segundo: certifique-se de que o jogo é adequado para a idade. Isso é muito importante.

Terceiro: evite que seu filho se isole no quarto para jogar. Faça com que o espaço de jogo seja um ambiente comum como a sala, por exemplo.

Quarto: defina horários específicos para o jogo eletrônico. De preferência quando pais ou cuidadores estiverem em casa, por perto, olhando ou até mesmo participando. Evitem, a todo custo, jogos na hora das refeições. Este é um espaço “de ouro” para a família conversar.

Não adianta evitar. O melhor é ensinar seu filho(a) a viver com os eletrônicos sem, claro, abrir mão das outras formas de brincar “como nos velhos e bons tempos”.

Lembrem-se que quando a controvérsia é a regra, o bom senso é a solução.

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/saiba-se-os-jogos-eletronicos-estimulam-ou-atrapalham-o-desenvolvimento-infantil.html

Britânicos descobrem anticorpo capaz de neutralizar vírus da dengue.




Cientistas do Imperial College London descobriram uma nova classe de anticorpos capazes de neutralizar as quatro formas do vírus da dengue, conforme publicou nesta segunda-feira a revista britânica "Nature Immunology".
Este novo tipo de anticorpo descoberto em humanos, que também neutraliza o estado inicial do vírus presente nos mosquitos, poderia orientar o desenvolvimento de vacinas e tratamentos efetivos para combater a doença. A dengue é uma doença transmitida pela picada do mosquito da família "aedes" e infecta 400 milhões de pessoas por ano, especialmente nas regiões tropicais e subtropicais do planeta.
Um dos principais problemas que o vírus apresenta é que existem quatro tipos de dengue e ter tido um deles não imuniza a pessoa dos demais. No relatório, a equipe de pesquisadores assinalou que a expansão geográfica da dengue tem aumentado, já que foi registrado um maior número de casos na América Latina e na Austrália, e poderia se estender ao sul da Europa.
O diretor da pesquisa, Gavin Screaton, disse em uma teleconferência com a imprensa que seu grupo já leva mais de dez anos estudando do vírus. Ele destacou que não acredita que a dengue possa ser controlada até que se desenvolva uma vacina.
Para ele, o desenvolvimento de uma vacina poderia levar uma quantidade de tempo "considerável", porque primeiro seria preciso produzi-la e testá-las em modelos não humanos. Com relação a penetração do vírus na América Latina, Screaton afirmou que, apesar de ter "existido países que realizaram boas práticas", estas não evitaram alguns surtos severos.
Segundo Screaton, para prevenir o contágio em grande escala, é preciso "informar à população sobre boas práticas, limpar e não armazenar lixos nas cidades e usar inseticidas".
Para o estudo, a equipe de cientistas analisou 145 mostras de anticorpos de pacientes que foram infectados pelo vírus e desenvolveram um quadro imunológico. Desta forma, encontraram um bom número de anticorpos que são muito efetivos neutralizando o vírus.

Essa descoberta abre a porta ao desenvolvimento de uma futura vacina universal contra a dengue, apesar dos pesquisadores matizarem que ainda é necessário entender a resposta imunológica humana aos contágios naturais e ver qual é sua resposta à vacinação posterior.
A dengue provoca febres altas, dor de cabeça, vômitos e erupções na pele, e pode ser fatal em sua forma hemorrágica. 


EFE / TERRA

Corpo de mulher atropelada com a filha na faixa de pedestre em Joinville foi sepultado em Chapecó


Maria Cristina Tavares, 39 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital

Maria Cristina Tavares, 39 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital 

Foto: Arquivo Pessoal 

O corpo de Maria Cristina Tavares de 39 anos que morreu na manhã de ontem, 15, quando tentava atravessar a rua Guanabara com a filha de 5 anos, na zona Sul de Joinville foi sepultado nesta terça-feira às 17 horas no Cemitério Municipal de Chapecó. O corpo chegou por volta das 11 horas no município e foi velado na Capela Mortuária do Bairro Santo Antônio.

Natural da cidade no Oeste do Estado, a mulher morava em Joinville e foi buscar a filha no Centro de Educação Infantil Botãozinho de Rosa na última segunda-feira, quando foram atingidas por um veículo. De acordo com os bombeiros, a Kombi tentou desviar de um caminhão e atropelou as duas por volta das 11h40min. Maria foi encaminhada pelo Samu ao Hospital Municipal São José, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. 
A menina de cinco anos foi encaminhada para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria com ferimentos na cabeça e na barriga. A assessoria da unidade informou que a família não autorizou o hospital a passar informações sobre o estado clínico da criança.

A NOTÍCIA

Vacinas são seguras? Há eventos adversos após a vacinação?


Você já viu alguém com difteria? Sabe quais os sintomas e por que é tão “perigosa”? E o tétano? Sabe o que é rigidez tetânica? Conhece alguma criança que não consegue andar por que está com paralisia infantil? 

Pois é! Muito provavelmente sua resposta foi “NÃO” para todas estas perguntas, não é mesmo? 

Por quê? Porque as vacinas conseguiram controlar e diminuir a incidência destas e de outras tantas doenças gravíssimas que mataram ou deixaram sequelas em milhões de pessoas ao longo da história da humanidade. A varíola não existe mais. A paralisia infantil está no caminho da erradicação. 

Assim, muitas destas doenças estão longe da realidade e da lembrança emocional das pessoas. Mas como continuamos vacinar, os efeitos adversos chamam mais a atenção do que a gravidade do quadro clínico. Resultado: muitos questionam se vale mesmo a pena administrar vacinas para doenças que nunca viram! Ainda mais porque acreditam que as vacinas podem provocar reações temidas e alardeadas como reais. Mesmo sem a necessária comprovação científica. Ou seja: muitos tem a convicção de que não vale a pena correr o risco do evento adverso das vacinas.

Vamos a alguns exemplos. 

Em 1974 divulgou-se, na Inglaterra, a suspeita de que a vacina da coqueluche poderia causar doença neurológica. A cobertura vacinal imediatamente despencou de 80% em 1977 para 31% em 1979. Consequência: entre 1977 e 1979 ocorreu uma grande epidemia de coqueluche na Inglaterra, causando 36 óbitos, 5000 internações, 200 casos de pneumonia e 83 convulsões. Aos poucos a confiança na vacina foi se recuperando e a cobertura vacinal voltou a crescer. 

Em 1998 correu o mundo que a vacina contra sarampo, caxumba e rubéola poderia ser causa de autismo em crianças. A cobertura vacinal caiu em muitas regiões pois muitos pais ficaram temerosos de dar a vacina em seus filhos. Só para lembrar, o sarampo era uma das causas mais temidas de óbito na infância antes da vacina ter ampla cobertura. Alguns ainda acreditam nisso, embora as evidências científicas já tenham refutado incisivamente esta hipótese. Recentemente um artigo científico publicado em uma importante revista de pediatria, a Pediatrics, confirmou as evidências de que esta vacina é segura e NÃO causa autismo.

A vacina oral contra a paralisia infantil, ou poliomielite, pode ocasionar sequelas em 1 criança a cada 3,5 milhões de doses. Isso é fato apontado pela Organização Mundial de Saúde. Mas também é fato que a doença sequela 1 em cada 350 crianças. Portanto, é indiscutível o benefício da vacina. E é exatamente a vacina Sabin, a gotinha, que está ajudando o mundo a erradicar a poliomielite.

Todas as vacinas podem apresentar efeitos adversos. Uns mais, outros menos importantes. Impossível prever quem vai ter o quê. Mas possível prever que, sem as vacinas, muitas e muitas crianças ou adultos morreriam ou ficariam com sequelas irrecuperáveis.

A carteira de vacina em dia é o mais importante passaporte que podemos ter para todas as “viagens” incríveis que a vida nos proporciona.

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/vacinas-sao-seguras-ha-eventos-adversos-apos-vacinacao.html

Quais são os níveis normais de pressão arterial? Quando começar a medir?





Afinal de contas, o que é a pressão arterial e por que é tão importante para a saúde mantê-la dentro dos níveis considerados como normais? Veja como é fácil entender. O sangue tem que circular dentro nossos vasos. Não pode ficar “parado”. Tem que “correr”, como as águas de um rio volumoso. Para ajudar este movimento, existe o coração. Ele é a força que impulsiona, que bombeia, produzindo o “empurrão” que mantém o volume sanguíneo “correndo” e irrigando todos os nossos órgãos. Tudo certo.



Imagine, porém, que os vasos que saem do coração, que são os que chamamos de artérias, fiquem mais “fechados”. O que aconteceria? O mesmo volume de sangue tem que “correr” lá por dentro com mais pressão, não é mesmo? Isso acaba “machucando” a parede interna das artérias. Mais que isso: o coração vai ficando cada vez mais “cansado” por ter que bombear sangue em direção a um vaso estreito e “duro”. Consequência imediata: os órgãos vão ficando mal irrigados e começam a trabalhar com mais dificuldade. O corpo todo sofre mais. É exatamente assim que acontece na hipertensão arterial.

Agora vamos imaginar o oposto disso. Os vasos ficam muito “relaxados” e se “abrem” mais. O que aconteceria? O fluxo de sangue fica mais “lento” e por isso o coração é obrigado a “acelerar” para suprir as demandas de oxigênio e nutrientes para as células. Resultado: o coração também fica “cansado” e os órgãos também ficam mal irrigados. Isso é o que acontece na pressão baixa.

Por isso é fundamental medir a pressão nos exames médicos de rotina. Importante saber: crianças TAMBÉM podem ter a pressão alta. A partir de 3 anos de idade já se deve medir rotineiramente a pressão arterial dos pequenos.

Os níveis considerados normais de pressão variam de acordo com a faixa de idade. Isso mesmo. Crianças, em geral, têm os níveis mais baixos que os adultos. Para eles é normal os níveis estarem em torno de 90 por 40. Em adultos, a pressão ideal deve estar abaixo de 120 por 80 mm de mercúrio. Reparem que todos temos uma medida mais alta (pressão máxima) e uma mais baixa (pressão mínima). Como numa estrada em que os carros deveriam andar numa velocidade máxima de 120 km/h e mínima de 80 km/h.



A pressão alta pode aparecer silenciosamente, sem manifestar sintomas que chamem a atenção. Por isso, meça sempre sua pressão. E a dos seus filhos, começando aos 3 anos de idade!

Medir a pressão arterial rotineiramente diminui, com certeza, a pressão na sua vida mais tarde.

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/quais-sao-os-niveis-normais-de-pressao-arterial-quando-comecar-medir.html

Por que adultos e crianças estão mais intolerantes ao glúten?



Quem não aprecia um pãozinho quentinho e crocante no café da manhã?

Ou um prato de macarrão na hora da fome? Pois é! Quase todo mundo gosta, não é mesmo? De fato, estes alimentos fazem parte do cardápio de crianças e adultos já há alguns séculos.

Nos últimos anos, porém, pesquisas apontam que é cada vez maior o número de adultos e crianças que têm necessidade de suprimir o pão, o macarrão e outros alimentos derivados do trigo, principalmente, além do centeio, da aveia e da cevada. Entram nesta lista, por exemplo, as pizzas e alguns produtos processados como sopas, molhos, hambúrgueres, bolos, biscoitos e doces. Tudo isso por que estes alimentos contêm uma proteína que é motivo de muitos estudos neste início de século XXI: o glúten.

Mas... afinal de contas, o que é o glúten? E por que só agora ele está virando “vilão” para muitas pessoas?

O glúten é uma proteína complexa que pode causar uma reação importante no intestino conhecida como Doença Celíaca. As primeiras manifestações clínicas desta doença ocorrem nas crianças, entre 2 e 5 anos de idade. O glúten provoca o aparecimento de anticorpos que “atacam” e provocam uma importante lesão na mucosa intestinal. Isto resulta em uma “atrofia” da mucosa, que dificulta – ou impede – a absorção de alimentos essenciais para o crescimento e desenvolvimento. A barriga fica grande, como se fosse “inchada”, cheia de gases, surge uma diarreia crônica, mal-estar, fadiga, desânimo e anemia. Com a retirada do glúten da alimentação, este quadro reverte integralmente, e as crianças voltam a ganhar peso e a crescer. Só que não podem, em nenhuma hipótese, voltar a ingerir a proteína. Esta é a forma mais clássica de sensibilidade ao glúten, e esta doença é conhecida há mais de 100 anos.

Porém, nos dias atuais, observa-se uma outra forma, mais leve, de intolerância ao glúten. Isso ocorre, muito possivelmente, por que a quantidade desta proteína na nossa alimentação cotidiana aumentou demais. E o próprio trigo, utilizado nestes alimentos, passou por algumas modificações feitas pelos agricultores para satisfazer suas necessidades de comércio. Muitos alimentos processados passaram a possuir glúten. O “excesso” de contato dos adultos e crianças com este “novo” trigo e com o glúten explica, portanto, porque muitas pessoas passaram a apresentar desconforto abdominal após a ingestão de produtos que o contém. Chamamos isso de “intolerância”. Nesta situação, claro que o tratamento consiste na diminuição ou retirada dos alimentos com glúten da dieta. 

Importante saber: o glúten engorda? NÃO! O glúten não engorda. Então por que muitos emagrecem com a sua suspensão da dieta? Simplesmente porque junto com o glúten suspende-se também as pizzas, o macarrão, a cerveja, o hambúrguer, os pães, os biscoitos e os doces! Simples assim.


Alimentos naturais e saudáveis são sempre a melhor opção nutricional!

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/por-que-adultos-e-criancas-estao-mais-intolerantes-ao-gluten.html

Você tem dor nos pés quando dá os primeiros passos pela manhã?

Acordar pela manhã no frio não é fácil. Fica mais difícil ainda para quem tem fasceíte plantar. Os primeiros passos são extremamente dolorosos. O calcanhar e a planta dos pés parecem “emperrados”, “enferrujados” e andar não é uma tarefa fácil.

Conforme os passos, o desconforto vai se atenuando e ao longo do dia alternam-se momentos de melhora e piora. Em repouso não dói. Movimentar-se é difícil. Ficar em pé por muito tempo é motivo para incômodo e dor. 

O que é a fasceíte plantar? Quais as causas? Tem cura?

Olhe agora para seus pés. Compare o tamanho deles em relação ao seu corpo. Agora imagine que essa estrutura “pequena” tem que sustentar todo o seu peso. Mais que isso. Tem que fazer seu corpo andar. Ou correr. Ou pular. Para tudo isso os pés são uma máquina anatômica muito elaborada e incrivelmente potente. Ossos, músculos e tendões funcionam harmonicamente, em um conjunto que permite os nossos passos. Mas há uma estrutura fundamental que também compõe a anatomia do pé, cuja função é envolver todo esse conjunto, garantindo sua firmeza e segurança: a fáscia plantar.

A fasceíte plantar é a inflamação da fáscia que acontece em decorrência constantes micro traumas nos pés. Por isso pessoas que correm longas distâncias, que estão acima do peso, que passam muito tempo em pé ou que usam sapatos apertados ou com a sola inadequada estão mais propensas.

O tratamento é individual, uma vez que cada um tem seu fator de risco. Por isso o que funcionou para um pode não ter efeito em outro. Quem pode indicar o melhor para você é o médico.

Dê os passos certos e com orientação na vida. Com saúde não se brinca!

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/voce-tem-dor-nos-pes-quando-da-os-primeiros-passos-pela-manha.html

Três dicas para a manter seus ossos saudáveis


Imagine seu corpo sem a força dos ossos. Quaisquer movimentos como andar, levantar, correr ou pular seriam impossíveis. Por isso a saúde dos ossos é vital. Vamos ver o que podemos fazer para garantir ossos potentes e fortes. Vale para todas as etapas de vida: crianças, adultos e idosos.

1. Cálcio, todos os dias
O cálcio é o nutriente que garante força, integridade e a estabilidade dos ossos. Sem cálcio adultos desenvolvem a osteoporose e crianças em fase de crescimento, o raquitismo. Por isso devemos ingerir cálcio todos os dias. Crianças precisam de mais ou menos 500 a 800 mg de cálcio por dia. Adultos em torno de 1000 mg e adolescentes e idosos são os que mais o necessitam: em torno de 1300 mg. Faça as contas: um copo de 200 ml de leite desnatado ou de iogurte tem em torno de 250 mg de cálcio. Uma fatia de queijo branco possui 200 mg. A coalhada é a campeã: 100 g tem 490 mg de cálcio. Algumas verduras também são importantes fontes de cálcio: duas colheres de sopa de couve cozida tem 160 mg, que é a mesma quantidade de 4 colheres de sopa de espinafre, também cozido. Faça seu cardápio e aproveite.

2. Vitamina D
O cálcio é fundamental para os ossos, como já vimos. O que faz a vitamina D? Coloca o cálcio que ingerimos para dentro do nosso organismo. Isso mesmo. O cálcio dos alimentos entra no sangue graças à vitamina D. Sem vitamina D, portanto, não absorvemos cálcio. E de onde vem essa vitamina tão importante? Do Sol. Exatamente assim: quando os raios solares do começo da manhã ou do final da tarde incidem em nossa pele, deflagram uma série de reações no nosso organismo cujo resultado é a produção de vitamina D que, por sua vez, vai até o intestino e promove a absorção do cálcio. Veja bem: não adianta só ingerir alimentos ricos em cálcio sem tomar um pouco de Sol todos os dias!

3. Exercícios físicos
As máquinas normalmente se desgastam com o uso contínuo, não é mesmo? O organismo humano não é assim. É uma máquina tão perfeita que, ao contrário, é capaz de se aprimorar com o uso e com os movimentos. Os ossos precisam dos movimentos para se remodelar continuamente. Ande, corra, sente, levante, dance, mexa-se todos os dias. Seus ossos agradecem e se rejuvenescem com você.

Ossos fortes e saudáveis são seu passaporte para uma vida com movimentos mais vigorosos e certeiros.

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/tres-dicas-para-manter-seus-ossos-saudaveis.html

Você sabe o que é interação medicamentosa?



Muitas pessoas tem que tomar pelo menos um remédio todos os dias. Este medicamento acaba fazendo parte da rotina diária e passa a ser incorporado como um hábito corriqueiro, para o qual não se dá maior importância. É o caso de algumas mulheres que tomam sua pílula anticoncepcional, por exemplo, ou de quem toma frequentemente um antiácido para um desconforto estomacal ou um tranquilizante para diminuir o estresse diário. 

De repente estas pessoas ficam doentes e vão ao médico. Saem com a receita de outro medicamento. Só que simplesmente esqueceram de alertar ao médico que já estão em uso de determinado remédio todos os dias. Pronto! Pode acontecer o que chamamos de interação medicamentosa. Isso significa que um medicamento pode diminuir a eficácia do outro ou, ao contrário, potencializar seus efeitos. 

Isso é muito importante, principalmente para a população mais idosa, que rotineiramente faz uso de pelo menos um tipo de medicamento.

Deve-se ter especial atenção antes de tomar álcool. Exatamente porque o álcool pode interferir na metabolização de vários medicamentos. Por isso, a ingestão de álcool é contraindicada concomitantemente ao uso de antibióticos, analgésicos, tranquilizantes, anticonvulsivantes e antialérgicos.

As possibilidades de interação são extensas. Antiácidos, por exemplo, podem interferir na absorção de alguns antibióticos que, por sua vez, tem seus níveis mais baixos se ingeridos junto com outros tantos medicamentos. A lista é grande.

O melhor a fazer, portanto, é avisar ao médico quais são os medicamentos que se está tomando, antes de receber a prescrição de outro. Pergunte ao seu médico tudo o que julgar necessário. Não saia da consulta com dúvidas.

Ter uma prescrição correta é apenas uma parte do tratamento. Seu corpo precisa da garantia de um ambiente harmônico internamente para que tudo possa fluir sem interações indesejáveis

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/voce-sabe-o-que-e-interacao-medicamentosa.html

A única dieta que verdadeiramente funciona


Todas as dietas acabam em pizza?

Quem não gosta de massas, pães, doces, sorvetes, uma cerveja com os amigos ou um bom vinho para acompanhar um jantar? Comer bem pode ser também sinônimo de comemoração. Dá para imaginar um Natal sem a ceia? Ou um aniversário sem bolo? A macarronada de domingo sem o macarrão? Impossível!

Só que o excesso de calorias, somado ao estilo de vida contemporâneo, que por um lado é agitado e estressado e por outro sedentário e inativo, leva aos crescentes índices de obesidade, em todas as idades, que tanto nos preocupam nos dias atuais.

Resultado: todos queremos emagrecer. O problema é que queremos emagrecer sem passar fome. Traduzindo: emagrecer e continuar comendo. Contraditório, mas real. 

Na tentativa de resolver esta difícil equação surgem dietas com as mais variadas proposições nutricionais: umas excluem gorduras, outras defendem gorduras; há as que advogam o consumo de proteínas, ou as que proíbem tudo, ou que permitem tudo, desde que uma quantidade de pontos diária seja respeitada. E há mais. Muitas mais. Mas todas tem um ponto em comum, sem a qual jamais funcionariam: restringem a quantidade total de calorias ingeridas por dia. Isso é que é o mais importante.

Um estudo, divulgado na publicação científica da Associação Americana de Medicina, comparou os vários tipos de dieta e a perda de peso correspondente a cada uma concluiu que todas podem funcionar, desde que haja, de fato, uma diminuição diária de calorias ingeridas. Simples assim.

Portanto, não existe uma dieta comprovadamente melhor e mais eficiente que outra. Escolha uma e siga-a corretamente.

Importante: tenta claro que para emagrecer o ingrediente mais importantes é a disciplina, entendida como sinônimo de determinação, força de vontade e capacidade de resistência às tentações que certamente aparecerão pela frente!

Disciplina é a palavra mágica. Dietas baseadas em disciplina funcionam. Isso mesmo! Até porque emagrecer não é o único grande passo a ser dado. Manter o peso depois é que pode ser o maior desafio.

A vida deve ser gostosa e comer bem faz parte. Saia e volte para sua rotina alimentar mais saudável!

Discipline-se e seja feliz!
Foto: Guillaume Meyer/AFP

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/unica-dieta-que-verdadeiramente-funciona.html

Sabonetes íntimos: mocinhos ou vilões?


Algumas mulheres gostam, outras não gostam, e há as que afirmam que não faz efeito. As opiniões são controversas sobre as vantagens ou desvantagens dos sabonetes íntimos. Inclusive entre os profissionais. Há os que recomendam e os que não indicam. Quando a controvérsia é a regra, o bom senso deve prevalecer.

Vamos entender qual é a principal diferença entre os sabonetes corporais e os que são feitos para a higiene íntima feminina.

A flora vaginal normal é muito importante para manter um equilíbrio harmônico entre agentes microbianos que habitam a região vulvar e vaginal. Essa flora natural impede a ação de organismos patogênicos que podem causar vulvovaginite com sintomas desconfortáveis, como corrimento, prurido e ardor local, além de dor durante a relação sexual.

Importante saber que essa flora necessita de condições de pH idealmente mais baixas, ao redor de 4,0 ou 4,5 para manter-se viável e funcionante. O pH indica se um meio é ácido (menor de 7), neutro (igual a 7) ou alcalino (acima de 7). Os sabonetes corporais, em sua grande maioria, tem o pH mais alto, ao redor de 8,0 ou 9,0. Resultado: o uso constante destes sabonetes na região genital pode alterar a composição da flora natural de defesa, deixando as mulheres mais expostas ao agressores.

O sabonete íntimo, por sua vez, tem um pH mais baixo, ao redor de 5,0 ou 6,0, o que favorece o desenvolvimento da flora natural normal. Por isso, seu uso protege as mulheres de vulvovaginites de diferentes etiologias. 

Na prática diária, porém, observamos 3 situações decorrentes do uso destes sabonetes íntimos:

1) Uso aprovado
Algumas mulheres observam vantagens no uso do sabonete íntimo, com melhora dos sintomas desconfortáveis e contínuos das vulvovaginites de repetição.

2) Indiferença
Usar ou não usar é indiferente. Para estas mulheres o sabonete íntimo pode ser ou não uma opção. Sem vantagens e sem desvantagens.

3) Uso reprovado
O uso de quaisquer produtos de higiene, principalmente em regiões mais sensíveis, pode acarretar reações adversas em algumas mulheres. Pode ocorrer, por exemplo, ressecamento excessivo da região genital, o que causa muito prurido e desconforto.

Não há, portanto, consenso. Mas em um ponto não há discussão. Todos são unânimes: manter a higiene íntima, da forma mais adequada e apropriada para cada mulher, é fundamental para uma vida mais saudável.

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/sabonetes-intimos-mocinhos-ou-viloes.html

Cadáver é encontrado em avançado estado de decomposição em Caçador.




Ontem, 15, por volta das 20 horas no Bairro Aeroporto (Rua Araucárias, n°113), em Caçador o COPOM foi informado pelos Bombeiros Voluntários que foi encontrado um cadáver já em avançado estado de decomposição.
Devido ao estado do corpo não foi possível à identificação, porém acredita-se tratar-se de Vagner Lopes, 44 anos, o qual residia no local e segundo relatos da irmã de Vagner, Elisabete Nunes da Silva, fazem cerca de seis dias que não o vê. 
Foi possível verificar no interior da residência manchas de sangue sugerindo que tenha ocorrido luta corporal. Ainda obtiveram informações que Vagner teria recebido uma quantia considerável de dinheiro há pouco tempo. 
Foi Isolado o local e acionados a Polícia Civil e o IGP.

Caçador On Line

Você sabe o que é Transtorno Agudo do Estresse?


Ninguém está livre de ter um "surto" de tanto estresse. Na última semana, a biomédica Letícia Carneiro Ramalho, de 23 anos, ficou desaparecida por um dia após “estresse psicológico muito grande”. A família disse que, mesmo quando voltou para casa, em Goiânia, ela ainda estava confusa.

Algumas situações difíceis podem ser intensamente marcantes do ponto de vista físico ou emocional. Pontuam um momento terrível na vida da pessoa, abalando ou deixando sequelas agudas importantes na capacidade psíquica de entendimento, elaboração e resolução de quaisquer problemas. É o que popularmente conhecemos como estado de choque.

Planejamos nossa vida cotidiana com todo o cuidado e carinho. Cada segundo do dia e da noite correm dentro de um padrão organizado de acordo com a vontade e possibilidades de cada um. E o que normalmente norteia a maioria das pessoas, como indivíduos ou como grupo de familiares ou de amigos, é a busca pelo bem estar físico, mental e espiritual. Atingir esse patamar é o que poderíamos chamar de felicidade. A vida tem ciclos, porém, de momentos de tensão e de relaxamento. Tudo certo ser assim. A tensão nos move e impulsiona.

No entanto, algumas situações são extremas. A tensão chega no limite (ou ultrapassa) e se mescla com a sensação de terror. É o que acontece quando morre alguém muito querido ou, por exemplo, quando se enfrenta agudamente risco iminente de vida. A mídia reporta diariamente um número crescente de assaltos, sequestros, acidentes, estupros ou catástrofes, relatando a agonia e o sofrimento de quem os vivenciou.

Para os que estão olhando de fora não é fácil. Para quem está dentro é muito, muito pior. E muitas destas pessoas entram em estado de choque.

O transtorno agudo do estresse caracteriza-se por uma reação física e mental a um evento que gerou muito medo, pânico e tensão. Após o evento traumático a pessoa como que se “desconecta” do mundo e passa a ter, entre outros, os seguintes sintomas que chamamos de dissociativos: 

- “Anestesia”: quem passou por isso fica como que se anestesiado e acordado. Desliga-se do mundo e não responde adequadamente a estímulos como conversas ou contato físico. Há um distanciamento emocional. Os pensamentos se desconectam do momento atual e a pessoa fica como que se estivesse sonhando acordada.

- Amnésia dissociativa: as pessoas não se lembram do momento do trauma e não conseguem relatar o que aconteceu.

- Despersonalização: perde-se a consciência do próprio ser.

- Dificuldade para dormir, para se concentrar, irritabilidade, agitação motora, resposta exagerada a qualquer sobressalto.

As pessoas ficam ansiosas e evitam falar ou lembrar do fato. Tendem ao isolamento.

Estes sintomas podem ocorrer entre 2 dias e 4 semanas após o evento estressante.

A boa notícia é que há tratamento. Familiares e amigos podem ajudar a dar o primeiro passo, que é identificar o problema.

Viver é um desafio. Mas sempre vale a pena.

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/voce-sabe-o-que-e-transtorno-agudo-do-estresse-envie-suas-duvidas.html

*Foto: Arquivo pessoal

Qual tipo de leite escolher?



Você toma leite todos os dias? Tipo A, B ou C? Desnatado, semidesnatado, integral, em pó ou sem lactose? Quais as principais diferenças entre eles?

Pare na frente da prateleira de leites em um supermercado. Veja a quantidade e a variedade de tipos que existem para o consumo. Ante tanta diversidade, muitas pessoas ficam sem saber exatamente qual leite comprar para a família. 

Veja como é fácil entender as principais diferenças entre eles. Depois é só escolher o que melhor se adapta às necessidades de cada um.

Leites tipos A, B ou C:

A diferença principal entre eles está na forma como são extraídos da vaca e em que momento são pasteurizados. Para entender melhor, a pasteurização é um processo que aquece o leite a 75ºC e depois o resfria. Isso é necessário para diminuir as bactérias presentes no leite e que podem prejudicar a saúde. Importante saber que este processo de pasteurização não interfere nas propriedades nutritivas.

O leite tipo A é ordenhado mecanicamente. Imediatamente é pasteurizado e envasado na própria fazenda. Todo esse processo confere pureza ao leite. 

O leite tipo B também é ordenhado mecanicamente. Só que a pasteurização e o envasamento podem ocorrer em outro local. Em outro laticínio, por exemplo. Por isso o leite tipo B pode ter mais agentes contaminantes, quando comparado ao tipo A. 

O leite C, por sua vez, pode ser extraído manual ou mecanicamente. Fica armazenado em tanques até que ocorra a pasteurização e o envasamento - também em outro laticínio. Portanto, o tipo C é o que contém o maior número de agentes microbianos.

Longa Vida: por que este leite pode ficar fora da geladeira no supermercado?

Porque é ultrapasteurizado. Isso significa que ele é aquecido a 130-150°C por 2 a 4 segundos. Logo após é resfriado e envasado. Este procedimento esteriliza o leite. Por isso ele pode permanecer fora da geladeira mais tempo. Mas depois de aberto deve ser refrigerado.

Leites integral, desnatado ou semidesnatado

Aqui a diferença básica entre eles está na quantidade de gorduras. O integral é o leite tal como retirado da vaca. Contém em torno de 3% de gorduras. No semidesnatado, apenas parte da gordura é retirada, ficando com quantidades que variam entre 0,5 e 2,9% . Já o desnatado é o leite que praticamente não contem gorduras. Apenas 0,5%. Importante saber que os 3 tipos mantem as outras propriedades nutritivas. Apenas a concentração de gordura é que varia.

Leite sem lactose

Como o próprio nome indica, é o leite em que foi retirada a lactose, que é o açúcar contido no leite. Os outros nutrientes, como o cálcio, permanecem. Este leite está indicado para as pessoas que tem intolerância à lactose.

Leite em pó

O leite natural, que sai da vaca, contem água. Para produzir o leite em pó, a indústria retira esta água. Fica o pó. Portanto, o leite em pó integral tem a mesma composição que o leite de vaca. Claro que para aumentar as propriedades nutritivas, as diversas marcas adicionam nutrientes específicos como vitaminas ou ferro, por exemplo. As fórmulas infantis em pó, indicadas para bebês, são por sua vez intensamente modificadas para atender às necessidades dos pequenos.


Escolha o seu leite. Um copo por dia ajuda a saúde dos seus ossos. Em todas as idades.

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/qual-tipo-de-leite-escolher.html

Lavar os cabelos todos os dias faz mal? Mande suas dúvidas


Você sabe de quanto em quanto tempo deve-se lavar os cabelos? Fazer isso todos os dias é ruim? E o uso do condicionador, depois do shampoo, é obrigatório?

Como o jeito de lavar pode interferir na saúde dos fios, é preciso tomar alguns cuidados.

Na próxima coluna vamos conversar sobre as melhores formas de limpar os cabelos. Mande as suas dúvidas.



*Foto: Reprodução/Bem Estar

Faz mal lavar o cabelo com água quente? Tire dúvidas sobre os cuidados

Os cabelos são estruturas importantes. Protegem o couro cabeludo dos raios solares, chuva, poluição, sujeira ou abrasões. Além disso, o estilo que escolhemos compõe a nossa identidade visual. Uma pessoa tem mais ou menos 150 mil fios de cabelo. Cada um cresce cerca de 1 cm por mês. Podem ser lisos, finos, mais grossos, cacheados, secos, oleosos, tanto faz – os tipos são geneticamente determinados. Todos devemos tratá-los muito bem. Para isso, o primeiro passo é entender melhor as características particulares dos fios e onde atuam os shampoos, condicionadores e a tintura. Vejam como é simples.

O cabelo é composto por duas partes: a raiz, que fica dentro do couro cabeludo, e onde estão as glândulas sebáceas que produzem a oleosidade necessária para a lubrificação do fio, e a haste, que é o fio tal como o conhecemos. 

Cada fio, por sua vez, é composto por três camadas: a mais externa se chama cutícula e é formada por várias escamas, exatamente como as de um peixe. A camada intermediária é o córtex, que tem o pigmento que dá a cor ao cabelo: loiro, castanho, ruivo, preto ou outros tons. O cabelo branco significa falta de pigmento. A camada mais interna do fio do cabelo é a medula, e não tem uma função específica.

Uma dica importante: não lave a cabeça com água quente, que pode ressecar muito o couro cabeludo. E isso não é interessante para a saúde dos seus cabelos.

O que faz o shampoo?

Levanta as escamas permitindo que a água e a espuma penetrem dentro do fio, limpando-o mais profundamente. Por isso é que se usarmos só o shampoo os cabelos ficam todos embaraçados depois. As escamas ficam abertas e umas “grudam” nas outras, formando uma rede dificílima de pentear. O shampoo ideal tem o pH próximo ao do fio de cabelo, que se situa entre 4,5 e 5,5, limpa e não danifica o couro cabeludo.

E o condicionador?

O condicionador simplesmente “fecha” as escamas, diminuindo o volume total dos fios. Por isso o cabelo fica desembaraçado e fácil de pentear depois. O condicionador confere mais leveza e maciez aos fios.

É interessante que se use shampoo e condicionador da mesma marca, para que um produto complete o outro, sem haver mistura de perfumes.

E a tintura? O que faz?

Agora que já conhecemos o fio de cabelo, fica fácil entender o que a tintura faz: primeiro a amônia promove a abertura das escamas, para que o córtex, que é a região que contém o pigmento, seja atingido. Quando as escamas estão bem abertas, a tinta consegue penetrar no córtex e deixar os cabelos na cor escolhida.

O problema das tinturas é que elas podem ressecar demais os fios. Por isso, é importante hidratar bastante os cabelos tingidos. A cada 15 dias, pelo menos.

Conheça bem seus cabelos, respeite-os, e não esquente a cabeça!

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/faz-mal-lavar-o-cabelo-com-agua-quente-tire-duvidas-sobre-os-cuidados.html

Faz mal lavar o cabelo com água quente? Tire dúvidas sobre os cuidados

Os cabelos são estruturas importantes. Protegem o couro cabeludo dos raios solares, chuva, poluição, sujeira ou abrasões. Além disso, o estilo que escolhemos compõe a nossa identidade visual. Uma pessoa tem mais ou menos 150 mil fios de cabelo. Cada um cresce cerca de 1 cm por mês. Podem ser lisos, finos, mais grossos, cacheados, secos, oleosos, tanto faz – os tipos são geneticamente determinados. Todos devemos tratá-los muito bem. Para isso, o primeiro passo é entender melhor as características particulares dos fios e onde atuam os shampoos, condicionadores e a tintura. Vejam como é simples.

O cabelo é composto por duas partes: a raiz, que fica dentro do couro cabeludo, e onde estão as glândulas sebáceas que produzem a oleosidade necessária para a lubrificação do fio, e a haste, que é o fio tal como o conhecemos. 

Cada fio, por sua vez, é composto por três camadas: a mais externa se chama cutícula e é formada por várias escamas, exatamente como as de um peixe. A camada intermediária é o córtex, que tem o pigmento que dá a cor ao cabelo: loiro, castanho, ruivo, preto ou outros tons. O cabelo branco significa falta de pigmento. A camada mais interna do fio do cabelo é a medula, e não tem uma função específica.


Uma dica importante: não lave a cabeça com água quente, que pode ressecar muito o couro cabeludo. E isso não é interessante para a saúde dos seus cabelos.

O que faz o shampoo?

Levanta as escamas permitindo que a água e a espuma penetrem dentro do fio, limpando-o mais profundamente. Por isso é que se usarmos só o shampoo os cabelos ficam todos embaraçados depois. As escamas ficam abertas e umas “grudam” nas outras, formando uma rede dificílima de pentear. O shampoo ideal tem o pH próximo ao do fio de cabelo, que se situa entre 4,5 e 5,5, limpa e não danifica o couro cabeludo.

E o condicionador?

O condicionador simplesmente “fecha” as escamas, diminuindo o volume total dos fios. Por isso o cabelo fica desembaraçado e fácil de pentear depois. O condicionador confere mais leveza e maciez aos fios.

É interessante que se use shampoo e condicionador da mesma marca, para que um produto complete o outro, sem haver mistura de perfumes.

E a tintura? O que faz?

Agora que já conhecemos o fio de cabelo, fica fácil entender o que a tintura faz: primeiro a amônia promove a abertura das escamas, para que o córtex, que é a região que contém o pigmento, seja atingido. Quando as escamas estão bem abertas, a tinta consegue penetrar no córtex e deixar os cabelos na cor escolhida.

O problema das tinturas é que elas podem ressecar demais os fios. Por isso, é importante hidratar bastante os cabelos tingidos. A cada 15 dias, pelo menos.

Conheça bem seus cabelos, respeite-os, e não esquente a cabeça!

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/faz-mal-lavar-o-cabelo-com-agua-quente-tire-duvidas-sobre-os-cuidados.html