IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Horóscopo 6ª feira 20 de fevereiro de 2015


ÁRIES

Rotina: a influência de Marte em seu signo altera o quadro que domina seus atos, trazendo novo rumo para planos que se mostrarão dinâmicos e inovadores. 
Interesses: dia de mudança na forma de ganhar dinheiro, com resultado positivo nas decisões de trabalho. 
Intimidade: emoções acentuadas. 

TOURO

Rotina: momento que aponta aura positiva para decisões importantes em quadro que promete a solução de pequenas pendências com pessoas da família.
Interesses: dia de acerto nas finanças e mudanças em decisões que, tomadas com cautela, trarão benefícios. 
Intimidade: preocupação com íntimos. 

GÊMEOS

Rotina: o dia de bom encaminhamento para questões pendentes envolvendo demandas e pedidos em família. Interesses: quadro de estabilidade em momento que aponta compensação financeira e sorte no trato com seu próprio dinheiro. Intimidade: procure ser mais afável na lida com os mais íntimos.

CÂNCER

Rotina: nas questões de família, releve diferenças e procure se mostrar aberto ao diálogo. 
Interesses: dia que se mostra benéfico nos seus interesses com dinheiro e na forma de ganhá-lo. Bom caminho nas obrigações de seu trabalho. Intimidade: entendimento e acerto para problemas íntimos. 

LEÃO

Rotina: você terá dia positivo e favorável se agir de forma mais firme e consciente na lida com a família. 
Interesses: quadro que mostra boa influência para os interesses financeiros e vantagem com negócios e transações do comércio.
Intimidade: dê maior atenção às exigências dos íntimos. 

VIRGEM

Rotina: dia em que um bom aspecto valoriza o seu detalhismo nas escolhas, fazendo viáveis decisões que mostrarão sentido benéfico para acertada conclusão de novos planos. 
Interesses: pendências financeiras terão boa solução. Trabalho protegido. 
Intimidade: emoções, reencontro e lembranças.

LIBRA

Rotina: uma boa influência lhe trará mudança nas relações com a família e nas novas amizades. 
Interesses: há em seu signo quadro de favorecimento nos interesses financeiros com novas possibilidades ligadas ao seu trabalho. Intimidade: seja mais participante e busque o diálogo com íntimos.

ESCORPIÃO

Rotina: bom aspecto lhe dará um dia compensador na lida com os mais experientes. Momento de ouvir conselhos. Interesses: seja cauteloso nos compromissos que envolvam longo prazo ou quantia vultosa. Acerto em negociação que envolva seu trabalho. 
Intimidade: com íntimos, siga sua intuição. 

SAGITÁRIO

Rotina: Marte regendo signo do elemento Fogo mostra valor maior do equilíbrio em suas decisões e lhe dará agora boa posição para lidar com problemas de família. 
Interesses: benefícios nos interesses financeiros e ganhos do trabalho. Intimidade: um quadro de alegria marcará sua lida íntima.

CAPRICÓRNIO

Rotina: o dia lhe trará a ampliação da determinação para enfrentar os desafios e exigências da rotina. 
Interesses: com os aspectos de hoje há influência debilitada para interesses materiais, o comércio e o trabalho. 
Intimidade: lida íntima em fase de acertadas decisões. E-moções contidas.

AQUÁRIO

Rotina: você terá boa convivência em família e com amigos se agora agir com tolerância e procurar a conciliação e a harmonia. 
Interesses: nas finanças, seja cauteloso evitando os compromissos de muito valor. Pequenas vantagens com seu trabalho. Intimidade: sensibilidade bastante ampliada.

PEIXES

Rotina você deve hoje procurar uma atitude mais conciliadora com aqueles com quem partilha seu cotidiano. 
Interesses: quadro que lhe revelará, por seus resultados, dia benéfico e de importantes mudanças na condução do trabalho. Intimidade: pessoa próxima despertará em você novos sentimentos.



GAZETA DIGITAL

Pesquisadores criam lentes de contato com zoom para pessoas que sofrem de degeneração macular


Doença causada pelo envelhecimento atinge adultos com mais de 50 anos
Foto: Divulgação / Hospital de Olhos Sadalla Amin Ghanem

Degeneração macular relacionada à idade é o nome de uma doença causada pelo envelhecimento do sistema que controla nossa visão e atinge, principalmente, pessoas com mais de 50 anos e de pele clara.

No Brasil, cerca de cem mil novos casos se desenvolvem anualmente. em todo o mundo, 285 milhões de pessoas sofrem com a DMRI. A doença é considerada a principal causa de cegueira após os 60 anos por danificar a mácula, a parte do olho que consegue captar o detalhamento das imagens.



Pensando nas pessoas que sofrem da DMRI, pesquisadores suíços estão desenvolvendo uma lente de contato que permitirá que quem usa possa ampliar a imagem ao piscar os olhos. A pesquisa foi anunciada recentemente nos Estados Unidos. O produto é feito de um material rígido, com cerca de 1,5mm de espessura que pode aumentar o tamanho dos objetos em quase três vezes para os usuários.

Os testes ainda não foram feitos em humanos.


ZERO HORA

Suspensão de 70 planos de saúde de 11 operadoras passa a valer hoje


Plano de SaúdeArquivo/Agência Brasil

A partir de hoje (19), 70 planos de saúde de 11 operadoras estão suspensos por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O anúncio foi feito na semana passada diante de reclamações de usuários sobre questões como descumprimento de prazo de atendimento e negativa indevida de cobertura.

Dessas 11 operadoras, oito já tinham planos em suspensão no ciclo de monitoramento anterior; três não constam na última lista de suspensões e uma tem plano suspenso pela primeira vez. A suspensão, de acordo com a ANS, é preventiva e perdura por três meses. A estimativa é que a medida proteja cerca de 580 mil beneficiários.

Ao mesmo tempo, a ANS anunciou a reativação de 43 planos de saúde que estavam com a comercialização suspensa, pois houve comprovada melhora no atendimento ao cidadão nos últimos três meses.

Dados da agência indicam que há hoje no país 50,8 milhões de consumidores com planos de assistência médica e 21,4 milhões com planos exclusivamente odontológicos. Desde o início do programa de monitoramento, 1.043 planos de 143 operadoras já tiveram as vendas suspensas e 890 voltaram ao mercado após comprovar melhorias no atendimento.




AGÊNCIA BRASIL

Anticoncepcionais de baixa dosagem são recomendados para adolescentes


Foto: Reprodução

Os anticoncepcionais de baixa dosagem para adolescentes são considerados seguros pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Eles podem ser utilizados de forma segura por jovens saudáveis, mesmo que haja irregularidade menstrual e anovulação (ausência de ovulação provocada artificialmente ou não).

Alguns veem o uso destes anticoncepcionais de baixa dosagem na adolescência com preconceito, por acreditarem que ele pode estimular o jovem a começar a fazer sexo precocemente, mas estudos demonstram que a diminuição da idade da primeira relação é um fato. 

Os motivos da negligência do uso de contraceptivos também envolvem a crença de que não há risco por ser o encontro sexual apenas eventual e a constatação de que muitas adolescentes não admitem a atividade sexual para a família.

Assim, a fim de prevenir uma gravidez indesejada durante a adolescência, a OMS indica o contraceptivo de baixa dose hormonal, que oferece risco de gravidez menor do que 1%, enquanto o preservativo masculino, embora com eficácia contraceptiva menor, deve ter o seu uso sempre estimulado para prevenir as doenças sexualmente transmissíveis.

DIÁRIO GAÚCHO

Dilma prepara medidas para diminuir a burocracia com foco no microempresário. Brasil é frequentemente apontado como um dos países de ambiente mais desfavorável aos negócios

Brasil é frequentemente apontado como um dos países de ambiente mais desfavorável aos negócios 

Com a popularidade em baixa e em meio à iminente divulgação da lista de parlamentares e outras autoridades que serão investigados na Operação Lava Jato, a presidente Dilma Rousseff tenta reverter a agenda negativa na qual seu governo está inserido e prepara uma ação de marketing para anunciar na semana que vem um programa desenvolvido para diminuir a burocracia e agilizar o fechamento de uma empresa, informa o jornal O Estado de S. Paulo em sua edição desta quinta-feira. O Brasil é frequentemente apontado como um dos países mais burocráticos e de ambiente mais desfavorável aos negócios no mundo.

Dilma fará pessoalmente o anúncio da medida, uma iniciativa da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, durante solenidade marcada para esta quinta-feira. O governo federal está produzindo um vídeo para ser exibido no evento a fim de demonstrar o impacto positivo do projeto. Após o anúncio, a estratégia do Palácio do Planalto será lançar um série de anúncios na televisão e na internet para divulgar o programa.

Na mesma data, também será lançado o "empresômetro", uma ferramenta desenvolvida para medir, em tempo real, o número líquido de criação de novas micro e pequenas empresas em território nacional. A presidente quer aproveitar o projeto de desburocratização desenvolvido pelo ministro Guilherme Afif Domingos (Micro e Pequena Empresa) para demonstrar que seu governo não está paralisado, mesmo com o ajuste fiscal em curso e com a crise política em consequência da Lava Jato. Em recente pesquisa Datafolha, Dilma apareceu com o menor índice de popularidade desde que chegou ao Palácio do Planalto, em 2011.

A avaliação negativa do governo chegou a 44% e a aprovação, a 23%. O levantamento também mostrou que a maioria dos entrevistados está pessimista com os rumos da economia e considera que a presidente sabia dos desvios na Petrobrás. Pessimismo. Esse tipo de notícia, pela ótica do governo, poderia ajudar a reverter o pessimismo dos micro e pequenos empresários, um dos ramos que proporcionalmente mais gera emprego no País. 

Sem impacto para o caixa do Tesouro, a medida vai facilitar a vida de quem precisa encerrar o CNPJ de seu próprio negócio, ação que leva hoje ao menos 170 dias. Por meio de um programa de computador, o empresário poderá fazer isso pela internet em três minutos.

"Simplificar o fechamento de 1,2 milhão de cadáveres insepultos de empresas fora de atividade vai facilitar a vida das pessoas", afirmou Afif ao jornal O Estado de S. Paulo. "Essa é uma agenda positiva e real para provar que quando a gente se dedica a um projeto com afinco é possível concretizá-lo." O projeto já vinha sendo colocado em prática no Distrito Federal, em formato de teste, e agora terá validade em todo o Brasil. Em junho, o governo federal deve anunciar também medidas para a desburocratização da abertura de empresas. 

Desonerações

Dilma deve se reunir ainda nesta semana com Afif para discutir se incluirá no anúncio da semana que vem o lançamento do Projeto Crescer Sem Medo. Trata-se da mudança nos cálculos da tributação para incluir uma faixa maior de pequenas empresas no regime Simples Nacional. 

Se por um lado o projeto soaria como uma injeção de ânimo para o pequeno empresário, por outro lado imporia novas desonerações para o governo. A essa altura de aperto fiscal, abrir mão de arrecadação é prática riscada do arsenal do ministro da Fazenda, Joaquim Levy.

Afif defende que a desoneração não causaria impacto nos cofres públicos porque o crescimento das companhias beneficiadas compensaria essa conta. "Seria uma perda teórica que seria compensada com a formalização dos novos negócios", defendeu o ministro. No entanto, para lançar este projeto na próxima semana, o governo precisaria antes finalizá-lo e enviá-lo ao Congresso Nacional, o que pode levar ao adiamento do anúncio. 




CORREIO DO POVO

Florianópolis pode ter taxa semelhante ao pedágio de Bombinhas. Vereador protocolou projeto de lei nesta quinta-feira na Câmara da capital catarinense


Vereador protocolou projeto de lei nesta quinta-feira na Câmara da capital catarinense

Em Bombinhas, a taxa é cobrada desde o dia 6 de janeiro 

Foto: Marcos Porto / Marcos Porto



O vereador Roberto Katume (PSB) protocolou, nesta quinta-feira, na Câmara, um projeto de lei que cria uma taxa de incentivo ao turismo em Florianópolis. O projeto é similar ao implantado recentemente em Bombinhas, também em Santa Catarina.

Lá, desde janeiro, veículos de fora que quiserem ingressar na cidade têm de pagar tarrifa. Para veículos de passeio, por exemplo, o valor cobrado é de R$ 20,53. As informações são do blog Visor. 

A discussão sobre o tema é antiga em Florianópolis, mas sempre encontra gargalos exatamente por se tratar de uma capital.



A secretária municipal de Turismo, Maria Cláudia Evangelista, contou que já existe um debate sobre a tarifação dos ônibus, mas que está longe do conceito final.

— É preciso uma solução com começo, meio e fim. O que se viu em Bombinhas não nos parece ideal para ser aplicado em Florianópolis — comentou a secretária.




Como funciona em Bombinhas



Na cidade catarinense, foi criada a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), instituída por lei em dezembro de 2013. Considerada constitucional, a medida foi adotada pela prefeitura para arrecadar dinheiro e então investir na preservação dos recursos naturais. Na prática, um pedágio será cobrado sempre entre 15 de novembro e 15 de abril. A cobrança começou, oficialmente, no dia 6 de janeiro deste ano.

Foram instalados equipamentos semelhantes a radares que fazem os registros das placas nas duas entradas da cidade. A partir disso, o visitante que não fizer o pagamento antes de entrar na cidade ou durante a visita receberá um boleto no endereço de registro do veículo.

A taxa vale por 24 horas. Nesse período você pode entrar e sair quantas vezes for necessário. Se for ficar uma semana, por exemplo, e só entrar e sair uma vez, irá pagar uma só taxa.




Valor das tarifas em Bombinhas:



Motocicleta e motoneta: R$ 2,56
Veículos de passeio: R$ 20,53
Caminhonetes e furgões: R$ 30,79
Vans e micro-ônibus: R$ 41,06
Caminhões: R$ 61,59
Ônibus: R$ 102,65




DIÁRIO GAÚCHO

Neguinho da Beija-Flor: sem dinheiro sujo, Carnaval não seria o mesmo. Músico disse que o Carnaval do Rio só alcançou o nível de hoje por causa das verbas oriundas da contravenção


Músico disse que o Carnaval do Rio só alcançou o nível de hoje por causa das verbas oriundas da contravenção

Foto: Vinicius Brito / Rádio Gaúcha
Tiago Boff

A Beija-Flor de Nilópolis venceu o Carnaval do Rio de Janeiro pela 13ª vez em sua história. Mas a taça não veio sem polêmica. O enredo da escola foi de exaltação à cultura africana, homenageando a Guiné Equatorial, país que vive sob forte regime ditatorial. E as demais escolas de samba, têm ou não patrocínios “duvidosos”? Essa foi a pergunta do Timeline desta quinta-feira (19), que entrevistou o intérprete Neguinho da Beija-Flor.

“Eu sou do tempo que desfile de escola de samba era uma bagunça. Terminava duas, três horas da tarde. Se não fosse dinheiro da contravenção, hoje não teríamos o maior espetáculo audiovisual do planeta. Agradeça à contravenção”, afirmou o intérprete ao reforçar que todas recebem o dinheiro sujo.
Ele desmentiu a informação de que a Beija-Flor recebeu R$ 10 milhões do governo da Guiné, mas ponderou que o patrocínio oriundo de políticos é natural para realização dos desfiles: “A Portela também teve um patrocínio muito forte. O governador do Rio de Janeiro, o Pezão, queria que a Portela ganhasse. Vai dizer que não fez investimento? O prefeito (Eduardo Paes) é portelense doente. Vai dizer que não colocaram dinheiro na Portela?”, questionou.
Apesar das polêmicas, o desfile da Beija-Flor foi apontado como “impecável” por especialistas e carnavalescos. Para Neguinho, historicamente a Europa também maltratou negros, índios, judeus e outras etnias, e mesmo assim seus feitos são exaltados. Brincalhão e “feio”, segundo suas palavras, o carnavalesco, que comanda o samba enredo na Sapucaí há 40 anos, valorizou o espaço dado pela mídia: “Deixa falar. Eu não sou bonito, nem to namorando a Brooke Shields (atriz norte-americana, estrela do filme “A Lagoa Azul”, de 1980), mas se você falar vai ser excelente pra mim. Neguinho é bonito e tá namorando a Brooke Shields. Isso é o mesmo que os R$ 10 milhões. Deu mídia. Deixa falar”.


RÁDIO GAÚCHA

Resultado da Quina 3718, quinta, 19/02/2015

Resultado da Quina 3718, quinta, 19/02/2015

O resultado da Quina 3718 será divulgado em tempo real no GIGA-SENA dia 19/02/2015, quinta-feira, a partir das 20:25 horas.

A Quina 3718 ocorrerá no dia 19 de fevereiro de 2015 e o prêmio principal está estimado em R$ 3.000.000,00 para quem acertar o resultado da Quina 3718. Quem acertar a QUADRA com 4 números ou o TERNO com 3 números também ganha prêmio de menor valor. Se não houver nenhum ganhador com 5 números no resultado da Quina concurso 3718 o prêmio principal acumula para o próximo concurso da Quina 3719.
Os valores de cada prêmio da Quina 3718 serão informados no painel de resultado do GIGA-SENA após o rateio.
CONCURSO 3718 DATA 19/02/2015
07
30
36
50
66
 
QUINAQUADRATERNO
prêmio
3.074.887,649.215,94166,94
ganhadores
x 1x 72x 5.678
Próximo Sorteio: 20/02/2015Prêmio Estimado: R$ 500.000,00
 
 
  

Sorteio da Quina 3718

O sorteio da Quina 3718 será realizado em Osasco, São Paulo, nos estúdios da Rede TV ao vivo, e o resultado da Quina 3718 será divulgado a partir das 20:25 horas no painel de resultado do GIGA-SENA.
Este horário é estimado e pode ocorrer atraso por motivo de força maior. O local usual do sorteio também poderá ser alterado pela Caixa sem aviso prévio.
O resultado da Quina é divulgado de segunda à sábado, todas as semanas. Quando feriado o sorteio é transferido para o dia seguinte. Se o dia seguinte ao feriado for um domingo o dia de transferência do sorteio da Quina passa a ser a segunda-feira.

Apostando no concurso da Quina 3718

Para apostar no concurso da Quina 3718 basta comparecer a uma Casa Lotérica e preencher seu jogo no volante de apostas que contém 80 números de 01 a 80. Em um único jogo você pode escolher entre 5 e 7 números com os respectivos custos de aposta por jogo:
  • 5 números: R$ 1,00
  • 6 números: R$ 4,00
  • 7 números: R$ 10,00
As probabilidades de acerto na Quina das apostas acima são:
ApostaQuinaQuadraTerno
5 números1 chance em 24.040.016 jogos1 em 64.1061 em 866
6 números1 chance em 4.006.669 jogos1 em 21.6571 em 445
7 números1 chance em 1.144.762 jogos1 em 9.4091 em 261
Em um único volante de apostas da Quina é possível marcar até 2 jogos. Há a opção de deixar que o sistema de apostas da Caixa escolha os números por você. Deixe o volante da Quina em branco e marque entre 1 e 8 jogos no campo SURPRESINHA.
Há também a opção TEIMOSINHA, onde você pode repetir o mesmo jogo nos próximos concursos da Quina. Basta marcar 3, 6, 12, 18 ou 24 concursos.
Se desejar apostar em grupo na Quina 3718 você ainda pode fazer o Bolão CAIXA para dividir em cotas por apostador. Assim, cada apostador recebe um bilhete de apostas com todos os jogos realizados para conferência e se ganharem cada um pode retirar a sua parte no prêmio individualmente. A Caixa irá garantir que cada apostador receba a parte do prêmio a que tem direito.
O valor mínimo do Bolão da Quina 3718 é de R$ 10,00, ou seja, 10 jogos de 5 números, e cada cota não pode ser inferior a R$ 3,00 com o mínimo de 2 e máximo de 25 cotas. No volante de apostas da Quina há um campo onde se marca o número de cotas.
Você também pode comprar cotas de bolões organizados pelas próprias Casas Lotéricas onde poderá ser cobrada Tarifa de Serviço adicional de até 35% do valor de cada cota.

Aos ganhadores da Quina 3718

Caso você seja um dos ganhadores da Quina 3718 saiba que pode receber seu prêmio em qualquer casa Lotérica ou agência da Caixa se o valor do prêmio for igual ou inferior a R$ 1.787,77. Para prêmios acima deste valor somente nas agências da Caixa Econômica Federal. Após apresentar o bilhete premiado na rede bancária da Caixa, se o valor do prêmio for superior a R$ 10.000.000 (dez mil reais), é necessário aguardar 2(dois) dias para que o prêmio seja pago.
O bilhete da Quina 3718 é a única forma de comprovar sua aposta e receber o prêmio caso seus números sejam sorteados neste concurso, portanto, guarde-o em um local seguro e não se esqueça de colocar seu nome e o número de seu CPF no verso do bilhete para evitar o saque do prêmio por outra pessoa. Somente você poderá retirar o prêmio apresentando seu CPF.

Sobre a realização do sorteio e divulgação do resultado

O GIGA-SENA não é responsável pela realização do sorteio da Quina 3718. Nosso trabalho se restringe apenas a divulgação do resultado da Quina 3718 da melhor forma e no menor tempo possível utilizando a melhor tecnologia disponível. Embora nosso sistema de divulgação do resultado da Quina 3718 esteja sincronizado com o sistema de resultados das Loterias da Caixa Econômica Federal e a maior parte do processo seja automatizada, pode haver falha na transmissão de dados resultando na apresentação de resultado parcial ou incorreto. Portanto, recomendamos que guarde seu bilhete e o confira posteriormente em uma casa Lotérica para se certificar de que o resultado da Quina 3718 não foi retificado.

Resultado da Timemania 690, quinta, 19/02/2015

Resultado da Timemania 690, quinta, 19/02/2015

O resultado da Timemania 690 será divulgado em tempo real no GIGA-SENA dia 19/02/2015, quinta-feira, a partir das 20:10 horas direto do Caminhão da Sorte.

A Timemania 690 ocorrerá no dia 19 de fevereiro de 2015 e o prêmio principal está estimado em R$ 2.300.000,00 para quem acertar o resultado da Timemania 690. Quem acertar 6, 5, 4 ou 3 números, ou o Time do Coração, também ganha prêmio de menor valor. Se não houver nenhum ganhador com 7 números no resultado da Timemania concurso 690 o prêmio principal acumula para o próximo concurso da Timemania 691.
Os valores de cada prêmio da Timemania 690 serão informados no painel de resultado do GIGA-SENA após o rateio.
CONCURSO 690 DATA 19/02/2015
03
04
08
35
52
66
78
Time do Coração
SANTO ANDRÉ/SP
 
7 acertos6 acertos5 acertos4 acertos3 acertosTime
prêmio
0,0022.185,06788,386,002,005,00
ganhadores
x 0x 5x 201x 3.888x 37.421x 8.425
ACUMULOU!
Próximo Sorteio: 21/02/2015Prêmio Estimado: R$ 2.700.000,00
 
 
  

Sorteio da Timemania 690

O sorteio da Timemania 690 será realizado no Caminhão da Sorte em Flores da Cunha, Rio Grande do Sul, Rua São José, 2500, Centro, e o resultado da Timemania 690 será divulgado a partir das 20:10 horas no painel de resultado do GIGA-SENA. Este horário é estimado e pode ocorrer atraso por motivo de força maior. O local usual do sorteio também poderá ser alterado pela Caixa sem aviso prévio.
O resultado da Timemania é divulgado na terça-feira, quinta-feira e sábado, todas as semanas. Quando feriado, o sorteio é transferido para o dia seguinte.

Sobre a premiação na Timemania

Os valores dos prêmios para quem acertar 3 ou 4 números, ou o Time do Coração, são fixos:
  • 3 números: R$ 2,00
  • 4 números: R$ 6,00
  • Time do Coração: R$ 5,00
Somente após definido o valor total dos prêmios fixos é que os prêmios para quem acertar 5, 6 ou 7 números são apurados pela Caixa. Deste valor a Timemania acumula 10% da premiação dos concursos de final 1, 2, 3 e 4 para o prêmio principal do concurso de final 5 e o mesmo percentual da premiação dos concursos de final 6, 7, 8 e 9 para o prêmio principal do concurso de final 0.

Apostando no concurso da Timemania 690

Para apostar no concurso da Timemania 690 basta comparecer a uma Casa Lotérica e preencher seu jogo no volante de apostas que contém 80 números de 01 a 80 e 80 Times de Futebol. Em um jogo você deve escolher 10 números e um Time de Futebol ao custo de R$ 2,00 a aposta. As probabilidades de acerto são:
7 Acertos6 Acertos5 Acertos4 Acertos3 AcertosTime do Coração
1 chance em 26.472.637 jogos1 em 216.1031 em 5.2201 em 2761 em 291 em 80
Em um volante de apostas da Timemania você marca apenas 1 jogo. Há a opção de deixar que o sistema de apostas da Caixa escolha os números por você. Deixe o volante da Timemania em branco e marque entre 1 e 9 jogos no campo SURPRESINHA.
Há também a opção TEIMOSINHA, onde você pode repetir o mesmo jogo nos próximos concursos da Timemania. Basta marcar 2 ou 4 concursos.

Aos ganhadores da Timemania 690

Caso você seja um dos ganhadores da Timemania 690 saiba que pode receber seu prêmio em qualquer casa Lotérica ou agência da Caixa se o valor do prêmio for igual ou inferior a R$ 1.787,77. Para prêmios acima deste valor somente nas agências da Caixa Econômica Federal. Após apresentar o bilhete premiado na rede bancária da Caixa, se o valor do prêmio for superior a R$ 10.000.000 (dez mil reais), é necessário aguardar 2(dois) dias para que o prêmio seja pago.
O bilhete da Timemania 690 é a única forma de comprovar sua aposta e receber o prêmio caso seus números sejam sorteados neste concurso, portanto, guarde-o em um local seguro e não se esqueça de colocar seu nome e o número de seu CPF no verso do bilhete para evitar o saque do prêmio por outra pessoa. Somente você poderá retirar o prêmio apresentando seu CPF.

Sobre a realização do sorteio e divulgação do resultado

O GIGA-SENA não é responsável pela realização do sorteio da Timemania 690. Nosso trabalho se restringe apenas a divulgação do resultado da Timemania 690 da melhor forma e no menor tempo possível utilizando a melhor tecnologia disponível. Embora nosso sistema de divulgação do resultado da Timemania 690 esteja sincronizado com o sistema de resultados das Loterias da Caixa Econômica Federal e a maior parte do processo seja automatizada, pode haver falha na transmissão de dados resultando na apresentação de resultado parcial ou incorreto. Portanto, recomendamos que guarde seu bilhete e o confira posteriormente em uma casa Lotérica para se certificar de que o resultado da Timemania 690 não foi retificado.

História do Comércio

História do Comércio
O desenvolvimento das trocas naturais foi o primeiro passo para que a atividade comercial se firmasse

Precisar o período em que as atividades comerciais foram inventadas é um tipo de tarefa praticamente impossível de ser cumprida. Contudo, podemos realizar uma breve projeção sobre como as primeiras trocas comerciais apareceram no cotidiano de certas civilizações. Inicialmente, devemos imaginar que nas primeiras comunidades cada indivíduo ou chefe familiar detinha um tipo especifico de habilidade de trabalho.

Para que a produtividade desse trabalhador se ampliasse, era necessário que ele gastasse um número maior de tempo na realização de suas atividades. Desse modo, garantiria o sustento de sua família com a coleta ou produção necessária para certo intervalo de tempo. Apesar de ser uma solução eficiente, esses trabalhadores não teriam condições suficientes para dedicar seu tempo à realização de outras atividades que também integravam seu universo de necessidades essenciais.

Dessa forma, um trabalhador poderia recorrer aos produtos de um outro para que então pudesse satisfazer as suas necessidades. Por exemplo, um pescador poderia trocar parte de sua mercadoria com um agricultor que tivesse batatas disponíveis para a troca. Assim, as primeiras atividades comerciais se baseavam em trocas naturais em que as partes estipulavam livremente a quantidade e os produtos que poderiam envolver as suas negociações.

Com o passar do tempo, vemos que essas trocas comerciais se tornaram cada vez mais complexas e envolviam uma gama cada vez maior de produtores. Em algumas situações, o produto de troca oferecido por um trabalhador não era aquele que atendia às demandas de outro. Além disso, a comercialização de determinadas mercadorias de grande porte e de difícil transporte poderia tornar as trocas diretas muito complicadas para as partes envolvidas.

Foi daí então que as primeiras moedas apareceram como um meio de dinamizar as atividades comerciais entre os povos. Além de serem aceitas como meio de troca, as moedas deveriam ser de fácil transporte, possuir valores fracionados, ter grande durabilidade e não deveriam ser feitas de um material mais importante para outro tipo de atividade. Naturalmente, todas essas qualidades para uma moeda foram definidas por um longo processo, até que as ligas de metal fossem empregadas como forma de pagamento.

Desde os primórdios das atividades comerciais, a quantidade de trabalho empregada para a fabricação de uma riqueza ou mercadoria era um pressuposto fundamental para que o preço dela fosse determinado. Assim sendo, a dificuldade de produção de uma riqueza ou a raridade da mesma seriam fatores essenciais que indicariam o seu preço elevado. Em contrapartida, outra mercadoria de fácil obtenção ou de fabricação simples teria uma valoração bem menor.

Progressivamente, vemos que o desenvolvimento do comércio estipulou uma valoração não limitada ao custo natural da mercadoria. Transporte, impostos, salários e outros gastos foram incorporados paulatinamente ao processo de fabricação de tais riquezas. Foi dessa forma que a atividade comercial passou a ganhar ainda mais complexidade entre seus envolvidos. No mundo atual, vemos que a compreensão das atividades comerciais abarca um universo cada vez maior de fatores e variantes.

Por Rainer Sousa
Mestre em História
Equipe Brasil Escola

História do Perfume

História do Perfume
Na Idade Moderna, os perfumes eram sinônimos de nobreza


Idade Antig

Dá-se o surgimento da primeira fórmula conhecida de perfume, e isso ocorreu devido a Deus da à missão a Moséis de produzir um incenso perfumado, isso pode ser constatado numa passagem bíblica.

Idade Média

Os árabes começaram a produzir perfumes para uso pessoal e medicinal. O perfume Chega à Europa, no século XII com as cruzadas. No ano de 1370, origina-se o primeiro perfume alcoólico, produzido especialmente para a rainha Elizabeth, da Hungria.

Idade Moderna

Em 1600 se dá o surgimento dos primeiros perfumes europeus, eram sinônimos de nobreza, pois somente os reis, as rainhas e os membros da corte poderiam usar.

Idade Contemporânea

A perfumaria se desenvolve, e o perfume deixa de ser exclusividade de poucos, ou seja, a classe média passa a ter acesso a esse produto.

Veja mais! Perfume

Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola.com

História do Shopping Center

História do Shopping Center

Os primeiros shoppings centers foram criados em 1828

Os primeiros grandes centros comerciais surgiram por volta do século X a.C. e tem seu início com o Grande Bazaar. Localizado no atual Irã, o Grande Bazaar é uma estrutura comercial de dez quilômetros de estrutura coberta. Outro importante centro de compras foi o Oxford Covered Market (Mercado Coberto de Oxford), aberto oficialmente na Inglaterra em 1 de novembro de 1774, e existe até os dias atuais. Em 1828, os primeiros shoppings centers foram criados nos Estados Unidos da América, no estado de Rhode Island. O Galleria Vittorio Emanuele II em Milão, cujo nome homenageou o então rei da Itália, foi criado na década de 1860.

Atualmente, a disputa é de quem faz o shopping maior. O South China Mall em Dongguan (a norte de Hong Kong), China, é o maior do mundo atualmente, porém deverá ser superado por outros atualmente em construção na própria China, e nos Emirados Árabes Unidos.

História dos Combustíveis

História dos Combustíveis
A busca por fontes de energia aparece desde os tempos da Pré-História.


Ao longo da História, a relação do homem com a natureza foi responsável por uma série de transformações significativas. A busca por condições de vida mais confortáveis acabou trilhando o desenvolvimento dos vários combustíveis que marcam a história humana. Nesse percurso, podemos destacar que a mais recente preocupação de cientistas e estudiosos é desenvolver fontes de energia com impacto ambiental reduzido ou nulo.

A madeira é a mais antiga fonte de energia que se tem conhecimento. Nos tempos pré-históricos, a lenha era instrumento fundamental afastar as temperaturas extremas do inverno, afugentar animais ferozes e incrementar o preparo dos alimentos. Apesar de muito poluente, a madeira ainda é largamente utilizada em países que apresentam um tímido desenvolvimento industrial.

Com a Revolução Industrial, a exploração das fontes de energia sofreu uma de suas mais importantes guinadas. O desenvolvimento de novas tecnologias e a produção em larga escala motivou a busca por novos combustíveis. Nesse contexto, entre os séculos XVIII e XIX, o carvão mineral se tornou indispensável para o funcionamento dos primeiros motores movidos a vapor. Nos dias de hoje, após sofrer uma acentuada queda em seu uso, o carvão mineral dá sinais de recuperação com as crises do setor petrolífero.

Nos primeiros anos do século XX, a popularização dos automóveis ampliou ainda mais a demanda internacional por combustíveis de alto desempenho. Dessa forma, os combustíveis fósseis (então somente empregados na obtenção do querosene) passaram a ser fonte de obtenção da gasolina. Algumas décadas mais tarde, essa mesma tendência transformou o diesel em um combustível de grande uso a partir da Segunda Guerra Mundial.

Na década de 1940, o desenvolvimento da física possibilitou que a energia nuclear fosse explorada por conta do potencial de produção energética. Mesmo com este argumento atrativo, a construção de usinas nucleares gerou grande preocupação entre as autoridades políticas e ambientais. A manutenção desse tipo de unidade energética envolve um rigoroso controle e qualquer acidente pode promover um impacto de sérias proporções.

Ao longo da década de 1970, as duas crises do petróleo instigaram a busca por novas fontes de energia, incluindo o Brasil. Por meio da fermentação da sacarose, o álcool anidro passou a ser empregado em veículos e oferecia índices menores na emissão de gases poluentes. Obtido pela cana-de-açúcar, esse tipo de combustível teve grande demanda até a década de 1980. Atualmente, a sua presença no mercado internacional ganhou novo impulso com o desenvolvimento dos veículos bicombustíveis.

Nas últimas décadas, a preocupação com os impactos ambientais causados pela emissão de gases poluentes demarcou uma fase inédita na história dos combustíveis. A construção das usinas hidrelétricas, as placas de captação da energia solar e a energia eólica ganharam destaque enquanto fontes limpas de energia. Apesar de seu alto custo de produção, esses recursos alternativos respondem à emergência de problemas muito mais urgentes.


Por Rainer Sousa
Graduado em História

Índia Antiga

Índia Antiga
Mahavira e Siddhartha Gautama: os grandes líderes espirituais da Índia Antiga

A trajetória da civilização indiana tem início em 3300 a.C., período em que se encontram vestígios de um dos mais antigos centros urbanos formados nas proximidades do Rio Indu. No século XVI a.C., o território indiano foi alvo da ocupação de uma série de tribos nômades provenientes da região do atual Irã, comumente conhecidas como árias. Entre outras regiões, os árias controlaram porções do território onde a civilização hindu fixou marcantes traços da cultura indiana.

Esse período de ocupação marcou o início do Período Védico, que vai de 1500 a.C. até 500 a.C.. As grandes fontes documentais que narraram a história indiana nessa época são um conjunto de hinos religiosos conhecidos como Vedas. Esses hinos, todos eles escritos em sânscrito, se dividem em quatro partes: “Atharva-Veda”, “Sama-Veda”, “Yajur-Veda”, e “Rig-Veda”.

Outra fonte de conhecimento histórica também é encontrada nos “Brahmanas Upanichades”, que relatam o momento em que a civilização indiana conquista a Planície Indo-Gangética. Além de fazer menção à formação e expansão indiana, esses documentos também são de grande proveito na compreensão das influências culturais que dá origem à sociedade hinduísta. É justamente quando observamos a organização da sociedade indiana em castas.

As castas organizaram a sociedade indiana durante vários séculos. Dentro desse modelo, a condição de um indivíduo é determinada pelo seu nascimento. Em cada uma das castas observamos o direito nato de exercer determinadas profissões definidoras do prestígio e da posição social. A casta superior é ocupada pelos brâmanes, líderes religiosos do povo indiano. Em contrapartida, a casta inferior é formada pelos párias, pessoas incumbidas de serviços considerados degradantes.

No século VI a.C., o Período Védico é marcado por intensas transformações nos campos religioso e intelectual. É nessa época que notamos a profunda transformação empreendida por dois grandes líderes religiosos: Siddhartha Gautama e Mahavira. Ambos pregavam uma prática religiosa marcada pelo ascetismo e a constante reflexão espiritual. Siddharta Gautama foi responsável pela criação do budismo e Mahavira o precursor do jainismo.

No século seguinte, os hindus (nome pelo qual a civilização indiana era designada) sofreram com a expansão do Império Persa. Sob a liderança dos reis Ciro I e Dario I, diversas regiões da atual Índia foram controladas pelos persas. No século IV a.C., os macedônicos – liderados por Alexandre, O Grande – venceram os persas na Batalha de Gaugamela e, dessa forma, passaram a controlar algumas regiões da Índia como o Porus e Taxila.

Com a divisão dos territórios alexandrinos, um novo império viria a se consolidar na Índia: o Império Mauria. Inicialmente liderados por Candragupta Mauria, os maurias expulsaram os gregos do território indiano exercendo controle sobre o território de Mágada. Nos governos de Bindusara (298 a 272 a.C) e Açoka (272 - 232 a.C), novas regiões vieram a ser anexadas pela política expansionista patrocinada por esses dois monarcas.

No breve período em que se consolidou na história indiana, o Império Mauria foi responsável por um considerável número de obras públicas que incentivaram a agricultura e o comércio. Diversas obras de irrigação possibilitaram o desenvolvimento de uma próspera economia agrícola rigidamente controlada pelo Estado. Prisioneiros de guerra e camponeses eram obrigados a explorar terras pertencentes ao Estado, e as atividades comerciais eram mantidas com os gregos, persas, malaios e mesopotâmicos.

A crise do Império Mauria possibilitou a invasão de outros povos. No século II a.C., o Reino de Bactria controlou a porção oriental do antigo Império Macedônico, sob a liderança de Demétrio II. Em 80 a.C., os sakas, povo oriundo da Ásia Central, realizaram a expulsão dos gregos do território indiano e controlaram a região do Punjab. Nesse período diversos reinos dividiram a Índia, os andhras, sungas, tâmiles, bharasivas e kushans.

Depois de um período de grande instabilidade política, a Índia viveu um novo processo de centralização política com a ascensão do Império Gupta, no século IV.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola

Inflação no Brasil

Inflação no Brasil

As dívidas do país geraram diversos fenômenos inflacionários e criou diferentes moedas no Brasil


Para muitos estudantes que hoje ingressam nos ensinos fundamental e médio, a discussão sobre a questão inflacionária no Brasil parece um tema distante ou, até mesmo, estranho. Entretanto, a economia do nosso país, ao adentrar os ditames do capitalismo industrial e financeiro, passou a conviver com as contradições de um país economicamente dependente que deveria encontrar soluções para valorizar sua moeda e desenvolver sua economia.

No entanto, promover esse desenvolvimento exigia dos nossos governos a contração de empréstimos a serem empregados na contratação de funcionários e no financiamento de obras que, muitas vezes, acabavam deixando nosso país completamente endividado. Uma solução usual adotada pelo Estado para sanar este problema era fabricar o dinheiro necessário para que tivesse condições de honrar uma considerável parte de seus compromissos financeiros.

A solução parecia ser prática e viável, mas, infelizmente, a circulação de papel-moeda em uma economia que não tem riquezas correspondentes àquele total de dinheiro disponível acaba desvalorizando a moeda. Conseqüentemente, o preço das mercadorias sobe e os trabalhadores – que tem sua renda fixada em uma determinada faixa salarial – têm o seu poder de compra reduzido, o que acaba aumentando o já tão penoso custo de vida.

Até aqui, podemos perceber que um dos fatores responsáveis pela crise inflacionária está intimamente ligado à contração de dívidas. No Brasil essa contração de dívidas tem longa data e veio se desenhando desde o período colonial, quando diversos exploradores requeriam da Coroa Portuguesa empréstimos para financiar suas atividades. Passando para a monarquia, temos o governo de Dom Pedro I inaugurado por uma dívida de dois milhões de libras esterlinas, usadas na “compra” efetiva de nossa independência.

No período republicano a questão inflacionária ganhou uma importância ainda maior, tendo em vista as novas condições da economia mundial. O Brasil, em pleno auge de desenvolvimento do capitalismo industrial, se via diante o dilema de preservar o traço agro-exportador da economia nacional ou promover a modernização da economia. No primeiro governo republicano surgiu a figura de um proeminente intelectual chamado Rui Barbosa, que ocupou o cargo de Ministro da Fazenda.

Em sua gestão, Rui Barbosa procurou modernizar a economia nacional permitindo que os bancos fabricassem papel-moeda e facilitando a contração de empréstimos para a criação de empresas. A medida, apesar de bem intencionada, gerou uma enorme crise especulativa que promoveu uma onda de empréstimos seguida pela injeção massiva de papel-moeda na economia. Com isso, o país não conseguiu remodelar sua política de desenvolvimento econômico e, ainda por cima, causou uma grande crise inflacionária.

Apesar desse episódio de dimensões trágicas, nas primeiras décadas do século XX, o Brasil teve uma considerável reação econômica causada pela crise do mercado europeu. A partir de 1914, o Velho Continente tornou-se palco de uma série de conflitos civis e grandes guerras que desestabilizaram sua própria economia. Nesse momento, o Brasil, tão dependente dos produtos industrializados europeus, iniciou a arrancada de sua indústria e a diversificação de sua economia.

Esse primeiro fôlego dado à economia gerou uma contenção do problema inflacionário no Brasil. Contudo, o país inaugurava sua industrialização em um momento que diversas potências industriais já estavam plenamente consolidadas no mercado internacional. Por isso, o país necessitava de contrair empréstimos para que fosse possível tornar nossa economia consideravelmente competitiva em relação aos seus concorrentes comerciais.

Nos governos de Vargas e JK, o dilema do desenvolvimento foi sensivelmente marcado entre a opção de proteger a economia e promover um desenvolvimento autônomo e gradual, ou permitir que investidores estrangeiros pudessem injetar seus recursos para que o país pudesse recuperar os anos de atraso da economia. Ambas as opções requeriam projetos econômicos muito bem elaborados que, apesar de demandarem de empréstimos, deveriam ter o cuidado de não desvalorizar a moeda nacional.

Todavia, as oscilações do mercado internacional, a corrupção política e nosso atraso econômico acabavam possibilitando a deflagração de diversos processos inflacionários. No governo militar, principalmente entre os anos de 1969 e 1973, a economia experimentou uma onda de crescimento propiciado pelo chamado “milagre econômico”. Esse teve curto período de vida, principalmente em razão da crise que se abateu sobre a economia mundial e o modelo de desenvolvimento artificial gerado do tal “milagre”.

Na década de 1980, o problema da recessão econômica acabou transformando a inflação em um companheiro presente na mesa de todos os brasileiros. A desvalorização da moeda chegou a tal ponto que os produtos do supermercado, por exemplo, eram reajustados mais de uma vez ao dia. Nessa mesma época, a criação de diferentes moedas era tentada para se conter o caos da inflação e diversos planos econômicos tentavam dar uma solução definitiva para a questão.

No ano de 1994, o “Plano Real” propôs um projeto de reestruturação da economia nacional baseado em uma nova moeda que levava o mesmo nome do plano. A partir de então, os níveis inflacionários de nossa economia, excetuado alguns momentos de crise momentânea, passaram a alcançar níveis suportáveis ao desenvolvimento e o custo de vida de uma considerável parcela dos trabalhadores. Desde então, a economia nacional deu sinas de amadurecimento, a inflação se transformou em uma fera domável e o Brasil hoje busca a condição de “nação emergente”.

Por Rainer Sousa
Graduado em História
Equipe Brasil Escola