IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 3 de maio de 2015

Atividade Educação Infantil

Atividade Educação Infantil

atividade educaçao infantil, atividades para a educação infantil, atividades educação infantil para imprimir, atividades para educação infantil para imprimir, atividades pedagógicas para educação infantil, educação infantil atividades
http://www.mundinhodacrianca.net/2011/10/atividade-educacao-infantil.html

Atividades matemática educação infantil

Atividades matemática educação infantil

atividades matemática educação infantil, matemática, matemática na educação infantil, matemática para educação infantil, atividades para educação infantil, projeto matemática educação infantil, atividade matemática educação infantil, atividades matemáticas para educação infantil
http://www.mundinhodacrianca.net/2011/10/atividades-matematica-educacao-infantil.html

Atividades Sílabas Patati

Atividades Sílabas Patati

Atividades Sílabas Patati, atividades portugues, atividades com silabas simples, atividade infantil para imprimir, atividades silabas, silabas para alfabetização, atividade com silabas
http://www.mundinhodacrianca.net/2011/10/atividades-silabas-patati.html

Projeto de Reciclagem e Ecologia - Atividades

Projeto de Reciclagem e Ecologia - Atividades

Reciclagem e Ecologia


Objetivos:

· Compreender o período de decomposição de cada elemento;
· reconhecer os elementos prejudiciais a natureza;
· A conscientização da importância da reciclagem para o meio ambiente;
· Identificar para selecionar os materiais;
· Entender o processo de reciclagem;
· Despertar e desenvolver as capacidades potenciais dos alunos.
· Despertar cada criança para as inter-relações entre os elementos que compõem o meio ambiente, das quais os seres humanos são parte integrante.
· Atuação construtiva, que traga benefícios próprios e para a sociedade.

Conteúdo:

· O plástico
· O papel
· O vidro
· O metal

Estratégia:

Iniciaremos o projeto conversando sobre o homem em suas relações com a natureza, onde sempre foi equilibrada, porém nas últimas décadas, estes vem destruindo a paisagem, aniquilando a flora e a fauna, deteriorando em grande parte esse planeta: destroem as matas, poluem as águas, aniquilam espécies animais e suas próprias espécies. Dessa forma devemos conscientizá-los, de que se não podemos acabar com o lixo, podemos perfeitamente diminuí-lo. Pois reciclar permite que reduza o volume do lixo criando novas opções.
Realizaremos nosso trabalho com as crianças dentro da sala de aula com um cantinho destinado a receber materiais que os alunos poderão trazer de casa como: revistas, jornais, plásticos, caixas etc., enfim materiais que possam ser aproveitados de alguma forma, que iriam para o lixo, tornando-os úteis e interessantes.
Faremos cartazes com os anos de decomposição de cada elemento, mostrando o que é prejudicial ou não ao meio ambiente.
Desenvolveremos trabalhos fazendo montagens de murais, jogos, ditados, desenhos, pinturas, identificação de marcas, seriação, agrupamento, lateralidade, conceitos de maior/menor, pouco/muito, noção de comprimento, formas geométricas.

Construiremos brinquedos de sucataconfeccionadospor eles mesmos.
Explicar aos alunos como funciona a reciclagem:
- reduz a poluição do solo, da água e do ar.
- diminui o desperdício
- evita o desmatamento
- melhora a limpeza da cidade.
Mostrar quais são os materiais recicláveis:
- vidro- litro de bebidas, copos (exceto lâmpadas)
- plásticos - sacos de leite, potes de margarina, e outros
- papel - papel de computador, papelão, revista e outros
- metal - latas, tubos de pasta de dente, tampas de garrafa, pregos e outros.
Ensinar a separar o lixo e a conscientização deste ato.
Após conversarmos e observamos sobre a reciclagem, iremos confeccionar papéis reciclados.

Avaliação:

A avaliação será feita através de observação e registro das falas dos alunos sobre o que aprenderam sobre reciclagem. Faremos anotações também do comportamento em relação a conscientização da importância do ato.

VIII - Sistemática de Avaliação

De acordo com a Lei 9.394/96, estabelece na Seção II, referente à Educação Infantil, artigo 31 que: “... a avaliação far-se-á mediante acompanhamento e registro do seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental”.
A avaliação tem como objetivo verificar o processo evolutivo, o desempenho e o rendimento das crianças. Nesse processo para que se garanta a efetividade do trabalho docente torna-se importante que o professor tenha maior autonomia à medida que ele possa desenvolver instrumentos que organizem a sua prática reflexiva. Um dos instrumentos é a observação sistemática de atividades que, significativas e integradas permitem ao professor perceber as dificuldades e o progresso das crianças.
Para que a avaliação possa contribuir para enriquecer o trabalho do professor, é necessário que este a registre. Os registros das observações devem ser sistemáticos e o professor deve ter um lugar (um caderno, um fichário, no qual faça as suas anotações). Essas anotações serão feitas individualmente de cada aluno.
Ao praticar o registro das observações e trocando experiências com seus pares, o professor descobrirá a forma de avaliar mais adequada às suas condições de trabalho.
A avaliação não se restringe, apenas às crianças, mas deve atingir também aos professores, especialistas e demais profissionais envolvidos na ação pedagógica, deverá ser feita de forma sistemática através de auto-avaliação, discussão em grupo e análise dos resultados obtidos, visando o replanejamento e avaliação da prática pedagógica.

http://www.mundinhodacrianca.net/2011/11/projeto-de-reciclagem-e-ecologia.html

Como Preservar a Voz Durante as Aulas - Saúde

Como Preservar a Voz Durante as Aulas - Saúde

Como Preservar a Voz Durante as Aulas, Saúde,dicas para a saude, voz,saúde vocal, saúde nas escolas, sobre saúde, comunicação na saúde, doença e saúde, prevenção na saúde
Como Preservar a Voz Durante as Aulas

QUANTO AO AMBIENTE
Controle o volume, não grite.
Observe e diminua os ruídos ambientais.
Nas aulas ao ar livre o desgaste da voz é maior; use apitos para chamar atenção, fale perto das crianças para dar ordens, organize antecipadamente a dinâmica para jogos, use megafone ou coloque as mãos em torno da boca.
Mesmo para usar microfone é preciso conhecer a técnica vocal.

QUANTO À POSTURA
Mantenha-se relaxado com a cabeça e o corpo retos, sem tensão.

QUANTO AOS HÁBITOS DIÁRIOS
Use giz antialérgico se o quadro for de giz e limpe com pano úmido.
Mantenha na sala de aula uma garrafa de água e beba alguns goles sempre que for possível.
Evite fumar.
Sempre que puder, utilize recursos didáticos e atividades de menor uso vocal.
Aulas bem planejadas são mais fáceis de serem transmitidas.

QUANTO AO USO DA VOZ
Fale em intensidade moderada Articule com precisão as palavras. Lembre-se dos exercícios articulatórios.
Use o intervalo entre as aulas como repouso vocal; fale menos, evite conversas ruidosas na sala dos professores.
Cuidado com as comemorações; sempre que possível, use microfone.
Professor de Educação Física, procure executar as ordens separadamente dos exercícios.
Como Preservar a Voz Durante as Aulas
http://www.mundinhodacrianca.net/2011/11/como-preservar-voz-durante-as-aulas.html

Articulação ou Dicção - Exercícios Articulatórios

Articulação ou Dicção - Exercícios Articulatórios

Articulação ou Dicção - Exercícios Articulatórios

Articulação ou Dicção

A articulação ou dicção é a maneira como ocorre a produção de sons da fala e depende de como movimentamos língua, lábios, mandíbula ou maxilar.
Para emitir corretamente a voz é preciso articular bem. A boa articulação permite a clareza da comunicação, poupando a voz.

Exercícios Articulatórios Diante do Espelho

BOCHECHAS
Encher as bochechas de ar e explodir (cinco vezes).
Com a boca fechada, passar o ar de uma bochecha para a outra (cinco vezes).
LÁBIOS
Fazer a mímica exagerada de I-U (cinco vezes) e depois de U-I (cinco vezes). O mesmo com I-Ê, Ê-I, É-É, A-O, O-A.
LÍNGUA
Esticar e encolher a língua para fora da boca sem tocar os lábios.
Passar a língua ao redor dos lábios.
MAXILAR
Abrir e fechar a boca rápida e fortemente deixando bater os dentes (cinco vezes).
Abrir a boca lentamente e fechar rapidamente (cinco vezes).
Abrir a boca rapidamente e fechar lentamente (cinco vezes).
Mover bem devagar o maxilar da direita para a esquerda e vice-versa. (cinco vezes).
Mastigar com a boca fechada pronunciando “humm” (cinco vezes).

http://www.mundinhodacrianca.net/2011/11/articulacao-ou-diccao-exercicios.html

Sinais de Alteração na Voz - Sintomas de Desgaste Vocal

Sinais de Alteração na Voz - Sintomas de Desgaste Vocal

Sintomas de Desgaste Vocal,Sinais de Alteração na Voz,Alteração na Voz
Sinais de Alteração na Voz - Sintomas de Desgaste Vocal

Observe se sua voz apresenta sinais que assinalem necessidade de maiores cuidados:

enfraquecimento ou perda da voz no final do período diário de aula;
quebras na voz durante as explanações.
voz rouca por vários dias;
dificuldade em cantar ou modular a voz;
diminuição do volume da voz, gerando esforço para falar um pouco mais alto ou gritar;
voz mais grave do que no início da profissão;
necessidade de limpar a garganta, de pigarrear;
respiração curta enquanto fala;
dor na garganta;
sensação de queimação na garganta;
esforço para falar;
tosse seca;
voz mais rouca na sexta-feira e boa qualidade após o descanso no final de semana.

Quanto maior o número de sintomas presentes, maiores indicativos da gravidade do
desgaste vocal.

http://www.mundinhodacrianca.net/2011/11/sinais-de-alteracao-na-voz-sintomas-de.html

Relaxação - Preservar as Cordas Vocais Saúde

Relaxação - Preservar as Cordas Vocais Saúde

Relaxação - Preservar as Cordas Vocais Saúde

Preservar as Cordas Vocais

Para preservar as cordas vocais é preciso desenvolver técnicas de relaxação, respiração e impostação, utilizando corretamente o aparelho fonador.
A relaxação é condição inicial para execução de exercícios que ampliem a capacidade respiratória.
Deitado em decúbito dorsal, ambiente tranqüilo, evitando excesso de luminosidade, podendo colocar música suave.

Relaxação

coloque os braços ao longo do corpo, mãos de palmas para cima;
inspire suavemente pelo nariz e expire pela boca;
trace uma linha imaginária em torno de seu corpo, como um casulo;
sinta o espaço que seu corpo ocupa;
deixe que se soltem os nós de tensão de seus músculos;
largue-se, relaxe-se, sinta que seu corpo vai ficando pesado como se fosse adormecer;
sinta seus pés, pernas, nádegas, ventre, coluna, omoplatas e ombros;
relaxe;
preste atenção no pescoço, virando lentamente a cabeça para um lado e para o outro;
sinta a nuca e a posição da cabeça;
relaxe a mandíbula, descerrando os dentes e deixando o queixo cair;
relaxe as bochechas;
relaxe a língua, deixando-a estendida no assoalho da boca;
relaxe as pálpebras, sentindo-as grossas e pesadas sobre os olhos.
relaxe a testa, deixando-a lisa, sem rugas.

http://www.mundinhodacrianca.net/2011/11/relaxacao-preservar-as-cordas-vocais.html

Respiração - Exercícios de Respiração - Saúde da Voz

Respiração - Exercícios de Respiração - Saúde da Voz

Respiração - Exercícios de Respiração

RespiraçãoExercícios de RespiraçãoSaúde da Voz

Exercícios de Respiração

Após sentir-se relaxado, ainda deitado, fazer os seguintes exercícios de respiração:

DEITADO
Deitado e relaxado, inspirar lentamente pelo nariz, sentindo o movimento das costelas se alargando. Expirar suavemente pela boca, lenta e totalmente, sentindo que as costelas se aproximam.
Repetir o exercício dez vezes.
Após os exercícios acima, espreguiçar-se, virar para o lado, levantar-se e passar para os exercícios respiratórios em pé.
EM PÉ
O mesmo que foi feito deitado. Repetir dez vezes.
Inspirar pelo nariz e soprar como se assoviasse, produzindo o som do S. Repetir dez vezes.
Inspirar pelo nariz e dividir a expiração em duas vezes;
depois em três e quatro vezes.
Repetir dez vezes.
Após sentir-se relaxado, ainda deitado, fazer os seguintes exercícios de respiração:
RESPIRAÇÃO COM MOVIMENTO DOS BRAÇOS
Inspirar, elevando os braços diante do corpo, abrindo lentamente, e expirar, voltando os braços para diante do corpo e baixando.
Repetir cinco vezes.
RESPIRAÇÃO COM MOVIMENTO DOS OMBROS
Deixar o braço pendente junto ao corpo, girar o ombro lentamente para frente, inspirando e expirando durante o movimento. Repetir cinco vezes. Primeiro um ombro e depois o outro.
O mesmo movimento para trás. Repetir cinco vezes. Primeiro um ombro e depois o outro.
RESPIRAÇÃO COM MOVIMENTO DO PESCOÇO
Deixar a cabeça pender sobre o peito, balançar levemente, depois inspirar levando a cabeça para trás. Voltar lentamente para frente,expirando pela boca. Repetir cinco vezes.
Giratório • deixar a cabeça pender sobre o peito, balançar levemente e girar como se o pescoço fosse um eixo em um movimento total partindo do centro e terminando no centro.
Inspirar enquanto o movimento é executado e expirar quando voltar ao centro do peito.

http://www.mundinhodacrianca.net/2011/11/respiracao-exercicios-de-respiracao.html

Alfabeto Infantil com letras para vestir e brincar

Alfabeto Infantil com letras para vestir e brincar

Alfabeto para Imprimir, alfabeto para crianças,alfabeto infantil

As letras estão no formato pdf, basta clicar abaixo sobre as letras para abrir, imprimir e deixar a garotada se divertir a valer!!




http://www.mundinhodacrianca.net/2012/01/alfabeto-infantil-com-letras-para.html

Plaquinhas Sejam Bem Vindos e Mensagens

Plaquinhas Sejam Bem Vindos e Mensagens 

Plaquinhas Sejam Bem Vindos e Mensagens Volta às aulas, atividades para volta as aulas,mensagem volta às aulas, mensagem para volta as aulas, educação infantil volta as aulas
















http://www.mundinhodacrianca.net/2012/01/plaquinhas-sejam-bem-vindos-e-mensagens.html