IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 25 de junho de 2016

Tipos de pisada! Qual é a sua?

Você já ouviu falar dos tipos de pisadas? Você sabia que existem vários tipos de pisadas? Você sabe qual é a sua pisada? Neste artigo vamos falar tudo sobre os tipos de pisadas.
A maneira como cada pessoa pisa é determinada por diversas características anatômicas dela. Um dos fatores que mais influencia no tipo de pisada é o tipo do pé. Os ortopedistas classificam os pés como: Pé normal, pé plano ou pé cavo.

Quais as características dos tipos de pé?

Este é o tipo mais comum, no pé normal o peso do corpo é distribuído de forma bem uniforme. Já nó pé plano, mais conhecido como pé chato, o solado toca o chão quase que por inteiro, possuindo um formato bem reto. Por último vem o pé cavo, este é aquele que apresenta um arco bem acentuado, neste caso a planta do pé quase não toca o chão.

Os tipos de joelhos também influenciam

O joelho valgo é aquele que apresenta aproximação das articulações do joelho e um leve afastamento dos pés, dando a impressão de pernas tortas para dentro. O outro é o joelho varo, neste existe um afastamento das articulações dos joelhos, dando a uma impressão de pernas tortas para fora em formato de arcos.
Não é só o tipo de pé ou de joelho que define a sua pisada, diversos outros fatores como, por exemplo, o ângulo formado pelo quadril, a flexibilidade de articulações do tornozelo e equilíbrio da musculatura podem influenciar diretamente no tipo de pisada daquela pessoa.

Quais são os tipos de pisadas?

As pisadas são classificadas de três formas: a pisada neutra, a pisada pronada e a pisada supinada. Na sequencia de nosso artigo vamos falar detalhadamente de todas elas e lhe ajudar a identificá-las.
O que defini o seu tipo de pisada?
Como descobrir o seu tipo de pisada?

Características da pisada neutra

A pisada neutra é caracterizada por impulsionar a passada utilizando toda a parte frontal do pé. Este impulso é iniciado com a parte externa do calcanhar, depois acontece uma leve rotação do pé para dentro, acontecendo o contato com o solo com lado externo do calcanhar e finalizando com uma rotação moderada para dentro, terminando o passo no centro da planta do pé.
Aproximadamente 45% da população mundial têm essa pisada. As pessoas que tem pisada neutra são as que têm menos restrições na hora de comprar um tênis, uma vez que o mesmo não precisa realizar compensações e correções.

Características da pisada pronada

A Pisada pronada inicia com o lado esquerdo do calcanhar e é finalizada nas regiões próximas ao dedão. Nesta pisada quando a parte externa do calcanhar toca no chão, há uma rotação excessiva do pé para dentro e finalizando o passo perto das pontas dos dedos.
Aproximadamente 50% da população mundial têm essa pisada, sendo bem comum entre as mulheres, uma vez que a mesma serve preparação pra a gravidez. As pessoas que tem essa pisada devem optar por tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve.

Características da pisada supinada

A pisada supinada é aquela que utiliza a parte externa do pé, principalmente a região do dedo mínimo para impulsioná-la. Nela o início acontece no calcanhar e o contato do pé com o solo é mantido no lado externo até que a passada termine na base do dedinho.
A pisada supinada é bem rara, aproximadamente 5% apenas da população tem esse tipo de pisada, sendo bem comum nas pessoas com o pé cavo. As pessoas que tem essa pisada devem optar por tênis com amortecimento e controle de estabilidade leve.

Como descobrir o seu tipo de pisada?

A melhor mais indicada é sem dúvidas procurar um médico ortopedista, preferencialmente algum especializado em tornozelo e pé. Se nenhum tipo de patologia for diagnosticado, há uma necessidade de realizar testes com um fisioterapeuta especializado em analisar a marcha.
Cientificamente falando, a forma mais precisa de se examinar o tipo da pisada é através de uma avaliação biomecânica. Mas este tipo de análise seria inviável para 99% das pessoas, uma vez que a mesma acontece em um laboratório e conta com câmeras bi ou tri-dimensionais, além de contar com marcadores refletivos em posições específicas.
A forma mais popular de determinar a sua pisada é através do desgaste do solado de seu tênis. As pequenas diferenças de desgastes são suficientes para dizer o seu tipo de pisada.
  • Pisada neutra – Quando há um desgaste uniforme do solado de ambos os tênis
  • Pisada pronada – Quando há um desgaste da parte interna de ambos os tênis
  • Pisada supinada – Quando há um desgaste da parte externa de ambos os tênis
Se você já jogou seu tênis velho fora e não quer esperar o novo gastar para conhecer o seu tipo de pisada, trouxemos outra dica caseira para te ajudar a descobrir qual é a sua pisada.
Você deve molhar a sola do seu pé e caminhar sobre uma folha de papel ou jornal. A marca das pisadas pode ser comparada e você finalmente saberá se a sua pisada é normal, pronada ou supinada.
Se a sua pisada for normal, a tendência é que as áreas molhadas no papel sejam mais uniformes. Se for pisada pronada, a tendência é que quase toda a área fique molhada, caracterizando um pé plano. Já na pisada supinada, apenas o calcanhar e a da ponta do pé irão molhar, caracterizando um pé cavo.
http://www.saudemelhor.com/valgo-dinamico-do-joelho-avaliacao-e-exercicios/

Nenhum comentário:

Postar um comentário