IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

domingo, 25 de setembro de 2016

Rabanete, conhecendo essa raiz.

Rabanete (Raphanus sativus) é uma planta da família das Brassicaceae, originária da região
mediterrânea. A sua raiz apresenta-se como um bulbo 

comestível de cor vermelha e sabor picante.

Devendo ser consumido cru, em saladas, o rabanete tem a capacidade de limpar os dentes e desenvolver os músculos mastigadores das crianças. Ele também é um bom expectorante natural e estimulante da digestão.

A raiz tuberosa apresenta grande variação de tamanho e de forma, podendo ser redonda, oval ou alongada. A casca é de cor branca, vermelha, ou vermelha e branca, enquanto a polpa é sempre branca. Em geral, as raízes são vendidas em maços, de cerca de 800g. As folhas devem estar com aspecto de produto fresco, com cor verde brilhante. As raízes devem ter a casca com cor uniforme, ser firmes e lisas, sem pontos escuros ou rachaduras.

O rabanete é uma excelente alternativa para diversificar a dieta. O uso mais comum é na forma crua, em saladas. Devido à sua cor e formato, ajuda a decorar a salada quando cortado em rodelas e servido com tomate, aipo e pepino, estimulando assim o consumo de outras hortaliças. Quando grandes, podem ser consumidos cozidos ou com picles. Quando cozidos, o sabor é menos picante. Os rabanetes podem também ser preparados na forma de petiscos, uma alternativa mais saudável do que os pratos ricos em caloriasgeralmente utilizados. Combine-os com recheios e molhos de sua preferência. O rabanete não precisa ser descascado para ser consumido.

Cada 100 gramas de rabanete (Raphanus sativus) contêm:

Calorias – 16kcal
Proteínas – 1g
Gorduras – 0,1g
Vitamina A – 300 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) – 30 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) – 35 mcg
Vitamina B5 (Niacina) – 0,15 mg
Vitamina C (Ácido ascórbico) – 30 mg
Potássio – 290 mg
Cálcio – 140 mg
Enxofre – 70 mg
Fósforo – 65 mg
Sódio – 30 mg
Cloro – 20 mg
Magnésio – 10 mg
Ferro – 2 mg
Silício – 1 mg


Benefícios do Rabanete:

Desde os tempos antigos, os chineses acreditam que comer rabanete e outros grupos vegetais, como repolho, couve-flor, pode beneficiar nossa saúde em geral.
Rabanete é contém poucas calorias nos vegetais de raiz. Raiz fresca fornece apenas 16 calorias por 100 g, no entanto,. Eles são uma boa fonte de antioxidantes, eletrólitos, minerais, vitaminas e fibras alimentares.
Rabanete, como outras crucíferas e Brássicas família, contém isotiocianato composto anti-oxidante chamado sulforafano . Estudos sugerem que o sulforafano provou papel contra a próstata, da mama, do cólon e os cancros do ovário, em virtude da sua inibição do crescimento das células do cancro, e efeitos citotóxicos em células cancerosas.
Raízes frescas de rabanete são ricas em vitamina C; fornecer cerca de 15 mg ou 25% do DRI de vitamina C por 100 g. A vitamina C é um potente solúvel em água anti-oxidante requerido pelo corpo para a síntese de colagénio. A vitamina C ajuda o corpo a eliminar os radicais livres prejudiciais, prevenção de câncer, inflamação e ajudam a aumentar a imunidade.
Além disso, eles contêm níveis adequados de folatos, vitamina B-6, riboflavina, tiamina, e minerais, tais como ferro, magnésio, cobre e cálcio.
Além disso, rabanetes contêm muitos fitoquímicos como indóis que são agentes e zea-xanthin, luteína e beta-caroteno, que são antioxidantes flavonóides desintoxicantes. Sua força antioxidante total, medido em termos de capacidade de absorção de oxigênio radical ( valor ORAC ), é 1,736 mol TE/100 g.


Fontes bibliográficas:
http://formasaudavel.com.br/rabanete/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Rabanete

Nenhum comentário:

Postar um comentário