IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Queijo branco engorda? Fique atento ao exagero no consumo

Alimento comum em dietas, o queijo branco engorda quando não há atenção ao produto e à quantidade consumida. Ele tem menos gordura do que os derivados do leite amarelados, como parmesão, lanche ou muçarela. Mas saiba que mesmo a versão menos gordurosa não é assim tão benéfica para a saúde e a perda de peso.

Uma dieta balanceada deve conter carboidratos, gorduras boas, fibras, vitaminas e proteínas. A última pode ser encontrada em quantidade significativa nos queijos, carnes e algumas leguminosas.

Por possuir alto teor de sódio, o queijo branco deve ser consumido com moderação. 


Foto: iStock, Getty Images

Como todos esses nutrientes precisam estar presentes em todas as principais refeições (café da manhã, almoço e janta), os laticínios e ovos são as fontes mais recomendadas de proteínas na primeira alimentação do dia. Mas quem quer emagrecer precisa saber que mesmo o queijo branco engorda.


A verdade: queijo branco engordaQueijo branco é um termo usado para laticínios como ricota, queijo cottage ou minas frescal. Os dois primeiros tem baixo teor calórico, o que não acontece com o último. Algumas marcas vendidas no supermercado indicam uma quantidade de calorias nesse último, ainda maior do que a presente no parmesão.

O queijo branco tipo minas frescal também levanta outro alerta. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informa que, mesmo variando muito entre marcas, o alto teor de sódio contido nesse produto o torna inadequado para o consumo diário.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a ingestão de sódio, por dia, deve ficar abaixo de 2g. Isso é o equivalente a uma colher de chá rasa de sal de cozinha, ou 5g. Portanto, antes de fazer substituições para o queijo branco, observe a tabela nutricional do produto.

O consumo excessivo de sódio é prejudicial para a saúde. Um dos principais efeitos é a retenção de líquidos, que faz qualquer pessoa aumentar de peso e parecer inchada. Sendo assim, esse ingrediente não é amigo de quem quer emagrecer. Com teor alto de sódio, mesmo o consumo baixo de queijo branco engorda.

Mesmo quando permitido na dieta e dentro dos valores nutricionais recomendados de sódio e outros ingredientes, o consumo do queijo branco não é liberado. Luis Felipe Chaves Prates, nutricionista, informa que o excesso desse alimento prejudica o funcionamento dos rins e do fígado.

Conforme o nutricionista, em alguns casos, o queijo branco engorda e ainda pode causar irritabilidade intestinal e no aparelho digestório. Alérgicos a lactose ou outros ingredientes presentes em derivados do leite não devem consumir esse produto.


Queijo branco engorda: como evitarAgora que você já sabe que o queijo branco engorda se consumido em excesso, a primeira recomendação é prestar atenção no valor calórico e na tabela nutricional do queijo escolhido. Atente também ao prazo de validade: a maioria desses produtos precisa ser consumida em até cinco dias depois de abertos.

A recomendação de Luis Felipe para manter uma dieta equilibrada é a ingestão de duas fatias de queijo branco ao dia, equivalente a 30g. “Uma no desjejum e outra no lanche da tarde”, indica o especialista.

O queijo branco ainda possui uma outra vantagem sobre os laticínios amarelos, além dos teores calórico e de gordura reduzidos. O nutricionista ensina que esse produto tem alto valor proteico além de grande quantidade de vitaminas e cálcio.


DOUTÍSSIMA / TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário