IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 21 de junho de 2015

21/06 -- Dia do Início do Inverno -- atividades

21/06 -- Dia do Início do Inverno

21 DE JUNHO

 
As estações do ano existem devido à inclinação do eixo terrestre (de aproximadamente 23.027º) em relação ao plano da órbita da Terra ao redor do Sol e ao movimento de translação da Terra em torno do Sol.
Ao percorrer sua órbita ao redor do Sol, a Terra é iluminada pelos raios solares de maneiras diferentes, conforme sua posição.
Observa-se que, nos dias 23 de setembro e 20 de março, ambos os hemisférios terrestres são igualmente iluminados.
Porém, nos dias 21 de dezembro e 21 de junho, os hemisférios sul e norte diferem quanto à iluminação.
Chama-se de solstício as posições em que a Terra se encontra em 21 de dezembro e 21 de junho.
Por exemplo, dizemos que no dia 21 de junho há solstício de inverno no hemisfério sul, ou seja, ocorre a noite mais longa do ano, e solstício de verão no hemisfério norte, onde se registra o dia mais longo do ano.
Em 21 de junho, devido à inclinação do eixo terrestre, o hemisfério sul recebe menos luz solar, marcando assim o início do inverno; consequentemente, em posição inversa, o hemisfério norte está mais voltado para o Sol, dando início ao verão.
O inverno, no hemisfério sul, vai de 21 de junho a 23 de setembro.
A estação é caracterizada pela baixa temperatura na região centro-sul.
Pode também ocorrer chuva com tempestades de granizo em algumas regiões, bem como pode haver geadas, tão temidas pelos agricultores.
No inverno, os dias são mais curtos e as noites, mais longas.
As árvores perdem suas últimas folhas amareladas, e as sementes, lançadas na terra, parecem apodrecer e morrer, porém suas raízes crescem e se fortalecem dentro da terra, à espera da primavera, para explodirem com vida nova.
O inverno é importante para a natureza, porque esta precisa descansar para recuperar as forças despendidas nas outras três estações. Os reinos vegetal e animal precisam hibernar para acordar com mais disposição e vigor.
Atividades:






Fonte: www.paulinas.org.br
Dia do Início do Inverno

21 DE JUNHO

Muita Calma neste Inverno!
Cuidados com a alimentação nesta estação.
Muita calma neste inverno!
Cuidados com a alimentação nesta estação

Com a chegada dos dias mais frios, o nosso hábito alimentar acaba mudando um pouco. Os pratos ricos em gordura e consequentemente calóricos parecem exercer uma atração irresistível no organismo, até porque são fontes ricas de energia. Isso acontece, pois em temperaturas mais baixas sentimos necessidade de consumir um maior aporte de alimentos.
Por que isto acontece? Isto ocorre porque o inverno acelera a taxa metabólica e, portanto, propicia a queima de mais calorias do que em temperaturas normais. De acordo com a nutricionista Márcia Daskal Hirshbruch, da Recomendo Consultoria Nutricional, de São Paulo, estudos feitos nas últimas duas décadas e comprovados no atendimento clínico mostram que há uma tendência de terminar o inverno com dois a cinco quilos a mais.
Quando o termômetro baixa, a tendência é deixar de lado a comida mais leve e rica em água (frutas, legumes e verduras) e servir-se de porções maiores de carnes, cereais, massas e queijos. A origem dessas trocas está na necessidade de o organismo se adaptar à temperatura ambiente. Ainda de acordo com Hirshbruch, no calor, temos mais sede e menos fome.
Preferimos alimentos mais frescos para compensar a transpiração. No inverno, a necessidade de repor água é menor. E damos preferência a alimentos com gordura, mais calóricos e dedigestão mais lenta, que proporcionam sensação de saciedade por mais tempo.
Porém, embora ocorra uma discreta elevação no gasto de combustível do corpo para manter a temperatura em níveis estáveis, ela não é grande o suficiente para justificar o aumento da ingestão de calorias. “Em países onde o inverno é rigoroso e as temperaturas caem a menos de zero, a necessidade de repor estoques de energia pode se elevar. Mas isso não é verdade no Brasil, onde o inverno é quase sempre ameno”, afirma a nutricionista Carolina Sapienza, do Movere Núcleo de Atividades Esportivas, em São Paulo.
De fato, esse aumento não chega a 10% do gasto diário de calorias para manter o organismo funcionando. Não serve, portanto, de desculpa para encher o prato com queijos e pães nem para aposentar a salada.
E, por incrível que pareça, alguns especialistas enxergam no inverno um aliado potencial do emagrecimento. “O fato de o metabolismo estar mais predisposto a aumentar a queima de calorias, nem que seja só um pouquinho, favorece o emagrecimento de quem mantém a dieta e o ritmo dos exercícios”, diz o fisiologista Zogaib.
Apesar da conjuntura favorável, a idéia de fechar a boca no inverno não encontra grande receptividade.“É nessa época que o movimento do consultório diminui mais”, diz a nutricionista Evie Mandelbaum Garcia, de São Paulo, autora do livro Cuidado, olha o crachá no prato! (Ed. Alegro).
DICAS
Preparar sobremesas à base de frutas, como banana e maçã ao forno, e pode-se adicionar canela para realçar o sabor sem aumentar o teor calórico.
Outras boas opções são as sopas de legumes e leguminosas (ervilhas, feijões, grão de bico e lentilhas), que além de serem saborosas e nos esquentar, são nutritivas.
Outro cuidado que devemos tomar é com a hidratação, pois muitas pessoas no frio acabam deixando de beber água. Não esqueça que é necessário tomar 2 litros por dia.
Uma certa preguiça é típica desta época, porém o exercício físico ainda é um dos recursos mais recomendados para a manutenção da saúde e do peso adequado, no inverno ou no verão.
Não esqueça de cada alimento tem sua safra. Os alimentos podem ser encontrados em quase todos os meses do ano, mas, na época certa, eles são mais baratos e de melhor qualidade. Nesta estação, aproveite para consumir abóbora, batata-doce, brócolis, cará, espinafre, inhame, mandioca, rabanete, rúcula, abacate, banana-prata, laranja-lima, maracujá, melão, morango, coco e tangerina.
Fonte: www.nutrijr.ufsc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário