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terça-feira, 11 de agosto de 2015

Novo Kia Optima 2016 GT será apresentado em Frankfurt

A versão esportiva do novo Kia Optima, ao que parece, está pronta para ser exibida no Salão doAutomóvel de Frankfurt; mais imagens do modelo foram divulgadas hoje na página do Facebook da montadora.

Novo Kia Optima 2016 GT

O Kia Optima é visto nessas imagens com o emblema GT, indicando se tratar de uma configuração orientada à performance, embora seu estilo não seja tão agressivo.

Novo Kia Optima 2016 GT

De qualquer forma, a dianteira tem um aspecto mais esportivo e é possível se observar pinças de freios vermelhas - similares às observadas no Optima SX vendido nos EUA. 

Novo Kia Optima 2016 GT

Ademais, as luzes de neblina em LED conferem um aspecto moderno à dianteira, assim como as rodas exclusivas de cinco raios.

Novo Kia Optima 2016 GT

Não há detalhes técnicos foram liberados ainda, mas é provável que adote o motor 2.0 T-GDI turbo e de injeção direta a gasolina, que oferece 247 cv e 352 Nm para as rodas dianteiras através de uma transmissão automática de seis velocidades.
http://www.car.blog.br/2015/08/novo-kia-optima-2016-gt-sera.html

VW SpaceFox ganha versão Trendline: preço R$ 56.220 reais

Volkswagen do Brasil promoveu alterações na gama de versões do modelo Station WagonSpaceFox: introdução de nova versão de acesso, Trendline, e aumento de 1,9% linear nas demais configurações.


Volkswagen SpaceFox Trendline 2015

Com relação à nova versão Trenline, precificada em R$ 56.220 reais, é oferecida com o motor 1.6 8V de 104 cavalos flex, associado a uma caixa de transmissão manual de cinco marchas. Opcionalmente há a caixa I-Motion, com preço de R$ 59.720 reais.

Volkswagen SpaceFox Trendline 2015

Essa versão de acesso conta com ar-condicionado, direção com assistência elétrica, "ARS" - banco traseiro rebatível e corrediço (encosto e assento), chave tipo "canivete" sem controle remoto, painel de instrumentos com conta-giros, velocímetro e marcador do nível de combustível, rodas de aço aro 15" com pneus 195/55 R15 e calotas "Folk".

Volkswagen SpaceFox Trendline 2015 - interior

Como opcionais há o Pacote Comfort Plus (R$ 2.090), que acrescenta alarme, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, chave tipo "canivete" com comando remoto, espelhos retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tilt down no lado direito, para-sol com espelho iluminado para motorista e passageiro, porta-luvas com iluminação, tampa do porta-malas com abertura por controle remoto, travamento elétrico das portas e porta-malas (com controle remoto) e vidros elétricos.

Volkswagen SpaceFox Trendline 2015 - interior

Já o Módulo Interativo III (R$ 1.040) inclui computador de bordo, sistema de som com rádio AM/FM,CD-player , bluetooth, MP3 e entradas USB, SD-card e AUX-IN e volante multifuncional com comandos do sistema de som e "I-System".

Tabela de preços - VW SpaceFox e SpaceCross 2015 - Agosto

ModeloVersãoPreço atualPreço anteriorAumento
SpaceFox
TrendlineR$ 56.220
Versão Nova
Trendline I-MotionR$ 59.720
ComfortlineR$ 59.710R$ 58.590R$ 1.120
Comfortline I-MotionR$ 63.210R$ 62.090R$ 1.120
HighlineR$ 65.720R$ 64.490R$ 1.230
Highline I-MotionR$ 69.220R$ 67.990R$ 1.230
SpaceCrossR$ 71.020R$ 69.690R$ 1.330
SpaceCross I-MotionR$ 74.520R$ 73.190R$ 1.330
http://www.car.blog.br/2015/08/spacefox-ganha-versao-trendline-preco-r.html

Toyota C-HR, concorrente do HR-V, chega em 2016 - Europa

O SUV compacto da Toyota, versão de produção do modelo conceitual C-HR, que é a resposta de Toyota para o Honda HR-V, começa a ser vendido no começo de 2016 no continente europeu e nos EUA, conforme a publicação britânica AutoCar.


Toyota C-HR - concorrente do Honda HR-V

O design do Toyota CH-R já mostra, segundo Akio Toyoda, presidente da Toyota, a provocação da direção aos designers da empresa para criar modelos mais aventureiros. 


Toyota C-HR - concorrente do Honda HR-V

O novo SUV compacto da Toyota será baseado na nova plataforma mundial modular da Toyota, que será usada, até 2020, em metade dos veículos da Toyota, incluindo o novo Prius.

Toyota C-HR - concorrente do Honda HR-V

No modelo conceitual, o Toyota C-HR, tem 4350 milímetros de comprimento e 1.850 milímetros de largura, enquanto a sua distância entre eixos é 2.640 milímetros, o que evidencia dimensões ligeiramente maiores que o Honda HR-V, e contará com um grande espaço interior. 

Toyota C-HR - concorrente do Honda HR-V

Com relação ao modelo de produção, o Toyota C-HR poderá ser chamado, na Europa, como "Auris Cross".
http://www.car.blog.br/2015/08/toyota-c-hr-concorrente-do-hr-v-chega.html

Honda POP 110i 2016: preço, consumo e especificações

Honda do Brasil lança a linha 2016 do seu modelo mais acessível, a POP, com motor maior, de 110 cilindradas, injeção eletrônica e garantia de três anos. O preço subiu, e agora é de R$ 5.1 mil reais.



Honda POP 2016
Além do motor, a Honda POP 110i 2016 adota nova lanterna traseira e indicadores de direção - agora com três peças independentes, enquanto farol ficou mais potente, passando de 4,8 mil Lux para 25,1 mil Lux. 


Honda POP 2016

O novo motor 110cc com injeção eletrônica desenvolve 7,9 cavalos, 2 cavalos a mais que o modelo anterior. O painel tem novidades, trazendo alerta da injeção eletrônica e da reserva de gasolina.

Honda POP 110i 2016 - painel

A transmissão é de quatro marchas, e a partida é sempre por meio de pedal.

Honda POP 2016

A Honda manteve, da geração anterior, rodas, pneus, suspensões e freios, mas atualizou quadro, carenagem e o sistema de iluminação. O tanque de combustível teve a capacidade ampliada para 4,2 litros.

Honda POP 2016

Com o novo motor,a Honda POP 110i 2016 apresenta velocidade máxima de 91,8 km/h, e consumo médio combinado (cidade/estrada) de 49,56 km/l, segundo o instituto Mauá. 
http://www.car.blog.br/2015/08/honda-pop-110i-2016-preco-consumo-e.html

VW Up! TSI propõe conforto e economia, não esportividade

Um carro compacto com motor 1.0 Turbo, como o Up! TSI, não é exatamente uma novidade no Brasil, já que no começo da década passada a mesma Volkswagen colocou no mercado o Gol e a Parati equipados com motor 1.0 16V turbo-alimentados (veja detalhes aqui).


Volkswagen Up! TSI 2016

Os VW Gol e Parati 1.0 16V Turbo adotavam um motor quatro cilindros, com 112 cavalos e torque máximo de 15,8 Kgfm, e foram lançados com uma proposta de esportividade – o que era reforçado pelo nome “Turbo” estampado na carroceria.


O objetivo com o Gol e Parati Turbo era a de dar uma atualizada tecnológica na imagem dos modelos, e também colher os benefícios tributários estabelecidos para os motores 1.0. Entretanto, na prática, a experiência não foi exatamente bem sucedida.


A proposta de esportividade associada ao nome “Turbo” criava expectativas de desempenho elevadas – o que não era correspondido na prática, já que o motor 1.0 Turbo oferecia performance similar aos Gol 1.6.


Ademais, o motor turbo exigia cuidados adicionais por parte dos motoristas. Além disso, o torque vinha em rotações mais elevadas, fazendo com que o carro ficasse lento em baixos regimes. Não ajudava também o fato de a manutenção ser cara, o que acabou determinando o seu fim prematuro no mercado, em 2003.

Up! TSI – abordagem diferente

Com a experiência do Gol Turbo 16V, a Volkswagen adotou uma abordagem totalmente diversa no caso do Up! TSI, tanto em termos de engenharia quanto de posicionamento de mercado.

Volkswagen Up! TSI 2016

Na parte técnica, foi adotado um turbo de baixa inércia e de pequenas dimensões, associado a tecnologias como injeção direta. O resultado é que o elevado torque aparece em rotações mais baixas, resultando em sensação de performance bem mais clara desde os regimes mais baixos.

Volkswagen Up! TSI 2016

Por outro lado, o nome “Turbo” foi suprimido e substituído pelo “TSI”, retirando o caráter de esportividade associado ao carro. A Volkswagen não pretendeu criar um Up! esportivo, com o motor TSI, mas um carro mais potente e mais eficiente.


De fato, ao se conduzir o Up! TSI (vídeo abaixo) observa-se um carro mais suave, macio e progressivo que o Up! convencional com motor MPI. O desempenho bem superior está lá (veja comparativo de desempenho do Up! TSI com carros 1.8 e 2.0 clicando aqui), mas ele não é brutal, ou esportivo.


Ao contrário, é dócil e previsível. Silencioso e confortável, tornando o carro bem mais agradável de ser conduzido que as versões convencionais.



E, por fim, o adicional de preço é atrativo: R$ 3.100 reais a mais em todas as versões por um motor bem mais potente e ainda mais econômico (Up! é o carro flex mais econômico do Brasil - veja aqui).

Conclusão


A Volkswagen do Brasil usou sua experiência com carros turbo de baixa cilindrada no começo da década passada , e lançou o Up! TSi com uma propostas de conforto, prazer ao dirigir e eficiência energética.
http://www.car.blog.br/2015/08/vw-up-tsi-propoe-conforto-e-economia.html

Novo Audi A6 2016 chega ao Brasil: preços e especificações

Audi lança no Brasil o novo A6 2016, sedã de luxo que traz mudanças de design e de conectividade, além de duas opções de motores: 2.0 TFSI de quatro cilindros com 252 cv ou V6 3.0 TFSI de 333 cv.
Novo Audi A6 2016 2.0 TFSI


O novo A6 é oferecido no Brasil em duas versões: Ambiente 2.0 TSFI e Ambition 3.0 TFSI, ambas com transmissão S tronic de dupla embreagem com sete velocidades. A versão topo de linha tem motor V6 de 330 cv e tração integral quattro sob demanda. Com propulsor 2.0 TFSI, o modelo tem preço sugerido de R$ 260.190; já com o 3.0 TFSI, custa R$ 335.190. Os pacotes de equipamento são completos e o único opcional oferecido é a pintura metálica ou perolizada, por R$ 2.000.

Em termos dimensionais, o novo Audi A6 2016 tem 4.933 milímetros de comprimento. A distância entre-eixos é de 2.912 milímetros, a largura, de 1.874 milímetros, e a altura total, 1.455 milímetros. A carroceria contém aproximadamente 20% de alumínio, material também usado na estrutura transversal do compartimento do motor e nos elementos transversais atrás dos para-choques dianteiro e traseiro. 

Estética

Na dianteira, a moldura da grade dianteira ficou mais larga, com os seis cantos mais evidentes e acabamento cromado. O para-choque dianteiro também foi remodelado. As tomadas de ar laterais passam a ser interconectadas e emolduradas por um elemento cromado. Fendas laterais estruturam seu interior e bordas pronunciadas destacam a parte superior.

Novo Audi A6 2016 2.0 TFSI
Novo Audi A6 2016 2.0 TFSI
Os faróis também apresentam um design mais avançado. Na versão Ambition 2.0 TFSI, eles são de xenônio, enquanto nas opções com motor 3.0 TFSI, utilizam tecnologia LED, que oferecem maior eficiência na iluminação, maior vida útil e menor custo de manutenção.

Novo Audi A6 2016 2.0 TFSI
Novo Audi A6 2016 2.0 TFSI
Na traseira as novas lanternas, agora com luzes de LEDs – na versão de topo com indicação de direção dinâmica –, são mais estreitas e a borda da tampa do porta-malas traz um friso de alumínio. O inserto do difusor acomoda as novas ponteiras do escapamento, cujo formato trapezoidal reforça a largura aparente do carro. Os indicadores direcionais dinâmicos são de série na versão que utiliza os faróis de LEDs. O logo quattro também foi renovado e agora traz fundo preto com letras prateadas.

Motores: o 2.0 TFSI

O motor 2.0 TFSI tem 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. A unidade de dois litros, de baixo peso, com 1.984 cm³, acelera o novo A6 Sedan com tração dianteira de zero a 100 km/h em 6,7 segundos e o leva a uma velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 250 km/h.

Entre os itens desse motor se destaca o sistema de dupla injeção – direta no interior das câmaras de combustão e multiponto no coletor de admissão. Dependendo da solicitação, os dois sistemas podem trabalhar juntos ou separadamente, proporcionando o máximo desempenho com reduzidos índices de consumo e emissões. O coletor de escapamento é integrado ao cabeçote e o motor traz ainda o exclusivo sistema de acionamento das válvulas de exaustão Audi Valvelift System (AVS).

Mudanças: o 3.0 TFSI 

O motor 3.0 TFSI recebeu alterações e agora desenvolve 333 cv e tem torque de 440 Nm entre 2.900 e 5.300 rpm. O V6 de 2.995 cm³ utiliza um compressor mecânico posicionado no interior do V entre as duas bancadas de cilindros para comprimir o ar na admissão. Uma nova embreagem eletromagnética desativa o compressor em situações de baixa e média solicitação e rotação do motor. Dupla injeção, comandos de válvulas de admissão e escapamento reguláveis e várias providências para reduzir o atrito interno são uma demonstração da tecnologia de eficiência da Audi.

Novo Audi A6 2016 3.0 TFSI
Novo Audi A6 2016 3.0 TFSI
O câmbio S tronic de sete marchas é equipamento de série com os dois motores. No modo "efficiency" (eficiência) do sistema Audi Drive Select, que permite ainda escolher entre outros modos de condução como comfort (conforto), auto (automático), dynamic (dinâmico) e individual (no qual o motorista ajusta características de motor, transmissão, direção, entre outros sistemas, conforme sua preferência), a caixa S tronic ativa a função "roda livre" assim que o motorista tira o pé do acelerador, deixando o carro rolar sem interferência do motor.

Novo Audi A6 2016 3.0 TFSI
Novo Audi A6 2016 3.0 TFSI
O sistema Audi Drive Select é equipamento de série no novo A6. Ele permite ao motorista alterar as configurações de motor, transmissão automática, direção e outros sistemas por meio dos modos comfort, auto, dynamic, efficiency e individual.

Novo Audi A6 2016 3.0 TFSI
Novo Audi A6 2016 3.0 TFSI
Dessa forma, o condutor pode ajustar as características desses sistemas por meio de um botão no console central a qualquer momento, adaptando-as às suas preferências pessoais. O carro então altera suas propriedades para uma condução intensamente esportiva, mais voltada para a economia de combustível ou para o conforto extremo, por exemplo.

Novo Audi A6 2016

O A6 Ambiente tem rodas de 18 polegadas e as do Ambition têm 19 polegadas de diâmetro. Os pneus foram otimizados quanto à resistência à rolagem sem comprometer seu desempenho.

Construção leve: novos freios para motores mais potentes 

Em todas as versões, os freios dianteiros têm discos ventilados internamente e garantem ampla potência de frenagem. As duas versões são equipadas na dianteira com pinças fixas de alumínio que são três quilos mais leves que as de conjuntos anteriores. O freio de estacionamento eletromecânico está integrado aos freios traseiros e traz a função Auto Hold, que impede o deslocamento acidental do veículo em paradas, permitindo que o motorista retire o pé do pedal de freio sem que as rodas sejam liberadas. O sistema solta o freio assim que o acelerador é pressionado.

O sistema de controle de estabilidade (ESC) também traz várias melhorias. A ativação do modo "sport" reduz significativamente a intervenção no motor e, de certa forma, minimiza a intervenção dos freios. O vetoreamento de torque – uma sub-função do ESC – melhora a dirigibilidade em curvas rápidas freando ligeiramente a roda interna dianteira que está submetida a uma carga reduzida. Desta forma, o carro tende naturalmente a seguir a trajetória desejada pelo condutor.

As duas opções trazem ainda o sistema de partida sem chave Keyless Go, que também trava e destrava as portas por meio de um sensor presencial sem precisar que o motorista tire a chave do bolso.

O sedã 3.0 TFSI Ambition conta com sistema de controle da velocidade de cruzeiro adaptativo (piloto automático), que mantém distância constante do veículo que trafega à frente graças a um radar que ajusta a velocidade. Ambos os dados são programados pelo motorista no sistema, diminuindo o risco de acidentes.

Interior 

O interior do novo Audi A6 oferece amplo espaço, graças à distância entre-eixos, de 2.912 milímetros. As duas versões contam com teto solar com acionamento elétrico.

Novo Audi A6 2016

O sistema de informações ao motorista, entre o velocímetro e o conta-giros, conta com uma tela colorida de sete polegadas e concentra todas as informações e regulagens mais importantes em um único lugar. Entre as funções está o programa de eficiência, que traz sugestões para uma condução mais econômica.

Novo Audi A6 2016

A versão Ambition 3.0 TFSI conta com head-up display, dispositivo que projeta informações no para-brisa como dados de navegação, velocidade, controle de cruzeiro adaptativo e mensagens de advertência, no nível dos olhos do motorista, evitando que seja necessário desviar a atenção do caminho. As duas versões trazem câmera de ré e sensores de estacionamento de série. O sistema de informações ao motorista é operado pelo volante esportivo multifuncional.

Novo Audi A6 2016

O segundo nível de controle é através da unidade do Audi Multi Media Interface Navigation Plus, no console do túnel central, que traz mapas em 3D, disco rígido de 20 Gigabytes para o armazenamento de músicas nos formatos WMA e MP3, Bluetooth, comandos por voz e entrada USB. O monitor do MMI emerge automaticamente do painel de instrumentos quando o dispositivo é ligado. O ar-condicionado tem duas zonas independentes de temperatura.

Acabamento

O interior é caracterizado por materiais das entradas de ar ou os botões da unidade de controle MMI com aparência de alumínio. A alavanca seletora e o logotipo quattro na tampa do porta-luvas também foram redesenhados. O pacote de iluminação e o sistema de luzes ambiente com seus LEDs e guias luminosas acentuam o interior na escuridão.

Os designers também reorganizaram as cores e materiais usados na cabine como parte da renovação do modelo, que traz novos detalhes cromados e manopla do câmbio. O espectro de cores internas é diversificado. A paleta foi revisada e agora contém quatro cores de série – preto, bege, marrom ou cinza. Na versão Ambition, os bancos são revestidos de couro Milano e na Ambiente, de couro sintético.

O porta-malas oferece 530 litros de capacidade.


A lista de cores externas contém as tonalidades Branco Ibis, Preto Brilhante, Prata Florete, Branco Geleira, Azul Aviador, Preto Aviador, Cinza Oolong, Preto Mito, Cinza Dakota, Cinza Tornado e Azul Luar.


Informação e entretenimento

O novo Audi A6 traz de série em todas as versões o rádio MMI Plus com controle por voz e sistema de navegação, além dos sistemas Audi Connect e conexão via Bluetooth para smartphones. A versão Ambiente oferece ainda o Audi Sound System, enquanto a Ambition, que também dispõe de DVD player, conta com sistema de som Bose, um dos mais perfeitos do mundo, com 14 alto-falantes, speaker central e subwoofer, totalizando 472 watts de potência.

Novo Audi A6 2016

Outro destaque é o MMI touch, que permite ao motorista escrever letras ou números na tela com o dedo para dar entrada ao destino desejado no navegador ou para encontrar um número de telefone, por exemplo. O sistema fornece um feedback acústico a cada caractere inserido para que o motorista não precise tirar os olhos do caminho. É preciso apenas entrar com algumas letras para que um destino completo seja sugerido, de forma semelhante ao que ocorre em uma busca no Google.

Novo Audi A6 2016

Paralelamente, o sistema MMI Navigation Plus também pode ser controlado de forma tradicional por meio do terminal MMI e do volante multifuncional. Além disso, também é possível usar o controle por voz para inserir endereços e números de telefone. Além do mapa mostrado no monitor, uma segunda versão é apresentada no campo de visão direto do motorista no display colorido de sete polegadas colocado entre o velocímetro e o conta-giros.
http://www.car.blog.br/2015/08/novo-audi-a6-2016-chega-ao-brasil.html
Projeto Água: Não deixe a última gota cair!
TURMAS: Maternal 3 ao 5º ano Turno: Tarde


JUSTIFICATIVA: 

A equipe da Escola Municipal Leon Renault, acredita que valores como respeitar o que a natureza nos fornece, devem ser repassados para as crianças. Sabemos que nos tempos atuais é imprescindível que a educação de forma interdisciplinar aborde o meio ambiente para que as crianças conheçam e valorizem as leis da natureza.
O projeto “Água: Não deixe a última gota cair” vem sendo desenvolvido, visando à conscientização dos alunos, quanto ao uso da água.


OBJETIVOS:
Ø Valorizar a água como um recurso precioso
Ø Utilizar a água com consciência, pensando no próximo.
Ø Conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios, chuvas, etc.).
Ø Conscientizar- se do papel do homem na preservação dos rios, lagos e mares.
Ø Perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água.
Ø Reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício de água.
Desenvolvimento.


Linguagem oral e escrita:
Falar diariamente sobre a importância da água: 
Leitura de textos, histórias, parlendas, adivinhas que falem sobre o assunto
Produção coletiva de pequenos textos
Escrita espontânea
Cruzadinhas, caça-palavras
Atividades com alfabeto móvel
Palestras sobre meio ambiente
Entrevista com um profissional da rede de tratamento de água
Atividades diversificadas envolvendo a escrita de palavras significativas sobre o assunto estudado


Matemática

Estatística (contas de água) (e porcentagem de água nos alimentos e no corpo)
Noções de massa (pesado/leve), volume (cheio/vazio)
Situações-problema envolvendo a água
Jogo com dado/trilha
Seriação e classificação.


Natureza e sociedade:
Observação do ciclo da água
• Conversa sobre o desperdício da água nas diversas situações cotidianas
• Experiências diversas com a água nos estados: sólido/líquido/gasoso
• Passeio ao redor da escola observando a ação da chuva no bairro e a ocorrência de esgoto a céu aberto
Experiência do pé de feijão
Vídeos que abordam o tema
Pesquisa de figuras que mostrem as diferenças entre a água limpa e a água poluída 
Onde encontramos água? Água no meio ambiente
Água no nosso corpo –
Água das frutas e outros alimentos

Artes
Desenho livre e de observação
Recorte e colagem
Dobraduras
Releitura de obras de arte
Modelagem com areia e argila
Técnicas de pintura
Maquetes
Jogo da memória
Música e movimento:
Atividades diversas , músicas e cantigas relacionadas ao tema
Ginástica historiada
Circuito da água
Teatros e dramatizações
Avaliação: Avaliar a participação dos alunos no decorrer das atividades propostas, observar as suas ações e atitudes , avaliar as produções orais e escritas e expor os trabalhos realizados.


Culminância: Feira Cultural
http://professoraivaniferreira.blogspot.com.br/