IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 24 de outubro de 2015

Pesquisadores descobrem como funciona processo cerebral das fases do sonho

Pesquisadores descobrem como funciona processo cerebral das fases do sonho



Pesquisadores japoneses da Universidade de Tsukuba conseguiram identificar o mecanismo cerebral que rege as fases do sonho e descobriram a importância dele na consolidação da memória.

O estudo, publicado nesta quinta-feira na revista científica "Science", conseguiu rastrear o processo de criação do sonho e identificaram o circuito neuronal que regula a fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido do Olho). Os cientistas, coordenadosd por Shigeyoshi Itohara, do Instituto RIKEN, e Yu Hayashi, do Instituto de Medicina do Sono de Tsukuba, conseguiram demonstrar que a fase REM controla a fisiologia de outra fase crucial, a NREM (Non Rapid Eye Movement ou Movimento Não Rápido dos Olhos).

A fase NREM é considerada de extrema importância para a retenção de lembranças e para memória, por isso respalda a teoria de que o sonho é vital para o armazenamento de lembranças das horas em que a pessoa esteve acordada.

Através de um método inovador, conhecido como DREADD, os cientistas observaram como a atividade não sincronizada da fase REM, quando se produzem os sonhos, dá passagem a outra caracterizada por ondas longas e lentas que passam por todo o cérebro. Com a aplicação desta nova técnica, que estimula certas células do cérebro de ratos modificados geneticamente, os pesquisadores foram capazes de manipular a fase REM e ver seu efeito na fase NREM.

"Nos surpreendeu descobrir que a amplitude da fase REM se corresponde com ondas lentas mais curtas ou longas na fase NREM", explicam os autores no estudo.

A pesquisa sugere que ambas as fases do sonho estão intimamente relacionadas e são fundamentais para a memória do que ocorreu durante o dia.




EFE / TERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário