IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Sugestão de Atividades Pedagógicas - Dia da Consciência Negra

Sugestão de Atividades Pedagógicas - Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra - Mundo Jovem: Artigos, dinâmicas, entrevista, materiais complementares, mensagens, músicas, projetos pedagógicos, poemas e poesias.
Dicas para imprimir e levar para a sala de aula: 10 maneiras de contribuir para uma infância sem racismo
Sugestão de Atividades Pedagógicas - Núcleo de Pesquisa e Estudos Afro-brasileiros (NEAB/CEFET-MG)
Especial Consciência Negra o ano todo - Nova Escola: Recursos multimídia, reportagens, planos de aula e artigos para refletir. 

O Xadrez das Cores: sugestão de filme para assistir no Dia da Consciência Negra


Plano de Aula Consciência Negra - A Cor da Cultura: Atividade indicada para alunos do ensino fundamental I, II e ensino médio.







Dia da Consciência Negra
"Criado para servir como um momento de reflexão e conscientização sobre a importância das tradições e do povo africano na formação da cultura nacional, o Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro. 


Foi nessa data, em 1695, que morreu o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi. Mesmo com a abolição da escravatura, em 1888, os negros sempre resistiram e lutaram contra as dificuldades advindas da escravidão. Além disso, colaboraram muito nas esferas políticas, sociais, gastronômicas e religiosas durante a nossa história. Com a data, a sociedade pode refletir sobre o tema e exaltar essa história de união e conquistas". 


Na História..
Fundada em 1600, Palmares era conhecida como a Terra da Promissão. Durante o século, portugueses e holandeses falharam na tentativa de aniquilar o Quilombo. Em 1655 nasceu Zumbi, que imperou durante 15 anos, até que em 1695 foi preso e degolado". *Com informações da EBC - Empresa Brasil de Comunicação

http://www.mundojovem.com.br/datas-comemorativas/consciencia-negra

Textos com interpretação

Título: A aposta.


Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
— A senhora está levando uma galinha na cesta?
Amélia pensou, pensou e respondeu:
— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.
— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!
Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.
Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular.
1.Responda:


a) Qual o nome do personagem principal?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

b) Qual a profissão do outro personagem?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________


c) Quantos parágrafos têm esse texto?
_____________________________________________________________________________________

d) Onde se passa a história?
_____________________________________________________________________________________

e) Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida por eles na história.
____________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


f) Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?
_____________________________________________________________________________________
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


g) Você já presenciou uma situação como a da história dentro de um ônibus? Se a resposta for positiva, descreva como aconteceu!
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________

2. Substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A velhinha é esperta.
_____________________________________________________________________________________
b) O cobrador teimou.
_____________________________________________________________________________________
c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.
______________________________________________________________________________


3. Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho _________________________________________________________
b) desço __________________________________________________________
c) satisfeito ________________________________________________________
d) concordo ________________________________________________________




4. Escreva as palavras no plural:


a) nuvem __________________________________________________________
b) gás ____________________________________________________________
c) quintal __________________________________________________________
d) anel ____________________________________________________________


5. Reescreva as frases no singular:
a) Os girassóis estão cheios de formigas.
__________________________________________________________________
b) Os anéis enfeitam as mãos.
__________________________________________________________________
c) Os pires das xícaras são azuis.
__________________________________________________________________
d) Os cães dormem nos canis dos quintais.
__________________________________________________________________
6. Escreva as palavras no diminutivo:
a) amigo __________________________________________________________________
b) menina __________________________________________________________________
c) irmão __________________________________________________________________
d) chinelo __________________________________________________________________


7. Escreva as palavras no aumentativo:


a) sofá ____________________________________________________________
b) tatu ____________________________________________________________
c) boca ___________________________________________________________
d) barca ___________________________________________________________


8. Se a palavra estiver no feminino, reescreva-a no masculino. Se a palavra estiver no masculino, reescreva-a no feminino:
a) irmão ___________________________________________________________
b) imperatriz _______________________________________________________
c) rei _____________________________________________________________
d) cão ____________________________________________________________


9. Complete as frases com “cumprimento(s)”, “comprimento”, “sexta” ou “cesta”:


a) Chapeuzinho Vermelho levava uma _________________ de frutas para a vovó.
b) Os noivos receberão os ___________________________ na Igreja.
c) Luiza é a _________________________________ aluna da fila.
d) O que importa é o _____________________________ do nosso dever.
e) A parede tinha dois metros de __________________________.


10. Substitua as locuções adjetivas pelos adjetivos equivalentes:
a) amor de mãe _________________________________________________________________
b) rosto de anjo _________________________________________________________________
c) proteção de pai _______________________________________________________________
d) azul do céu __________________________________________________________________
e) aula de noite _________________________________________________________________



O rato do campo e o rato da cidade








"Era uma vez um rato que morava na cidade que foi visitar um primo que vivia no campo." O rato do campo era um pouco arrogante, mas gostava muito do primo e recebeu-o com muita satisfação. Ofereceu-lhe o que tinha de melhor: feijão, toucinho, pão e queijo. O rato da cidade torceu o nariz e disse:- Não posso entender primo, como consegues viver com estes pobres alimentos. Naturalmente, aqui no campo, é difícil obter coisa melhor. Vem comigo e eu te mostrarei como se vive na cidade. Depois que passares lá uma semana ficarás admirado de ter suportado a vida no campo.
Os dois puseram-se, então, a caminho. já era noite quando chegaram à casa do rato da cidade. - Certamente que gostarás de tomar um refresco, após esta caminhada, disse ele polidamente ao primo. Conduziu-o até à sala de jantar, onde encontraram os restos de uma grande festa. Puseram-se a comer geleias e bolos deliciosos. De repente, ouviram rosnados e latidos. - O que é isto? Perguntou assustado, o rato do campo. - São, simplesmente, os cães da casa, respondeu o da cidade. - Simplesmente? Não gosto desta música, durante o meu jantar. 
Neste momento, a porta abriu-se e apareceram dois enormes cães. Os ratos tiveram que fugir a toda pressa. - Adeus, primo, disse o rato do campo. Vou voltar para minha casa no campo. - Já vais tão cedo? Perguntou o da cidade. - Sim, já vou e não pretendo voltar, concluiu o primeiro.


Moral da história:
Mais vale uma vida modesta com paz e sossego que todo o luxo do mundo com perigos e preocupações.


1. Português
1. Assinale abaixo qual é o gênero textual do texto que você leu:


( ) Notícia ( ) Fábula ( ) Haicai ( ) Reportagem



a. Escreva como você chegou à conclusão acima:
2. Identifique as características dos personagens da história:


Rato do campo 
Rato da cidade

Como o rato do campo recebeu o primo em sua casa?



4. Como era a vida do rato da cidade?


5. A moral indica que:
( ) Você tem que ser educado com seus parentes.
( ) Mais vale o pouco certo, do que o muito duvidoso.
( ) Se você não correr perigo, nada valerá a pena.
( ) Se você é rico não pode conversar com os pobres.

a. Com suas palavras explique o que significa a moral desta história:



Quem tem medo de aranha?

A maior parte das pessoas tem pavor de aranhas. Mas não é uma magrinha. Em geral só temos medo daquelas aranhas enormes e bem peludas. Sorte das pequenas e azar nosso.
Muito usadas nos filmes de terror, as aranhas peludas, como a caranguejeira, e o escorpião ganharam fama de maus. Pois saiba que as aranhas mais venenosas e cuja picada pode trazer problemas para você são as pequenas. E o escorpião, ao contrário do que divulga só ataca quando é machucado. Um pisão, por exemplo.
A caranguejeira não possui um veneno potente, capaz de fazer mal ao ser humano. O escorpião possui veneno mais tóxico que o da aranha. Sua picada causa muita dor e inchaço. O soro contra a picada do escorpião é o antiescorpiônico ou antiaracnídeo.
Revista Zá
Caranguejeira é um tipo de :
a)( ) escorpião
b)( ) caranguejo
c)( ) aranha 
d)( ) soro


Leia:”O escorpião possui veneno mais tóxico que o da aranha. Sua picada causa muita dor e inchaço.” A palavra “sua” refere-se:


a)( ) ao escorpião
b)( ) ao veneno
c)( ) à aranha
d)( ) ao tóxico


O objetivo do texto é informar sobre:


a)( ) como cuidar de aranhas e escorpiões.
b)( ) o veneno das aranhas e dos escorpiões.
c)( ) os animais utilizados em filmes de terror.
d)( ) como vivem as aranhas e os escorpiões.

http://indiarahellen.blogspot.com.br/search?updated-max=2015-08-29T10:32:00-07:00&max-results=7

Nenhum comentário:

Postar um comentário