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sábado, 1 de agosto de 2015

Novo Ford Focus SE Plus 1.6 2016: consumo e desempenho

A versão intermediária do Focus, a SE Plus com motor 1.6, deve se configurar como uma das mais vendidas do line-up do hatch médio no Brasil, graças a seu preço competitivo - R$ 71.900 reais - associado à boa lista de itens de série.


Novo Focus 2016 1.6 SE Plus

O Focus 1.6 não é mais vendido com transmissão automática, visto que o conjunto mecânico formado pelo motor Sigma de 135 cavalos com transmissão Powershift apresentava desempenho insuficiente para seu peso de mais de 1.300 Kg. Agora, a partir da linha 2016, o motor 1.6 no Focus vem apenas com a transmissão manual de cinco marchas, e quem quiser um modelo automático deve optar pela versão SE Plus 2.0, com preço de R$ 78.900 reais, ou seja, R$ 7 mil reais mais cara.

Novo Focus 2016 1.6 SE Plus

O motor 1.6 de 135 cavalos @ 6.500 RPM e 16,2 Kgfm de torque @ 3.000 RPM consegue empurrar o Focus 1.6 de 0 a 100 Km/h em 11,6 segundos, segundo teste da Revista Auto Esporte, 2,2 segundos mais lento que o Focus 2.0 Powershift (9,4 segundos). Já a retomada de 60 a 100 Km/h é feita em 10.9 segundos.

Comparativo aceleração / retomadas: Focus 1.6 x Focus 2.0 x Cruze 1.8 x Up! 1.0 TSI

Novo Ford Focus 2016 1.6 SE Plus - desempenho - 0 a 100 km/h

Os números de aceleração de 0 a 100 Km/h mostram que o Focus 1.6 MT (11,5s) é mais lento até que o Cruze 1.8 Automático LTZ (11,3s) e 2 segundos mais lento que o Volkswagen up! TSI 1.0 (9,5s).

Novo Ford Focus 2016 1.6 SE Plus - desempenho - retomadas

Na prova de retomada de 60 a 100 Km/h, Focus 2.0 (5 segundos) e Cruze 1.8 (7,4 segundos) levam vantagem por disporem de transmissões automáticas. O Focus 1.6 MT, com tempo de 10.9 segundos, é 2.1 segundo mais lento que o Up! 1.0 TSI. O Focus 1.6 sofre com fraca oferta de torque abaixo de 3.000 RPM.

Consumo


Segundo o INMETRO, o Focus SE 1.6 consome, em cidade, 7,2 Km/l de etanol e 10,4 Km/l de gasolina. Em estrada melhora para 9 Km/l com o combustível vegetal e chega a 13 Km/l com o fóssil.

Itens de série

Se em performance o Focus 1.6 MT não empolga, a lista de itens de série é mais animadora, já que contempla trio elétrico, faróis de neblina, sensor crepuscular e de chuva, sensor de estacionamento traseiro, assistente de partida em rampa, controle de tração, controle eletrônico de estabilidade, 4 airbags (frontais e laterais), ar-condicionado digital de duas zonas, bancos revestidos em couro, piloto automático.

Novo Focus 2016 1.6 SE Plus - interior

O sistema de áudio adota uma tela de 4,2 polegadas não sensível ao toque.

Espaço interno

O Focus não é um hatch médio que se destaca em termos de espaço. Curiosamente, a geração atual, que adota a mesma plataforma do Focus II, oferece menos espaço que seu predecessor, e a situação é particularmente crítica no banco traseiro - bastante apertado.

Novo Focus 2016 1.6 SE Plus - interior

O porta-malas também é limitado para um hatch médio de 4,36 metros: 316 litros.

Concorrente - VW Golf Comfortline 1.6 MSI 1.6 Flex - Preço estimado R$ 71 mil reais

O concorrente mais direto do Focus 1.6 SE Plus será o novo Golf Comfortline 1.6 MSI Flex, que chega ao mercado em setembro, com motor de 120 cavalos e opções de transmissão manual ou automática.

VW Golf 1.6 x Ford Focus 1.6

Golf 1.6 MSI Comfortline já tem sua lista de itens de série divulgada (extra-oficialmente), e ele fica devendo para o Focus itens como ar-condicionado digital (o Golf tem ar condicionado manual), bancos revestidos em couro, sensor de chuva e crepuscular. Por outro lado o VW tem 7 airbags e central multimídia com tela de 6,5 polegas sensível ao toque.

Conclusão

VW Golf 1.6 x Ford Focus 1.6

O Focus SE 1.6 Plus tem um preço competitivo em face de sua lista de itens de série, mas fica devendo em espaço interno e em performance.
http://www.car.blog.br/2015/07/novo-ford-focus-se-plus-16-2016-consumo.html

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