IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sábado, 22 de outubro de 2016

Significado de ABNT

O que é ABNT:


ABNT é a sigla de Associação Brasileira de Normas Técnicas, um órgão privado e sem fins-lucrativos que se destina a padronizar as técnicas de produção feitas no país.


A normalização técnica dos produtos científicos e tecnológicos documentais é fundamental para a total e ampla compreensão e identificação dos mesmos.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas foi fundada em 28 de setembro de 1940, e consiste em um dos membros fundadores da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização – ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas – Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normatização – AMN).

Saiba mais sobre o significado de ISO.

Por ser uma instituição privada, a aplicação das normas da ABNT não se configura como uma obrigação, pois não são documentos públicos. Fica a cargo de cada entidade a utilização oficial das normas da ABNT como padrão.
Normas da ABNT

A ABNT é responsável por elaborar as Normas Brasileiras (ABNT NBR) de produções de textos acadêmicos e científicos.

As normas da ABNT costumam ser utilizadas como padrão para a produção de teses, monografias e dissertações acadêmicas, como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que deve ser feito pela maioria dos alunos quando finalizam os cursos de ensino superior no Brasil.

Cada NBR (Norma Brasileira) se destina a uma característica específica da produção acadêmica / científica, por exemplo:
NBR 14724: informações para a elaboração de teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso (elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais).
NBR 6022: informações para artigos em publicação periódica científica impressa.
NBR 15287: informação e documentação à respeito de Projeto de pesquisa.
NBR 6023: critérios e ordem em relação às referencias (a respeito da transcrição e informações a serem retiradas de documentos ou de outras fontes de informação).​
NBR 10520: informações sobre as citações em documentos.​
NBR 6028: informações sobre os requisitos para apresentação de resumos e redações.

Cada norma técnica aprovada e publicada pela ABNT possui um código específico, normalmente iniciada pela sigla NBR.

https://www.significados.com.br/abnt/

Pedalar Emagrece e Ajuda o Sistema Cardiorrespiratório.

Pedalar uma bicicleta ou Bike, um hábito esquecido por muitos na infância e readquirido na vida adulta, é considerada uma forma de lazer que ajuda a combater o estresse, a depressão, ansiedade e outras doenças, enquanto a endorfina liberada durante a pedalada ajuda na redução de peso e melhora seu condicionamento físico. A bike é também considerada um dos meios de transporte mais sustentáveis que temos hoje, com emissão zero de CO2.
Na verdade, não faltam pretextos para voltar a pedalar a “famosa magrela”, mas quem sabe a melhor justificativa ainda seja “aquele sorriso de satisfação” que ilumina o rosto de todos aqueles que a usam, seja por diversão ou porque é saudável, ajuda a emagrecer, modela as pernas e o bumbum, diminui a poluição, melhora o trânsito, é econômica e, muitas vezes, representa o único meio de transporte que um tem naquele momento.


Este veículo de duas rodas, acionado por um sistema de pedais que movimentam uma corrente transmissora, realmente, tem seguidores apaixonados no mundo inteiro, sejam crianças, adultos, executivos, trabalhadores, ministros e até a família real, tanto que, hoje, as bicicletas são o meio de transporte mais utilizado no mundo.



A verdade é que, atualmente, vivemos numa sociedade que diariamente é bombardeada com promessas miraculosas de como perder peso e adquirir aquele corpo sarado. E, muito embora, as academias ofereçam novas modalidades, recursos e artifícios para que o aluno tenha mais opções para alcançar o corpo ideal — sem contar as “dicas mágicas” dos amigos, das revistas e da internet — a realidade é que a cada dia que passa aumenta o número de obesos.


É sabido que um estilo de vida sedentário associado à má alimentação é um dos fatores que aumenta os índices de obesidade, tanto que a obesidade se tornou um dos principais desafios da saúde pública nacional.


Para os especialistas, a solução mais eficaz ainda é uma dieta balanceada ou um plano de reeducação alimentar, para diminuir o consumo calórico e, simultaneamente, a inclusão de um programa de atividade física diário para aumentar o gasto de energia.


É notório que o ciclismo é um esporte que vem ganhando cada vez mais adeptos e, atualmente, é um dos mais praticados no mundo, principalmente na Europa. Além de emagrecer, também promove uma série de alterações fisiológicas, bioquímicas e biomecânicas no corpo, deixando-o mais apto às atividades do dia a dia.


Um indivíduo que pedale duas ou três vezes na semana, por uma hora em média, segundo pesquisas, terá melhorias, entre outras, do sistema cardiovascular e respiratório, bem como, ajuda no controle da pressão e colesterol.


A grande diferença do ciclismo frente a outros esportes está na falta do impacto, o que permite que praticamente todo tipo de pessoa possa praticar de forma segura, seja ela obesa ou tenha alguma limitação articular, desde que a sua bicicleta esteja bem ajustada.


Uma outra alternativa para os amantes do pedal é o Cycling Indoor que é uma modalidade que proporciona ao praticante uma sensação de bem estar imediato e ao longo do tempo traz inúmeros benefícios à saúde, tais como: a melhora do condicionamento físico, perda de peso, alívio do estresse, diminuição da incidência de doenças cardíacas, entre outros.


Considerado o “queridinho” entre os exercícios que podem ajudá-lo a perder peso, andar de bicicleta é uma atividade relativamente barata para os interessados em desfrutá-la. Estar fora de forma ou não saber pedalar não é desculpa, pois o aprendizado é rápido e pode ser feito praticamente em quase todas as idades, independente do treino ser dentro ou fora das academias.


É importante frisar que, para tirar o máximo proveito desta atividade e torná-la ainda mais agradável e eficaz, deve-se levar em conta alguns itens básicos, tais como: 


• Uma bicicleta apropriada à sua estatura;
• Rodas com sistema de blocagem e pelo menos 21 marchas;
• Capacete e luvas;
• kid de reparo para pneus;
• Câmera de ar;
• Espátulas e bomba para encher a câmera;
• Suporte para garrafa de água para acoplar na bicicleta;
• Óculos básico de sol
• Sinalização com luzes brancas na frente e vermelhas atrás;
• Colete refletivo, principalmente à noite;
• Leis de trânsito macional — Conheça e respeite-as.
• Calçado apropriado; 
• Mantenha a manutenção em dia; 
• Procure um profissional especializado para ajudar na programação de treino específico e, assim, obter melhores resultados.


Lembramos ainda aos praticantes que costumam fazer percurso em parques ou ciclovias, usar uma bicicleta híbrida com pneus de estrada e, utilizar a altura correta do assento (selim), é muito importante para não forçar os joelhos — Certifique-se de que a altura do assento esteja ajustado corretamente à altura do seu quadril.



Por que pedalar na “magrela”? 


• Aumenta a imunidade
Com a melhora na contração cardíaca, o sistema imune fica estimulado e eleva a produção de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.


• Combate estresse e depressão
As contrações cardíacas tornam-se mais eficazes e, com isso, o sangue chega mais rapidamente ao cérebro, diminuindo, assim, a incidência de ansiedade, angústia e depressão.



• Deixa as pernas torneadasPedalar trabalha as pernas e os músculos quadríceps. A musculatura dessa região é bem solicitada deixando as coxas firmes e músculos das panturrilhas tonificados, bem como a musculatura dos glúteos.


• Diminui a pressão arterial
Pedalar com frequência tonifica os vasos sanguíneos (artérias e veias) e faz com que eles relaxem mais facilmente, contribuindo com a diminuição da pressão arterial, que é um importante fator de risco para doenças coronarianas.


• Emagrece
Combinadas a uma dieta saudável e com baixas calorias, as pedaladas auxiliam na perda de peso, no controle de peso, além de favorecer o emagrecimento, reduzindo a gordura corporal.


• Evita o infarto
Ocorre também diminuição da glicemia, controlando a diabetes, que é fator de risco para a formação da placa aterosclerótica, que leva a angina e ao infarto agudo do miocárdio.



• Exercita a mente A prática de uma atividade aeróbica regular provoca uma melhora significativa da memória e de outras habilidades mentais. E é no momento em que você está pedalando que as grandes idéias surgem. Experimente!

• Dribla os congestionamentos A bicicleta é o segundo meio de transporte mais rápido nas grandes cidades na hora do rush, perdendo apenas para a moto. Mas é preciso ficar atenta às normas de segurança para circular no meio do trânsito.


• Garante boa forma e fôlego de atleta 

A prática recorrente do ciclismo além de tonificar os músculos das pernas e braços, também aumenta o desempenho aeróbico e cardiovascular.


• Melhora a Respiração
O esforço das pedaladas aumenta a frequência cardíaca, melhorando oxigenação dos pulmões e dos tecidos.


• Permite
Aumentar a intensidade do exercício de forma lenta e controlada, bem como adicionar variedade à sua rotina de exercícios atual.


• Possibilita
Pedalar com sua família ou amigos e ainda combinar o exercício ao ar livre e explorar novos lugares. 


• Reduz colesterol e triglicérides
Com a prática constante do ciclismo, ocorre consumo das gorduras e diminuição do colesterol total e LDL (colesterol ruim), além dos triglicerídeos.


• Seja mais feliz e tenha bom sono
O ato de pedalar estimula a liberação das endorfinas (morfinas endógenas - que fazem com que o indivíduo seja mais feliz), aumenta também os níveis de serotonina (o chamado hormônio da felicidade), gerando o relaxamento, fatores essenciais para um sono saudável.


Pode-se dizer que para quem gosta de flutuar sobre duas rodas, pedalar é um exercício aeróbico muito eficiente para o corpo e para a mente. É também um meio de transporte alternativo que não só ajuda a preservar o meio ambiente, como também ajuda a salvar o planeta.


Portanto, se você quer perder peso e está procurando o exercício perfeito ou está procurando algo para adicionar variedade ao seu repertório de exercícios para queimar calorias, andar de bicicleta é a melhor opção para torná-lo feliz e saudável.


Entretanto, se você ainda está naquele dilema “Não sabe se casa ou compra uma bicicleta”, invista nos dois, porque é mais fácil, divertido e saudável ver o mundo pedalando em duas rodas, mas a dois.


Não esqueça de consultar seu médico antes de começar a pedalar na sua Bike. Boa pedalada! 

http://saltitandocomaspalavras.blogspot.com.br/2014/07/pedalar-emagrece-e-ajuda-o-sistema.html

Água com Açúcar Acalma! Mito ou Verdade?

Ao menor sinal de stress e, tensão ou nervoso, logo aparece alguém com uma dica infalível: Tome um copo de água com açúcar e logo você estará calminha e tranquila. Porém, essa combinação é realmente eficaz ou é apenas mais uma crendice popular?



Na verdade, quando ingerimos açúcar na água ou nos alimentos, ele é metabolizado pelo nosso organismo transformando-se em glicose e frutose, duas importantes fontes de energia, que, no entanto, não possuem nenhuma propriedade sedativa sobre o sistema nervoso.


Segundo especialistas, o açúcar pode provocar uma sensação de bem-estar por causa da produção de certos neurotransmissores, como a serotonina. E é por isso que as pessoas costumam confundir essa sensação de bem-estar com o tal efeito relaxante que muitos acreditam que a mistura de água com açúcar pode proporcionar.


Aqui, entra em cena o famoso efeito placebo: a pessoa que toma a mistura (comprimidos de açúcar ou farinha e soro fisiológico, por exemplo) acredita que vai ficar mais tranquila e acaba ficando mesmo.



“Quando o açúcar é metabolizado pelo organismo, ele se transforma principalmente em glicose, que é uma fonte de energia e não tem nenhum efeito tranquilizante ou sedativo”, diz a endocrinologista Adriana Teloglia, professora do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo.


Entretanto, há quem veja um fundo de verdade no mito, “Pessoas ansiosas tendem a precisar de um aporte maior de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. E o açúcar favorece a liberação de serotonina, diz o médico Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia.


Por outro lado, a fome faz com que haja liberação de adrenalina, que provoca suadouro, irritação ou tremedeiras. Nesse caso, o açúcar combateria os sintomas, acalmando a pessoa. Mas se for alguém bem nutrido, “o proverbial copo de água com açúcar não faz o menor sentido", afirma o clínico geral Antônio Carlos Lopes, chefe da Clínica Médica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).


De acordo com o Dr. Artur Timerman, infectologista do Hospital Albert Einstein, não há nenhuma comprovação científica que sugira a eficácia dessa mistura "Acredito que durante os momentos de tensão precisamos encontrar alguma maneira para nos acalmarmos, seja contando até dez, respirando fundo e até mesmo tomando água com açúcar. Contudo, não existem relatos científicos indicando que este método funciona", esclarece o especialista.


Para alguns especialistas, contar até dez ou respirar fundo por alguns minutos são técnicas muito mais eficazes para conter o nervosismo e recuperar a tranquilidade. Outra saída, muito mais válida e saudável é oferecer ervas como camomila, erva-cidreira junto com a água e o açúcar ou um fitoterápico à base de maracujá.


Água com açúcar acalma! Mito ou Verdade?
Pesquisa: Site Super Abril, Site Jornal O Globo, Site Revista Viva Saude
Blog Saltitando com as Palavras

Linhaça, Quinoa e Chia ajudam a emagrecer?

Linhaça, Quinoa e Chia ajudam a emagrecer?

Emagrecer rapidamente com alimentos que fazem bem à nossa saúde é o que deseja a maioria das pessoas, principalmente os fãs de dietas que estão sempre atentos às novidades aliadas à beleza e uma vida mais saudável. 

Ultimamente, as sementes de Linhaça, Quinoa e Chia, ricas em fibras, passaram a fazer parte do cardápio de quem não resiste à possibilidade de comer para ficar jovem e magro através de uma alimentação saudável.

As sementes de Linhaça, Quinoa e Chia devido à grande quantidade de fibras em sua composição causam saciedade por ocuparem um grande espaço no estômago e, com isso, há uma tendência à ingestão de menor quantidade de alimentos, o que fez com que essas sementes passassem a fazer parte do cardápio daqueles que não resistem à possibilidade de comer para ficar jovens e magros, atavés de uma alimentação saudável que melhora o funcionamento do intestino e, como tal, tem um papel fundamental no emagrecimento.

O fato é que uma alimentação saudável é o ponto chave para quem quer perder peso e reduzir medidas e, nesse contexto, grãos como a Linhaça, a Quinoa e a recém-chegada Chia, vêm chamando a atenção como superalimentos com propriedades que não só fazem bem à saúde mas também ajudam a eliminar peso.


Além de serem consideradas aliadas de quem se preocupa com a saúde e a boa forma, também são alimentos que podem ser incorporados facilmente às refeições do dia a dia e, apesar de possuírem propriedades semelhantes, substâncias funcionais, muitas vitaminas, além de fibras e minerais, na hora de comprar, sempre surge a dúvida: Qual consumir?


Em verdade, a Linhaça com um preço menor e disponibilidade no mercado, ainda ganha disparado da Chia, entretanto, vale lembrar que a Linhaça contém óleos que se oxidam facilmente, o que faz com sua validade seja, no máximo, um ano.


Já a maior vantagem da Chia em relação à Linhaça é a sua durabilidade e digestibilidade, que por conter níveis muito altos de antioxidantes naturais, tem validade extremamente longa e não fica rançosa facilmente — Há fontes que dizem que essas sementes duram mais de 30 anos para consumo.


Um grande diferencial entre a Linhaça, a Chia e a Quinoa, é que esta pode substituir o trigo na produção de farinha, a soja na produção de óleo, o arroz na alimentação e ainda por cima não contém glutén. 


Veja, a seguir, os benefícios de cada sementinha e descubra a que se adapta melhor às suas necessidades:


◙ Linhaça
A linhaça ficou conhecida pelas propriedades que ajudam no emagrecimento. Assim, as propriedades das fibras auxiliam na redução da absorção de gorduras e, além disso, causa sensação de saciedade, fazendo reduzir nosso apetite no momento das refeições.


Se compararmos os nutrientes, a linhaça tem 3 vezes mais ômega 3 do que o óleo de canola, 1,5 vezes mais ômega 3 que o salmão e 21 vezes mais ômega 3 do que o atum.


A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum), rica em ácidos graxos ômega-3 e ômega-6, minerais, vitaminas e bastante fibras, além de conter uma substância chamada lignana, que pode atuar na prevenção do câncer de mama e, por apresentar uma estrutura química similar ao estrógeno, pode ajudar a recuperar os níveis hormonais que minimizam os sintomas desconfortáveis da menopausa.


Comer linhaça ajuda na saúde do coração, cérebro, intestino, colón, mama e da próstata e, conforme estudos já realizados, também serve para ajudar no tratamento de enxaqueca, espasmos, asma, reumatismo, contração muscular, feridas, queimaduras, problemas do sono, estomatite, cistite, gengivite, colesterol alto, problemas de pele, prisão de ventre ou dor articular.


A presença balanceada entre o ômega-3 e o ômega-6 permite a produção das prostaglandinas, que são corpos biologicamente muito ativos e importantes que agem como removedoras do excesso de sódio nos rins, diminuindo assim a retenção de líquidos, o que alivia os sintomas do período pré-menstrual.


A sua constituição ainda conta com uma alta taxa de fibras solúveis (ideal como laxante e auxiliar na digestão), vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio. Estudos mostram que também é boa para os diabéticos, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue. 


Segundo a química Conceição Trucom, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), autora do livro “A importância da linhaça na saúde”, o uso equilibrado da semente melhora o desempenho físico diário e dá a sensação de saciedade. Ela ainda estabiliza os níveis de glicose no sangue, já que a linhaça inibe a secreção de insulina.


Já o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui esclarece que alinhaça deve ser consumida com moderação porque é um alimento que irrita o aparelho digestivo. Essa irritação faz com que a parede intestinal libere uma secreção, podendo causar diarreia. Por outro lado, se consumida em uma quantidade adequada, a linhaça traz benefícios porque umidifica as fezes e ajuda a formar o bolo fecal.


Os benefícios da Linhaça são mais efetivos quando a semente é moída ou triturada. Você pode incluir em preparações como bolos, tortas, sopas ou acrescentar em frutas, iogurtes, vitaminas, etc. Uma colher de sopa de semente de linhaça tem aproximadamente 62 kcal, 3,9g de fibra, 3g de ômega 3 e 0,9g de ômega 6.


Apesar de existirem dois tipos de linhaça – Marrom e Dourada— estudos demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos tipos de linhaça, pois ambas possuem teores similares de nutrientes.


A Linhaça Marrom é cultivada em clima quente e úmido, tem a casca mais dura que a dourada. Já a Dourada é cultivada em climas frio e a casca é mais fina e o sabor mais suave. Seu cultivo na maioria das vezes é orgânico, ou seja não são utilizados agrotóxicos e outras substâncias químicas.


Além de grãos, também é encontrada em forma de farinha que é obtida pela moagem das sementes. Vale ressaltar que quando o rótulo da farinha de linhaça estiver escrito que o pó é parcialmente desengordurado, significa que ele tem menor teor dos ômegas e de lignanas.


O óleo da Linhaça, rico em ômega, é obtido por meios de técnicas de extração industrial, porém, convém lembrar que algumas das propriedades da linhaça são encontradas na casca, portanto, não estão presentes no óleo.


Já em forma de cápsulas que são feitas do óleo de linhaça, pode-se obter o benefício do óleo, que é a propriedade dos omegas: anti-inflamatória, imunidade, etc., mas não se obtém as propriedades das fibras, como funcionamento intestinal, saciedade e etc.


Em uma dieta para emagrecer a quantidade a ser consumida é entre 1 e 2 colheres (sopa) da semente inteira ou moída. Se for usar a cápsula, varia entre 2 e 4 unidades.


◙ Quinoa
A Quinoa é uma espécie de planta nativa da Bolivia, Colômbia, Peru e Chile, que produz um grão considerado muito importante à alimentação, não contém glúten em sua composição e é considerada um dos alimentos mais completos em nutrientes pela Academia de Ciências dos Estados Unidos e pela Organização das Nações Unidas, equiparando-se apenas ao leite materno.


O ano de 2013 foi considerado o Ano Internacional da Quinoapela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, devido ao alto valor nutricional desse superalimento.


Possui 10 aminoácidos que não são produzidos pelo nosso organismo e são de extrema importância para o corpo humano. Cada 100 gramas de Quinoa contém 15 gramas de proteínas, 68 g de carboidratos, 9,5 mg de ferro, 286 mg de fósforo, 112 mg de cálcio, 5 g de fibras e 335 kcal. A composição pode variar em razão da diversidade de sementes.


A Quinoa agrega a lisina e a metionina, aminoácidos encontrados na dupla arroz com feijão — famosos por serem uma espécie de combinação perfeita. Outro ponto positivo é a concentração de zinco, cálcio e ferro — esse último, suficiente para convencer os especialistas de que a quinoa seria uma solução para casos de anemia.


Rica em fibras, a quinoa dá a sensação de estômago cheio, fazendo dela um auxiliar da dieta. E os fitoestrogênios, substâncias naturais que "imitam" a ação do estrogênio no organismo, ainda combatem os sintomas da TPM e da menopausa.


Um grande diferencial do grão boliviano dos demais é a presença dos aminoácidos metionina e lisina, típicos de alimentos de origem animal como carne e ovos. “Esses dois aminoácidos estão relacionados ao desenvolvimento da inteligência, à rapidez de reflexos e a funções como a memória e a aprendizagem”, observa a nutricionista Gabriela Guerreiro, de São Paulo.


Trata-se de uma grande vantagem para os vegetarianos, mais precisamente os vegans, que não consomem nenhum alimento de origem animal. Ainda assim, vale ressalatar que a Quinoa não pode ser considerada como substituta desses alimentos porque não contém a vitamina B12, como é o caso do leite, do ovo e do queijo, além da própria carne.


A deficiência dessa vitamina pode provocar danos severos e muitas vezes irreversíveis para o sistema nervoso ao longo do tempo. “Aquinoa é um excelente complemento alimentar, mas não substitui a carne e seus derivados”, reforça o nutrólogo Edson Credidio (UNICAMP).


Quinoa emagrece porque é muito nutritiva e pode ser usada como substituto do arroz, por exemplo, aumentando o valor nutritivo da alimentação. As sementes são ricas em vitamina, proteínas, minerais e fibras, que além de diminuir o apetite, também melhora o funcionamento intestinal, regula o colesterol e até o açúcar do sangue.


Além das sementes, as folhas da Quinoa real — embora difícil de encontrar— podem ser utilizadas para fazer sopas. A Quinoa tem um sabor muito suave e, por isso, é fácil de introduzir na alimentação de adultos e crianças, podendo acompanhar qualquer prato de carne, peixe ou frango.


Para o cientista de alimentos Jaime Amaya Farfan, coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação na Universidade Estadual de Campinas, no interior de São Paulo. "A Quinoa é muito completa em relação às quantidades de calorias, proteínas, gorduras e carboidratos".


A Quinoa pode ser encontrada em forma de grão, flocos ou farinha. Mas qual seria então a melhor forma de consumir aQuinoa para aproveitar tantos atributos?


Em verdade, não existe consenso. "Em princípio, o grão conservaria melhor os nutrientes do que derivados como a farinha", aponta a nutricionista Cristiane Lorenzano, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional.


O ideal seria assá-lo ou cozinhá-lo — sem exagerar na quantidade de água. O grão pode ser misturado em sopas, saladas, sucos, risotos, pães, bolos e tortas. Se for consumir em forma de flocos, polvilhe no iogurte, em vitaminas e na salada de frutas. Já a farinha de Quinoa pode ser usada como base para pães, pudins, mingaus e biscoitos. Uma dica é optar pela quinoa orgânica que é livre de conservantes e possui todos os seus nutrientes




◙ Chia
Se você já incorporou a linhaça ao café da manhã e até experimentou algum prato com quinoa, chegou a hora de experimentar a semente de Chia. A Chia é uma semente de origem mexicana que possui mais vitamina C do que a laranja, mais ômega 3 que o salmão, mais ferro que o espinafre e mais cálcio que o leite e como se não bastasse tem quase o dobro de proteínas da parente nativa americana Quinoa, é mais rica em substâncias antioxidantes do que a badalada blueberry, vem cheinha de ômega 3 e é pouco calórica - apenas 60 calorias por colher.


"Ela também tem muita fibra, material que absorve água no estômago, se expande e promove uma sensação de saciedade", explica o nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração de São Paulo. "Por causa dessa sensação, come-se menos; mas não dá para creditar à chia o “milagre” do emagrecimento", acrescenta, com a ponta de exasperação dos profissionais do ramo diante da eterna busca por alimentos "milagrosos".


Segundo pesquisas conduzidas na University of Southern Queensland o consumo regular de chia, por exemplo, redistribui a gordura corporal que pode se acumular no coração e fígado, por contar seus níveis de Ômega, fibras e proteínas.


Rica em ômega-3 e 6, fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteínas e minerais (como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, selênio e zinco), que são essenciais ao funcionamento adequado do organismo e vitaminas do complexo B.


Devido a essas propriedades contribui para a saúde na redução do colesterol, ajudando a aumentar o colesterol bom (HDL) e reduzir o colesterol ruim (LDL), atuando, assim, na prevenção das doenças cardiovasculares. É também antiinflamatória, prevenindo doenças degenerativas e auxiliando na regulação do sistema imunológico.


A Chia, como todo alimento rico em fibra, quando hidratada, tem a capacidade de formar gel no estômago, auxiliando na manutenção da saciedade, e consequentemente, auxiliando as dietas de emagrecimento. A capacidade da Chia formar esse gel é um pouco maior do que os outros alimentos também ricos em fibras.


Outro benefício percebido no consumo da Chia foi aumento de 150% de excreção fecal, mostrando que esse alimento pode ser uma alternativa no tratamento de pessoas que sofrem de intestino preso. “Os resultados foram surpreendentes. Além de acelerar o metabolismo, a Chia faz uma varredura no intestino levando o excesso de açúcar e a gordura que são prejudiciais ao organismo”, explica Sandra Soares Melo, doutora em Ciência dos Alimentos.


Disponível no mercado em três formas: óleo, farinha, grão e cápsula, a Chia pode ser consumida junto com frutas no iogurte, sucos, sopas, salpicada em saladas ou usada como farinha no preparo de bolos e pães. A recomendação é consumir de duas a três colheres de sopa de óleo ou duas colheres de sopa do grão ou da farinha.


Na verdade, essas três sementes tem alto teor nutritivo, e têm propriedades muito semelhantes entre elas, como as vitaminas, substâncias funcionais, fibras, minerais, entre outros benfícios. Portanto, todas podem ser incluídas nas dietas baseadas em uma alimentação saudável e sempre é aconselhável aumentar a ingestão de líquidos devido as fibras encontradas em cada semente.


Apesar das vantagens de consumir essas sementes, não há uma quantia recomendada por dia. O importante é ter bom senso nas porções e incluí-las dentro de uma alimentação equilibrada e saudável, como alertou a nutricionista Andréia Naves. Fora isso, é fundamental beber bastante água, como explica Fábio Atuí, médico cirurgião geral, membro do corpo clínico do Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.


O recomendado é que mesmo que a Chia, a Quinoa e a Linhaçatenham propriedades parecidas, deve ser observado sempre o limite da quantidade máxima diária de cada semente. É importante frisar ainda, que embora sejam benéficas ao organismo, devem ser ingeridas de forma intercaladas, evitando assim misturar mais do que dois tipos por vez para não acabar elevando as calorias.


Por fim, há que se mencionar que apesar desses três grãos integrais nos ajudarem muito na busca de uma melhor qualidade de vida e saúde, não podemos esquecer que eles não trarão o milagre do peso ideal ou da cura de uma doença, pois qualquer um desses processos estão aliados a hábitos saudáveis, uma alimentação balanceada e a prática de atividade física regular, sob orientação de um profissional.





Dicas
• A introdução das sementes na dieta deve ser gradual e controlada, para evitar efeitos secundários prejudiciais, como reações alérgicas;


• Não é ideal substituir almoço ou jantar por qualquer uma dessas sementes;


• Essas sementes, por serem ricas em fibras, elas ajudam a regular as funções intestinais e, se usadas com iogurte, ficam ainda melhor, já que o iogurte ajuda a repor a flora intestinal. Contudo, para quem quer perder peso, o ideal é usá-las com água, pois fica menos calórica;


• A Linhaça quando consumida de forma excessiva pode provocar diarreia ou prisão de ventre e, também, engordar;


• A Linhaça é contraindicada para grávidas e lactentes ou pessoas com intolerância ou alergia à linhaça, assim como para pacientes com oclusão intestinal, estreitamento do esófago ou irritação do intestino, esófago ou boca;


• Para evitar os fecalomas ou endurecimento das fezes, é necessário ingerir muita água;


• Não é ideal usá-las sem antes consultar um especialista, pois obtém-se melhor resultado quando se opta por ingredientes específicos para cada necessidade;


• Não considere o consumo desses grãos como uma solução definitiva para emagrecer, pois não existe milagres, portanto, é recomendado adicionar uma alimentação balanceada e praticar uma atividade física regular. 


Pesquisa:
• pt.wikipedia.org/;
• Revista Viva Saúde;
• veja.abril.com.br;
• www.unicamp.br;
• noticias.r7.com/saude;
• Jornal Estado de Minas—Caderno Bem Viver;
• A Dieta Milagrosa dos Grãos, Dra. Lisa Hark e Dr. Darwin Deen;
• A importância da linhaça na saúde, Conceição Trucom (UFRJ).

O Poder de se Reinventar!...

A gente inventa um tempo, planeja, decide.
Organiza e se prepara.
Veste-se de expectativas.

Aí vem a chuva, o pneu fura, a meia calça rasga.
A gente gagueja, perde o vôo, perde a fala
Ouve um não e acha que é o fim,
que tudo está acabado, fadado a terminar assim.

O mundo de repente fica cinza.
O coelho foge da Lua.
Nenhum lugar é confortável, nada é interessante.


A chuva vai caindo
e da janela dá pra ver tudo que ela vai destruindo:
os enfeites de papel crepon, os bonequinhos de papié maché,
os vazinhos de argila e a varinha de condão de cartolina.

As pessoas correm,
num êxodo tresloucado e nem se lembram da menina.
Ela fica ali parada.
Com o vestidinho encharcado
vendo toda a confusão, olhando pro nada.

A menina chora.
Alguém tenta falar com ela, tirá-la da tempestade,
“venha para o coberto, você vai se resfriar”.
E a menina chora.

Arranca do bolo destruído
aquela velinha apagada
e sai correndo sem rumo,
sozinha e toda molhada.

Corre, corre, corre.
Chora sem sairem lágrimas. 
Grita, esbraveja, não entende.
Dá soco no ar, murro na árvore,
pontapé na grama e aquilo não passa.
A menina não sabe o que sente, nem sabe deixar de sentir.

O tempo passa.
Todos os anos, por toda sua vida nos seus aniversários,
alguém relembra a história e conta dando risada.
Ela faz que nem lembra direito
e finge que acha engraçado.

Mas ela sabe que a chuva é doída,
muito mais do que molhada,
quando cai apagando a chama de uma vela que era encantada.

Ela estava de olhos fechados, fazendo o pedido mágico:
queria ganhar uma estrela.
E a chuva apagou seu sonho,
com uma gota certeira.

Hoje é aniversário dela,
ela não quer bolo e nem vela.
Quer agora um cometa que a leve de volta pro seu planeta
que é menos chuvoso e bem mais perto do céu.

Olhando da janela, ela faz o novo pedido
e sabe que será atendido.
Então ela continua escrevendo,
inventando a história perfeita
era uma vez uma menina que tinha uma estrela
que morava no teto do seu quarto.

Hoje a menina não é mais menina,
não tem medo da chuva, não faz planos,
não usa relógio, nem se organiza com antecedência.
Ela é dona da sua história e de muitas outras estórias. 


Cria essências, tempos e espaços.
Faz um arco-íris aparecer e um cachorro falar,
uma borboleta ir à escola e um lápis dançar.

Uma estrela ela nunca teve, mas tem o dom de encantar.
Sonha alto, escreve tudo e ensina a sonhar.

A menina, que agora é mulher,
aprendeu a se deixar levar,
aceitar todos os seus “eus” e jamais ter medo de mudar.
Ela descobriu sua missão:
tocar vidas com sua caneta encantada
e devolver a elas o poder de se reinventar!


Fonte:
Título original: A chuva e a Menina de Paula Santomauro
Blog Saltitando com as Palavras