IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 20 de setembro de 2015

A Revolução Farroupilha iniciou no dia 20 de setembro de 1835. O que motivou a guerra foi a cobrança dos altos impostos por parte do governo brasileiro do principal produto comercializado na época: o charque.


A Revolução Farroupilha iniciou no dia 20 de
setembro de 1835.
O que motivou a guerra foi a cobrança dos
altos impostos po...
Líderes da
Revolução
Farroupilha
• A erva-mate é uma planta nativa do Rio Grande
do Sul, Paraná, Mato Grosso e Paraguai.
• Para tomar mate, os índios usava...
Um dia um velho índio cansado das andanças, recusou-se a
seguir adiante, preferindo ficar na tapera. A mais jovem de suas
...
• Ave tradicional dos campos gaúchos, tem a
plumagem preta, branca e cinzenta, um penacho
na cabeça e os olhos vermelhos. ...
Sempre fiel, foi o guerreiro dos gaúchos,
garantiu a sobrevivência, auxiliando na busca do
alimento e servindo como arma, ...
Flor símbolo do Rio Grande do
Sul, representa a beleza e a
delicadeza da mulher gaúcha.
Representa o homem gaúcho
em seus trajes da lida do campo.
A Estátua do Laçador está
fixada na entrada de Porto Alegre,
ca...
• O Brasão Rio-Grandense possui a inscrição
"República Rio-Grandense", junto com a data
do início da Revolução Farroupilha...
Como a aurora precursora
do farol da divindade,
foi o Vinte de Setembro
o precursor da liberdade.
Mostremos valor, constân...
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha
Semana farroupilha

Semana farroupilha

  1. 1. A Revolução Farroupilha iniciou no dia 20 de setembro de 1835. O que motivou a guerra foi a cobrança dos altos impostos por parte do governo brasileiro do principal produto comercializado na época: o charque. Durante a guerra, o RS se separou do Brasil, tornando-se a República Rio-Grandense. Depois de dez anos de sangrentos combates, um acordo de paz foi assinado no ano de 1845.
  2. 2. Líderes da Revolução Farroupilha
  3. 3. • A erva-mate é uma planta nativa do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso e Paraguai. • Para tomar mate, os índios usavam o porongo, fruto de uma planta rasteira. Esse porongo, depois de seco e cortado fornecia um recipiente. A água era servida através de um canudo de taquara chamado tacuápi. Este canudo apresentava na base inferior um detalhado trançado de fibras, o bojo, impedindo que as partículas da folha fossem sugadas. • O mate também simbolizou, ao longo dos séculos, a hospitalidade do gaúcho, que é uma das marcas tradicionais do nosso povo.
  4. 4. Um dia um velho índio cansado das andanças, recusou-se a seguir adiante, preferindo ficar na tapera. A mais jovem de suas filhas, apesar do coração partido, preferiu ficar com o pai, amparando-o até que a morte o levasse em paz. Um pajé desconhecido encontrou-os e perguntou à filha Iary o que ela queria para ser feliz. A moça nada pediu, mas o velho pediu renovadas forças para poder seguir adiante e levar Iary ao encontro da tribo. O pajé entregou-lhe uma planta muito verde, perfumada de bondade, e o ensinou que, plantando e colhendo as folhas, secando-as ao fogo e as triturando, devia colocá-las num porongo e acrescentar água quente. ‘Sorvendo essa infusão, terás nessa bebida uma nova companhia mesmo nas horas tristonhas da mais cruel solidão’. O ancião se recuperou, ganhou forças e viajou até o reencontro de sua tribo e desde então o povo gaúcho adquiriu o hábito de tomar chimarrão.
  5. 5. O hábito do povo gaúcho de comer churrasco vem desde os tempos da guerra. Antigamente, era comum que a carne fosse assada em uma vala durante horas, hoje em dia, existem churrasqueiras e espetos modernos. Porém, o costume prevalece através das gerações.
  6. 6. • Ave tradicional dos campos gaúchos, tem a plumagem preta, branca e cinzenta, um penacho na cabeça e os olhos vermelhos. É encontrado em qualquer parte do Estado onde existe um pedaço pequeno de seu habitat preferido, o campo. • Vê-lo cruzando o céu ou ouvi-lo cantando ao longe é como receber boas-vindas por estar no RS. Chamado de “Sentinela dos Pampas”, está sempre em alerta, noite e dia, dando sinais a grande distância de quem se aproxima.
  7. 7. Sempre fiel, foi o guerreiro dos gaúchos, garantiu a sobrevivência, auxiliando na busca do alimento e servindo como arma, tamanha força e valentia em guerras e batalhas travadas pela História. Hoje, mesmo com o avanço tecnológico, o cavalo ainda não pode ser substituído por máquinas nas lidas de campo. Talvez porque o homem não queira perder este, muitas vezes, membro da família, outras tantas, amigo - como se pode sintetizar esta relação de afeto entre o gaúcho e seu cavalo.
  8. 8. Flor símbolo do Rio Grande do Sul, representa a beleza e a delicadeza da mulher gaúcha.
  9. 9. Representa o homem gaúcho em seus trajes da lida do campo. A Estátua do Laçador está fixada na entrada de Porto Alegre, capital do nosso estado.
  10. 10. • As cores da bandeira simbolizam o auriverde do Brasil separado pelo vermelho da guerra. • As palavras “Liberdade , Igualdade e Humanidade“ são referentes ao que os Farroupilhas queriam conquistar com a Revolução. • A inscrição República Rio-Grandense e a data 20 de setembro de 1835 marcam a data da Revolução Farroupilha.
  11. 11. • O Brasão Rio-Grandense possui a inscrição "República Rio-Grandense", junto com a data do início da Revolução Farroupilha, 20 de setembro de 1835, data amplamente comemorada no estado. • O Brasão é utilizado em documentos oficiais.
  12. 12. Como a aurora precursora do farol da divindade, foi o Vinte de Setembro o precursor da liberdade. Mostremos valor, constância, nesta ímpia e injusta guerra, sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra. Mas não basta pra ser livre ser forte, aguerrido e bravo, povo que não tem virtude acaba por ser escravo.
  13. http://pt.slideshare.net/emefjbonifacio/semana-farroupilha-26306045

Nenhum comentário:

Postar um comentário