IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 29 de maio de 2016

REGIÃO SUL -- GEOGRAFIA DO BRASIL --- A região Sul do Brasil é a menor das regiões brasileiras, mas a terceira mais povoada e com uma grande quantidade de habitantes por área.

REGIÃO SUL -- GEOGRAFIA DO BRASIL --- A região Sul do Brasil é a menor das regiões brasileiras, mas a terceira mais povoada e com uma grande quantidade de habitantes por área.

A região Sul representa uma das cinco regiões brasileiras estabelecidas pela regionalização do país organizada pela Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE. É a menor entre as regiões brasileiras, com uma área de 576.409 km² e apenas três estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A população da região Sul, segundo estimativas do IBGE para o ano de 2013, é de 28.795.762 habitantes, o que totaliza uma densidade demográfica de quase 50 habitantes para cada quilômetro quadrado. Assim, mesmo sendo a menor região em área territorial, é a terceira maior do país em número de habitantes e a segunda em densidade populacional, atrás somente da região Sudeste.

Na campo da economia, a região Sul caracteriza-se pela grande atividade em várias áreas: no setor primário, sobretudo na agricultura, responde por mais da metade da produção de grãos do Brasil; no setor secundário, predomina a indústria têxtil e de automóveis; já o setor terciário responde pela maior parte da geração de renda e emprego na região.

O relevo da região Sul é quase que totalmente constituído por planaltos e depressões, além de uma pequena área correspondente à Planície da Lagoa dos Patos, no extremo sul. Os planaltos Sul-Rio-Grandense, da Bacia do Paraná e do Atlântico ocupam uma vasta área e, entre eles, posiciona-se a depressão interplanáltica da Borda Leste da Bacia do Paraná.

Conhecida por ser a região mais fria do país graças aos efeitos da latitude (a região posiciona-se abaixo do Trópico de Capricórnio), o clima predominante é o subtropical, exceto no norte do Paraná, onde o clima é o tropical. As estações são bem definidas e as chuvas atingem todo o território de forma bem distribuída ao longo do ano, exceto nas faixas mais ao norte da região, onde as chuvas concentram-se no verão.

As limitações em termos de tamanho de área territorial não impedem a diversidade sobre os tipos de vegetação no sul do Brasil. A região conta com as Araucárias e o Pampa, além de alguns resquícios da Mata Atlântica. É na Mata de Araucária, que já foi quase toda devastada, que se encontram algumas árvores típicas da região, como o pinheiro-do-paraná e a erva-mate. A vegetação litorânea conta com a presença de mangues e áreas de restinga.

Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia
http://brasilescola.uol.com.br/brasil/regiao-sul.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário