IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 24 de outubro de 2015

CONSCIÊNCIA NEGRA -- Atividades prontas de CONSCIÊNCIA NEGRA

Embora o tema “consciência negra” deva estar presente nos conteúdos escolares de forma mais natural, parece que a data 20 de novembro traz maiores lembranças para trabalharmos com o tema.

Como tenho alguns materiais bem interessantes sobre o tema e são muitos pacotes, cada um com propostas diferentes, preparei um CATÁLOGO no Pinterest em uma painel único para este tema.

Para dar uma olhadinha no painel, basta CLICAR NA IMAGEM ABAIXO. Você poderá ver os TÍTULOS, AMOSTRAS e LINKS DIRETOS:


Se há algo curioso e interessante são contos! Quando são tradicionais de outras terras – ou mesmo da nossa! – parecem ser ainda mais instigantes!

Nada mais legal do que ver aquele monte de parzinhos de olhos praticamente estáticos, procurando não piscar, querendo saber o que acontece em seguida.

Parte do suspense acontece quando notamos que todos prendem a respiração e então… damos uma paradinha na história para continuar depois, seja no mesmo dia ou no dia seguinte.

Esta é uma estratégia fabulosa, que aconteceu pela primeira vez no romance “As mil e uma noites”. O “nó”, como é chamado esse tipo de narrativa interrompida, se tornou desde então sucesso e é usada em diversas ocasiões cotidianas. Prova disso são as novelas, que usam esses “nós” ou “ganchos” para criar o suspense do dia seguinte. Em mil e uma noites, Sherazade usava para permanecer viva, cultivando a curiosidade do sultão.

Atividades sequenciadas, fazendo “ganchos” ou “nós” de histórias têm o mesmo efeito. Pensando nisso e na Consciência Negra, cuja data se aproxima, usei um de meus contos favoritos sobre Anansi – que aliás tem uma coleção de contos na cultura Ashanti – e transformei em sequenciada com “nós”.

O aluno é apresentado à cultura Ashanti para depois mergulhar, capítulo por capítulo no enredo do conto africano, que é sucesso no mundo inteiro. A cada novo capítulo, novas atividades, baseadas na parte contada naquele dia.

Anansi – o velho sábio

Você pode usar o ensejo da época ou usar as atividades em qualquer outro período do ano, pois o pacote é realmente curioso e instigante!

Ao adquirir o pacote, você terá tanto a versão em letra imprensa quanto a de letra bastão. CLIQUE NA IMAGEM PARA SABER MAIS E VER A AMOSTRA!

Complementando a novidade que anunciei no último post, gostaria de avisar que já há outras edições da revista digital disponíveis nohttp://www.janainaspolidorio.com .

Até a última sexta-feira, quem desejasse adquirir as edições individuais da Revista Digital tinha que fazê-lo somente no site da revista:http://www.professorajanainaspolidorio.com/revista/ . A partir de então, se preferir, você pode comprar diretamente da loja virtual, nohttp://www.janainaspolidorio.com .

A vantagem da revista é ter um número elevado de páginas com atividades por um preço menor do que custaria em um pacote. Os conteúdos dependem de cada edição.

Como a edição do mês é a de novembro, segue abaixo um vídeo de alguns conteúdos:

Nos últimos dias, recebi uma sugestão de pacote, para o tema “Consciência Negra”, que certamente ocupou bem meus pensamentos. A cada momento eu pensava e pensava em como contemplar o pedido e o resultado foi realmente uma surpresa para mim.

A sugestão foi fazer um pacote com o assunto “cabelos”, para ser usado em ocasião da Consciência Negra. Nem eu sabia no que iria dar, quando comecei a escrever. Meus dedos pareceram ter vida própria e fiquei tão entretida no projeto, que consegui terminá-lo bem uns dois dias antes do que havia previsto.

O resultado foi uma história, de minha autoria, sobre duas meninas: Laura e Aiodeji. Cada uma, a seu próprio jeito, não gosta do cabelo. Laura tem lindos cabelos, mas não consegue enxergar a beleza neles e explica o motivo durante o enredo. Aiodeji acredita ter os piores cabelos do mundo, mas Laura vê neles o que tanto queria expressar com os seus.


Como você pode perceber, acabou se tornando uma história com grande lição de vida. Além disso, contei em capítulos e a cada novo capítulo há atividades intercaladas. Entre as atividades da própria história, há ainda algumas sobre curiosidades, música e algumas coisinhas mais, num total de 22 páginas, sem contar o gabarito ao final.

Se você buscava algo totalmente novo, diferente, este é seu pacote. Estou deixando como amostra a primeira parte da história, mas devo advertir que é composta de 5 capítulos, que podem ser adquiridos nohttp://www.janainaspolidorio.com . Espero que goste tanto quanto eu. Boa aula!

https://professorajanainaspolidorio.wordpress.com/2014/11/02/atividades-prontas-de-consciencia-negra/

Nenhum comentário:

Postar um comentário