IMPOSTÔMETRO:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

terça-feira, 5 de julho de 2016

Classificação do Brasileirão 2016 - Série A




















http://www.tabeladobrasileirao.net/2016/serie-a/classificacao/

TODA CRIANÇA DO MUNDO MORA NO MEU CORAÇÃO

TODA CRIANÇA DO MUNDO MORA NO MEU CORAÇÃO
Muita poesia com RUTH  ROCHA
Foto

 

 

 

 

 




 

 

 

 

 

FONTE:http://www.ecolorir.com/toda-criana-do-mundo-mora-no-meu-corao.html

SUBSTANTIVOS , ADJETIVOS...

SUBSTANTIVOS , ADJETIVOS...
Atividades com personagens da novela Carrossel




DITONGO,TRITONGO,HIATO,DÍGRAFO E PRONOME






SUBSTANTIVOS,ADJETIVOS,PRONOMES,TIPOS DE FRASES E VERBOS











O MENINO MARROM - ZIRALDO

O MENINO  MARROM - ZIRALDO

Basta usar a criatividade e trabalhar de maneira interdisciplinar



Pelo tipo de coisa que aconteceu aquele dia na escola, eles já estavam no primeiro grau. Sem dúvida: estavam. Foi uma tarde, os dois brincavam com suas cores, quando o menino marrom misturou todas as tintas que tinha na caixinha de aquarela, todas as cores do arco-íris.
E aí, sabe o resultado que deu? A mistura das cores todas deu um marrom. Um marrom forte como o do chocolate puro. O menino marrom olhou para aquela cor que ele tinha inventado e falou: “Olha aí, é a minha cor!”

Os olhinhos do menino cor-de-rosa brilharam como eles brilhavam diante de suas descobertas. E ele disse: “Sua cor é a soma de todas as cores!”
O menino marrom ficou todo feliz. Criou sua cor e achou que era bom.
Justo no dia seguinte, na escola, a tia levou toda a turma para o laboratório do colégio para dar algumas explicações sobre cores. Quando os dois souberam que assunto era cor, ficaram, muito excitados. É que eles iam revelar aos coleguinhas sua grande descoberta.

“Eu chego e conto?” perguntou o menino cor-de-rosa.

“Não” disse o menino marrom.

“Deixa a professora falar primeiro, depois nós damos o nosso show.”

Eles estavam convencidos de que iriam brilhar na visita ao laboratório da escola. E, enquanto todo mundo ria, falava, mexia nas cores, acendia luzes, desligava projetores, eles estavam caladinhos num canto num canto para fazer a grande revelação na hora exata.

Aí, chegou a hora. A professora resolveu mostrar para eles o Disco de Newton. Todo mundo conhece o Disco de Newton, não é verdade? Todo mundo já foi ao laboratório da escola, certo? Ou sua escola não tem laboratório.
Bem, essa é uma outra história e é o Ministério da Educação que tem que resolver. Deixa a gente contar a nossa, que felizmente tem um laboratório instalado na escola. E ali tinha o Disco de Newton.

O Disco de Newton é o seguinte: um pequeno círculo de metal, plano como um disco comum, dividido em raios (como uma roda de bicicleta). São sete espaços entre os raios, cada espaço com uma das cores do arco-íris. O disco gira em pé, como uma pequena roda-gigante, tocado por uma manivela. Você toca a manivela bem depressa, o disco vai girando, girando e aí, o que acontece com as sete cores? O quê?
Isto é o que os meninos iam descobrir naquela manhã, na escola. A professora mostrou o disco para eles – tinha uns meninos pequenininhos, tão agitadinhos que nem estavam ligando para aquela história – e perguntou: “Se eu misturar todas essas cores, o que é que elas viram?”

O menino marrom gritou, rápido: “Viram marrom!” E olhou orgulhoso para os outros. Só que ele esperava aplausos e levou o maior susto. A professora disse: “Não.” E continuou: “Vejam: eu vou rodar este disco bem depressa e vou misturar todas as cores nesta rodada. Prestem atenção, fiquem de olho no disco.”
E todos prestaram atenção. O disco foi girando, girando, e de repente, ficou todo branco. E a professora explicou: “Viram? O branco não é uma cor. O branco é a soma de todas as cores em movimento.”
“Com esta eu não contava” falou o menino marrom.
“Nem eu” falou o menino cor-de-rosa.

Os dois voltaram para casa calados, com a cabecinha fervendo.
A coisa tinha ficado desse jeito: se misturar todas as cores e elas não girarem, elas ficam marrom. Se misturar todas cores – em parte iguais _ e botá-las para rodas, elas viram o branco.

Estava tudo assim, quando, de repente, o menino marrom falou para o menino cor-de-rosa: “Quer dizer que eu sou todas as cores paradas e você é todas as cores em movimento?”
O menino cor-de-rosa pensou um pouco e respondeu: “Só um detalhe: eu não sou branco!”
Pronto. Agora, é que as coisas complicaram de vez...





OBSERVANDO  DETALHES


1-DESCREVA  CADA PARTE DOS PERSONAGENS
a) pele_______________________________
b)olhos_______________________________
c)cabelos_____________________________

2- O objetivo desse texto é:
(   ) narrar uma história sobre o menino marrom.
(   ) descrever as características do menino marrom.
(   ) apresentar um poema a respeito do menino marrom.

3- Justifique sua resposta com alguma passagem do texto.

4- Qual o tema principal desse texto?

5- Disco de Newton é um dispositivo utilizado em demonstrações de composição de cores. Recebeu esse nome pelo fato do físico e matemático inglês Sir Isaac Newton ter descoberto que a luz branca do Sol ser composta pelas cores do arco-íris.
Ao entrar em movimento, cada cor do disco de Newton se sobrepõe em nossa retina, dando a sensação de mistura.



Isaac Newton foi quem descobriu o espectro visível. Utilizando-se de um prisma triangular, atravessou sobre ele um feixe de luz branca, tendo como resultado todas estas sete cores. Seguindo este mesmo raciocínio, concluiu que a luz do Sol, quando atravessa gotículas de água, resulta em um fenômeno denominado arco-íris. 

COMO  FAZER:
Materiais: - cartolina branca - lápis de cor - compasso - lápis preto - régua - borracha
Estratégias:
1. Deve-se realizar um círculo com aproximadamente 15 cm de diâmetro.
2. Dividir o círculo em sete partes iguais.
3. Pintar utilizando as cores: verde, amarelo, vermelho, violeta, verde-água, roxo, laranja e azul-marinho.
4. Realizar um furo no centro do círculo e acrescentar um lápis, com o intuito de girá-lo velozmente, observando assim o aparecimento da cor branca.


POVOS NO BRASIL

As três raças básicas formadoras da população brasileira são o negro, o europeu e o índio, em graus muito variáveis de mestiçagem e pureza. É difícil afirmar até que ponto cada elemento étnico era ou não previamente mestiçado.
A miscigenação no Brasil deu origem a três tipos fundamentais de mestiço:

Cabloco = branco + índio
Mulato = negro + branco
Cafuzo = índio + negro

OUTROS GRUPOS

Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses, que representam mais de oitenta por cento do total. Até o fim do século XX, os portugueses aparecem como grupo dominante, com mais de trinta por cento, o que é natural, dada sua afinidade com a população brasileira. São os italianos, em seguida, o grupo que tem maior participação no processo migratório, com quase trinta por cento do total, concentrados sobretudo no estado de São Paulo, onde se encontra a maior colônia italiana do país. Seguem-se os espanhóis, com mais de dez por cento, os alemães, com mais de cinco, e os japoneses, com quase cinco por cento do total de imigrantes.

http://gutarocha.blogspot.com.br/

LENDA AFRICANA -- Por que a galinha-d'angola tem pintas brancas?

LENDA  AFRICANA -- 
Por que a galinha-d'angola tem pintas brancas?


http://2.bp.blogspot.com/_5DKUv2cWZL8/SZGBeHJinTI/AAAAAAAACxo/L3ABA4Te1uU/s400/fab+002.jpg

Os mais antigos contam que esta história aconteceu durante uma das piores secas ocorridas nas savanas ao Sul da África. 

O sol, inclemente, castigava todos os seres vivos: plantas e animais. 

Logo os rios e lagos secaram, aumentando o sofrimento. O calor abria fendas no solo e levantava uma espessa poeira que borrava de cinza o céu borrado de azul. 

Os habitantes dos vilarejos, desnorteados, fugiram para as montanhas, rogando por chuvas, mas não havia prece que desse jeito na calamidade. 

Um dia, porém, uma mancha escura despontou no horizonte. Todos ficaram excitados. Sinal de que as chuvas estavam se aproximando. 

Só que um elefante, desengonçado, atrapalhou tudo. Afugentando a nuvem. 

A galinha-d'angola que, naquela época, além de uma crista avermelhada no alto da cabeça, tinha as penas inteiramente pretas, não se conteve. Indignada com a atitude do paquiderme, correu horas e horas atrás da nuvem, suplicando para que ela retornasse, sem se importar com os espinhos que iam rasgando-lhe as pernas desnudas. 

- Por favor, Senhora, volte. Por favor, Senhora, volte – repetia sem cessar, enquanto o sangue escorria por suas feridas. 

A Dona das Águas, finalmente, parou e disse: 

- Por causa de sua perseverança, da sua dor e da sua preocupação com o destino de todas as outras criaturas, eu regressarei. Graças aos meus poderes, interromperei a seca. 

- Obrigada - agradeceu a ofegante corredora. 

- E, como você se dirigiu a mim de um modo tão respeitoso, receberá de presente o brilho das gotas da chuva, que cairão sobre o seu corpo. Assim, será uma das aves mais bonitas da terra. 

Não demorou muito para desabar um temporal, em meio a raios e trovões. A galinha,d'angola, toda molhada, ganhou como ornamento os pingos que foram resvalando em suas penas, transformando,a, como fora prometido, em uma das aves mais lindas de toda a África. 

Devido à canseira da galinha-d'angola, suas descendentes ciscam por vários cantos do planeta, agitando a penugem de cor negra, como a pele da maioria dos povos de seu extenso continente. Enquanto exibem as penas salpicadas de pintas brancas} as galinhas-d'angola cacarejam como se estivessem expressando, até hoje, o esforço empreendido por sua ancestral: 

_ Tô fraca, tô fraca, tô fraca, tõ fraca! 


( Outros contos africanos para crianças brasileira – Rogério AndradeBarbosa)

Interpretação  do texto:

1- Gostaram da história? Essa galinha é mesmo uma das aves mais bonitas?

2- Angola é o nome de um país da África, então, essas aves são naturais de lá. A língua que se fala nesse país é, também o português. Verifiquem no mapa-mundi, onde angola está localizada.

http://3.bp.blogspot.com/_Bl6ho6gCerE/TAUBB4Is8qI/AAAAAAAAAAM/eSuWWDtrtxk/s1600/mapa_mundi_1_jun.jpg 

3- se vocês fossem a Dona das Águas, como teriam presenteado a galinha pelo esforço que fez para acabar com a seca?

4- Quando as galinhas-d"angola cantam, parece que dizem o quê?

5- Que  outra(s) ave(s) que vocês conhecem parecem dizer palavras da nossa língua?

6-  Nessa história, os fatos acontecem em dois momentos bem diferentes: em tempo de seca e no momento de chuva.Complete as colunas, como eram os elementos antes e depois da chuva.

Elementos                        Época da seca                            Com a chuva  

 Rios                            ____________________                  _____________________
Sol                               Muito forte                                  _____________________
Chão                            ____________________                  _____________________
Ar                                ____________________                  _____________________
Pessoas                         ____________________                  _____________________
Galinha                         ____________________                  _____________________

7- O que fez com que a Dona das Águas atendesse o pedido da galinha-d"angola?

8- O canto apresenta uma explicação mágica para a plumagem das galinhas-d'angola. Como é explicado o fato delas terem pintas brancas?

9- Vinícius de Moraes, um  poeta brasileiro, escreveu um poema sobre a galinha-d"angola.

 A Galinha d' Angola
Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
Não anda ultimamente
Regulando da bola
Ela vende confusão
E compra briga
Gosta muito de fofoca
E adora intriga
Fala tanto
Que parece que engoliu uma matraca
E vive reclamando
Que está fraca
Tou fraca! Tou fraca!
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!
Coitada, coitadinha
Da galinha-d'Angola
Não anda ultimamente
Regulando da bola
Come tanto
Até ter dor de barriga
Ela é uma bagunceira
De uma figa
Quando choca, cocoroca
Come milho e come caca
E vive reclamando
Que está fraca
Tou fraca! Tou fraca! Tou fraca!

10- Tanto o conto como o poema são textos literários, ou seja, neles não há compromissos com a veracidade dos fatos. Então, a finalidade deles é:
(   ) informar          (   ) entreter e emocionar        (   ) opinar

11- Os textos literários, em sua maioria, são publicados em:
(   ) enciclopédias       (   ) gibis       (   ) livros

Novo Fusion 2017 chega ao Brasil: preço R$ 114.400 reais

Novo Fusion 2017 chega ao Brasil: preço R$ 114.400 reais

A Ford do Brasil lança oficialmente no mercado nacional o Novo Fusion 2017 - veículo que recebeu atutalizações leves no visual, e aperfeiçoamentos mecânicos.


Novo Fusion 2017


O motor 2.0 EcoBoost ganhou 14 cv e agora oferece 248 cv. Nos EUA foi lançada também uma versão Sport com motor V6 2.7 de 329 cv e 48,4 kgfm de torque, mas esse propulsor não está confirmado para o Brasil.


Novo Fusion 2017


Em termos estéticos, há novidade na dianteira, que recebeu grade com formato em colmeia e para-choque redesenhado com nova entrada de ar, entre os faróis auxiliares. 


Novo Fusion 2017


Na traseira as lanternas mantém o formato, mas recebem um filete cromado "ligando" as duas peças, alem de novos elementos de iluminação interna.


Novo Fusion 2017


O Fusion 2017 será vendido em traz oito versões: entrada, como motor 2.5 flexível de 175 cv e câmbio automático de seis marchas, com preço de R$ 114.400. Já o topo de gama é o Titanium Hybrid Plus, precificado em R$ 149.900 reais, com motor a combustão e elétrico, com potência total de 190 cv, e câmbio CVT.


Novo Fusion 2017


Há também verões intermediárias: Titanium 2.0 Ecoboost, com 248 cv e câmbio automático de seis marchas. 


Entre os itens de série, temos freios regenerativos, alerta de colisão frontal, sistema de estacionamento automático, controlador de velocidade adaptativo, sistema de monitoramento de ponto cego, sensores de chuva e de obstáculos na frente e atrás e teto solar, entre outros.
http://www.car.blog.br/2016/07/novo-fusion-2017-chega-ao-brasil-preco.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+automotivas+%28Car.Blog.BR+%29

Nissan Kicks: detalhes internos e recusos de tecnologia

Nissan Kicks: detalhes internos e recusos de tecnologia

Nissan do Brasil lançará o seu novo crossover Nissan Kicks em agosto, sendo que com a proximidade do evento, começa a liberar mais detalhes sobre suas características.


Nissan Kicks 2017


O Nissan Kicks virá com um display dolorido de 7 polegadas em TFT (Thin Film Transfer, em inglês), com duas opões de mostradores 100% configuráveis. Além disso, o painel digital de instrumentos oferece 12 funcionalidades, entre elas, sistema de navegação por GPS, conta-giros digital, histórico de consumo de combustível, tacômetro, controle de chassi, computador de bordo, controle de áudio, bússola, auxílio à condução e computador de condução. Os recursos estarão disponíveis em português, inglês e espanhol.


Novo Nissan Kicks - interior


O modelo trará também a tecnologia Turn by Turn. Trata-se da disposição das informações de direções do GPS presentes no painel de instrumentos, bem à frente dos olhos do condutor.


Novo Nissan Kicks - interior


Com esta funcionalidade, o motorista não tem necessidade de desviar o olhar para o display do sistema multimídias no centro do painel, não desviando, assim, a atenção.


Novo Nissan Kicks - interior

Há também recursos como o conta-giros digital e o GPS integrado ao painel de instrumentos. 


Novo Nissan Kicks - interior


Todos os recursos podem ser comandados pelos comandos multifuncionais do volante, ou por meio de comandos à mão dos motoristas.
http://www.car.blog.br/2016/07/nissan-kicks-detalhes-internos-e.html