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domingo, 18 de janeiro de 2015

Sedãs médios: Corolla destrona Civic em 2014; Sentra e C4 Lounge avançam.

Sedãs médios: Corolla destrona Civic em 2014; Sentra e C4 Lounge avançam.
Na eterna briga entre os japoneses pela liderança entre os sedãs médios, a vitória em 2014 coube ao Corolla. Após perder a disputa no ano passado, o modelo da Toyota, agora em nova geração, emplacou 63.290 unidades, um avanço de 17% sobre 2013, e abriu mais de 10 mil unidades de vantagem sobre o Civic.


A chegada de seu principal concorrente em versão mais moderna derrubou as vendas do modelo da Honda (52.255) em mais de 14%, suficientes para mantê-lo com folgas na segunda posição. Juntos, os dois foram responsáveis por mais da metade de tudo o que foi comercializado no país no ano passado.


O Chevrolet Cruze, reestilizado no final do ano, conquistou 24.506 consumidores (-7,6%) e repetiu a terceira posição. Um dos destaques do ano foi o Sentra: com crescimento superior a 110% sobre 2013, a nova geração do Nissan saltou da oitava para a quarta posição, derrubando o VW Jetta (10.595) para o quinto lugar.


Lançado no último trimestre do ano anterior, o Citroën C4 Lounge fechou 2014 na sexta posição e deixou para trás a nova geração do Ford Focus Sedan (8.687) e o Renault Fluence (8.483), que amargou queda de quase 40% enquanto aguardava a sua primeira reestilização, apresentada em novembro.


Fiat Linea (6.749) e Mitsubishi Lancer (4.463), ambos em baixa, completaram o top 10. Demonstrando o mau momento comercial da JAC no país, o J5 encerrou sua participação no ano passado com apenas 597 unidades, quase 55% a menos do que há um ano.

NOVO JAC J5 2015


Fonte: Fenabrave

Com 3,2 milhões de veículos, México superou produção do Brasil em 2014

Com 3,2 milhões de veículos, México superou produção do Brasil em 2014
NOVO JETTA 2015

Com crescimento de 9,8% na produção em 2014 o México superou o Brasil e assumiu a liderança entre os latino-americanos. O país norte-americano subiu para a sétima posição no ranking mundial dos maiores produtores de veículos.

Em dezembro, a produção de veículos leves no México continuou superando os níveis históricos. Foram 208.498 unidades produzidas, aumento de 27% sobre o mesmo período de 2013. No acumulado de 2014, a produção mexicana alcançou 3.219.786 unidades, um crescimento de 9,8% sobre o ano anterior.

Diferente daqui, a indústria mexicana exporta a maior parte do que é produzido. Do total de 3,2 milhões de unidades produzidas, 2,6 milhões são exportadas (81% para o Canadá e EUA), restando 1,1 milhão que são vendidas no país. No contexto de números saudáveis as exportações ainda cresceram 9,1% e as vendas internas 6,8% em 2014.


No Brasil, os dados da Anfavea apontam que o volume de produção de 3,15 milhões de unidades de janeiro a dezembro, diminuiu 15,3% se comparado com as 3,71 milhões de unidades de igual período de 2013. Apenas em dezembro foram fabricados 203,8 mil veículos, 11,8% menos do que os 230,9 mil de dezembro de 2013 e 23,1% abaixo de novembro do ano passado.
FORD FUSION 2015

Diante das projeções para os dois mercados, o México deve continuar aumentando a produção nos próximos anos. Com os investimentos previstos no país, espera-se que em 2020 a produção mexicana tenha participação de 27% na América do Norte. Por outro lado, o Brasil deve manter neste ano números próximos aos de 2014, de acordo com as previsões da Anfavea.

Fonte: Anfavea/Amia

Sedãs grandes: Fusion reinou absoluto com 74% de participação em 2014

Sedãs grandes: Fusion reinou absoluto com 74% de participação em 2014

O que dizer de um segmento que cresceu quase 11% no ano passado, contra uma retração geral do mercado de quase 7%, e em que um único modelo foi responsável por quase três vezes o total comercializado por todos os outros modelos somados? Estes foram os sedãs grandes em 2014.

Com 12.299 emplacamentos, o Ford Fusion cresceu praticamente 30% em relação a 2013 e assegurou a mais confortável liderança dentre todas as categorias do mercado brasileiro, com quase 74% de participação. Adversário mais próximo do modelo mexicano, o Hyundai Azera, com retração de pouco mais de 18%, emplacou 1.801 unidades.


Terceiro no ano anterior, o VW Passat (857) repetiu a dose, mas desta vez com números 18% inferiores. Melhor colocado entre modelos de marcas japonesas, o Nissan Altima veio em seguida, com a preferência de 606 consumidores (+615%) em seu primeiro ano completo de mercado.

O Honda Accord (277), com avanço superior a 95%, completou o top 5 e deu um banho no Toyota Camry (127), sétimo, seu arquirrival no mercado norte-americano. Entre eles, um Kia Optima (252) que já viveu dias melhores por aqui – queda de mais de 50%. Kia Cadenza (123), Chevrolet Malibu (105) e Chrysler 300C (101) fecharam o top 10.



Fonte: Fenabrave

SUVs/crossovers: Duster diminui vantagem do Ecosport em 2014; X60 se destaca

SUVs/crossovers: Duster diminui vantagem do Ecosport em 2014; X60 se destaca


O Ecosport foi novamente o líder de vendas entre os SUVs/crossovers de entrada, mas a situação não foi tão tranquila quanto em 2013. Com 54.263 unidades registradas, o Ford perdeu quase 18% das vendas de um ano para o outro e viu uma vantagem de quase 14 mil unidades sobre o segundo colocado no ano anterior cair para menos de 6 mil em 2014.

RENAULT DUSTER OUTDOOR

Com recuo menor (-2,7%), o Renault Duster, campeão em 2012, emplacou 48.866 unidades e manteve uma confortável vice-liderança. Já veterano no mercado, o Hyundai Tucson (18.176) avançou pouco mais de 12% e superou o Mitsubishi Pajero (14.747) na disputa pela terceira posição.


Em seu primeiro ano cheio, o Chevrolet Tracker completou o top 5 com 14.170 unidades e por pouco não roubou o lugar do Pajero. Melhor do segundo pelotão, o Lifan X60 conquistou a preferência de 4.586 consumidores – somente em dezembro, foram mais de 700 emplacamentos.



O destaque negativo do ano foi o Kia Soul: com apenas 547 emplacamentos, três a menos do que o Suzuki SX4 (550), o modelo sul-coreano, mesmo com a chegada da nova geração ao país, foi o lanterna da lista e perdeu quase 60% das vendas no período.

KIA SOUL 2015


Fonte: Fenabrave

Novo Focus RS com mais de 300 cv deve estrear no Salão de Genebra

Novo Focus RS com mais de 300 cv deve estrear no Salão de Genebra


Não foi dessa vez. Detroit acabou não sendo a cidade escolhida para mostrar o novo Focus RS. Mas de acordo com o site roadandtrack, a terceira geração do hot hatch será revelada no Salão de Genebra, em março, e trará novidades importantes.


Equipado com tração integral, o próximo Focus RS deixará de ser um modelo predominantemente europeu e chegará também aos Estados Unidos. Seus principais rivais serão o Golf R e Subaru WRX STI, entre outros. A estreia norte-americana pode acontecer no Salão de Nova York, que acontece poucas semanas após Genebra.

Sob o capô é esperado o motor 2.3 EcoBoost associado ao câmbio manual de seis marchas. A potência deve superar os 314 cv disponíveis no Mustang, que utiliza o mesmo propulsor.

http://carplace.uol.com.br/novo-focus-rs-com-mais-de-300-cv-deve-estrear-no-salao-de-genebra/

Chevrolet Impala: provável substituto do Omega no Brasil


O presidente da General Motors da América do Sul, o colombiano Jaime Ardila, declarou que a montadora norte-americana se prepara para colocar no mercado brasileiro um sedã de luxosubstituto do Omega, sem precisar qual seria esse modelo.

Entretanto, a escolha da GM do Brasil deve recair sobre três sedãs vendidos nos EUA: Malibu, SS ou Impala, sendo que este último é o que parece reunir as melhores condições de suceder o Omega.


O Impala é vendido nos EUA em duas configurações de motor: quatro cilindros 2.5L ECOTEC de injeção direta de 200 cavalos e 18,6 Kgfm @ 4.400 RPM de torque, e V6 3.6L de 305 cavalos e 26,4 Kgfm @ 5.500 RPM de torque - em ambos os casos com tração dianteira, transmissão automática de seis marchas e sistema Start/Stop.


Tendo em vista que o último Omega vendido no Brasil adotava motor seis cilindros, então o modelo mais potente seria o indicado. Suas dimensões são avantajadas: 5,11 metros de comprimento, 2,83 metros de entre-eixos, 1,5 metro de altura e 1,85 metros de largura. O porta-malas comporta 532 litros.


O Impala é um sedã moderno, que chegou ao mercado dos EUA em 2014, trazendo um interior amplo, e itens de série como sistema multimídia com tela colorida, ESP - Controle de Estabilidade, banco do motorista com ajustes elétricos, revestimento em couro, sistema de acesso ao carro Keyless com partida por botão Start ou pelo controle remoto.


No quesito segurança, o Impala em suas versões mais caras, LTZ, que seriam as indicadas para chegar ao Brasil, conta com 10 airbags, alerta de colisão frontal, alerta de tráfego cruzado, alerta de saída involuntária de faixa e detecção de ponto cego.


O sistema de iluminação, nas versões mais caras, conta com LED para uso diurno.


O preço do modelo V6 LTZ topo nos EUA está em torno de US$ 35.000 dólares, sendo que no Brasil ficaria na casa de R$ 170 mil reais.

Malibu

O Malibu seria outra opção para a GM substituir o Omega, entretanto, este modelo já foi importado para o Brasil, e sofreu com a concorrência do Fusion. Nos EUA os dois concorrem, mas como o Malibu é feito nos EUA, não goza da isenção de imposto de importação do México - o que o deixaria mais caro que o modelo da Ford no Brasil.


Com isso, o Malibu 2.5 LTZ chegaria ao Brasil com preços na faixa de R$ 145 mil, com motor quatro cilindros ECOTEC de 200 cavalos e transmissão automática de seis marchas, mas sem o mesmo luxo do Impala, e sem atributos para justificar o sobre-preço sobre o Fusion.


Outro ponto que pesa contra o Malibu é o fato de que ele vende bem menos do que a GM espera nos EUA, e, assim, o modelo deve sofrer uma reformulação abrangente em 2015.

Chevrolet SS

O SS seria uma outra opção para o lugar do Omega, mas neste caso com uma proposta mais esportiva, graças ao motor V8 do Corvette.


O preço seria bem mais elevado também, já que os US$ 50 mil dólares pedidos nos EUA se transformariam em algo em torno de R$ 240 mil reais por aqui com todos os impostos.


Esse nível de preço e a proposta bem mais esportiva do SS o deixam deslocado para o público para o qual um sedã desse seria destinado no Brasil.

Conclusão


Tendo em vista as opções da GM dos EUA, o Chevrolet Impala é o modelo que reúne as melhores condições de suceder o Omega no Brasil. Caso chegue ao Brasil por preços na casa de R$ 170 mil reais, e contando com um visual de impacto, muita tecnologia e luxo superior a Fusion Titanium, Accord e Camry, teria condições para reviver o sucesso do Omega no mercado brasileiro.

Com informações: O Estado de São Paulo

Volkswagen Golf Trendline tem apenas dois airbags frontais

Os detalhes da nova versão de acesso do Golf, o Golf Trendline, começam a ser divulgados. Empost anterior ficamos sabendo que o preço dessa configuração na Argentina será de $ 208.359 pesos, o que corresponde a cerca de R$ 64 mil reais, e agora temos a confirmação oficial, por meio de comunicado da VW da Argentina (veja aqui), que o modelo terá apenas dois airbags frontais.


O Golf Trendline, que adota um motor 1.6 16V aspirado de 110 cavalos, associadoexclusivamente com uma transmissão manual de seis marchas (não há opção de transmissão automática para o Golf Trendline na Argentina), tem entre seus itens de série: rodas de 16 polegadas, airbags frontais, freios com sistema anti-travamento ABS, ESP - Controle Eletrônico de Estabilidade, sistema de som com tela touch com Bluetooth, volante multifuncional em couro e sensor de pressão de pneus e ar-condicionado Climatic (manual).


Para efeito de comparação, o Golf Comfortline (versão imediatamente acima da Trendline) vem de série com 7 airbags, o que significa dizer que a VW tirou 5 airbags do Golf Trendline, que fica apenas com 2.


Assim, entre os itens que o Golf Trendline PERDEU em relação ao Comfortline temos os seguintes:

- 2 airbags laterais;
- 2 airbags de cortina;
- 1 airbag de joelho (motorista);
- sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
- retrovisor eletrocrômico;
- sensor crepuscular;
- faróis com acendimento automático;
- sensor de chuva;
- faróis de neblina;
- setas indicadoras de direção incorporadas nos retrovisores.

http://www.car.blog.br/2015/01/volkswagen-golf-trendline-tem-apenas.html

PARA RECORDAR: Volkswagen Fox: o Voyage que imigrou para os EUA


O Volkswagen Fox hoje é um hatch compacto projetado e vendido no Brasil, mas nos anos 80 e 90 do século XX, o nome Fox foi usado para batizar as versões do Voyage e Parati exportados pela Volkswagen do Brasil para a América do Norte.
O Fox foi nos EUA e Canadá como um modelo sub-compacto da categoria de entrada, entre 1987 a 1993, sendo que no período foram comercializados cerca de 200.000 unidades nesses mercados.


Inicialmente ele foi oferecido em versões sedã de duas e quatro portas, e também em versões Station Wagon (perua) com duas portas. 


O interior dos Fox e Fox Wagon, totalmente reformulado em relação aos vendidos no Brasil até então, trazia o painel com comandos em formato de satélite que podiam ser acionados com as mãos no volante. A partir de 1988 esse interior foi adotado nos modelos brasileiros.


O VW Fox foi vendido nos EUA com o motor quatro cilindros 1.8 (AP-800) associado a uma caixa de transmissão manual de quatro marchas, sendo o que modelo "GL", esportivo, vinha com caixa de cinco marchas, também manual. Esse motor tinha como diferencial em relação ao vendido no Brasil o fato de contar com um um sistema de injeção eletrônica Bosch KE-Jetronic, de apenas um injetor. 


Posteriormente, os modelos 1990 a 1993 vendidos nos EUA vieram com o sistema Bosch Digifant, de quatro injetores (um para cada cilindro).


O Fox vendido no Canadá adotou sempre o modelo K-Jetronic, com injetor único e sem sensor de oxigênio para fazer o gerenciamento do fluxo de injeção.


O motor era ajustado para requisitos dos EUA e a potência caiu para 81 cavalos. O Fox não oferecia, nem como opcional, nem direção hidráulica e tampouco transmissão automática.


O consumo homologado do Fox com cambio de 4 marchas nos EUA era de 10,2 Km/l, no ciclo combinado cidade e estrada. Já o modelo de cinco marchas, mais esportivo, tinha consumo de 9.7 Km/l nas mesmas condições. 


O Fox também tinha alterações em relação ao modelo vendido no Brasil. Os faróis, nos primeiros modelos, eram quadrados, com lâmpadas de halogênio e selados.


Em 1991 a Volkswagen promoveu alterações na linha, sendo que a frente ficou similar aos modelos vendidos no Brasil.


Entretanto os para-choques eram diferenciados em relação ao modelo vendido no Brasil, por adotar uma textura mais brilhante, e por contar com a parte inferior pintada na cor do carro.


A lateral trazia novas calotas, com um visual mais limpo.


E a traseira também ficava similar à aplicada nos modelos nacionais, com a mesma lanterna, porém com tonalidades diferentes.


Além das alterações estéticas, em 1991 a Volkswagen deixou de oferecer a Fox Station Wagon nos EUA.


No mesmo ano o modelo de duas portas saiu de linha nos EUA. Em 1993 a VW do Brasil encerrou a exportação do modelo para os EUA. Veja mais modelos antigos do Gol e Voyage clicando aqui.

http://www.car.blog.br/2015/01/volkswagen-fox-o-voyage-que-imigrou.html