IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Aprenda a fazer um quibe de berinjela

Aprenda a fazer um quibe de berinjela

O quibe é um prato árabe bastante famoso em sua forma tradicional, feita com trigo e carne vermelha. No entanto, existem diversas versões dele. Uma delas é o quibe de berinjela, alternativa ideal para um prato vegetariano. Esta é a dica do CicloVivo para esta Segunda Sem Carne.

Ingredientes:

- 1 xícara de trigo para quibe já hidratado em água por 1 hora

- 2 berinjelas grandes bem lavadas e cortadas ao meio no sentido do comprimento

- 1 pitada de garam masala (ou canela)

- 1 cebola pequena bem picada

- 1 dente de alho ralado ou bem picado

- 1 pitada de pimenta-síria

- 1 colher (chá) de tahine

- 1 punhado pequeno de amêndoas picadas

- Cebolinha picada a gosto

- Hortelã picada a gosto

- Sal e azeite a gosto

Preparo:

Depois de hidratar o trigo aperte-o bem para retirar qualquer excesso de água, deixe-o bem solto. Enquanto o trigo estiver hidratando faça cortes superficiais quadriculados nas polpas das berinjelas e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve para assar até que a polpa esteja macia (mais ou menos 40 minutos a 180ºC). Retire as berinjelas do forno, raspe apenas a polpa com uma colher e transfira para uma tigela. Junte o trigo hidratado e tempere com o restante dos ingredientes. Ajeite o quibe de berinjela numa travessa, regue com um fio de azeite e leve para assar por 30 minutos em 180ºC ou até que a superfície esteja dourada. Sirva em seguida com os acompanhamentos que preferir.

Rendimento:

A receita serve até quatro pessoas
http://ciclovivo.com.br/noticia

Conheça 5 benefícios do mel

Conheça 5 benefícios do mel
Além de ser um alimento nutritivo, o mel ainda possui propriedades que o tornam boa opção na área de estética e saúde. O CicloVivo separou uma lista com cinco benefícios proporcionados por este alimento natural.

1. Substitui o açúcar industrializado

O mel é uma opção muito mais saudável e saborosa do que o açúcar refinado. Mesmo assim, algumas recomendações precisam ser feitas. Mesmo sendo um alimento natural, ele é altamente calórico. Isso significa que o mel é uma ótima fonte de energia, mas que deve ser evitada por pessoas com restrição a açúcares, como os portadores de diabetes, por exemplo.

2. Aliado intestinal

Por possuir carboidratos não digeríveis, o mel ajuda a controlar a manter a manutenção da flora intestinal. Além disso, existem indicações de que o mel ajuda a proteger o organismo de bactérias que causam diarreias e infecções urinárias.

3. Mantém a juventude

O mel possui uma série de substâncias com nomes estranhos e propriedades antioxidantes. Ácido glucônico, ácidos fenólicos, flavonoides, glicose oxidase são só alguns dos exemplos de itens presentes neste alimento e que ajudam a evitar o envelhecimento celular. Eles também ajudam a prevenir doenças cardiovasculares e o Alzheimer.

4. Deixa a pele bonita e saudável

As propriedades antioxidantes são responsáveis pela missão de deixar a pele mais bonita. Por isso, usar o mel como alimento ou incluí-lo em tratamentos de beleza pode reduzir manchas na pele e até mesmo auxiliar a cicatrização.

5. Alivia a tosse e combate doenças pulmonares

O mel tem a capacidade de proteger as mucosas da garganta a aliviar as irritações. Melhor que isso é a sua capacidade antibacteriana, que pode combater infecções respiratórias, como a sinusite e a pneumonia. Ele não cura totalmente essas doenças, mas alivia boa parte dos sintomas. Os efeitos benéficos podem ser ainda mais elevados quando o mel é misturado ao limão, abacaxi ou canela.

Redação CicloVivo

5 benefícios do brócolis

5 benefícios do brócolis


O brócolis é um ótimo alimento para complementar uma dieta saudável e nutritiva. Ele pode ser consumido de diversas maneiras e, além de saboroso, pode ajudar a combater diversas doenças e ainda substituir parte da proteína normalmente obtida pela carne. O CicloVivo separou cinco benefícios deste vegetal.

1. Fonte de cálcio

Muitas pessoas em todo o mundo têm deixado de consumir leite na idade adulta, alegando que esta não é a melhor fonte de cálcio para o organismo. Diante disso, é necessário encontrar substitutos. Uma boa opção é o brócolis. Uma xícara deste alimento possui 130 mg de cálcio.

2. Rico em proteínas

Uma das principais preocupações de quem decide parar de comer carne é encontrar alimentos ricos em proteínas para fazer a substituição deste nutriente na dieta. O brócolis é rico em proteína, uma das fontes preferidas dos vegetarianos.

3. Ajuda a perder peso e controlar o açúcar no organismo

Por ter muita proteína em sua composição, ao mesmo tempo em que possui baixas calorias, o brócolis é uma ótima opção para quem deseja perder peso e intensificar a massa muscular. Além da proteína, ele é rico em fibras, ao mesmo tempo em que tem pouco açúcar. Isso ajuda a controlar a insulina no sangue.

4. Combate o câncer

Este alimento possui propriedades antioxidantes e anticancerígenas. Por isso, incluí-lo na dieta ajuda a reduzir as chances de desenvolver câncer de pulmão, mama, colo de útero e próstata. O zinco, selênio e betacaroteno presentes no brócolis também reforçam o sistema imunológico.

5. Previne doenças cardíacas

Carotenoide luteína, folato e vitamina B6 são alguns dos componentes do brócolis que ajudam a evitar o aparecimento de doenças cardíacas. O cálcio, potássio e magnésio, também presentes neste alimento, auxiliam o organismo a manter o controle da pressão sanguínea.

Redação CicloVivo

5 frutas ideais para consumir

5 frutas ideais para consumir 



Optar por alimentos da época é a melhor maneira de consumir um produto fresco, saboroso e ainda poupar o bolso e o meio ambiente. Para ajudar os leitores do CicloVivo, confira uma lista de frutas cuja safra ocorre entre os meses de julho e agosto, assim como seus benefícios.

Carambola


Desde maio as carambolas já começaram a aparecer nas feiras e mercados. Até agosto a simpática fruta, com seu formato de estrela, será uma boa opção para levar para casa. Ela ajuda na retenção de líquidos, é fonte de vitaminas do complexo B, vitaminas A e C, além de fósforo, potássio e cálcio. A fruta também é poderosa no alívio dos sintomas da ressaca, ou seja, uma ótima pedida em tempos de Copa do mundo.

Mas, assim como as bebidas devem ser ingeridas com moderação, essa fruta também não pode consumida em excesso. Isso porque foi descoberta uma substância chamada de “caramboxina”, que pode causar intoxicação, em especial, para quem tem problemas nos rins.

Laranja-lima


Até o mês de setembro, esse tipo de laranja será a melhor opção para consumo. A fruta ajuda a controlar a pressão sanguínea, combater o colesterol, melhorar os problemas digestivos e estimular as funções intestinais. Além de ser mais doce e menos ácida em comparação a outras, esse tipo reforça as defesas do organismo.

Kiwi


Fruto originário da Ásia, mais precisamente do sul da China, sua combinação de vitaminas A e E reduz os riscos de doenças cancerígenas. Ele ainda possui vitamina B6, niacina, cálcio, magnésio, ferro e potássio e ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Mexerica


Fruta de baixa caloria, a mexerica possui vitamina A, C e complexo B. Ajuda a prevenir gripes e resfriados e também é rica em fibras – o ideal é ingeri-la com o bagaço para auxiliar no funcionamento do intestino. Além disso, ajudam na prevenção de diabetes, hipertensão e outras doenças cardiovasculares e ainda é mais adocicada que as cítricas em geral.

Morango


Na estação mais fria do ano a natureza oferece lindos morangos, que servem como base para saborosas receitas nos lares brasileiros. É nos meses de julho e agosto, em especial, que eles surgem nas prateleiras. Além do ótimo sabor, a fruta é rica em vitamina C, A, E, B6 e B5, o que ajuda a evitar problemas de pele, o sistema nervoso e combate o reumatismo. Entre os minerais, estão presentes: potássio, cálcio e ferro.

Lembre-se: Alimentos colhidos na época crescem e amadurecem no tempo certo. Geralmente, são livres de hormônios e outros aditivos químicos.

Redação CicloVivo

Técnica natural para cultivar couve será ensinada por videoconferência

Técnica natural para cultivar couve será ensinada por videoconferência



A Secretaria de Agricultura Natural, por meio do Programa Horta em Casa e Vida Saudável, realizará a videoconferência com o tema "Couve" no próximo dia 19. A atividade é gratuita, mas é preciso se inscrever.

A aula, que será ministrada ao vivo, dará uma introdução sobre agricultura natural e o respeito ao equilíbrio natural do solo. Também será tratado as formas de cultivo, preparo de mudas, tratos e colheita.

Todas as técnicas serão ensinadas pelo coordenador do Programa Horta em Casa, Carlos Daniel Rodrigues, que estará disponível para esclarecer dúvidas dos participantes.

Os interessados em participarem podem se inscrever pelo telefone (11) 5087-5184 ou pelo e-mail:hortaemcasa@fmo.org.br. A aula será transmitida via internet. Os inscritos receberão instruções de como assistirem.

http://ciclovivo.com.br/public/img/noticias/plant-69447_640.jpg

5 dicas para deixar a sua semana muito melhor

5 dicas para deixar a sua semana muito melhor

Segunda-feira é sempre uma boa oportunidade de começar de novo, testar novas alternativas e encontrar maneiras de deixar o restante da semana mais leve e agradável. Por isso, o CicloVivo aproveita este dia para dar algumas dicas simples de como colocar essa mudança de pensamento em prática.

1. Organize-se

Não importa qual seja a sua profissão ou ocupações diárias, a organização pode deixar tudo mais eficiente. O planejamento evita a perda de tempo e ajuda a enxergar quais são realmente os itens que merecem prioridade.

Dicas: Comece organizando coisas simples, como: cama, armário, mesa do trabalho e agenda.

Foto: ©iStock/WW5

2. Alimente-se bem

Um quesito bastante importante que deve sempre estar no planejamento são as refeições. Reserve tempo para se alimentar com calma e prefira alimentos saudáveis. Comer em casa é sempre a melhor opção, mas como isso é praticamente um artigo de luxo no meio de tanta correria, existem muitos restaurantes que oferecem opções saudáveis.

Dicas: Evite comer em fast-food ou alimentos industrializados, esse já é um grande passo. Muitos restaurantes que vendem comida por quilo oferecem opções variadas de saladas, frutas, carnes e grãos. Essa opção pode ser mais rápida do que enfrentar as filas para comprar um hambúrguer. Tenha sempre frutas ou cereais à mão para um lanche rápido e saudável.

Foto: ©iStock/Vikif

3. Passe um tempinho ao ar livre

Separe, ao menos, 20 minutos para andar na rua ou praticar um esporte ao ar livre. A relação com a natureza e sua cidade lhe permitirá observar outras coisas além dos problemas pessoais ou preocupações profissionais. É sempre bom mudar o foco, esse exercício pode até ajuda-lo a enxergar os desafios por uma nova perspectiva. Além do que, a atividade física traz muitos benefícios ao corpo e à mente.

Dica: Se você não tem muito tempo livre para caminhar ou se exercitar antes ou depois do trabalho, aproveite para caminhar até o restaurante na hora do almoço. Deixe o carro na garagem e aproveite a paisagem.

Foto: ©iStock/Bogdanhoda

4. Valorize os pequenos gestos e momentos

A forma como você decide levantar da cama e se relacionar com as pessoas que passarão por você durante o dia pode influenciar diretamente o seu humor, desempenho e qualidade de vida. Portanto, decida valorizar os pequenos gestos, cumprimente as pessoas, sejam elas conhecidas ou não; diga palavras de incentivo; brinque com seu filho, sobrinho, animal de estimação; abrace e beije. Comece por você e, aos poucos, as pessoas ao redor também serão contagiadas.

Dica: É mais fácil começar a praticar com quem você já tem intimidade. Portanto, deseje um bom dia, agradeça e elogie primeiro quem faz parte da sua própria família. Isso fará bem a você e a eles também. Quando menos perceber, isso já será natural com todas as pessoas de seu convívio.

Foto: ©iStock/monkeybusinessimages

5. Faça uma boa ação

Ajudar uma senhora a atravessar a rua ou guiar um cego até seu destino são ótimos gestos de gentileza. Mas, que não acontecem a todo momento. Porém, ser gentil no trânsito, no transporte público, ajudar algum amigo antes que ele peça, são opções ainda mais comuns. Esses são apenas um exemplo para começar, a partir daí as oportunidades vão surgindo e se tem algo que traz felicidade é poder fazer o bem a alguém.

Dica: Faça uma surpresa a alguém que você goste e fique atento às necessidades de quem você conhece pouco. Assim você pode descobrir novas e grandes oportunidades. Lembre-se: “Gentileza gera gentileza”.

Foto: ©iStock/Obencem

Por Thaís Teisen – Redação CicloVivo

Google trabalha na criação de pastilha para detectar sinais de aparecimento de tumor cancerígeno.

Google trabalha na criação de pastilha para detectar sinais de aparecimento de tumor cancerígeno.
A companhia americana Google trabalha na criação de uma pastilha que permita detectar sinais de aparecimento de tumor cancerígeno.

Segundo os criadores, o mais moderno aparelho miniatura será coberto de nanopartículas especiais que poderão determinar a constituição do sangue do homem, estudar as células e descobrir sinais perigosos. Dessas partículas farão parte tanto materiais magnéticos, como fórmulas médicas que, em conjunto, irão constituir uma “sinalização” que previne do aparecimento no organismo de “células inimigas”.
A ideia da tecnologia consiste em que a pastilha engolida, encontrando-se no organismo e depois de realizada a análise, transmite imediatamente dados para um sensor especial pregado na roupa. Os especialistas poderão acompanhar o estado de saúde do homem sem perder tempo precioso. A informação recolhida, segundo os criadores, pode entrar num aparelho móvel, mas depois ser passada para computador.
Na Google afirmam que a pastilha não causa dano e, algum tempo depois, deve sair do organismo humano de forma natural.


Fonte: Voz da Russia

10 passos para sua empresa não dar certo


10 passos para sua empresa não dar certo

Seguindo o modismo das listas que tanto repercutem pela mídia, enumerei 10 condições para formação de um péssimo gestor de pessoas. Você até pode segui-las, mas talvez não seja uma boa opção. São elas:

1. Odeie pessoas – quanto mais você detestar pessoas, maior será a sua chance. Esta é a principal regra!;

2. Não cumprimente seus funcionários – funcionários não merecem ser cumprimentados. Eles estão ali simplesmente para obedecer você. Pense neles como no cachorro do seu vizinho. Você sabe que existe, não gosta e não faz carinho na cabeça dele;

3. Jamais diga “por favor” ou “obrigado” – estes são temas proibidos no seu vocabulário organizacional. Todos devem fazer porque você manda; é uma ordem! Portanto, não há também motivos para que agradeça por uma tarefa que é obrigação!

4. Trabalhe de portas fechadas – não permita o ingresso de qualquer subordinado em sua sala sem agendamento prévio. Funcionário não tem problema! Eles têm que ser capazes de deixar todos os problemas que têm antes de bater o ponto. Se alguns insistirem em dizer que têm problemas, diga simplesmente: “não tenho nada a ver com isso!”.

5. Não divida o sucesso – todo e qualquer sucesso da área é fruto exclusivo da sua capacidade de gerenciar as pessoas que lhe servem! Elogios e reconhecimento cabem somente a gestores. Não os estenda aos funcionários.

6. Aceite a sua onisciência – você não erra! Se houver equívocos de sua parte, atribua-os àqueles que lhe são subordinados. Funcionários erram o tempo todo; por isso, um erro a mais ou a menos, não fará qualquer diferença.

7. Não pague almoços – limite-se a pagar, eventualmente, um cafezinho aos subordinados que lhe bajularem. Use-os para mandar recados aos demais funcionários e para saber quais as informações circulam no ambiente da sua área de gestão. Entenda a despesa do cafezinho como um investimento necessário. Se possível, peça reembolso à empresa.

8. Não faça avaliações de desempenho ou contrate pesquisa de clima – tudo isso é besteira! O gestor é sempre capaz de falar sobre seus subordinados. Cabe ao gestor dizer se são bons ou maus executores das atividades que lhe são ordenadas e dos recursos de que precisam para tentar ser melhores. Não perca tempo contratando pesquisa para saber o que os funcionários acham de você, da empresa, uns dos outros e de como é o ambiente de trabalho: você já sabe todas as respostas e tem plena consciência de que funcionário reclama de tudo.

9. Mostre-se sempre preocupado – fisionomia tensa afasta pedidos. Quanto mais sério você se mostrar, menos solicitações de aumento, licenças, saídas mais cedo etc., terá. Sua fisionomia tensa deve ser amparada por deslocamentos rápidos e reclamações permanentes de que tem muito a fazer. Não deixe de mencionar isso em todas as oportunidades. Para comprovar, chegue antes de todos e saia pelo menos meia hora após término do expediente.

10. Não perca oportunidades de falar mal da empresa e de todos os superiores, mas lembre-se, ante cada um deles, mostre-se a pessoa mais solícita e subserviente possível. Isso lhe assegurará uma excelente imagem junto à alta administração e eliminará quaisquer riscos de que fofocas de seus subordinados que contestem esta posição venham a ser ouvidas.

As dicas são de André Acioli, professor, consultor de empresas e fundador do Boteco do Conhecimento.

http://www.rota83.com/10-passos-para-sua-empresa-nao-dar-certo.html

PARA RELEMBRAR: Medidor de banda larga agora é obrigatório

Medidor de banda larga agora é obrigatório
Medidor banda larga
A partir de hoje, 29 de fevereiro, toda empresa que oferece o serviço de banda larga fixa deverá oferecer em seu site o software de medição de velocidade de conexão.

Por ora, a medida vale apenas para o serviço fixo. A partir de outubro, as empresas de banda larga móvel também deverão fornecer o programa.

O programa deve estar disponível gratuitamente para os clientes, em local de destaque, nos sites das prestadoras com mais de 50 mil acessos em serviço.

As medições poderão ser feitas pelo próprio cliente. O medidor organiza o histórico de acessos, com data, hora e o desempenho da conexão.

A medida é uma das definições do Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia, aprovado ano passado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

O mesmo regulamento determina que, a partir de outubro deste ano, as empresas entreguem uma velocidade média mínima equivalente a 60% da conexão contratada pelo cliente. É prática entre as empresas entregar uma média de 10% da velocidade comprada.

A partir de outubro de 2013, o mínimo será de 70%, e a partir de outubro de 2014, 80%. Até outubro, valerá o período de adaptação, e as empresas não serão punidas por não oferecerem o software.

A partir de outubro, é possível que o programa de aferição de velocidade seja mudado, de acordo com o seu funcionamento, e as empresas passarão a ser punidas pela falta.

Desvio de septo incomoda grande parte da população

Desvio de septo incomoda grande parte da população

O desvio do septo é um incômodo que pode causar diversos desconfortos, como dificuldade respiratória, dor de cabeça, espirros constantes e congestionamento nasal. O septo nasal é a parede que separa o lado esquerdo do lado direito do nariz. É uma estrutura firme, porém flexível, coberta por mucosa e rica em vasos sanguíneos. O ideal é que ele localize-se no meio, de forma que os lados do nariz sejam iguais.

Cerca de 80% das pessoas tem um pequeno desvio natural, quase imperceptível, que deixa o nariz desalinhado, além de alterar o padrão de corrente de ar, podendo bloquear o lado estreitado. Em alguns casos, a abertura dos seios paranasais pode ficar bloqueada, facilitando a sinusite, além de deixar a pele do septo do nariz seca e rachada, provocando hemorragias.

As causas do desvio de septo podem ser durante a formação do nariz na gestação, uma lesão nasal durante o parto ou com o avançar da idade, além de traumas e contusões. Entre os principais sintomas, estão a congestão nasal, infecções nos seios paranasais, dor facial, cefaleia e predisposição a rinites e sinusites. A respiração ruidosa durante o sono, principalmente em crianças e bebês, respiração bucal frequente, cansaço, dificuldades para dormir e roncos também são frequentes.

Segundo o otorrinolaringologista do Hospital e Maternidade Beneficência Portuguesa de Santo André, Marcelo Alfredo, algumas pessoas com desvio de septo só percebem os sintomas durante um resfriado ou outra infecção das vias respiratórias.

- Nestas pessoas, a infecção respiratória faz com que os tecidos do nariz inchem causando problemas de fluxo de ar. Assim que o resfriado é curado, os sintomas também desaparecem — explica Alfredo.

O otorrinolaringologista Rafael Malinsky explica, de forma didática, como é o desvio:

- Imagine que o septo nasal é o canteiro central da freeway, que divide a rodovia em duas metades iguais. Com o desvio septal, é como se tivéssemos um carro colocado perpendicularmente em uma das rodovias: ele acabará diminuindo o fluxo de carros.

Segundo Malinsky, se a pessoa tem o problema, isso não quer dizer que ela não irá respirar bem nem que ela tenha que realizar cirurgia. Somente um especialista, segundo ele, é capaz de diagnosticar com precisão a patologia.

- Muitas pessoas possuem o desvio e repiram muito bem. A correção é feita através de uma cirurgia chamada de septoplastia, que só indicamos se há certeza que é o desvio septal que está causando a obstrução nasal, pois outras doenças, como rinites e sinusites, também podem levar a queixa de nariz obstruído — salienta o especialista.

Legumes melhoram sobrevida de vítimas de câncer de mama

Legumes melhoram sobrevida de vítimas de câncer de mama
As chinesas que comem repolho, brocoli e legumes folhosos têm taxas de sobrevida após o câncer de mama superiores às daquelas que não ingerem estes crucíferos, destacou um estudo publicado na última terça-feira (3).

As descobertas foram feitas a partir de dados coletados sobre 4.886 chinesas com idades entre 20 e 75 anos que sobreviveram ao câncer de mama e foram diagnosticadas com a doença nos estágios um a quatro entre 2002 e 2006, participantes do estudo Sobrevivência de Câncer de Mama de Xangai.

As mulheres que ingeriram mais legumes crucíferos durante 36 meses após seu diagnóstico tiveram reduzido de 27% a 62% o risco de morrer por qualquer causa em comparação com aquelas que reportaram comer pouco ou nenhum destes legumes.

O risco de morrer de câncer de mama caiu de 22% para 62% entre as que disseram comer estes legumes e o risco de vivenciar uma recorrência de câncer de mama caiu de 21% a 35% entre elas.

Sarah Nechuta, aluno de pós-doutorado da Universidade Vanderbilt, em Nashville, Tennessee, disse que as descobertas sugerem que as sobreviventes de câncer de mama “podem considerar o aumento da ingestão de legumes crucíferos, como os folhosos, o repolho, a couve-flor e o brocoli, como parte de uma dieta saudável”.

Nechuta, que apresentou o estudo durante encontro da Associação Americana para a Pesquisa sobre o Câncer, em Chicago, destacou que as dietas costumam variar entre as chinesas e as ocidentais.

“Os legumes crucíferos comumente consumidos na China incluem nabo, repolho chinês e folhosos, enquanto o brocoli e a couve de Bruxelas são os crucíferos mais comumente consumidos nos Estados Unidos e em outros países ocidentais”, afirmou.

“Em segundo lugar, a quantidade ingerida entre as chinesas é muito maior do que a consumida pelas mulheres americanas”, continuou.

Nechuta afirmou que mais pesquisas precisam ser feitas com foco no papel dos compostos bioativos encontrados em legumes crucíferos – isocianato e indol – e como variar as doses pode influenciar no câncer.
Fonte: iG Delas

Teste seu grau de sedentarismo

Teste seu grau de sedentarismo

Página especial na seção BEM ESTAR, do portal iG, ajuda internauta a descobrir seu grau de sedentarismo. São ao todo 10 perguntas, todas com três opções de respostas.

Pela vida que levo hoje, não me surpreendi com o resultado que obtive, pelo contrário, mas ser classificado como SEDENTÁRIO EXTREMO, no mínimo, causou-me um sentimento de que preciso melhorar em todos os aspectos, da alimentação a uma prática regular de atividade física.


Se você quiser fazer o teste, acesse:


http://www.rota83.com/teste-seu-grau-de-sedentarismo.html

Roer as unhas é perigoso para a saúde

Roer as unhas é perigoso para a saúde


Ansiedade, estresse e frustração formam o trio que frequentemente vitima as unhas e a pele em volta dela. São esses três fatores psicológicos os motivos mais comuns que levam à onicofagia, nome pelo qual o vício de roer as unhas ou a pele em volta dela é conhecido na comunidade científica.

“Além do prejuízo estético, quem roe as unhas é geralmente encarado pela sociedade como uma pessoa insegura, ansiosa, sem controle emocional”, afirma a psicóloga Lara de Almeida.

O hábito, além de prejudicial à imagem social, é também nocivo à saúde. “Precisamos entender que a unha, a cutícula ou a pele são nossa proteção contra agentes externos, como vírus e bactérias que colonizam o nosso corpo. Quando tiramos essas barreiras, nos expomos a esses perigos”, explica Daniella Costa de Menezes, infectologista do Hospital Samaritano, de São Paulo.

Ao roer a pele em volta das unhas, faz-se um trauma, que permite a entrada das bactérias no local, causando infecções – as chamadas paroníqueas – que resultam em inflamação e pus. “Nesse tecido inflamado pode ocorrer a presença de microorganismos, acentuando o processo que, de inflamatório, também passa a ser infeccioso (por fungos como a Candida sp, uma levedura que costuma parasitar esse local)”, diz Octávio Moraes Junior, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“Se ficam restritas à pele, são menos perigosas. Mas, para quem tem problemas circulatórios, por exemplo, a infecção pode invadir a corrente sanguínea e complicar o quadro. Quem tem problema imunológico também deve estar atento”, alerta Daniella.

O dermatologista chama a atenção também para uma possível deformação: se houver ação na região de meia-lua, que é a parte “viva” da unha, o resultado pode ser uma lâmina irregular, com estriações transversais, caracterizadas por depressões e saliências (unhas em ondas).

“Mesmo com a ação inflamatória ocorrendo na pele das bordas laterais, pode haver descolamento (onicolise) com o consequente aspecto de unha branca ou amarelada”, descreve.

Quem além de roer, engole a unha, pode ter graves problemas gastrointestinais. “Esofagite infecciosa, gastrite, enterocolite por infecção por microorganismos, verminoses, diverticulite ou até apendicite pelos fragmentos de unha não digeridos”, elenca Mônica Viana, gastroenterologista e hepatologista.

O vício também pode prejudicar a dentição, a musculatura do maxilar e a articulação temporomandibular. “É péssimo para a saúde bucal. Pode causar fraturas nos dentes, gengivite e problemas na mordida. Nenhum desses problemas é simples de ser resolvido”, alerta a dentista Érika Abreu Amaral.

Além de todas as complicações decorrentes do ato de roer a unha, há também os perigos de quem leva a mão à boca mais vezes do que o habitual, ficando mais exposto a doenças. “Tudo o que nós tocamos tem bactérias e vírus. Principalmente em locais públicos. A pessoa que coloca a mão na boca está mais propensa a ter problemas como gripe, H1N1, diarreia e hepatite A”, afirma Ligia Raquel Brito, clínica geral do Hospital Edmundo Vasconcellos, de São Paulo. A infectologista Daniella Costa concorda e completa: “Caxumba, rubéola, sarampo e meningites virais também podem ser transmitidas pelas mãos, caso não tenha assepsia adequada.”

Para evitar todas essas complicações é preciso diagnosticar qual fator psicológico está levando a esse tipo de atitude. A descoberta da causa é o primeiro passo para o tratamento desse vício. O uso de esmaltes com sabor desagradável ou o uso de pimenta sobre o esmalte ajuda a lembrar de que aquilo é uma ação negativa, diz o dermatologista Octávio Moraes Junior.

Fonte: iG

Brasileiro consome cinco quilos de agrotóxicos por ano

Brasileiro consome cinco quilos de agrotóxicos por ano

A venda de agrotóxicos no Brasil em 2010 teve um aumento de 190% em comparação a 2009. Isso significa que cada brasileiro consome cerca de cinco quilos de venenos agrícolas por ano. Os dados fazem parte de um estudo da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), baseado em informações disponibilizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O estudo foi apresentado neste sábado (16) na Cúpula dos Povos pela médica sanitarista Lia Giraldo da Silva Augusto, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Ela credita o aumento na venda dos agrotóxicos ao bom momento do mercado agrícola, puxado principalmente por uma forte demanda chinesa. O produto que mais recebe venenos é a soja transgênica, que precisa do glifosato para produzir, em um tipo de “venda casada”, explicou a pesquisadora.

“Este ano a Abrasco decidiu construir um dossiê sobre o tema do agrotóxico e os impactos na saúde e no meio ambiente. O trabalho marca os 40 anos de Estocolmo [primeira conferência das Nações Unidas sobre o meio ambiente], os 20 anos da Eco92 e os 50 anos do lançamento do livro Primavera Silenciosa, de Rachel Carson.”

Segundo a médica, o uso de agrotóxicos no Brasil faz parte do modelo produtivo adotado na agricultura nacional. “Este modelo da agroindústria é todo sustentado no pacote da revolução verde, que é baseada em uma agricultura químico-dependente. O agrotóxico é parte desse modelo. Por causa disso, desde 2008 o Brasil ocupa o primeiro lugar no consumo de agrotóxicos, segundo dados levantados pela Abrasco na Anvisa.”

Fonte: Uol

7 reflexões




1 – Faça as pazes com o seu passado, para que nada estrague o seu presente.
2 – O que os outros pensam de você, não tem a menor importância.
3 – O tempo cura quase tudo, dê tempo ao tempo.
4 – Ninguém é a razão de sua felicidade. Algumas pessoas contribuem, mas você é a razão.
5 – Evite a comparação com os outros. Você nem imagina os contornos da vida deles.
6 – Evite o exagero de preocupações. Ninguém possui todas as repostas.
7 – Sorria. Alegre-se! Você não tem todos os problemas do mundo.

http://www.belasmensagens.com.br/reflexao/7-reflexoes.html

A arte de se colocar no lugar do outro


Você tem o costume de se colocar no lugar do outro?

Quando nos colocamos no lugar de alguém para tentar entender seu ponto de vista, fica mais fácil compreender e aceitar as diferenças. E mais, nasce aí um sentimento dos mais nobres: a compaixão.

Quando você compreende o outro passa a querer ajudar ao invés de julgar ou ter pena.

Pensar nisso é fundamental para nos transformar e transformar o mundo.

É esse pensamento que vai fazer com que a gente passe da lamentação para a ação.
Ficar triste ao ver uma criança doente no hospital ou pessoas morando na rua é normal. O que não pode é ficar só nisso. Quando imaginamos como nos sentiríamos nessa situação, tudo muda.

A gente passa a ter vontade de mudar aquilo. E é aí que percebemos como temos o poder de transformar, com pequenas atitudes, a vida do outro e o mundo.

Pode ser uma carona num dia de chuva, um trabalho voluntário, um prato de comida ou simplesmente uma porta aberta.

Existem muitas maneiras de exercer a compaixão e ajudar o outro.
http://www.belasmensagens.com.br/reflexao/a-arte-de-se-colocar-no-lugar-do-outro-3230.html