IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

quinta-feira, 9 de junho de 2016

Clima e Tipos Climáticos: Saiba quais são os tipos de climas do Brasil e do Mundo. Descubra os climas do brasil e os tipos de climas do mundo.

Tipos de Climas
O clima é o padrão de comportamento da atmosfera, formado por um conjunto de elementos naturais, tais como a umidade, os ventos, as temperaturas, a radiação solar, as chuvas e muitos outros. Assim, a combinação desses elementos constitui a forma com que a dinâmica da paisagem se condiciona pela atuação das variações atmosféricas em um dado período.
Para entender o funcionamento do clima e os principais tipos climáticos é preciso ter, primeiramente, a clareza com relação à diferença entre tempo e clima.
O tempo, tratado no sentido meteorológico, diz respeito às condições momentâneas da atmosfera, de forma a se modificar com uma relativa frequência. Assim, quando falamos que choveu essa tarde ou que, ao longo do mês, houve uma severa estiagem, estamos falando das características meteorológicas e, portanto, do tempo de uma região. Na TV, um meteorologista não costuma apontar as características do clima, mas sim as variações do tempo nas diferentes localidades do país.
O clima, por outro lado, é tratado no sentido climatológico e corresponde ao conjunto de variações do tempo de um determinado lugar, se referindo a algo mais ou menos fixo ou com um maior período de transição. Em algumas definições, considera-se que o clima se manifesta em um conjunto de variações de, pelo menos, 12 anos, mas isso não é necessariamente uma regra. Assim, quando falamos que, no mês de novembro, sempre chove em uma região ou que, as temperaturas do século XX aumentaram 1ºC em média, estamos falando de condições climáticas.
Desse modo, a climatologia é a ciência que estuda o clima atmosférico, o que geralmente é realizado a partir de dados meteorológicos coletados durante um longo período, preocupando-se tanto com a caracterização climática quanto com as transformações da atmosfera, o que inclui fenômenos como oAquecimento Global, glaciações e outros. Já a meteorologia é a ciência que estuda o tempo e preocupa-se, em maior parte, em realizar previsões a curto e médio prazo e entender a influência dos fenômenos climáticos sobre o tempo meteorológico.

PRINCIPAIS TIPOS CLIMÁTICOS DA TERRA

Os estudos sobre o clima permitiram a compreensão e a caracterização dos diversos tipos climáticos que recobrem a superfície terrestre. A seguir, conheceremos as características básicas dos principais tipos, sem considerar, portanto, os subtipos e os microclimas específicos.
  • Clima Equatorial

Clima Equatorial
Clima Equatorial
clima equatorial se manifesta em regiões localizadas próximo à Linha do Equador, onde a radiação solar é mais intensa ao longo do ano. As médias pluviométricas são muito altas, geralmente superiores 2000mm por ano, com temperaturas médias anuais de 25ºC e baixa amplitude térmica. Por conta da atuação das massas de ar e do ar quente nessa região, além das chuvas intensas, formam-se grandes florestas que ajudam na manutenção do equilíbrio climático, a exemplo da floresta Amazônica na América do Sul e da floresta do Congo na África.
  • Clima Tropical

Clima Tropical
Clima Tropical
clima tropical, como o nome sugere, manifesta-se em áreas tropicais, ou seja, que se localizam nas proximidades dos trópicos de Capricórnio e de Câncer, caracterizadas pelo domínio de massas de ar quentes e secas nas áreas continentais e quentes e úmidas nas áreas litorâneas e oceânicas. Nesse clima, temos um verão quente e chuvoso e um inverno frio e seco, com médias pluviométricas que variam entre 1000 e 2000 mm e temperaturas com médias de 20ºC anuais.
  • Clima Temperado

Clima Temperado
Clima Temperado
Esse tipo climático se manifesta em regiões localizadas entre os trópicos e os círculos polares, com médias latitudes. Tratam-se das áreas do planeta que mais apresentam as definições expressas das quatro estações do ano e suas características, com médias térmicas anuais que variam de 9ºC a 16ºC. Nas áreas litorâneas e oceânicas, o regime de chuva é regular, ou seja, bem distribuído ao longo do ano e umidade elevada, embora o frio seja menos intenso. Já nas áreas continentais, a exemplo da Europa e da América do Norte, atuam massas de ar temperadas e polares, com um inverno mais frio e um verão quente e chuvoso.
  • Clima Polar

Clima Polar
Clima Polar
É o tipo de clima que se manifesta nas regiões polares da Terra, ou seja, ao norte do Círculo Polar Ártico e ao sul do Círculo Polar Antártico, envolvendo também as regiões de entorno. É marcado pelo intenso frio e pela predominância das massas de ar polares, com destaque para áreas localizadas na Antártida e na Groenlândia. Nas áreas polares, o sol não aparece durante 186 dias ao longo do ano, o que contribui para a formação de grandes geleiras que eventualmente derretem durante o verão.
  • Clima frio de Montanha ou de Altitude

Clima frio de Montanha ou de Altitude
Clima frio de Montanha ou de Altitude – Autor: Ben Tubby
De modo similar ao clima polar, esse tipo climático apresenta baixíssimas temperaturas durante todo ano, manifestando-se em áreas de grandes montanhas e atitudes elevadas, geralmente superiores aos 3500 metros acima do nível do mar. Em algumas áreas, as médias térmicas anuais ficam em 0ºC ou menos, com um rigoroso regime de precipitação quase sempre manifesto em forma de neve, com cerca de 1500 mm por ano.
  • Clima desértico

Clima desértico
Clima desértico
É o clima característico dos grandes desertos quentes que recobrem a superfície terrestre, a maioria deles localizados em áreas tropicais e subtropicais. Costumam apresentar temperaturas elevadas ao longo de todo o ano, com máximas que atingem os 45ºC. No entanto, a amplitude térmica é muito acentuada, pois durante a noite o frio é intenso devido ao fato de a areia absorver rapidamente as temperaturas, esfriando o ambiente, o que é facilitado pela ausência de umidade.
Em alguns desertos, chega a fazer 0ºC durante algumas horas da madrugada. As chuvas são raras e não ultrapassam os 200 mm por ano. Geralmente, algum fator climático, como as massas de ar e as formas de relevo, está entre as causas responsáveis pela formação dos grandes desertos da Terra.
  • Clima Semiárido

Clima Semiárido
Clima Semiárido – Autor: Allan Patrick
clima semiárido é o tipo climático caracterizado pelas elevadas temperaturas, com médias anuais iguais ou superiores a 27ºC e chuvas escassas, com 770 mm por ano. O regime pluviométrico, além de ser muito baixo, é mal distribuído ao longo do ano, ou seja, ocorre durante apenas alguns poucos meses. No Brasil, o semiárido abrange a região conhecida como “Polígono das Secas”, que situa-se em uma parte da região nordeste do país e no norte de Minas Gerais. Há evidências desse tipo climático também em praticamente todos os continentes terrestres.
Por Rodolfo F. Alves Pena
Mestre em Geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário