IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Exercício não é a chave para combater a obesidade, dizem especialistas

Médicos publicaram artigo criticando indústria alimentícia e defendendo que, para emagrecer, deve-se focar mais na alimentação saudável
Foto: Kert Jonas / Deposit Photos


Analise o seguinte enunciado: "mais do que uma alimentação correta, o essencial para superar a obesidade é a prática de exercícios físicos".

Embora ele pareça uma verdade indiscutível para muitos, um grupo de três especialistas afirmou, em um editorial da revista especializada British Journal of Sports Medicine, que era chegada a hora de "acabar com o mito" sobre os exercícios.

De acordo com os profissionais, a atividade física é coadjuvante e exerce um papel pequeno na luta contra a obesidade. Enquanto são fundamental para debelar doenças como o diabetes, problemas cardíacos e demência, os exercícios têm pouco impacto sobre a obesidade — a retirada de açúcares e carboidratos da dieta é mais importante. Assim, dizem os médicos que assinam o artigo, as mensagens de saúde pública deveriam se concentrar na importância de uma alimentação saudável. 
Os pesquisadores, incluindo o cardiologista londrino Aseem Malhotra, culparam a indústria de alimentos por encorajar a crença de que o exercício poderia neutralizar o impacto da alimentação pouco saudável. Suas táticas, segundo a equipe, são comparáveis e "assustadoramente semelhantes" às da indústria do tabaco sobre o tabagismo.

"A Coca-Cola, que gastou US$ 3,3 bilhões em publicidade em 2013, empurra a mensagem de que 'toda caloria vale'; eles associam seus produtos com o esporte, sugerindo que está tudo bem consumir em suas bebidas, desde que você se exercite", escrevem.

Para Malhotra, "uma pessoa obesa não precisa fazer nenhum exercício para perder peso, só precisa comer menos".

"Minha maior preocupação é que a mensagem que está sendo transmitida ao público sugere que você pode comer o quanto quiser, desde que se exercite", escreve o cardiologista.

Médicos pedem equilíbrio



O artigo, entretanto, provocou alguma controvérsia na Grã-Bretanha. Mark Baker, do Instituto Nacional de Saúde e Excelência do Tratamento, recomenda "uma dieta equilibrada em combinação com a atividade física". Baker afirmou à BBC que seria uma "idiotice" abrir mão de uma coisa ou de outra.

A federação britânica de comidas e bebidas disse que "os benefícios da atividade física não são uma moda ou conspiração da indústria".

"Um estilo de vida saudável deve incluir tanto uma dieta equilibrada quanto exercício físico", disse uma porta-voz.




DIÁRIO GAÚCHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário