IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 2 de agosto de 2015

Aneel mantém bandeira vermelha e conta de luz segue alta em agosto. Aumento é justificado por redução do volume dos reservatórios das hidrelétricas do país

Aneel mantém bandeira vermelha e conta de luz segue alta em agosto.

Aumento é justificado por redução do volume dos reservatórios das hidrelétricas do país
Aumento é justificado por redução do volume dos reservatórios das hidrelétricas do país | Foto: André Ávila/CP Memória
Aumento é justificado por redução do volume dos reservatórios das hidrelétricas do país 


Foto: André Ávila/CP Memória




O consumidor continuará pagando mais caro na conta de luz. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira que a bandeira tarifária também será vermelha em agosto para todas as regiões do país. A bandeira vermelha mostra que o custo para gerar energia está elevado, resultando em cobrança de taxa extra.

O sistema de bandeiras começou a valer em janeiro deste ano. Com este sistema, as contas de luz podem ter aumentos mensais se a bandeira for vermelha ou amarela. O sistema funciona como um sinal de trânsito: quando a bandeira é vermelha, o consumidor paga R$ 5,50 a mais por cada 100 kW/h. Se for amarela, paga R$ 2,50 por 100 kWh. Caso seja verde, a fatura não tem custo adicional.

A bandeira vermelha está em vigor desde o início do ano, devido à falta de chuvas que reduziu o volume dos reservatórios das principais hidrelétricas do país. Essa situação vem obrigando o governo a manter ligadas todas as termelétricas disponíveis, cujo custo de produção de energia é muito mais elevado. A conta extra pela utilização das termelétricas é um dos itens cobertos pelas bandeiras tarifárias. Outro é a compra, por algumas distribuidoras, de energia no mercado à vista. 

Essas concessionárias recorrem ao mercado à vista quando precisam de mais eletricidade para atender aos seus consumidores do que aquela que elas já têm sob contratos. A dificuldade é que, no mercado à vista, a energia também é mais cara.


C do Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário