IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 22 de agosto de 2015

A humanidade já utilizou a cota prevista de recursos naturais da Terra para um ano

A humanidade já utilizou a cota prevista de recursos naturais da Terra para um ano
A humanidade já consumiu, em menos de oito meses, a porcentagem prevista utilizada dos recursos naturais do Planeta Terra durante um ano. Esta estimativa é baseada em uma análise da demanda que a população humana está colocando na Terra, através de diversas ações, como o bombeamento de carbono na atmosfera, a exploração marítima e a taxa em que o planeta pode repor estes recursos.

No ritmo de consumo atual, estamos com a meta de consumir o equivalente a 1,6 planetas ao longo do ano. Para a maioria da história da humanidade, nós conseguimos viver dentro dos limites do planeta, porém desde que por volta de 1970, foi transferida para o vermelho. Naquela época, a humanidade alcançava a porcentagem de consumismo nos últimos dias de dezembro, mas desde então temos vindo a batê-lo mais cedo.

“A concentração de carbono em nosso planeta duplicou desde o início da década de 1970, quando o planeta entrou em um “overshoot” ecológico. O carbono se trata do componente de maior crescimento entre a pegada ecológica e biocapacidade do planeta “, explica Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network, que calcula a porcentagem de capacidade de consumo da Terra a cada ano.


“O acordo global para eliminar progressivamente os combustíveis fósseis que está sendo discutido em todo o mundo antes da Cimeira do Clima em Paris ajudaria significativamente refrear o crescimento consistente da pegada ecológica e, eventualmente, diminuir a pegada.”

Atualmente estamos consumindo os recursos equivalentes de 1,6 Terras. Se não agirmos agora, em 2030, vamos estar usando o equivalente a 2.

Se continuarmos com o ritmo de consumo, nós provavelmente iremos criar uma crise na sociedade até 28 de Junho de 2030 com a produção de alimentos, falta de água, deixando faltar para a demanda global.

A conscientização está cada vez mais se tornando uma necessidade econômica de cada país, quando se refere a reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Nós todos sabemos que o clima depende dele, mas isso não é a história completa: A sustentabilidade exige que todos vivam bem, dentro dos meios de um planeta. Isso só pode ser alcançado mantendo a nossa pegada ecológica dentro do orçamento dos recursos do nosso planeta.

Fonte: The Guardian


Nenhum comentário:

Postar um comentário