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sexta-feira, 31 de julho de 2015

Aula de artes - 2 - Uso das mãos


AS MÃOS
Todo mundo sabe que, antes do lápis, do pincel e do papel, os primeiros grandes objetos usados para produzir uma obra de arte são as mãos.
É possível que a primeira manifestação de arte não-utilitária propriamente dita desenvolvida pelo homem foram impressões das próprias mãos nas pinturas rupestres, ou seja, os anônimos artistas sopravam pigmentos em pó, extraídos das pedras do fundo das cavernas, sobre as mãos, deixando desse modo uma impressão das mesmas.

Fala-se que as mãos são a parte do corpo humano mais difícil de desenhar corretamente. Como todo desenho anatômico, o desenho das mãos exige treino. Antes, é preciso conhecer a correta anatomia das mãos, conhecer sua estrutura por dentro e por fora. A seguir, desenhá-la de todas as maneiras possíveis, até atingir o efeito desejado.
Porém, para os alunos mais jovens, é possível proceder algumas atividades artísticas simples com as mãos - os mais complexos, envolvendo sombreamento e formas ideais próximas à anatomia real, ficam para os níveis mais avançados de treinamento.

SUGESTÃO 1 - Do modo mais simples: apenas aplicando tinta a palma das mãos (passando com um pincel ou colocando a mão sobre uma superfície com um pouco de tinta) e depois colocando a mão sobre um pedaço de papel grande, deixando sua impressão digital simples. As possibilidades de criação através de impressões da mão com tinta são variadas, desde apenas deixar a impressão da própria mão, fazer desenho a partir de impressões digitais, composições a partir dessas impressões, etc.

SUGESTÃO 2 - Composição envolvendo cruzamentos de mãos e cores. Como as das fotos a seguir. Instruções:
a) Sobre uma folha de papel A4 ou mais, fazer margens de mais ou menos 1 cm;
b) Colocar a mão sobre o papel e contorná-la com um lápis;
c) Virar a folha ao contrário, colocar a mão no sentido contrário ao do primeiro desenho e desenhar outra mão, como anteriormente;
d) Desenhar quantas mãos desejar. A composição foi criada, com muitos espaços criados com os cruzamentos entre as mãos.
e) A seguir, pintar os espaços criados com cores diferentes, de modo que uma mesma cor não ultrapasse o espaço onde foi aplicada uma primeira cor. As cores escolhidas e o modo como serão aplicadas fica a critério do aluno, criando composições diferenciadas.
Como as dos exemplos abaixo:
http://orientarpedagogos.blogspot.com.br/

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