IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 25 de julho de 2015

Os benefícios dos exercícios físicos para quem tem diabetes

A prática de atividades físicas regulares beneficia - e muito! - a vida de quem convive com o diabetes, além de promover longevidade


Uma dieta alimentar equilibrada e uma rotina de exercícios físicos são dois ingredientes fundamentais para se ter uma vida saudável. No caso dos diabéticos a regra é a mesma, porém certos cuidados precisam ser tomados antes e depois da prática. Além disso, os benefícios que um estilo de vida menos sedentário pode trazer a quem sofre com a doença são muitos; por exemplo, o controle mais eficaz dos níveis de glicose no sangue.


Antes de começar a se exercitar, qualquer pessoa, mas principalmente o paciente com diabetes deve passar por exames médicos e uma avaliação física. A partir daí será possível elaborar um plano de exercícios de acordo com as necessidades e objetivos, e que respeite os limites individuais. Para diabéticos e pacientes acima de 40 anos, orientam-se avaliações clínicas com cardiologista, endocrinologista e ortopedista. Além de exames de rotina como o eletrocardiograma, exames de sangue, teste de esforço na esteira e radiografias do tórax.


Depois, é importante procurar um profissional da área de educação física, que vai orientar o praticante sobre a melhor modalidade e intensidade para cada objetivo. “Muitos estudos comprovam os efeitos do exercício físico aeróbico (caminhada, corrida, ciclismo), ou seja, atividades de baixa intensidade e longa duração, em pessoas com diabetes, principalmente do tipo 2. Porém, essa modalidade de diabetes, com o tempo, aumenta a perda de massa muscular, o que exige também um treinamento de força (musculação)”, afirma o educador físico Rodrigo Luiz Vancini.


Reciclagem celular
Um estudo realizado por cientistas do Centro Médico do Sudoeste na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e publicado em 2012 na revista científica Nature, concluiu que a prática de exercícios físicos pode levar as células do corpo a praticarem autofagia. Isso significa que as células eliminam as organelas velhas e as utilizam como forma de alimento.
Esse processo funcionaria como uma “reciclagem” celular, permitindo que as novas células se adaptem às mudanças nas necessidades energéticas e nutricionais do corpo. Esse processo, além de combater o envelhecimento celular, previne que o organismo desenvolva a resistência à insulina, que tem como principal consequência o desenvolvimento do diabetes tipo 2.


Os benefícios da prática
– Redução dos níveis glicêmicos e melhora da tolerância à glicose.
– Melhora da sensibilidade à insulina.
– Redução dos níveis de pressão arterial.
– Redução dos riscos de doenças cardiovasculares.
– Melhora da força, equilíbrio e flexibilidade.
– Redução do peso corporal e, consequentemente, do percentual de gordura.


Atenção antes e depois
– Meça os níveis de glicemia antes de iniciar os exercícios.
– Em casos de diabetes tipo 2, a glicemia não deve ser superior a 400mg/dl.
– Em casos de diabetes tipo 1, a glicemia não deve ser superior a 250mg/dl.
– Caso o nível glicêmico esteja abaixo de 100mg/dl, coma algum carboidrato.
– Preocupe-se em usar roupas e calçados confortáveis.
– Beba bastante água.
– Carregue junto a você balas ou um pouco de açúcar para casos de hipoglicemia.
– Atente-se ao tempo de ação da insulina para evitar hipoglicemia durante a atividade física.
– Não aplique insulina nos músculos que serão mais trabalhados durante os exercícios.


Principais atividades indicadas
– Caminhada
– Corrida (leve)
– Aulas de dança
– Natação
– Ioga
– Pilates
– Ciclismo
– Musculação

Nenhum comentário:

Postar um comentário