IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 13 de setembro de 2015

15/09 -- Dia do Musicoterapeuta

15/09 -- Dia do Musicoterapeuta

Dia do Musicoterapeuta

15 de Setembro

Em abril de 1991, Luiz Antônio Fleury Filho, então governador de São Paulo, decretou a data de 15 de setembro como o Dia do Musicoterapeuta. Logo a comemoração foi estendida para o resto do país.
A definição clássica diz que Musicoterapia é a utilização da música e/ou algum de seus elementos (som, ritmo, melodia e harmonia), por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo, em um processo destinado a facilitar e promover comunicação, relacionamento, aprendizado, mobilização, expressão, organização e outros objetivos terapêuticos relevantes, a fim de atender às necessidades físicas, mentais, sociais e cognitivas.
Dia do Musicoterapeuta
Como funciona?
A Musicoterapia é uma intervenção terapêutica não-verbal, cujo objeto formal de estudo é o comportamento sonoro do indivíduo. Através de testes e entrevistas procura-se estabelecer um quadro da “história sonora” do paciente. A partir disto, busca-se desenvolver o processo terapêutico adequado para cada caso.
A Musicoteria atua nas áreas de educação especial, reabilitação, psiquiatria, geriatria, obesidade, depressão, fobia, dependência química, doenças terminais, ansiedade, stress, patologias, dificuldade de aprendizagem, acompanhamento às mães e pais no pré-natal; estimulação essencial com bebês em escolas, creches e outras instituições, atendimento em escolas para crianças com hiperatividade e déficit de atenção, acidente vascular-cerebral, etc.. A atividade também tem obtido resultados exemplares na condução do trato com os idosos e no aprofundamento da vivência do processo criativo e das relações interpessoais.
Onde estudar
O Conservatório Brasileiro de Música, no Rio de Janeiro, oferece curso superior em Musicoterapia, com 4 anos de duração. O Ingresso é realizado semestralmente e o exame de vestibular inclui provas de habilidade específica em música (teoria e prática instrumental), e entrevista pessoal.
Fonte: www.cbm-musica.org.br; União Brasileira de Associações de Musicoterapia (UBAM); lproweb.procempa.com.br
Dia do Musicoterapeuta

15 de Setembro

O que é Musicoterapia ?

A musicoterapia é uma terapia expressiva, predominantemente não-verbal, onde o musicoterapeuta usa a música, os sons, os instrumentos musicais e outros componentes sonoro-musicais com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas que buscam ajuda para tratar ou prevenir alguma enfermidade.
Através da criatividade, da expressividade e da espontaneidade, trabalha as emoções, os afetos, a cognição e as relações do indivíduo.
O musicoterapeuta é um profissional da saúde, graduado capacitado para contribuir na recuperação e reabilitação da saúde e na prevenção de doenças.
Dúvidas Frequentes
1- Para realizar o tratamento em musicoterapia o paciente precisa saber música ou saber tocar algum instrumento? 
Não. Para realizar o tratamento o paciente deve estar apenas disposto e ter vontade de ser ajudado.

2 - Durante o tratamento o paciente aprenderá música ou aprenderá a tocar algum instrumento? 
Não. O objetivo da musicoterapia é produzir efeitos terapêuticos e não pedagógicos. Se o paciente tem vontade de aprender música deve procurar um profissional habilitado para o ensino musical.

3 - Existe algum tipo de música própria para cada problema do indivíduo? 
Não. Não existe "receita musical", ou seja, não existe um tipo de música para cada problema. O trabalho em musicoterapia é realizado sempre de acordo com a história sonoro-musical do paciente que é coletada no inicio do tratamento através de entrevista. Durante esta entrevista o paciente fala ao musicoterapeuta, principalmente , sobre as músicas e os sons que fizeram e fazem parte da sua vida. A partir de então, o musicoterapeuta, que tem formação específica para realizar este trabalho, inicia os procedimentos terapêutico

4 - Quanto tempo demora um tratamento de musicoterapia? 
Não existe um tempo definido de duração do tratamento. O que define este tempo é a melhora do paciente de acordo com os objetivos que foram definidos no inicio do tratamento.

Tratamento

Com a ajuda do musicoterapeuta, aspectos emocionais, sociais, relacionais e cognitivos são trabalhados através de canções, melodias, ritmos, movimentos, sons e instrumentos musicais.
Transtornos abrangentes do desenvolvimento (Rett, autismo, Aspenger e outros);
• Deficiências (síndrome de Down, paralisia cerebral e outras);
• Geriatria (Parkinson, Alzheimer, depressão e demências em geral);
• Psiquiatria infantil e adulta / Dependência química;
• Pacientes neurológicos (coma, afasias, AVE e outros distúrbios neurológicos);

Prevenção

• Adultos (Autoconhecimento, auto-estima e prevenção do estresse )
• Gestantes (Gestantes e casais – Fortalecimento do vínculo afetivo com o bebê através da música)
• Bebês (0 a 3 anos - Desenvolvimento social, emocional e cognitivo na primeira infância)
• Crianças (dificuldade na escola, de relacionamento)
• Idosos (Homens e mulheres a partir dos 60 anos - Emoções e afetos no envelhecimento saudável)
Fontes: Centro Benenzon de Musicoterapia; www.centrodesaude.al.ms.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário