IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 27 de junho de 2015

Banido por órgãos de fiscalização sanitária, uso de utensílios tradicionais entra em discussão -- Cozinhar com colher de pau, panela de barro e outros elementos causam controvérsia

Banido por órgãos de fiscalização sanitária, uso de utensílios tradicionais entra em discussão -- Cozinhar com colher de pau, panela de barro e outros elementos causam controvérsia

Banido por órgãos de fiscalização sanitária, uso de utensílios tradicionais entra em discussão divulgação/Nestlé
 
Foto: divulgação / Nestlé
 
 
Preparar um alimento numa panela de barro, socar um ingrediente com pilão de madeira ou usar peneiras que passaram por gerações dentro de uma família: isso tudo vai muito além do simples ato de cozinhar. É uma manifestação cultural.
Quem defende este tipo de produção alimentar, baseada em tradições, é Raul Lody, antropólogo e especialista em antropologia da alimentação. Ele é autor do "Manifesto Colher de Pau", que propõe um diálogo com especialistas em vigilância sanitária e higiene. Para ele, a sociedade começou a perder as suas características depois que certos utensílios foram proibidos de entrar na cozinha em prol da segurança alimentar.
— Certas comidas só vão valer se tiverem aquele processo. É uma questão simbólica. Comida é comunicação, história e religiosidade. Não é só realizar uma receita, é muito mais que isso: é um processo com insumos e conhecimentos culturais nessa preparação. Não é só encher a pança e estamos encerrados — avalia.
Um desses itens é a própria colher de pau, cuidadosamente escolhida como símbolo das tradições do universo culinário.
— A primeira coisa que foi demonizada foi a colher de pau, mas a gente sabe que pode limpá-la, trocá-la, é barata, pode-se comprar outra — explica.
O utensílio, por exemplo, é vetado dentro de cozinhas profissionais pois é confeccionada em material poroso que facilita a contaminação dos alimentos. Em substituição a ele, o mercado oferece produtos feitos altileno ou mesmo de madeira revestida.
Acostumado com a rotina das panelas, o chef Floriano Spiess, proprietário restaurante Cozinha de Autor, teve que abolir as colheres de pau do "seu cardápio" mesmo gostando de usá-las. 
— É uma tradição de muito tempo. Todas as vezes que converso com uma cozinheira antiga, elas dizem não abrir mão de ter na cozinha uma colher de pau — comenta.
Preferências à parte, Spiess também concorda com o ponto de vista da fiscalização, mas vê um certo preciosismo nas normas.
— Nunca vi ninguém morrer porque comeu algo feito com colher de pau — diverte-se.


Uma polêmica na mesa


Luísa Rihl Castro, nutricionista e professora dos cursos de gastronomia do Senac/RS, acredita que barrar utensílios de certos preparos pode prejudicar toda a questão histórica do alimento e salienta que a discussão gera uma inquietação entre profissionais que atuam com as boas práticas de preparo dos alimentos. 
— Quem não tem a história da vó que usava a colher de pau que fazia a melhor calda ou o melhor doce? — exemplifica.
No entanto, Luísa enxerga que o grande desafio é equilibrar os dois lados: preservar as tradições sem esquecer a segurança do alimento.
— Tem que se chegar em um consenso usando o bom senso — analisa.

Flavia Silveira, coordenadora da Especialização em Gestão e Gastronomia em Serviços de Alimentação da Unisinos, também fala que se deve ponderar o contexto da retirada desses utensílios do processo de preparo de determinadas comidas:
— A melhor maneira de conhecer a culinária que abastece e move de fato um povo é provar a comida das ruas, servida em barracas, na beira da estrada, em feiras. 
Nesses casos, em diversas preparações, a utilização desses elementos tradicionais é necessária e se justifica, pois foi dessa forma que estas comidas foram sempre preparadas em suas raízes, embora a questão de higiene e boas práticas fique bastante negligenciada.
Contudo, Síndia Bonfiglio, professora do Senac/RS, não vê prejuízo em termos culturais mesmo abolindo certo elementos. Para ela, pode-se preservar a cultura na elaboração de um produto mesmo ele cumprindo todos os aspectos higiênicos e sanitários da legislação vigente de boas práticas.
— Há a necessidade de adequar, mas não ha conflito. Pode-se adaptar e garantir um produto seguro.
 
 
 
DIÁRIO GAÚCHO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário