IMPOSTÔMETRO:

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

segunda-feira, 29 de agosto de 2016

WhatsApp começa a compartilhar dados com Facebook; entenda o que muda...

O WhatsApp anunciou nesta quinta-feira (25) uma mudança na forma como lida com os dados dos usuários, com o objetivo de compartilhar informações com o Facebook. A rede social é dona do mensageiro, considerado o aplicativo mais popular do Brasil. A mudança tem relação com uma atualização nos termos de serviço do WhatsApp, aquele conjunto de regras jurídicas com as quais todo internauta concorda ao instalar o programa.




De acordo com o WhatsApp, essa é a primeira vez que os termos de uso e privacidade são alterados nos últimos quatro anos. Entenda o que muda para você.

A imagem que você vê abaixo retrata uma mensagem que os usuários do WhatsApp passarão a receber a partir de hoje nos smartphones com Android e nos iPhones (iOS). Será desta forma que o WhatsApp pedirá autorização para vincular o número de celular com o perfil no Facebook.

Mensagem de compartilhamento de dados entre WhatsApp e Facebook (Foto: Divulgação/Facebook)




Os usuários que não quiserem o compartilhamento dos dados terão "até 30 dias para decidir se gostariam de concordar e continuar utilizando o WhatsApp". O WhatsApp esclareceu ao TechTudo que não será mais possível rejeitar a mudança depois que o prazo de 30 dias acabar. Além disso, os novos usuários serão obrigados a aceitar a nova política de privacidade e termos de uso para usar o aplicativo – eles não terão escolha.


A integração do WhatsApp com o Facebook permitirá à rede social saber "com que frequência as pessoas usam nosso aplicativo e também conseguiremos ser mais eficazes no combate ao spam". A mudança nos termos de serviço também possibilitará "melhores sugestões de amizade e anúncios mais relevantes" no Facebook.


A lógica é a seguinte: ao trocar mensagens com uma loja pelo WhatsApp, a possibilidade de ver uma propaganda desta loja no Facebook aumenta. Além da rede social, o compartilhamento dos dados também poderá valer para outros aplicativos mantidos pelo Facebook, como o Instagram e o MSQRD.


O escritório do WhatsApp ressaltou que não vai exibir publicidade estilo banner – como as imagens publicitárias vistas em páginas da internet – nas janelas do mensageiro. "Por exemplo, você poderá receber notificações sobre o status do voo de sua viagem, um recibo de uma compra que você tenha feito, ou uma notificação assim que uma entrega tenha sido feita. Mensagens de marketing que você venha a receber poderão conter ofertas de algo que lhe interesse", explica a documentação oficial do aplicativo.

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no Android ou iPhone

Criptografia e privacidade

Tela de confirmação de código de segurança no WhatsApp (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

Apesar de explorar os dados dos usuários para gerar mais receita para o Facebook, o WhatsApp afirma que continua comprometido com a proteção das mensagens enviadas a amigos e grupos. A criptografia de ponta a ponta foi ativada no primeiro semestre de 2016 e impede que o próprio WhatsApp, o Facebook e terceiros interceptem o conteúdo das mensagens em texto, imagem ou vídeo.

iPhone 7 tem data de lançamento: 7 de setembro de 2016.

O iPhone 7, próxima geração do smartphone daApple, tem data para ser anunciado: 7 de setembro. A fabricante começou a distribuir convites para que a imprensa conheça as novidades do telefone em um evento que será realizado na Califórnia, nos Estados Unidos. O TechTudo estará lá para trazer todas as informações em primeira mão.




O chamado "evento da Apple em setembro" repete a tradição da empresa, que a cada ano apresenta uma nova geração da linha principal de smartphones. Aqui usamos "principal" porque o iPhone SE também está à venda. O SE foi apresentado ao mundo em março deste ano, como uma opção com preço inferior à da linha tradicional.

iPhone 6S é o atual top de linha da Apple; visual do iPhone 7 permanece desconhecido (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Muito aguardado, o iPhone 7 também deve se desmembrar em dois modelos: o regular e o Plus, com tela maior – tal qual acontece atualmente com o iPhone 6S e iPhone 6S Plus, e anteriormente com o iPhone 6 e iPhone 6 Plus.

Existe uma enorme expectativa em torno do produto porque, em abril deste ano, pela primeira vez a fabricante registrou uma queda no número de iPhones vendidos e da receita gerada pelo produto. Ainda assim, o iPhone é o produto mais importante da Apple.
Convite enviado pela Apple a jornalistas dos Estados Unidos (Foto: Reprodução/The Verge)

Como você pode perceber, o iPhone 7 não tem o "S" no nome. A tradição nos levaria a crer numa renovação total do smartphone, com direito a novo design e funcionalidades. No entanto, os comentários nos bastidores do mundo da tecnologia dão a entender que dessa vez a Apple será mais tímida na renovação do produto – tudo para que a geração do iPhone em 2017 passe por uma revolução completa para celebrar os dez anos desde o primeiro modelo.

Reveja no vídeo abaixo os destaques do iPhone SE. Apesar do preço elevado para o bolso do brasileiro, ele é a opção mais barata de iPhone no país.

O mais recente iPhone, o 6S de setembro do ano passado, recebeu hardware atualizado. Uma das principais novidades é o 3D Touch, o sensor de pressão aplicada pelos dedos sobre a tela do dispositivo. Apesar do marketing em torno do recurso, os consumidores não parecem ter visto grande valor na funcionalidade. A câmera do iPhone 6S também pulou de 8 MP para 12 megapixels.


O iPhone 6S e o iPhone 6S Plus chegaram às lojas do Brasil em novembro de 2015. Seguindo a mesma lógica, o futuro iPhone 7 e iPhone 7S Plus devem aparecer por aqui somente daqui a três meses. O preço? Mistério absoluto. O 6S mais em conta mantém o valor sugerido de R$ 3.999, com direito a armazenamento de 16 GB.

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2016/08/iphone-7-tem-data-de-lancamento-7-de-setembro-de-2016.html

Testamos o chip que promete WhatsApp ilimitado e em qualquer lugar do mundo; confira

Mensagens ilimitadas no WhatsApp e Messenger. Esta é a promessa do ChatSim, um produto inventado pela operadora de telefonia Zero Mobile, da Itália. De acordo com eles, o SIM card funciona em mais de 150 países. O chip funciona como qualquer outro SIM Card de celular, mas é limitado a aplicativos de chat. Com isso, o consumidor ficaria com o acesso aos amigos e contatos, mesmo quando estiver viajando.


Por outro lado, o ChatSim não faz nem recebe chamadas, SMS e não permite acessar a internet. A ideia é interessante, mas o chip não parece muito funcional. Confira a análise completa no review do ChatSim e descubra se o investimento compensa.


O ChatSim se diferencia dos chips comuns de operadoras por oferecer acesso ilimitado a aplicativos de chat. Ele funciona em redes 3G ou 4G e tem boa velocidade no envio dos arquivos. Enquanto o ChatSim está em uso, não é necessário conectar o celular a nenhuma rede Wi-Fi. Além disso, o chip é compatível com todos os smartphones. Por ter o formato all-In-One, se adapta a aos modelos SIM, MicroSIM e NanoSIM, o que é uma vantagem para o consumidor.


Um grande benefício do ChatSim é que ele suporta praticamente todos os aplicativos de mensagem: WhatsApp, Facebook Messenger, WeChat, Telegram, entre outros. Com o chip, é possível enviar textos e emojis livremente. É importante lembrar que o ChatSim não efetua nem recebe ligações ou mensagens SMS, e também não permite acessar a internet. Esses recursos podem até fazer falta para o usuário, mas essa é uma informação que fica clara no site da empresa que vende o produto. Quem comprar o ChatSim sabe de cara como ele funciona.


O envio de mensagens de texto e emojis é livre. Ou seja, o usuário pode usar o quanto quiser. No entanto, para ter acesso a serviços multimídia, como envio de imagens, vídeos e áudios, é preciso colocar a mão no bolso, pois esses recursos exigem o uso de créditos.


Funciona da seguinte maneira: quando você compra o ChatSim, ele já vem com uma quantidade de créditos, que podem ser usados durante um ano para recursos como fotos e vídeos. Por exemplo, a versão mais barata, vendida pela internet por R$ 50,00, tem 2 mil créditos.Cada uma dessas funcionalidades consome uma quantidade de créditos e você tem que recarregar o chip novamente quando eles acabarem.


Pelo site da empresa, é possível ver a quantidade de créditos restante. Essa é uma grande desvantagem do serviço oferecido pelo ChatSim, pois o usuário não pode enviar ilimitadamente conteúdo multimídia.


A princípio, a ideia de ter um chip somente para conversar por aplicativos mensageiros pode parecer um pouco estranha. Afinal, você já paga a sua operadora de celular para ter acesso à internet. Para que pagar por um chip que permite apenas enviar e receber mensagens? Apesar disso, para quem tem o costume de viajar para outros países, o ChatSim pode ser muito funcional, pois usar o celular fora do país pode sair caro. Com esse chip, a troca de mensagens com seus amigos estaria garantida em mais de 150 países pelo mundo. Se você viaja com frequência para outros países, o investimento pode valer a pena.


Para usar o ChatSim, é preciso alterar algumas configurações do celular. Também é recomendável restringir o uso de dados por aplicativos em segundo plano, o que pode atrapalhar um pouco o desempenho do telefone. Além disso, ter um smartphone com suporte a dois chips é fundamental para usar o ChatSim. Isso não é um pré-requisito, mas é a única maneira de manter um chip com seu número de celular, que permite fazer ligações e acessar a internet, e ter um segundo chip para conversar pelos aplicativos de chat.


A iniciativa do ChatSim é interessante, mas pouco útil. Como a maioria das pessoas costuma ter pacote de dados da sua operadora, não parece atrativo utilizar um chip apenas para aplicativos mensageiros. De qualquer forma, o ChatSim cumpre o que promete. Durante os testes, o chip executou bem sua função, com velocidade razoável para envio e recebimento de mensagens.


Como a versão mais barata do produto custa pelo menos R$ 50,00 (mais o frete) e é preciso recarregar o ChatSim para enviar e receber conteúdos multimídia, a compra pode não valer a pena, já que esse não é um acessório indispensável ao celular. No entanto, se você tem o costume de viajar para outros países, esse pode ser um bom investimento.


Fonte: TechTudo

Natureza!!!

FOTO: Bom de ver

Beber água em jejum faz bem para o organismo

Fonte de vida também para quem está de barriga vazia: beber água em jejum é vital para manter o funcionamento adequado do corpo. Pelo menos é o que afirma o Instituto Europeu de Hidratação (EHI).

Segundo a instituição, que atua na área da hidratação humana e no seu impacto na saúde, bem‐estar e desempenho, a água é o solvente que permite muitas das reações químicas fundamentais para o organismo, o que permite que as funções corporais sigam o seu ritmo ideal.

Conheça 5 benefícios de beber água em jejum

Cérebro, rins, intestino, pele, músculos e articulações são alguns dos principais beneficiados de se beber água em jejum. Confira abaixo uma lista de cinco ganhos que esse hábito pode oferecer ao organismo humano, segundo dados do EHI.

Cérebro mais ligado
Responsável por comandar todas as ações do corpo, o sistema nervoso central precisa de combustível – e ele é a água. Uma hidratação adequada é importante para o funcionamento correto do cérebro. Quando estão hidratadas adequadamente, as células do encéfalo recebem sangue oxigenado, deixando você mais alerta.

Rins filtrando bem
Outros órgãos que se beneficiam do consumo adequado de água são os rins. Responsáveis por filtrar o sangue, através da eliminação de resíduos e nutrientes desnecessários por meio da urina, eles têm o seu trabalho facilitado quando há um nível adequado de água para diluir as substâncias que serão descartadas.

Intestino regulado
A água também melhora o trato digestivo, já que é necessária na dissolução dos nutrientes, especialmente para que eles possam ser absorvidos pelo sangue e transportados para as células. Só procure evitar ingerir o líquido durante as refeições. Ao invés de ajudar, o hábito pode prejudicar a digestão.

Pele jovem e bonita
Muita gente não sabe, mas além de perder líquido pelo suor e pela urina, a pele também elimina muita água. Por isso, é sempre importante ingerir diversos copos por dia e manter a hidratação. A água também ajuda a manter a elasticidade e a tonicidade da tez.

Músculos e articulações lubrificados
Sabe quando as peças do seu carro precisam daquele óleo para dar uma lubrificada? Com o corpo humano acontece o mesmo. Ao invés de óleo, porém, usa-se água e, no lugar dos componentes do veículos, os principais beneficiados com a lubrificação são os músculos e as articulações.

Água é bom, mas não em excesso
Em condições normais, o consumo total diário de água recomendado pela EHI – proveniente de todas as fontes, incluindo alimentos e bebidas –, é algo em torno de 2,5 litros para homens adultos e dois litros para mulheres adultas. Contudo, essas medidas podem variar de uma pessoa para outra.

Mas vale lembrar que exagerar e ingerir água demais também pode ser prejudicial. Por exemplo, beber mais de três litros por dia pode fazer com que se perca na urina não apenas líquidos e resíduos descartáveis, como também sais minerais. Além disso, seus rins vão trabalhar mais do que o necessário.


Fonte: Doutíssima

Trava Línguas

Trava Línguas


Olha o sapo dentro do saco
O saco com o sapo dentro,
O sapo batendo papo
E o papo soltando o vento.


Maria-Mole
Maria-Mole é molenga, se não é molenga,
Não é Maria-Mole. É coisa malemolente,
Nem mala, nem mola, nem Maria, nem mole.

Sabiá
O sabiá não sabia.
Que o sábio sabia.
Que o sabiá não sabia assobiar.


A Lontra
A lontra prendeu a
Tromba do monstro de pedra
E a prenda de prata
De Pedro, o pedreiro.




Lalá, Lelé e Lili












Lalá, Lelé e Lili
E suas filhas,
Lalalá, Lelelé e Lilili
E suas netas
Lalelá, Lelalé e LeLali
E suas bisnetas
Lilelá, Lalilé e Lelali
E suas tataranetas
Laleli, Lilalé e Lelilá
cantavam em coro
LALALALALALALALÁ.


Aranha
A aranha arranha a rã.
A rã arranha a aranha.
Nem a aranha arranha a rã.
Nem a rã arranha a aranha.


Otorrinolaringologista
Não confunda
Ornitorrinco com
Otorrinolaringologista,
Ornitorrinco com ornitologista,
Ornitologista com
Otorrinolaringologista,
Porque ornitorrinco
É ornitorrinco,
Ornitologista é ornitologista
E otorrinolaringologista é
Otorrinolaringologista.


Bica, Pipa, Bomba
Cinco bicas, cinco pipas, cinco bombas.
Tira da boca da bica, bota na boca da bomba.


Bota e Pote
Bote a bota no bote e tire o pote do bote.


Paca
Quem a paca cara compra, paca cara pagará.


Pé do Pedro
O peito do pé de Pedro é preto.
Quem disser que o peito do pé de Pedro é preto,
tem o peito do pé mais preto do que o peito do pé de Pedro.


Casa












Se cada um vai a casa de cada um
é porque cada um quer que cada um lá vá.
Porque se cada um não fosse a casa de cada um
é porque cada um não queria que cada um fôsse lá.


Gato Escondido
Gato escondido com rabo de fora
tá mais escondido que rabo escondido
com gato de fora.


Sujo e Chão
Casa suja, chão sujo.


Constantinopla
Se o bispo de Constantinopla
a quisesse desconstantinoplatanilizar
não haveria desconstantinoplatanilizador
que a desconstantinoplatanilizaria
desconstantinoplatanilizadoramente.


Mãe do sabiá
Sabia que a mãe do sabiá não sabia que o sabiá sabia assobiar?


Tia Anta
Tinha tanta tia tantã.
Tinha tanta anta antiga.
Tinha tanta anta que era tia.
Tinha tanta tia que era anta.


Doce
O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.


Largatixa
Larga a tia, largatixa!
Lagartixa, larga a tia!
Só no dia que sua tia
Chamar largatixa
de lagartinha!

EDUCAÇÃO S/A

Lei da Ficha Limpa foi "feita por bêbados", diz Gilmar Mendes...

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse que a Lei da Ficha Limpa parece ter sido "feita por bêbados". A frase foi dita durante sessão da Corte que analisa decisão sobre contas rejeitadas de prefeitos que são candidatos às eleições.

Mendes fez o comentário quando os ministros discutiam o alcance da decisão proferida na semana passada pelo STF e as diferenças técnicas entre contas de governo e de campanha.

"Sem querer ofender ninguém, mas já ofendendo, parece que [a Lei da Ficha Limpa] foi feita por bêbados. É uma lei mal feita, nós sabemos disso. No caso específico, ninguém sabe se são contas de gestão ou contas de governo. No fundo, é rejeição de contas. E é uma lei tão casuística, queria pegar quem tivesse renunciado", disse Mendes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A Lei da Ficha Limpa entrou em vigor em 2010 e determina que as pessoas que tiverem as contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável ficam inelegíveis por oito anos a partir da decisão. A norma também impede a candidatura de condenados pela segunda instância da Justiça.

Na sessão da semana passada, o Supremo decidiu que candidatos a prefeito que tiveram contas rejeitadas apenas pelos tribunais de Contas estaduais podem concorrer às eleições de outubro. De acordo com o entendimento da Corte, os candidatos só podem ser barrados pela Lei da Ficha Limpa se tiverem as contas reprovadas pelas câmaras municipais.

Fonte: Terra (Com Agência Brasil)

Conheça as causas e sintomas da enxaqueca...


A enxaqueca é um dos tipos de dor de cabeça mais comuns existentes. Estima-se que 15% da população brasileira e mundial sofra da doença e, que apenas no Brasil, 15 milhões de pessoas tenham pelo menos uma vez na vida os sintomas da doença. São diversas as causas e sintomas da enxaqueca, podendo ir além da comum dor de cabeça.


A doença pode ser classificada como crônica quando acomete mais do que 15 dias durante o mês. O quadro crônico é visto em até 2% da população e está associado à diminuição significativa da qualidade de vida; além de ser uma causa muito frequente de falta ao trabalho e diminuição da produtividade laboral. Algumas pessoas têm maior propensão a desenvolver o quadro crônico. Os principais fatores de risco são:

A doença se manifesta mais em mulheres
Trauma cervical ou da cabeça
Abuso de analgésicos
Depressão
Roncos habituais
Alto consumo de cafeína
Quais são as causas e sintomas da enxaqueca?
O paciente com enxaqueca costuma apresentar um quadro de sintomas com as seguintes características:


– De um lado da cabeça, embora posso ocorrer dos dois lados
– Dor “pulsátil”(latejante)
– A dor piora com as atividades cotidianas
– Fotofobia (piora com luminosidade)
– Fonofobia (piora com barulhos)
– Náuseas e/ou vômitos


Os pacientes podem apresentar ainda o fenômeno de aura, que usualmente antecede o quadro de dor de cabeça. Durante esse fenômeno os pacientes relatam alterações visuais como, por exemplo, pontos brilhantes ou escuros na visão.


Quais as principais causas da enxaqueca
A causa da enxaqueca não é completamente conhecida mas acredita-se que ocorra uma dilatação dos vasos sanguíneos cerebrais. Recentemente, a Sociedade Brasileira de Cefaléia publicou os 10 principais fatores associados às crises de enxaqueca. É de fundamental importância que o paciente evite todos aqueles que são possíveis para evitar o aparecimento da doença. Saiba quais são:

Ansiedade/estresse
Jejum prolongado
Sono insuficiente
Alterações hormonais
Irritação e alterações do humor
Excesso de cafeína
Sedentarismo
Uso excessivo de analgésicos
Certos alimentos (ex: vinho, chocolate, queijos)
Fatores genéticos
A enxaqueca e o aumento de risco cardiovascular
Recentemente, foi publicado um estudo em uma das mais importantes revistas médicas do mundo, o “British Medical Journal”, que avaliou, durante mais de 20 anos, mais de 115 mil mulheres entre 25 e 42 anos, das quais cerca de 17 mil apresentavam diagnóstico de enxaqueca.


Os autores avaliaram a incidência de complicações cardiovasculares do tipo infarto agudo do miocárdio, derrame e morte súbita entre as pacientes com e sem enxaqueca. A conclusão é que de fato a enxaqueca aumenta as chances de pacientes terem tais complicações e esse aumento é de cerca de 50%. Por isso, é tão importante que a paciente controle outros fatores de risco como hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes e tabagismo.


Alguns pontos que merecem ser destacados:


1. Apesar de ser um aumento significativo, a incidência de infarto nessas pacientes é ainda muito baixa.
2. Os mecanismos que levam a esse aumento do risco de infarto ainda não são completamente esclarecidos.
3. Ainda não se sabe se o tratamento da enxaqueca diminui os riscos a níveis normais.


Fonte: Doutíssima

Mensagem...

Mensagem

EDUCAÇÃO S/A

Danças Brasileiras...

Danças Brasileiras

O Reisado
Dança popular que ocorre entre a véspera de natal e o dia seis de janeiro, Dia de Reis. Também chamada de folia de Reis, essa dança envolve cantores e músicos que vão até as casas para anunciar a chegada de um Messias. As pessoas que participam possuem diversos personagens e são acompanhados por instrumentos como o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba.


Maracatu
O surgimento do maracatu causa controvérsias; porém, acredita-se que ele surgiu por volta de 1700, trazido pelos portugueses ao Brasil. A dança tinha partes com coreografias e teatro e era acompanhada por músicos e dançarinos. Esses vestiam roupas que remetiam a realeza (porta-estandarte, rei, rainha, príncipes, duquesas e duques, etc.). Posteriormente, o maracatu passou a ser realizado durante o Carnaval. Além disso, a dança tem a participação de instrumentos como zabumba e ganzas.
Pau-da-bandeira
Dança realizada principalmente na região nordeste que acontece principalmente durante o dia de Santo Antônio. Um tronco é escolhido e carregado pelos homens da cidade. Como manda a tradição, as mulheres que desejam casar devem tocar esse tronco.
Maneiro-Pau
Dança com maior influência no estado do Ceará, Maneiro-Pau conta com dançarinos que realizam os passos em rodas e com pedaços de pau nas mãos. Esses pedaços são batidos no chão formando o ritmo da dança. Durante toda a coreografia, alguns participantes duelam enquanto outros batem no chão.
Caninha Verde
Dança portuguesa que foi inserida no país durante o Ciclo do Açúcar. Também foi praticada em colônias de pescadores, festas de casamento e cordões.
Bumba meu Boi
Um dos símbolos folclóricos do Brasil, o Bumba meu Boi mescla dança, música e teatro. Além disso, é praticado nas mais variadas regiões do país. Os personagens cantam e dançam para contar a história de um boi que morreu e ressuscitou após ter sua língua cortada para satisfazer os desejos de uma mulher grávida.
Frevo
O frevo, dança típica do estado do Pernambuco, surgiu por volta de 1910 e atualmente é uma das vertentes do Carnaval no Brasil. A música tocada durante a festa não possui letra e uma banda toca para embalar os foliões. Conta com diversos passos de danças com malabarismos, passos elaborados, rodopios e saltos. Além disso, o dançarino tem a possibilidade de improvisar à medida que a dança evolui.
Fandango
Essa dança chegou à região sul do Brasil por volta de 1750 e foi trazida por portugueses. Os dançarinos recebiam o nome de folgadores e folgadeiras dançavam em festas executando diversos passos. Atualmente, permanece preservado na região com passos, música e canto. Os instrumentos mais usados são as violas, a rabeca, o acordeão e o pandeiro. Os dançarinos vestem roupas típicas da região e rodam próximo ao seu par, mas sem se tocar. Eles se movimentam para atrair a atenção do outro e os homens sapateiam de forma contínua. A dança contém traços de valsas e bailes e forte presença de sensualidade.
Carimbó
Enquanto os homens vestem camisas e calças lisas, as mulheres utilizam blusas com ombros à mostra e saias rodadas. Os casais ficam em fileiras e o homem se aproxima de seu par batendo palmas. Segue-se passos de volteio e as mulheres também jogam um lenço no chão para que seu parceiro possa pegar como forma de respeito.
Samba
O samba chegou junto com os negros ao Brasil e primeiramente era dançado apenas nas senzalas pelos escravos. Os primeiros estados brasileiros a difundirem esse ritmo foram o Rio de Janeiro, a Bahia e o Maranhão. A dança tinha sons de percussão e batidas com os pés. Já o samba de roda surgiu na África e também veio para o Brasil através dos escravos. O samba de roda é praticado em círculos e as pessoas têm a liberdade nos movimentos. Pode ser visto principalmente em estados como Rio de Janeiro e Bahia.
Danças Folclóricas
As danças folclóricas são uma forma de desenvolver essa expressão artística com base em tradições e costumes de um povo. Elas podem ser executadas de várias formas com pares ou em grupos e a forma original de dançar e cantar permanece praticamente a mesma. Em diversos países, a dança folclórica é a expressão daquele povo.
No país, as danças folclóricas sofreram influências das tradições dos estados, dos povos africanos e europeus. Dessa forma, dependendo do estado, as danças podem ser mais influenciadas pelos africanos, indígenas ou europeus. Além disso, a Igreja Católica também ajudou no surgimento de personagens e contos da história brasileira. Uma das principais características das danças folclóricas do país são as músicas simples e os personagens chamativos.