IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 22 de agosto de 2015

Como diminuir as frituras

Como diminuir as frituras

post_google
Parece uma missão impossível, mas não é! Com algumas mudanças em sua alimentação, você conseguirá reduzir a ingestão de gordura.
As frituras em geral são tão práticas e saborosas… Será que vale a pena deixa-las de lado e optar pelos assados, cozidos ou grelhados?
Os alimentos fritos são imersos no óleo, por isso, absorvem parte da gordura e tornam-se alimentos mais calóricos. Então, para quem está controlando as calorias da alimentação, esse já é um motivo para substituir a fritura por outro método de preparo.
Além disso, os óleos vegetais possuem gordura insaturada, que é benéfica ao nosso coração, porém o óleo quando aquecido a altas temperaturas tende a saturar. O consumo excessivo de gordura saturada está relacionado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.
Por isso, se você quer controlar o peso e ter uma vida mais saudável é importante diminuir a frequência e quantidade de frituras de sua alimentação.
Existem muitas trocas inteligentes que te ajudarão a diminuir o consumo de frituras sem abrir mão do sabor. Você não imagina como isso é possível? Preparamos algumas dicas para te ajudar:
- Peixe: Uma forma muito saborosa de preparar o peixe é em uma grelha, que deve estar bem quente. Ao colocar o peixe, esse formará uma crosta que além de ajudar a manter os nutrientes ainda deixará a preparação crocante e muito saborosa.
Por que trocar o peixe frito pelo grelhado?
Em 100 gramas (aproximadamente um filé médio) de filé de merluza grelhado há 122 calorias e 0,9 gramas de gorduras. Para a mesma quantidade de filé de merluza frito são 192 calorias e 8,5 gramas de gorduras.
- Carnes e aves: As melhores formas de preparo desses alimentos são assadas, grelhadas ou cozidas, já que não há adição de gorduras, deixando a preparação com menos calorias. Está com vontade de comer um filé a milanesa? Saiba que é possível prepara-lo assado! Tempere os filés com seus condimentos favoritos, passe na farinha de rosca, coloque em uma fôrma e asse em forno pré-aquecido. Quando um dos lados já estiver dourado, vire para que asse o outro lado. Pronto! Você já terá seu filé a milanesa e sem adição de gorduras!
Por que abrir mão do bife a milanesa frito?
Em 100 gramas (aproximadamente um bife médio) de bife de contra filé sem gordura a milanesa frito há 352 calorias e 24 gramas de gorduras totais, para a mesma quantidade em gramas de bife de contra filé sem gordura grelhado são 194 calorias e 4,5 gramas de gorduras de gorduras.
 
- Legumes: Para preservar os nutrientes e as características do alimento, como aroma, cor e textura, você pode utilizar a técnica de cozinhar a vapor. Outra vantagem desse método, é que não agrega valor calórico à preparação, já que não é necessária a adição de gordura no preparo.

Por que substituir os legumes fritos na manteiga por legumes no vapor?
Em 100 gramas de cenoura cozida há 30 calorias e 0,2 gramas de gorduras, essa mesma quantidade de brócolis cozido tem 25 calorias e 0,5 grama de gorduras. Se você acrescentar uma colher de sopa de manteiga, você estará ingerindo mais 145 calorias e 16,5 gramas de gorduras.
 
- Ovo: A melhor escolha é o ovo cozido ou ainda, fritá-lo em água. Nesses dois métodos não há adição de gordura, ou seja, o valor calórico da preparação não aumentará.

Por que vale a pena trocar?
Uma unidade de ovo cozido ou frito em água possui aproximadamente 66 calorias e 4,3 gramas de gorduras. Já uma unidade de ovo frito em óleo possui em média 120 calorias e 9,3 gramas de gorduras.
 
Evidentemente que você não precisa abolir as frituras, apenas tenha moderação no consumo. Em seu dia a dia, prefira os assados, grelhados e cozidos, assim você ganhará em qualidade nutricional!

 
Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
http://blog.dietaesaude.com.br/alimentacao/como-diminuir-as-frituras

Nenhum comentário:

Postar um comentário