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quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Indaial: Uma pessoa fica gravemente ferida após carro sair da pista e colidir em árvore no km 79 da BR-470, próximo a ponte pênsil em Indaial.


Um carro de Erechim (RS) saiu da pista e colidiu em uma árvore na altura do km 79 da BR-470, próximo a ponte pênsil em Indaial. A colisão ocorreu ás 15h50min desta quinta-feira. Duas pessoas ficaram feridas, uma delas em estado grave e outra com ferimentos leves. Ambas foram conduzidas ao Hospital Beatriz Ramos.


Corpo de Bombeiros de Indaial (Fotos)




Motocicleta e carro colidem na tarde desta quinta-feira, em Timbó



Por volta das 14h 28min desta quinta-feira, 03 de Setembro, os Bombeiros foram acionados para atender uma ocorrência na rua Quintino Bocaiúva, bairro Quintino, nas proximidades da Lanchonete Paulinho Lanches, em Timbó.

No local, tratava-se de um acidente de trânsito, envolvendo um veículo e uma motocicleta Biz, onde seu condutor, um masculino, sofreu algumas escoriações na face.

A vítima foi encaminhada pelos Bombeiros ao Pronto Socorro do Hospital Oase para avaliação médica.


*Misturebas

POSITIVO LANÇA LINHA DE SMARTPHONES OCTA-CORE QUANTUM

POSITIVO LANÇA LINHA DE SMARTPHONES OCTA-CORE QUANTUM


A Positivo Informática lançou, na noite da última quarta-feira (2), uma nova linha de smartphones chamada Quantum. O primeiro aparelho da nova marca foi batizado Go e chega em três modelos que têm suporte para dois chips e preços que variam entre 699 reais e 899 reais.

Os modelos mais básicos vêm com 2 GB de memória RAM, chipset MediaTek MT6592M (que usa CPU octa-core de 1,3 GHz) e suporte para a rede 3G. Já o aparelho mais caro funciona no 4G padrão brasileiro (2.600 MHz, 1.800 MHz e 700 MHz) e tem um chipset mais recente da MediaTek, o MT6753, que também tem CPU octa-core de 1,3 GHz.

Os preços dos Quantum Go mais simples são de 699 reais para a edição com 16 GB de armazenamento interno e de 799 reais para a versão com 32 GB. Já a versão topo de linha do smartphone sai por 899 reais e tem 32 GB de espaço para guardar arquivos. Todos os modelos têm entradas para cartões microSD de até 32 GB.

Com 119 gramas, o Quantum Go é um dos smartphones mais leves do mercado. Ao pegá-lo nas mãos pela primeira vez, a sensação é a de que ele está sem bateria. Mas ela está lá, é fixa e tem capacidade de 2.300 mAh (em todas as versões).

A tela do smartphone tem 5 polegadas, com resolução HD, e utiliza tecnologia Amoled, que melhora o contraste das imagens e reduz o consumo de energia. Isso acontece porque os pixels que representam cores pretas não se acendem, diferentemente do que acontece em paineis LCD com retroiluminação LED. Todos os modelos do novo smartphone têm TV digital padrão 1-seg e rádio FM.

Quantum Go: primeiro smartphone da nova marca da Positivo. (Foto: Divulgação / Quantum)

O design do produto é claramente uma mistura do padrão visual adotado pela Sony na linha Xperia com elementos do Galaxy S6, da Samsung. O Quantum Go tem a proteção Corning Gorilla Glass 3, um vidro com tratamento especial para maior resistência, e quinas com curvas bruscas, um tanto proeminentes.

O Quantum Go tem sistema Android 5.1 Lollipop. Não há uma personalização de interface, como acontece em aparelhos da LG, Samsung e Xiaomi. Também não há nem sinal de que o smartphone pertence à Positivo. Diferentemente do que vimos em outros aparelhos lançados sob a marca da empresa, o Go não tem aplicativo algum que o relacione à sua companhia-mãe.

O software de câmera é simples e funcional. As câmeras têm 13 megapixels e 5 megapixels. Na câmera dianteira, há uma lâmpada LED que pode ser ativada para tirar selfies em locais mal iluminados. Como de praxe, a câmera principal conta com flash LED. Os vídeos são gravados em Full HD.

Vendas

O aparelho não será vendido de maneira convencional, nas redes de varejo já cativadas pela Positivo com seus computadores. Em vez disso, a divisão da Quantum venderá os produtos somente via e-commerce. Eles estarão à venda no site meuquantum.com.br (já disponíveis) e em lojas da B2W e da Cnova.

Quem quiser ter contato com o Go antes de comprá-lo precisará visitar um dos três quiosques de degustação que a Positivo terá nos shoppings Santa Cruz, Eldorado e Ibirapuera, todos em São Paulo.

O modelo adotado é inspirado nas fabricantes de hardware chinesas, como a Xiaomi, que, aliás, também vende seus produtos no Brasil somente por sua loja online, a mi.com.

De acordo com a Positivo, a medida elimina custos, o que permite vender smartphones com preços relativamente baixos.

Quantum Go: primeiro smartphone da nova marca da Positivo. (Foto: Divulgação / Quantum)

O método de redução de gastos era essencial para a filosofia da empresa, cujo nome, Quantum, simboliza o mínimo de energia necessária para qualquer interação física – isso remete, na visão da companhia, ao gasto mínimo para comprar um smartphone de qualidade.

Apesar de a Positivo vender produtos na Argentina e em Ruanda, nesse primeiro momento, a marca não levará a Quantum para outros países, mantendo o foco no mercado brasileiro, de acordo com o presidente da Positivo, Hélio Bruck Rotenberg.

Diferentemente do que ocorreu com produtos da linha Ypy, a primeira família de smartphones da Positivo, a ideia é que a Quantum mantenha o Go no mercado durante o tempo médio de vida de um smartphone qualquer. “Vamos sentir a reação dos consumidores. Acreditamos que seja um produto de tiro longo. Já estamos até pensando em outros modelos da Quantum”, afirmou Marcelo Reis, gerente geral da Quantum, a EXAME.com.

Android atualizado

O mote do marketing dessa nova divisão da Positivo é “Smart é você”, que tem o objetivo de refletir que o foco é o consumidor que tem conhecimento sobre celulares. Com isso em mente, o Go chega ao mercado com atualização prometida para a próxima versão do Android, chamada Marshmallow, que será lançada ainda no segundo semestre de 2015 pelo Google.

“Era mandatório para o nosso projeto ter a atualização do sistema garantida. O conceito de “smart” é permitir que você possa atualizar o celular. Já temos um cronograma e, em breve, a gente vai atualizar”, declarou Vinícius Grein, gerente de produtos da Quantum.

Fonte: Exame.Abril

Custo mensal da Arena será de R$ 2 milhões


Com acordo, Grêmio passará a ser dono de todas as receitas do estádio 

A compra da gestão da Arena terá um custo mensal de R$ 2 milhões. Este é o valor que será pago pelo Grêmio no acordo que pode ser acertado hoje, em São Paulo, em uma reunião convocada pelos três bancos — Banco do Brasil, Santander e Banrisul — que forneceram o financiamento do BNDES. 

Como paga R$ 1,5 milhão todo mês para abrigar os sócios no estádio, a despesa considerada é de R$ 500 mil. Em compensação, o clube passará a ser dono de todas as receitas do estádio, como a bilheteria que hoje é da gestora da Arena, além da projeção de ampliação do quadro social. 

O dinheiro será repassado diretamente aos bancos. Como a prestação atual do financiamento é maior, a sua quitação terminará em um tempo um pouco maior, ao invés de ser em 2022 como era a previsão. Depois de paga, a prestação mensal cai para R$ 1,5 milhão e irá para a OAS. O prazo total é de 20 anos.

Fonte: CORREIO DO POVO

Unimed Paulistana deverá transferir clientes para operadoras



A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decretou nesta quarta-feira a alienação compulsória da carteira de beneficiários da operadora Unimed Paulistana. A medida foi publicada no Diário Oficial da União, com a finalidade de garantir a assistência aos consumidores. 

A situação da operadora vem sendo acompanhada pela Agência que, desde 2009, instaurou quatro regimes especiais de direção fiscal (acompanhamento presencial feito por agente nomeado pela ANS em decorrência de anormalidades econômico-financeiras graves) e dois regimes de direção técnica (acompanhamento presencial feito por agente nomeado pela ANS em decorrência de anormalidades assistenciais e administrativas graves).

Como a operadora não conseguiu sanear os problemas, a ANS determinou que a Unimed Paulistana deve negociar a transferência da totalidade de sua carteira de beneficiários no prazo de 30 dias corridos após o recebimento da intimação. A interessada deverá possuir situação econômico-financeira adequada e manter as condições dos contratos sem prejuízos aos consumidores.

Caso não realize a alienação nesse prazo, a ANS fará uma oferta pública para que operadoras interessadas ofereçam propostas de novos contratos aos beneficiários da Unimed Paulistana.

É importante ressaltar que a operadora continua tendo obrigação de manter a assistência aos seus beneficiários até que a transferência para outra operadora seja finalizada. Os beneficiários devem manter o pagamento de seus boletos para garantir o direito à migração para uma nova operadora.

De acordo com dados de julho/2015, a Unimed Paulistana possui aproximadamente 744 mil beneficiários, em sua maior parte residente no município de São Paulo, e dos quais 78% estão em planos coletivos (empresariais e por adesão).






TERRA

Família de menino sírio afogado tentou fugir várias vezes da guerra



A família do menino que morreu afogado em uma praia depois do naufrágio de uma embarcação de refugiados sírios, e cuja foto comoveu o mundo, tentou fugir várias vezes dos combates na Síria e queria emigrar para o Canadá.
Aylan, de três anos de idade, morreu afogado na quarta-feira junto com seu irmão Ghaleb, de 5 anos, e sua mãe Rihanna ao largo da costa da cidade turca de Bodrum.
Apenas o pai, Abdallah, conseguiu sobreviver. Muito emocionado, ele relatou os momentos de desespero no mar. "Meus filhos escorregaram de minhas mãos", contou, acrescentando que todos "estavam com coletes salva-vidas, mas o barco virou subitamente porque algumas pessoas se levantaram".
"Estava escuro e todo mundo gritava. Foi por isso que minha esposa e meus filhos não escutaram minha voz. Tentei nadar em direção a eles, mas não os encontrei", explicou Ebdi. Uma vez em terra, "fui ao hospital e lá recebi a notícia".
Os corpos serão repatriados do hospital local para onde foram levados na cidade síria de Kobane para serem enterrados nas próximas 48 horas, indicou à AFP Mustefa Ebdi, um jornalista desta cidade que recebeu o pai.
A imprensa turca identificou a família como Kurdi, provavelmente em referência a sua origem étnica, mas Ebdi afirmou que o sobrenome da família é Shenu.
Originária de Kobane, uma cidade do norte da Síria na fronteira com a Turquia, a família morava em Damasco quando o país mergulhou na crise e na guerra em 2011.
"Eles deixaram Damasco em 2012 para Aleppo", a segunda maior cidade do país, "e quando os combates começaram, partiram para Kobane", informou Ebdi. Mas a cidade curda foi alvo do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), que tentou em vão conquistá-la no outono de 2014, repelidos pela forte resistência dos curdos.
A família migrou então para a Turquia, segundo o jornalista. E, assim que o cerco a Kobane pelo EI terminou em janeiro, retornaram para a cidade, esperando dias mais tranquilos.
Mas, em junho, os jihadistas lançaram uma nova ofensiva contra Kobane, onde os combates fizeram mais de 200 mortos entre os civis.
A família tentou imigrar para o Canadá com a ajuda de uma tia que vive neste país.
Teema Kurdi, que reside em Vancouver (oeste) há 20 anos, disse que entrou com um pedido de imigração na condição de refugiado para seu irmão, sua cunhada e os dois filhos.
"Tentei servir de avalista, com ajuda de amigos e vizinhos, para as garantias bancárias, mas não conseguimos", explicou Kurdi ao jornal Ottawa Citizen.
O serviço de imigração canadense rejeitou seu pedido de refúgio em junho, segundo Kurdi, devido à complexidade dos pedidos de asilo procedentes da Turquia.
Consultado a respeito, o secretário de Imigração canadense, Chris Alexander, afirmou que o número de refugiados aumenta rapidamente e que cerca de 2.500 refugiados sírios foram acolhidos pelo Canadá este ano.
Depois de ter seu pedido de imigração negado, a família tentou então fugir por mar, e sua embarcação acabou naufragando.
A foto de um dos meninos afogado em uma praia da Turquia gerou comoção no Canadá e na Europa, confrontada a uma pressão crescente para gerenciar a chegada de milhares de refugiados ao continente.
As duas embarcações que naufragaram tinham saído da cidade turca de Bodrum com destino à ilha grega de Kos, porta de entrada da União Europeia.
A guarda costeira turca foi alertada por gritos de passageiros dos barcos e conseguiram resgatar os corpos de 12 pessoas, entre eles o de um menino pequeno que jazia de bruços na praia.
No naufrágio morreram cinco menores e sete adultos, enquanto 15 pessoas puderam ser resgatadas.
A fotografia de um agente turco carregando o menino foi divulgada por meios de comunicação e pelas redes sociais com a hashtag #KiyiyaVuranInsanlik (A humanidade é um fracasso, em turco).
Um dos agentes do resgate disse à AFP que as autoridades turcas ouviram o depoimento da família do menino e acreditam que todos procediam da cidade síria de Kobane.
Meios de comunicação turcos reportaram que o menino se chamava Aylan Kurdi e que tinha três anos.
Jornais de toda a Europa repercutiram a comoção provocada pela imagem e a foto estampou a primeira página de muitos jornais.
AFP / YAHOO

Após polêmica, CBF afasta 5 auxiliares e um árbitro para “treinamentos”


Após as polêmicas relacionadas ao apito que marcaram o início da 22ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, a Comissão de Arbitragem da CBF resolveu se manifestar e tomou a decisão de afastar cinco auxiliares e um juiz das próximas rodadas.

Segundo o comunicado oficial emitido pela entidade, os árbitros e assistentes tiveram seus desempenhos analisados e, devido às atuações abaixo do nível, passarão por treinamentos teóricos e práticos. A definição ocorreu após reunião na manhã desta quinta-feira.

Fábio Pereira foi auxiliar da partida entre Corinthians e Fluminense, realizado em Itaquera, e provocou a indignação tricolor ao invalidar, por impedimento, jogada que culminou em gol de Cícero quando o Timão vencia por 1 a 0 – o placar ficou em 2 a 0.

Já o assistente Marcelo Barison participou do triunfo do Goiás sobre o Palmeiras por 1 a 0 e anulou um tento de Barrios também por posição ilegal. No restante da partida, as duas equipes sofreram com toques de mão na bola dentro da área e pênaltis não marcados.

Elan Vieira e Marlon Rafael foram auxiliares na vitória do Atlético-PR sobre o Galo por 1 a 0. A revolta dos mineiros se deu por penalidade máxima duvidosa marcada a favor do Furacão, que garantiu o triunfo rubro-negro.

Já Emerson Sobral e Bruno Cesar foram árbitro e assistente, respectivamente, na vitória do Cruzeiro sobre a Ponte Preta por 2 a 1. Os lances polêmicos foram a não marcação de pênalti após Borges sofrer falta na área e anulação de um gol do atacante por impedimento. 





Confira o comunicado da CBF na íntegra: 


Após reunião realizada na manhã desta quinta-feira (3), a Comissão, a Ouvidoria e a Corregedoria de Arbitragem comunicam que os árbitros abaixo relacionados tiveram seus desempenhos analisados por Delegados Especiais e Assessores de Vídeo. Constatado desempenho abaixo do padrão estabelecido, ficam afastados das próximas rodadas para treinamentos teóricos e práticos junto à Escola Nacional de Arbitragem: 



Srs. Elan Vieira e Marlon Rafael 
Jogo: Atlético/MG x Atlético/PR; 



Srs. Emerson Sobral e Bruno Cesar 
Jogo: Ponte Preta/SP x Cruzeiro/MG; 


Sr. Fábio Pereira 
Jogo: Corinthians/SP x Fluminense/RJ;


Sr. Marcelo Barison
Jogo: Goiás/GO x Palmeiras/SP. 






Gazeta Esportiva

Senado aprova regras para mudanças de partidos e debates



Dando prosseguimento à votação do Projeto de Lei 75/2015, o plenário do Senado aprovou novas emendas que modificam regras para as eleições. Uma delas prevê a criação de uma janela para que os candidatos que já exercem mandatos de deputados ou vereadores possam mudar de partido sem perder mandato.


A emenda aprovada pelos senadores concede prazo de 30 dias para que os interessados formalizem a troca de partido. A janela será aberta um mês antes do fim do período de filiação partidária, ou 13 meses antes das eleições.

Pelas regras atuais, os parlamentares só podem mudar de partido sem correr risco de perder o mandato se forem para uma legenda recém criada – exceto no caso de eleições majoritárias, como senadores e prefeitos. O objetivo da emenda aprovada no PLC 75 é evitar que sejam criados partidos políticos apenas para abrigar parlamentares insatisfeitos com seus atuais partidos.

Também foi aprovada outra emenda que impõe uma cláusula de barreira para participação de candidatos em debates midiáticos promovidos no período eleitoral. O texto prevê que, a partir de 2020, passa a ser obrigatório o convite apenas para candidatos de partidos com pelo menos nove deputados na Câmara.

O projeto também trata do financiamento e do custo de campanhas eleitorais. O texto-base já aprovado estabelece que as futuras campanhas poderão custar até 70% da campanha anterior à aprovação da lei. Uma emenda propôs a redução do limite para 50%, mas foi rejeitada.

Os senadores seguem votando emendas ao projeto. 






AGÊNCIA BRASIL

Adição e subtração de números fracionários


Temos que analisar dois casos:
1º) denominadores iguais
Para somar frações com denominadores iguais, basta somar os numeradores e conservar o denominador.
Para subtrair frações com denominadores iguais, basta subtrair os numeradores e conservar o denominador.
Observe os exemplos:
2º) denominadores diferentes
Para somar frações com denominadores diferentes, uma solução é obter frações equivalentes, de denominadores iguais ao mmcdos denominadores das frações. Exemplo: somar as frações .
Obtendo o mmc dos denominadores temos mmc(5,2) = 10.
 (10:5).4 = 8
 (10:2).5 = 25
Resumindo: utilizamos o mmc para obter as frações equivalentes e depois somamos normalmente as frações, que já terão o mesmo denominador, ou seja, utilizamos o caso 1.

http://educandocomcarinhoo.blogspot.com.br/2012/07/adicao-e-subtracao-de-numeros.html

Problemas - MATEMÁTICA

Problemas - MATEMÁTICA



A soma de dois números é igual a 98 e um desses números é 39. Qual é o outro número?



Resposta:______________________________________



A diferença entre dois números é igual a 62 e o maior deles é 90. Qual é o outro número?





Resposta:______________________________________



Rosana é 15 anos mais nova do que Ronaldo. Ronaldo é 18 anos mais velho do que Lúcia. Lúcia tem 29 anos. Quantos anos tem Ronaldo e Rosana?



Resposta:______________________________________

http://educandocomcarinhoo.blogspot.com.br/2012/07/problemas.html

Adição e tabuada


Adição e tabuada


2 + 2= ______________________________________ 2 x 2 = _________
2 + 2 + 2 =___________________________________ 2 x 3 =_________
2 + 2 + 2 + 2 =________________________________ 2 x 4 =_________
2 + 2 + 2 + 2 +2 =______________________________2 x 5 =_________
2 + 2 + 2 + 2 +2 + 2 =___________________________2 x 6 =_________
2 + 2 + 2 + 2 +2 + 2 + 2 =________________________2 x 7 =_________
2 + 2 + 2 + 2 +2 + 2 + 2 +2 =_____________________ 2 x 8 =_________
2 + 2 + 2 + 2 +2 + 2 + 2 + 2 + 2 =_________________ 2 x 9 =_________
2 + 2 + 2 + 2 +2 + 2 + 2 + 2 + 2 + 2 =______________ 2 x 10 =________
3 + 3=______________________________________ 3 x 2 = _________
3 + 3 + 3 =___________________________________ 3 x 3 =_________
3 + 3 + 3 + 3 =________________________________ 3 x 4 =_________
3 + 3 + 3 + 3 + 3 =_____________________________ 3 x 5 =_________
3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 =__________________________ 3 x 6 =_________
3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3+ 3 =________________________3 x 7 =_________
3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3+ 3 +3 =_____________________ 3 x 8 =_________
3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 =_________________ 3 x 9 =_________
3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 + 3 =______________ 3 x 10 =________
4 + 4= ______________________________________ 4 x 2 = _________
4 + 4 + 4 =___________________________________ 4 x 3 =_________
4 + 4 + 4 + 4 =________________________________ 4 x 4 =_________
4 + 4 + 4 + 4 + 4 =_____________________________ 4 x 5 =_________
4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 =__________________________ 4 x 6 =_________
4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 =_______________________ 4 x 7 =_________
4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 +4 =_____________________4 x 8 =_________
4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 =_________________ 4 x 9 =_________
4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 =______________ 4 x 10 =________
5 + 5= ______________________________________ 5 x 2 = _________
5 + 5 + 5 =___________________________________ 5 x 3 =_________
5 + 5 + 5 + 5 =________________________________ 5 x 4 =_________
5 + 5 + 5 + 5 + 5 =_____________________________ 5 x 5 =_________
5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 =__________________________ 5 x 6 =_________
5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 =_______________________ 5 x 7 =_________
5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 +5 =_____________________5 x 8 =_________
5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 =_________________ 5 x 9 =_________
5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 + 5 =______________ 5 x 10 =________
6 + 6= ______________________________________ 6 x 2 = _________
6 + 6 + 6 =___________________________________ 6 x 3 =_________
6 + 6 + 6 + 6 =________________________________ 6 x 4 =_________
6 + 6 + 6 + 6 + 6 =_____________________________ 6x 5 =_________
6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 =__________________________ 6 x 6 =_________
6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 =_______________________ 6 x 7 =_________
6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 +6 =_____________________6 x 8 =_________
6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 =_________________ 6 x 9 =_________
6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 + 6 =______________ 6 x 10 =________
7 + 7 = ______________________________________7 x 2 = _________
7 + 7 + 7 =___________________________________ 7 x 3 =_________
7 + 7 + 7 + 7 =________________________________ 7 x 4 =_________
7 + 7 + 7 + 7 + 7 =_____________________________ 7 x 5 =_________
7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 7 =__________________________ 7 x 6 =_________
7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 7 =_______________________ 7 x 7 =_________
7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 7 +7 =_____________________7 x 8 =_________
7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 4 + 7 + 7 =_________________ 7 x 9 =_________
7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 7 + 7 =______________ 7 x 10 =________
8 + 8= ______________________________________ 8 x 2 = _________
8 + 8 + 8 =___________________________________ 8 x 3 =_________
8 + 8 + 8 + 8 =________________________________ 8 x 4 =_________
8 + 8 + 8 + 8 + 8 =_____________________________ 8 x 5 =_________
8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 =__________________________ 8 x 6 =_________
8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 =_______________________ 8 x 7 =_________
8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 +8 =_____________________8 x 8 =_________
8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 =_________________ 8 x 9 =_________
8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 + 8 =______________ 8 x 10 =________
9 + 9= ______________________________________ 9 x 2 = _________
9 + 9 + 9 =___________________________________ 9 x 3 =_________
9 + 9 + 9 + 9 =________________________________ 9 x 4 =_________
9 + 9 + 9 + 9 + 9 =_____________________________ 9 x 5 =_________
9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 =__________________________ 9 x 6 =_________
9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 =_______________________ 9 x 7 =_________
9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 +9 =_____________________9 x 8 =_________
9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 =_________________ 9 x 9 =_________
9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 + 9 =______________ 9 x 10 =________
10 + 10= ______________________________________ 10 x 2 = _________
10 + 10 + 10 =__________________________________ 10 x 3 =_________
10 + 10 + 10 + 10 =______________________________ 10 x 4 =_________
10 + 10 + 10 + 10 + 10 =__________________________ 10 x 5 =_________
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 =______________________ 10x 6 =_________
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 =__________________ 10 x 7 =_________
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 +10 =_______________10 x 8 =_________
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 =__________ 10 x 9 =_________
10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 + 10 =______ 10x 10 =________
http://educandocomcarinhoo.blogspot.com.br/

ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO




1. Estou na página 64 de um livro de 80 páginas. Quantas me faltam para terminá-lo?




2. Paulo e João decidiram juntar seus carrinhos. Paulo tinha 25 e João, 12. Com quantos carrinhos ficaram?



3. Carlos tinha 12 peixinhos em seu aquário. Um dia, ficou muito triste ao perceber que 7 haviam morrido. Com quantos peixinhos ficou?



4. Se Antônio tem 42 selos e Pedro tem 35, quantos selos Pedro precisa ganhar para ter o mesmo que Antônio?





5. João tinha 72 reais. Gastou 38 reais comprando algumas roupas. Quanto sobrou?





6. Eu tinha 22 figurinhas em meu álbum. Ganhei 14 do meu colega. Com quantas fiquei?



7. Paulo tinha 25 carrinhos e resolveu juntá-los com os de João. Depois que juntaram tudo, ficaram 37. Quantos carrinhos João tinha?



8. Maria estava jogando trilha. Tirou 6 nos dados e caiu na casa número 30. Em que casa estava antes dessa jogada?



9. Antônio tem 42 selos. Pedro tem 7 a menos. Quantos selos Pedro tem?



10. Carlos tinha um aquário com lindos peixinhos. Um dia, 7 deles morreram e só sobraram 5. Quantos peixinhos ele tinha antes disso?

http://educandocomcarinhoo.blogspot.com.br/2012/07/adicao-e-subtracao.html

Atividades de Língua Portuguesa - 2º Ano Fundamental

SUGESTÃO DE QUESTÕES

QUESTÃO 01 (Descritor: escrever a partir de informações)

 Assunto: Ortografia


Você vai brincar de “O que é o que é”. Mas atenção! Fique atento à dica para cada resposta.

Adivinhe o que é! A resposta começa com L.

a)    Entre os vivos vive morto
Conta histórias sendo mudo
Nunca estudou na escola
Mas sabe um pouco de tudo.

b)    É água e não vem do mar
Nem da terra não nasceu
Do céu ela não caiu
Todo mundo já lambeu.


QUESTÃO 02 (Descritor: identificar palavras a partir de informação)
 Assunto: Leitura

As respostas para as adivinhações a seguir estão no quadro.

Quais serão?

nariz – boca – dentes – língua – pés – mãos – orelhas

a)    Somos duas irmãs gêmeas
Despidas ou enfeitadas
Nunca podemos nos ver
E nunca estamos zangadas.

b)    São grandes amigos
Passam o dia se batendo
Mas não fazem mal aos outros
Embora vivam mordendo




QUESTÃO 03 (Descritor: preencher a cruzadinha a partir de informações)

Assunto: Ortografia


O que é o que é?

Descubra e preencha a cruzadinha abaixo:

Eu já comecei!


1.    Com dentes desse tamanho
Não sei por que vou à mesa
Todo bocado que apanho
Tomam de mim com certeza.

2.    É perigosa de se armar
Sempre é melhor não tentar
Ninguém gosta de perder
Todo mundo quer ganhar



3.    Desta vida ando cheio
Pois tenho o corpo enrolado
A cabeça partida ao meio
E ando sempre muito apertado.

4.    São luzes, mas não tem fio
São quietas e agitadas
Se dormem durante o dia
A noite passam acordadas.

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

G

 

 

 

4

E

S

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

B

R

 

 

 

 

 

3

P

A

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leia o texto abaixo e, a partir dele, responda às questões 4, 5, e 6.

Você já comeu brigadeiro, não é mesmo?
Do que você imagina que ele é feito?
Como será que ele é feito?

Como fazer brigadeiros

Ingredientes

1 lata de leite condensado
3 colheres (sopa) de chocolate em pó
1 colher (sopa) de manteiga
1 xícara (chá) de chocolate granulado
manteiga para untar

 Modo de Preparo


Em uma panela, coloque o leite condensado, o chocolate em pó e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até desprender do fundo da panela (cerca de 10 minutos). Retire do fogo, passe para um prato untado com manteiga e deixe esfriar. Enrole em bolinhas e passe pelo chocolate granulado. Coloque em forminhas de papel.

Rendimento: 40 brigadeiros

(Fonte: Revista Nestlé faz bem. Edição especial)



QUESTÃO 04 (Descritor: localizar informações explícitas no texto)

Assunto: Interpretação


Em quantas partes o texto foi separado? Por quê?


QUESTÃO 05 (Descritor: inferir o sentido de uma palavra a partir do contexto)

Assunto: Interpretação


A receita dá algumas dicas importantes para quem vai fazer o brigadeiro. Veja algumas delas:

a)     Mexendo sempre até desprender do fundo da panela...
b)    Passe para um prato untado com manteiga...

Se você fosse  ensinar a alguém a fazer o brigadeiro que palavras você poderia usar para substituir as que estão grifadas? REESCREVA-AS abaixo:

Assunto: Interpretação


“Atraia mais colherinhas para o seu pudim”

A propaganda quer dizer que:

(     ) as crianças vão adorar e comer todo o pudim feito com este leite condensado.
(     ) o pudim feito com este leite condensado é comido com colher.


  
QUESTÃO 08 (Descritor: produzir texto a partir do conhecimento do gênero textual)

Assunto: Produção de texto


Você viu a propaganda anterior e percebeu como ela foi feita para atrair os consumidores. A partir destas observações, procure com seu colega um produto que vocês gostem muito e criem uma propaganda para ele.




QUESTÃO 13 (Descritor: produzir texto com rimas)

Assunto: Gramática


Vamos brincar com as palavras, assim como a Ciça fez?

a)    A vaca Mimosa
é _________________ e _________________.

b)    A vaca laranja
se chama ___________________.

c)    A vaca levada
Baba na __________________.



QUESTÃO 16 (Descritor: utilizar recursos gráficos para compreender um texto)

Assunto: Interpretação


Escreva o que você acha que significa cada placa anterior.


QUESTÃO 17 (Descritor: produzir texto a partir de possíveis inferências ao tema)

Assunto: Produção de texto


a)    Discuta com sua classe o que deve e o que não deve ser feito em sala de aula. Façam as regras.
b)    Reúna-se com um colega e faça placas que indiquem as regras da turma.
c)    Escolham algumas placas e coloquem na sala.
QUESTÃO 18 (Descritor: formar palavras a partir de sílabas)

Assunto: Ortografia


a)    A partir das sílabas que se encontram no quadro abaixo, forme o maior número possível de palavras:
·         com 2 sílabas
·         com 3 sílabas
·         com 4 sílabas

b)    Dite 10 palavras que você formou a um colega.


FA
VA
TA
LA
PA
MA
FE
VE
TE
LE
PE
ME
FI
VI
TI
LI
PI
MI
FO
VO
TO
LO
PO
MO
FU
VU
TU
LU
PU
MU

QUESTÃO 19 (Descritor: produzir texto a partir de uma reflexão sobre o tema)

Assunto: Produção de texto


Cada um tem seu jeito de ser. As pessoas são diferentes. Você já imaginou se todas as pessoas fossem iguais?
-                Você se sente diferente dos outros? Por quê?
-                O que diria às pessoas sobre você mesmo?

a)    Complete o texto abaixo:
Não me chamo _____________________
Nem me chamo _____________________
Não sou ________________
Nem sou ________________
Penso que sou _________________
Gosto de _________________
Também gosto de _________________
Tenho muitos __________________
É difícil não gostarem de mim.
(Fonte: Tânia Amaral Oliveira A. S. Silva)

b)    Leia para um colega o que você escreveu e veja se ele concorda com você.





QUESTÃO 20 (Descritor: produzir texto a partir de possíveis inferências ao tema)

Assunto: Produção de texto


Você escreveu como você é. Agora você vai escolher um colega da sala e vai escrever sobre ele.
Não se chama _____________________
Nem se chama _____________________
Não é ________________
Nem é ________________
Penso que é _________________
Gosta de _________________
Também gosta de _________________
Tem muitos __________________
É difícil alguém não gostar dele.


Cecília Meireles também vê as pessoas com suas diferenças...

As meninas

Arabela
Abria a janela.

Carolina
Erguia a cortina.

E Maria olhava e sorria:
“Bom dia!”

Arabela
foi sempre a mais bela.

Carolina,
A mais sábia menina.

E Maria
Apenas sorria:
“Bom dia!”
(...)


QUESTÃO 21 (Descritor: reconhecer rima em poemas)

Assunto: Gramática


A autora disse:
Arabela era bela e abriu a janela.
Carolina erguia a cortina.
Maria sorria e dizia “Bom dia!”

Por que ela não escreveu:

Arabela erguia a cortina.
Maria abria a janela.
Carolina sorria e dizia “Bom dia!”



QUESTÃO 22 (Descritor: produzir texto a partir do conhecimento de rimas)

Assunto: Produção de texto


a)     Pense em 3 nomes.
b)    Escolha atividades para rimar com cada um deles.
c)     Escreva seu poema, baseando-se no poema de Cecília Meireles.


QUESTÃO 23 (Descritor: produzir texto a partir de possíveis inferências ao tema)

Assunto: Produção de texto


Nem sempre um poema precisa de rima.
Brinque com as palavras e continue esse poema de Pedro Bandeira:

Atrás do rato
tem sempre um gato.
Atrás de um gato
tem sempre um cão.
Atrás de um cão
tem um menino.
E atrás dele
tem sempre um pai.


QUESTÃO 24 (Descritor: produzir texto a partir de possíveis inferências ao tema)

Assunto: Produção de texto


Vamos brincar com as palavras?
Leia o poema a seguir:

Quem vende leite

Quem vende leite é o leiteiro.
Quem vende livro é o livreiro
O sorvete, sorveteiro.
Quem vende carne é o carneiro.
Não é, não. É o açougueiro.
Quem vende pão é o padeiro.
E  pipoca, pipoqueiro. Quem vende sal é saleiro?
É comerciante ou vendeiro.



(Fonte: Teresa Noronha. Cavalinho do mar. São Paulo: Salesiana, 1994)
Agora é sua vez!

Quem vende sapato é __________________?
Quem vende limão é __________________?
Quem vende macarrão é ________________?
Quem vende frango é __________________?
Não! É comerciante ou vendeiro.







Revista Cascão nº332

QUESTÃO 25 (Descritor: utilizar recursos gráficos para compreensão de um texto)

Assunto: Interpretação


a)    Quem estava cheio de pulgas?
(     ) Franjinha                    (     ) Bidu

b)    Quem ficou cheio de pulgas?
(     ) Franjinha                    (     ) Bidu


QUESTÃO 26 (Descritor: utilizar recursos gráficos para compreensão de um texto)

Assunto: Interpretação


Observe a mãe de Franjinha na janela.
O que ela está pensando? Por quê?


QUESTÃO 27 (Descritor: utilizar recursos gráficos para compreensão de um texto)

Assunto: Interpretação


Observe a expressão do Bidu no primeiro quadrinho e a expressão do Franjinha no último quadrinho.
O que elas têm em comum? Explique.


QUESTÃO 28 (Descritor: produzir texto a partir de outro texto)

Assunto: Produção de texto


Você leu uma pequena história contada em quadrinhos.
Agora é sua vez de contá-la, usando palavras.
Eu já comecei.

Franjinha ficou muito espantado quando viu Bidu com pulgas. Então...




Será que o Cascão é realmente amigo do Cebolinha?




REVISTA CASCÃO Nº320

QUESTÃO 29 (Descritor: identificar o efeito de sentido decorrente do uso de notações)

Assunto: Interpretação


Veja o quadrinho 1 e 4.

a)    Por que as notas musicais foram colocadas tremidas?
b)    O que quer dizer “Toc... Toc... Toc...” no quadrinho 5.






QUESTÃO 30 (Descritor: identificar o sentido das diferentes expressões)

Assunto: Interpretação


a)    Em que quadrinho Cebolinha está:
·         satisfeito com Cascão
·         surpreso com Cascão
·         com raiva do Cascão

b)    Como você percebeu isto?


QUESTÃO 31 (Descritor: identificar tema de uma história)

Assunto: Interpretação


Qual título está mais adequado à história?

(     ) Talento e fama
(     ) Negócio rendoso



QUESTÃO 32 (Descritor: inferir informações implícitas no texto)

Assunto: Interpretação


a)     Vendo essas capas podemos dizer que o Cascão:
(     ) gosta de água                       (     ) não gosta de água

b)    Como você pode perceber isto, olhando as capas?


QUESTÃO 33 (Descritor: identificar o efeito de sentido decorrente do uso de expressões)

Assunto: Interpretação


Observando as expressões que o desenhista fez na capa B, podemos dizer que:

a)     (     ) a garota embaixo do Cascão (Cascuda) está brava.
(     ) a garota embaixo do Cascão (Cascuda) está entediada.

b)    (     ) Cascão está nervoso.
(     ) Cascão está apavorado.

c)     (     ) os garotos atrás estão apavorados.
(     ) os garotos atrás estão surpresos.


QUESTÃO 34 (Descritor: produzir texto a partir de outro texto)

Assunto: Produção de texto


-                Leia o bilhete que Cascão deixou na capa A.
-                Imagine que você é o Cebolinha. Escreva um bilhete para o Cascão avisando que você não estava presente, pois estava resfriado.


Texto para as questões 35, 36, 37, 38 e 39.

A moradeira do Latildo


            O cachorro de Marcelo, o Godofredo, tinha uma linda casinha de madeira que Seu João tinha feito para ele. E Marcelo só chamava a casinha de moradeira, e o cachorro de Latildo. Aconteceu que a casa de Godofredo pegou fogo. Alguém jogou uma ponta de cigarro pela grade, e foi aquele desastre!
            Marcelo entrou em casa correndo:
            – Papai, papai, embrasou a moradeira do Latildo!
            – O quê, menino? Não estou entendendo nada!
            – A moradeira, papai, embrasou...
            – Eu não sei o que é isso, Marcelo. Fala direito!
            – Embrasou tudo, papai, está um branqueira danada!
            Seu João percebia a aflição do filho, mas não entendia nada... Quando Seu João chegou a entender do que Marcelo estava falando, já era tarde. A casinha estava toda queimada. Era um montão de brasas. O Godofredo gania baixinho...
            E Marcelo, desapontadíssimo, disse para o pai:
            – Gente grande não entende nada de nada, mesmo!

(Fonte: Ruth Rocha, Marcelo, marmelo, martelo. 2.  ed., São Paulo,
Livraria Cultura Editora, 1981.)





QUESTÃO 35 (Descritor: localizar informações explícitas no texto)

Assunto: Interpretação


Preencha o quadro abaixo, respondendo às questões:

a) Quais são as personagens da história?


b) Qual é a personagem principal?


c) O que pegou fogo?


d) Por que o pai de Marcelo não entendeu o que o menino dizia?



QUESTÃO 36 (Descritor: inferir o significado de uma frase a partir do contexto)

Assunto: Interpretação


“– Gente grande não entende nada de nada, mesmo!”

a)     O que Marcelo quis dizer com isso?
b)    Ele tinha razão de dizer isso? Por quê?


QUESTÃO 37 (Descritor: inferir informações implícitas no texto)

Assunto: Interpretação


Reescreva as frases ditas por Marcelo, de maneira que o pai dele pudesse entender:

a)     “Papai, papai, embrasou a moradeira de Latildo!”
b)    “Embrasou tudo, papai, está uma branqueira danada!”


QUESTÃO 38 (Descritor: escrever palavras a partir de possíveis inferências do texto)

Assunto: Ortografia


Se você fosse Marcelo, como falaria:

bola –
mão –
faca –
tênis –
cantar –


QUESTÃO 39 (Descritor: produzir texto a partir de possíveis inferências em relação ao tema)

Assunto: Produção de texto


Imagine agora a seguinte situação:

-          Marcelo tinha um gato.
-          o gato subiu no telhado.
-          o telhado estava molhado e escorregando.

Crie um texto em que Marcelo tenta contar ao pai essa situação.

Lembre-se: Marcelo usa outras palavras e o pai não entende!



GABARITO

QUESTÃO 01

a)     livro
b)    lágrima


QUESTÃO 02

a)     orelhas
b)    dentes


QUESTÃO 03

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

G

 

 

 

4

E

S

T

R

E

L

A

 

 

 

 

 

 

 

 

2

B

R

I

G

A

 

 

3

P

A

R

A

F

U

S

O

 

 

 

 

 

 

 

O

 

 

 



QUESTÃO 04

Ele foi separado em três partes para facilitar na hora de fazer.


QUESTÃO 05

Untar – passar a manteiga para não agarrar.
Desprender - soltar


QUESTÃO 06

a)     Esta propaganda atrai as crianças, pois elas gostam de doce. / ou / Ela atrai crianças porque gostam de doces e adultos porque gostam de fazer doces para agradar as crianças.

b)    A colher mostra que o leite condensado é usado para cozinhar.


QUESTÃO 07

(  X  ) as crianças vão adorar e comer todo o pudim feito com este leite condensado.


QUESTÃO 08

Pessoal. / Nesta questão você vai ficar atenta se os alunos compreenderam como se faz uma propaganda e vai observar a criatividade.




QUESTÃO 09

coração
balão
macarrão
feijão
sabão


QUESTÃO 10

a)

carro
caro
murro
muro
ferro
fera
carreta
careta

b) Algumas são escritas com r e outras com rr. Quando é comrr, pronunciamos forte e com r, o  som é   fraco.


QUESTÃO 11

a)     bombom – pente – bombinha – empada – dentadura – cachimbo – tempero – cinto – manta

b)    Usamos  ou m, antes de p e b, e ¢ ou n antes das outras letras.


QUESTÃO 12

O autor usou amarela para fazer rima com as outras palavras e deixar o texto mais divertido.


QUESTÃO 13

Pessoal. / Sugestão:

a)     A vaca Mimosa
é bela e formosa.

b)    A vaca laranja
se chama Ângela.

c)     A vaca levada
baba na privada.


QUESTÃO 14

a)    Ele usou esse título porque a história foi contada como uma operação de matemática.
b)    Pessoal. / Sugestão: Eu concordo com ele porque a matemática dessa forma é mais divertida do que com números.


QUESTÃO 15

a)    O primeiro quer dizer que quando um gato fica perto do vaso, o vaso se quebra.
O segundo quer dizer que quando o gato está perto do peixe, o gato o come, pois gato gosta de peixe.
O terceiro quer dizer que quando o gato está perto do sofá, rasga-o e apanha.

b)    Resposta pessoal. / Sugestão: Eu gostei mais do último, pois achei engraçado o gato correndo do chinelo.
QUESTÃO 16

a)    banheiro feminino
b)    banheiro masculino
c)    jogue o lixo no lixo
d)    restaurante
e)    faixa para pedestre
f)     não fume


QUESTÃO 17

Resposta pessoal. / Observar se os desenhos das placas mostram, com clareza, as regras feitas em grupo.


QUESTÃO 18

Resposta pessoal. / Você pode determinar um número de palavras ou um tempo. Deixe claro que devem ser palavras que existem.


QUESTÃO 19

Resposta pessoal. / Nesta atividade a professora deve discutir antes as características pessoais como alegre, divertido, calado... Depois desta discussão, deixe que cada um escreva como se vê.


QUESTÃO 20

Resposta pessoal. / Nesta atividade a professora deve ter o cuidado que alguém escreva somente fatos negativos do colega. Durante a proposta da atividade, deixe bem claro que outro também vai falar sobre ele. Procure ver as atividades durante a execução.


QUESTÃO 21

A autora usou as atividades e os nomes para fazer rima no poema.


QUESTÃO 22

Resposta pessoal. / Sugestão:

Roberta comia de boca aberta
Gabriela comia na panela
E João olhava e dizia:
“Puxa! Que falta de educação!”


QUESTÃO 23

Resposta pessoal. / Nesta atividade, a professora deve enfocar que nem sempre os poemas que têm rimas são os interessantes. Existem outras possibilidades. Não esqueça de ver a coerência como a que já existe: rato / gato; gato / cão...


QUESTÃO 24

Resposta pessoal. / Nessa atividade a professora vai observar a coerência e a ortografia das palavras.




QUESTÃO 25

a) (  X  ) Bidu
b) (  X  ) Franjinha


QUESTÃO 26

Ela está pensando em dar um banho no Franjinha porque quer deixá-lo livre das pulgas.


QUESTÃO 27

Elas estão mostrando aflição, nervoso, porque as pulgas estão incomodando.


QUESTÃO 28

Resposta pessoal. / A professora deve estar atenta à coerência entre a história original e o texto feito pelo aluno.


QUESTÃO 29

a)    Elas foram colocadas tremidas para mostrar que o Cebolinha estava tocando mal.
b)    O barulho quer mostrar que o Cascão estava construindo uma banca e usava martelo.


QUESTÃO 30

a)     
·         3
·         6
·         7

b)    Eu pude perceber pelas expressões que o Cebolinha fez.


QUESTÃO 31

(  X  ) Negócio rendoso

A professora pode pedir que o aluno explique porque escolheu este título.


QUESTÃO 32

a)    (  X  ) não gosta de água.
b)    Em todas elas o Cascão evita contato com a água.


QUESTÃO 33

a)     (  X  ) a garota embaixo do Cascão (Cascuda) está entediada.

b)    (  X  ) Cascão está apavorado.

c)     (  X  ) os garotos atrás estão surpresos.


QUESTÃO 34

Resposta pessoal. / A professora deve observar se o aluno escreveu de acordo com a proposta feita.
QUESTÃO 35

a)    Marcelo, Godofredo, Sr. João.
b)    Marcelo.
c)    A casa do cachorro.
d)    O menino não usava as palavras conhecidas pelo pai.


QUESTÃO 36

a)    Ele quis dizer que adulto não sabe entender as crianças.
b)    Ele tinha razão porque o pai não havia entendido nada que ele falou. / ou / Ele não tinha razão, pois ele usou uma linguagem desconhecida pelo pai.


QUESTÃO 37

a)    Papai, papai, queimou a casinha de Godofredo!
b)    Queimou tudo, papai, está uma fumaça danada!


QUESTÃO 38

Resposta pessoal. / Sugestão:
bola – redonda
mão – pegador
faca – cortador
tênis – pezeiro
cantar – canteira


QUESTÃO 39

Resposta pessoal. / Observe se o aluno usa as palavras coerentes com o seu significado.


QUESTÃO 40

Resposta pessoal. / Converse com seus alunos sobre a gravura, explore, escute as diversas opiniões e deixe que cada um faça a sua. Observe a coerência e aproveite para verificar o uso de parágrafo e travessão nos diálogos.