IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 9 de agosto de 2015

Como bloquear spam e configurar senha na rede sem fio - pacotão de segurança

Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados etc.) vá até o fim da reportagem e utilize o espaço de comentários ou envie um e-mail parag1seguranca@globomail.com. A coluna responde perguntas deixadas por leitores no pacotão, às quintas-feiras.
>>> Como evitar ou bloquear e-mails indesejados
- Já há algum tempo, venho recebendo muitos e-mails das mais diferentes fontes, que não são de meu interesse. Alguns são de sites que eu lembro que consultei, mas em seguida esses sites ficam enviando mensagens quase todo dia, a toda hora.
- Pergunto: o que devo fazer para bloquear definitivamente esse tipo de e-mail?
Por favor, me ajude.
Erasmo Maia

Erasmo, o que você está recebendo são e-mails de spam ou "lixo eletrônico".

Você não precisa fornecer o seu e-mail em qualquer site para receber esse spam. Existem programas usados para coletar qualquer endereço de e-mail publicado na web. O programa "navega" na internet e vai seguindo links, armazenando qualquer sequência que tenha um formato de um e-mail. Alguns endereços são também coletados por vírus.
Ou seja, se qualquer amigo seu for infectado, é possível o vírus "anote" seu endereço de e-mail a partir do computador do seu amigo. Depois, o seu endereço vai parar nas mãos dos criminosos. Os golpistas juntam todos os endereços recolhidos em um "listão" e vendem tudo para quem quiser realizar "e-mail marketing" ou mesmo para propagar outros vírus.
Além dos criminosos, muitas empresas também vendem ou cedem informações de clientes a terceiros. Lá pelas tantas, o e-mail cai na mão de alguém que decide guardar a lista e repassar a outras pessoas. E você acaba recebendo cada vez mais spam.
Sendo assim, não há mágica para evitar receber spam. Mas algumas dicas ajudam a diminuir o incômodo:

- Algumas mensagens incluem um link para que você remova seu e-mail da lista de cadastro. Seguir esses links às vezes não é boa ideia, mas diversas listas respeitam a sua escolha. Ao cancelar o cadastro, você deixa de receber as mensagens. Isso às vezes não funciona e até piora a situação. No entanto, caso você tenha mesmo solicitado ofertas ou notícias de algum site e depois tenha mudado de ideia, esse método costuma ser efetivo.

- O seu provedor de e-mail deve utilizar um filtro antispam para bloquear essas mensagens. Se você está recebendo spam demais, o filtro não está funcionando. Você pode marcas as mensagens como "Spam" ou "Lixo eletrônico" para "ensinar" ao filtro quais são as mensagens que você considera indesejáveis. O Gmail, do Google, tem um filtro especialmente bom, além de separar sua caixa de entrada em categorias (uma delas inclusive para "promoções"), desentulhando sua caixa principal.
- Se a situação ficou muito ruim, talvez você tenha que abandonar seu endereço de e-mail e criar um novo para contatos particulares, mantendo o antigo para situações em que você é obrigado informar um e-mail (cadastros em sites, por exemplo).
Para evitar esse problema, você pode recorrer a e-mails descartáteis:
Gmail: No Gmail, é possível colocar uma palavra qualquer depois do seu endereço de e-mail. Para isso, basta usar um sinal "+", como em "seuemailaqui+qualquerpalavra@gmail.com". O Gmail ignora a parte "+qualquerpalavra". Essa medida não é muito boa, porque seu endereço de e-mail original continua fazendo parte do endereço.

Yahoo: clique na engrenagem para acessar "Configurações". Clique em "Segurança" e na parte inferior, em "E-mails descartáveis", clique em "Criar nome base". Você pode então criar até 500 endereços que terão o formato "nomebase-palavra@yahoo.com". Quando um dos endereços começar a receber spam, basta removê-lo. O nome base pode ser qualquer coisa, então o seu e-mail verdadeiro não é exposto.

Mailinator: caso você precise de um e-mail realmente descartável, pode usar o Mailinator. Mas um endereço Mailinator é público. Se você cadastrar esse e-mail em um site, qualquer pessoa poderá abrir a mesma caixa e ver ou resetar sua senha.

 
Dessa maneira, o ideal para um e-mail descartável é a criação de uma conta exclusiva para isso ou o uso do recurso do Yahoo.

Nada disso impede por completo o recebimento de spam. Mas depois de reduzir um pouco o fluxo de mensagens indesejadas, evitando expor o endereço, o filtro antispam costuma dar conta do restante do problema.
>>> Configuração de senha no roteador
Tenho um roteador Wi-Fi em minha casa, mas a conexão está sem senha e gostaria de colocar por segurança. Acontece, que tenho um notebook Macbook Pro, conectado sempre via wifi, e o roteador não está ligado a nenhum desktop.

Como faço para gerar uma senha de segurança?
Dorival Del Franco Junior

Dorival, você precisa colocar uma senha na sua rede o quanto antes!

A configuração é normalmente feita pelo seu navegador. Você precisa das seguintes informações:

O endereço do roteador. Há um endereço configurado de fábrica que consta no manual, você também pode verificar as propriedades da sua conexão (em "Preferências de rede" e então no botão "Avançado") para encontrar o valor do IP do "Roteador"; no Windows, você precisa abrir a "Central de Rede e Compartilhamento", abrir o link da conexão e então clicar em "Detalhes");

O usuário/senha de acesso. Essa informação é dada pela operadora (algumas operadoras podem colocar uma senha específica em equipamentos cedidos a clientes) ou no manual de instruções do equipamento. Também é possível achar com uma pesquisa na internet. (Se você não mudou essa senha, aproveite e mude-a também.) Algumas combinações de usuário/senha de fábrica comuns são "admin/admin", "root/root", "root/admin" e "admin/epicrouter".





Com o endereço em mãos, basta acessá-lo em seu navegador web: http://[endereço aqui] (sem os colchetes). Será solicitada a senha.

Se você não conseguir acessar o painel, pode ser porque o seu equipamento tem uma restrição que só permite mudanças de configuração a partir de computadores conectados via cabo. Isso é bom, porque impede que seu roteador seja totalmente modificado por um ataque pela rede sem fio. Mas você vai precisar de um cabo de rede para continuar.
Você não precisa de um desktop. Se o seu Macbook Pro não tem a entrada para rede cabeada, você vai precisar de um adaptador Thunderbolt ou USB que permita o acesso. Não é para ter outro jeito – se tiver, é porque o mecanismo de segurança que seu roteador tentou utilizar está com uma vulnerabilidade!

Uma vez no painel, procure as configurações da sua rede sem fio e faça os ajustes desejados. O guia em vídeo preparado por esta coluna (veja aqui) pode ajudá-lo com os termos técnicos que aparecerão na tela. Em resumo, utilize "WPA2" e, se o seu roteador dá a opção de PSK ou Radius, escolha "PSK". Essa é a configuração adequada para uma rede doméstica. 
http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/como-bloquear-spam-e-configurar-senha-na-rede-sem-fio-pacotao-de-seguranca.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário