IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 7 de maio de 2016

Conheça os oito erros que mais reprovam motociclistas no exame.

A cada mês na cidade de São Paulo (SP) mais de 3.000 pessoas se submetem ao exame prático para conseguir a "carta de moto" -- a CNH na categoria A.


Três em cada dez alunos cometem alguma falha, que não escapam aos olhos dos examinadores do Detran: de setembro de 2015 a fevereiro de 2016, foram aplicados 18.824 exames na cidade e 6.278 candidatos foram reprovados.


Segundo o diretor de Habilitação do Detran-SP, Maxwell Borges Vieira, a função do exame prático é averiguar se o aluno é capaz de dominar a moto.


Ter bom desempenho na prova será fruto da dedicação durante todo o processo de habilitação, quando recebe informações sobre teoria e prática com a motocicleta. Durante o percurso, o candidato deve mostrar equilíbrio, capacidade de manobra, uso adequado de sinalização e reflexo rápido diante de obstáculos.


As falhas que reprovam
Muitos alunos são reprovados por pequenos deslizes. Os mais comuns são:
1. Iniciar a prova sem estar com o capacete devidamente ajustado ou afivelado à cabeça;
2. Deixar a viseira levantada ou não usar óculos de proteção;
3. Avançar sobre o meio-fio ou a indicação de parada obrigatória;
4. Abalroar um ou mais cones de balizamento;
5. Colocar o(s) pé(s) no chão com a moto em movimento;
6. Não manter equilíbrio na "prancha", saindo lateralmente dela;
7. Errar o percurso ou não completar o "8" de maneira correta;
8. Cair da motocicleta durante a prova ou provocar acidente durante a realização do exame, como bater em outra moto.




Perder o equilíbrio na faixa, conhecida como prancha, também encerra exame


Calma e segurança
Muitas vezes o aluno faz os exercícios com facilidade durante as aulas com o instrutor. No dia do exame, porém, fica nervoso e acaba reprovado.
Segundo Raquel Almqvist, doutora em Psicologia do Trânsito da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), é possível evitar esse problema tomando alguns cuidados básicos.
Entre eles controlar a ansiedade e marcar a data do exame somente ao se sentir seguro.
"Faça o exame como se fosse mais uma aula e veja o examinador como o seu instrutor", indica a psicóloga do trânsito, que recomenda ao candidato pensar como se estivesse demonstrando o que fez na última aula -- e não sendo avaliado.
Outra dica interessante é não falar com outros candidatos antes de entrar na prova. "Feche os olhos e ouvidos para a ansiedade dos outros candidatos. Não são concorrentes, mas podem te prejudicar ao aumentar sua ansiedade", reforça a especialista.
Vale ainda ter seu próprio capacete e conhecer o local da prova alguns dias antes. Desta forma, o candidato fica mais familiarizado com o ambiente e mais seguro no momento do exame.
Se alimentar de forma correta e manter a hidratação são fatores importantes que também contribuem para estar bem-disposto e seguro para dominar a moto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário