IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

CALENDÁRIO DE JANEIRO DE 2016

CALENDÁRIO DE JANEIRO DE 2016






















http://noticiasdobrunopontocom.blogspot.com.br/

O QUE SE COMEMORA EM JANEIRO DE 2017

O QUE SE COMEMORA EM JANEIRO DE 2017

JANEIRO


01 · Confraternização Universal
 01 · Dia Mundial da Paz
 02 · Dia da Abreugrafia
 05 · Criação da 1ª Tipografia no Brasil
 06 · Dia de Reis
 06 · Dia da Gratidão
 07 · Dia da Liberdade de Cultos
 08 · Dia do Fotógrafo
 09 · Dia do Fico (1822)
 09 . Dia do Astronauta
 14 · Dia do Enfermo
 15 . Dia Mundial do Compositor
 15 . Dia dos Adultos
 20 · Inauguração da Primeira Exposição 
do Museu de Arte Moderna do RJ - (1949)
 20 · Dia do Farmacêutico
 21 · Dia Mundial da Religião
 24 · Dia da Previdência Social
 24 · Dia da Constituição
 24 · Instituição do Casamento civil no Brasil 
 24. Dia Nacional dos Aposentados
 25 · Dia do Carteiro
 25 · Fundação de São Paulo
 25 · Criação dos Correios e Telégrafos no Brasil
 27 · Dia da Elevação do Brasil Vice-Reinado (1763)
 28 · Dia da Abertura dos Portos (1808)
 30 · Dia da Saudade
 30 · Dia do Portuário
 30 · Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos
 30 · Dia da Não violência
 31 · Dia do lançamento do 1º Satélite · EUA (1958)
 31 . Dia Mundial do Mágico

http://www.arteducacao.pro.br/calendario-2017.html

DILEMA DA TERCEIRA PONTE DE INDAIAL --- COMUNIDADE QUE EXPERIMENTOU O NOVO ACESSO ENTRE INDAIAL E A BR 470 SENTIU COM A INTERDIÇÃO DA PONTE APÓS A INAUGURAÇÃO, E O ALTERNATIVO FOI EM BUSCA DE INFORMAÇÕES OFICIAIS SOBRE O CASO

Uma grande obra, esperada pela população de Indaial e que marcou a gestão do ex-prefeito Serginho. Essa é sem dúvida uma ótima definição da terceira ponte sobre o rio Itajaí-Açu em Indaial.

Antes do término do mandato, o ex-prefeito Serginho inaugurou a obra, abrindo a mesma para visitação e a interditando novamente em seguida.


A inauguração da obra ainda inacabada foi alvo de críticas populares, sendo que os acessos nas cabeceiras estão provisoriamente feitos com aterro apenas.



Após a inauguração a ponte foi interditada, mas populares derrubaram a barreira e começaram utilizar a mesma para atravessar o rio. Logo após assumir, o novo governo de Indaial interditou novamente a obra para tráfego, e isso gerou reclames e dúvidas.



Revolta popular

Assim que a nova ponte foi interditada com tubos de concreto, as redes sociais viraram palco de inúmeras reclamações dos usuários, afinal, quem experimentou ganhar tempo usando a ponte obviamente gostou e pretende continuar usando.

Não só a comunidade do bairro Warnow se beneficia da travessia na ponte nova, e é natural imaginar que todos queiram que a obra seja logo liberada definitivamente para uso.


Buscando esclarecimentos



Mesmo em período de férias, e sendo o assunto de interesse público, a equipe de reportagens do Jornal Vale Alternativo fez contato com a nova administração para requerer a versão oficial da interdição.

Nessa lida fizemos contato com o Tenente Rossi, novo Diretor no Departamento Municipal de Trânsito e Transportes de Indaial (DEMUTTIN), que além de muito bem nos atender e das informações repassar, foi conosco até a ponte para que pudéssemos entender melhor os seus argumentos.

Rossi contou que após a inauguração a ponte foi interditada com cavaletes de madeira, e que essa barreira foi facilmente retirada por populares permitindo o tráfego, ele também disse que uma cerca de arame farpado que havia sido colocada no acesso pela Marechal Deodoro da Fonseca foi cortada pelos usuários. Deste modo, após assumir, o novo governo interditou a ponte com tubos de concreto para interromper o tráfego.


Motivos da interdição

Rossi explicou (e indo ao local é possível comprovar) que o risco de acidentes nas cabeceiras é muito grande, e isso se dá por vários fatores.


O fato de os acessos serem de macadame (aterro) faz com que a erosão abra crateras nas cabeceiras da ponte, e isso somado a falta de sinalização adequada e de iluminação transforma o local em um verdadeiro perigo. 


Rossi citou que um acidente já aconteceu com um motociclista, justamente por conta dos buracos causados pela erosão.

Ele afirmou que a maior preocupação é que com uma chuva forte de verão rapidamente enormes sulcos podem se abrir nas cabeceiras, e isso certamente pode resultar e um trágico acidente.


Além desses argumentos, Rossi citou o fato de uma fiação estar escorada com bambu logo na entrada da ponte, no sentido Warnow/BR, suspensa provisoriamente a poucos metros de altura, mostrando a precariedade da obra inacabada. 


Perspectivas

O novo Diretor de Trânsito de Indaial argumentou que é preciso entender que essa é uma obra do Governo do Estado, e deveria dessa forma ser concluída e entregue oficialmente antes ser aberta.

Afirmou que o novo governo está fazendo de tudo para acertar com o Governo Estadual o término dos acessos, e que em breve haverá um posicionamento oficial quanto ao assunto.

Ele finalizou destacando que entende a angústia do povo, e sabe da importância dessa obra para a comunidade Indaialense. Rossi pediu compreensão, pois a administração não pode permitir que uma tragédia aconteça e se o fizer será responsabilizada por isso.

“O benefício momentânea de uns, já que quando retornarem os trabalhos haverá nova interdição, não pode superar o mal causado por um eventual acidente ou até uma fatalidade”, destacou Rossi.

(Por Cheick Eduardo Boell)





http://www.valealternativo.com.br/n/3870/dilema-da-terceira-ponte-de-indaial#

CAVALO COMOVE FAMÍLIA DE VAQUEIRO MORTO AO 'SE DESPEDIR' DO DONO NA PARAÍBA

LEVADO PARA VELÓRIO, CAVALO RECLINOU A CABEÇA NO CAIXÃO, EM CAJAZEIRAS. IRMÃO DO VAQUEIRO MORTO DISSE QUE VAI CUIDAR E MANTER O CAVALO NA FAMÍLIA

Um cavalo comoveu a família e os amigos do vaqueiro paraibano Wagner Figueiredo de Lima, que morreu em um acidente de moto na madrugada do último dia 1º deste mês. O animal foi levado para se despedir do dono e ao ser colocado próximo ao veículo onde estava o corpo, deitou a cabeça sobre o caixão, um momento que chamou a atenção de todos que foram ao velório de Wagner de Lima. O enterro do vaqueiro aconteceu na tarde desta terça-feira (3) na cidade de Cajazeiras, Sertão da Paraíba. 

“Esse cavalo era tudo para ele [Wagner], era como se o cavalo soubesse o que estava acontecendo e quisesse se despedir. Durante todo o trajeto até o cemitério ele relinchava e batia com as patas no chão”, disse Wando de Lima, irmão de Wagner. Foi Wando quem teve a ideia de levar o cavalo para o enterro do irmão e organizou as homenagens junto com outros vaqueiros e amigos de Wagner.

Com a morte do irmão, Wando de Lima disse que vai assumir a responsabilidade de manter e cuidar do animal.

Segundo ele, o cavalo que já estava há oito anos com Wagner vai ficar "para sempre" com a família.
Wagner de Lima Figueiredo tinha 34 anos e além de vaqueiro era funcionário da Prefeitura de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Wagner morreu na madrugada do último dia 1º deste mês em um acidente de moto no estado do Rio Grande do Norte. Ele estava sozinho na motocicleta no momento do acidente e chegou a ser socorrido para um hospital da cidade de Mossoró, onde passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. 

Irmão do vaqueiro morto disse que vai adotar o cavalo e manter o animal com a família (Foto: Kyioshi Abreu/ Arquivo Pessoal)

http://www.valealternativo.com.br/n/3868/cavalo-comove-familia-de-vaqueiro-morto-ao-se-despedir-do-dono-na-pb

Arritmias cardíacas: veja os cuidados ao praticar exercícios

Consulta médica, entender ritmo e intensidade e atenção à medicação são fundamentais


No Brasil, são cerca de 40 milhões de pessoas convivendo com o problema, de acordo com a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (SOBRAC). Batimento cardíaco irregular, palpitações, sensação de esmagamento ou aceleração cardíaca. Esses são os principais sintomas da arritmia cardíaca, uma alteração que surge em função de um distúrbio do sistema elétrico do coração, que faz com que as contrações musculares aconteçam de forma desordenada. Quando a arritmia está presente, o batimento pode ser muito lento, muito rápido ou irregular, prejudicando o funcionamento do órgão e, podendo trazer consequências, como angina (dor no peito), infarto, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral (AVC) e até morte súbita.


Existem vários tipos de arritmia cardíaca, algumas delas apresentam alto risco outras são benignas e mais fáceis de conviver. O cardiologista Adalberto Lorga, presidente da SOBRAC, explica que a prevenção é sempre o melhor remédio quando se trata do tratamento de arritmia cardíaca. Uma das formas de evitar complicações é praticando exercícios físicos - sempre bem feitos, com moderação e responsabilidade. O exercício moderado e de baixa intensidade melhora a hipertensão e a circulação, ajudando a reduzir as chances de arritmia, explica o cardiologista Adalberto. Pode começar a treinar, mas antes tome todos os cuidados necessários para evitar problemas. Veja quais são a seguir.


Consulta médica e exames
"Se o portador de arritmias cardíacas deve ou não fazer exercícios físicos é uma decisão que deve ser feita sempre em conjunto com o médico", recomenda Adalberto Lorga. O cardiologista é o profissional ideal para identificar se há arritmias e de que tipo ela é. Essa recomendação vale para qualquer indivíduo, mesmo que ele não desconfie que tem arritmias. Isso porque existem arritmias silenciosas, como a Síndrome do QT longo e a Síndrome de Brugada, que quando percebidas podem provocar danos irreversíveis, causando infartos fulminantes.


"Caso alguém na família, principalmente pais e avós, já tiveram arritmias cardíacas, insuficiência cardíaca, infarto, AVC, outras doenças cardiovasculares (como hipertensão) e até morte súbita, deve redobrar a atenção antes de fazer exercícios físicos", explica o cardiologista Leandro Zimerman. A genética pode ter influencia no aparecimento dessas alterações, aumentando as chance de arritmias cardíacas.


O médico poderá pedir exames como o eletrocardiograma, que através de eletrodos colocados na pele detecta como estão sendo transmitidos os impulsos elétricos do coração. O teste de esforço, que também pode ser solicitado, é feito com análise do comportamento do coração enquanto o paciente caminha e corre numa esteira. Por vezes é feita a análise Holter, que avalia a frequência e ritmo cardíaco por 24 horas, enquanto a pessoa avaliada anota num diário todas as atividades deste dia. Tudo isso irá auxiliar o médico a identificar qual é a frequência e a intensidade dos exercícios praticados de forma segura.


Caso você use medicação betabloqueadora
Os remédios betabloqueadores são usados para arritmias cardíacas e agem inibindo que o coração cardíaco chegue a picos de frequência cardíaca. "Quem usa esse tipo de remédio não deve se basear na frequência cardíaca, que estará naturalmente alterada", explica o cardiologista Adalberto. Nesse caso o exercício físico não está contraindicado, mas sua intensidade deve ser avaliada através de outros métodos que não a frequência cardíaca. A principal delas é percepção do esforço: "a pessoa não pode se cansar e não deve nunca ultrapassar seus limites, o exercício tem que ser leve", explica Adalberto. Abre-se uma exceção para os casos em que a atividade é acompanhada por um profissional, educador físico ou fisioterapeuta, especializado em reabilitação cardíaca. Nesse caso o profissional avaliará o paciente, através de testes específicos que identificam a frequência cardíaca que pode ser atingida com o uso de medicamentos e outras variáveis, e o acompanhará durante a rotina de atividades, garantindo a segurança.


Intensidade e tempo com que o exercício deve ser feito
A intensidade, o tempo e a frequência da atividade física dependem inicialmente da determinação do risco do paciente. "Indivíduos com arritmias de baixo risco, como a extrassístole supraventricular, podem fazer o exercício que quiserem, sem restrições, desde que com avaliação médica", explica Leandro Zimerman.


Já para pessoas com arritmia de riscos um pouco mais altos, o cardiologista Adalberto Lorga explica que o ideal é sempre começar a atividade de acordo com a recomendação médica ou por atividades mais leves, como a caminhada com duração de 30 a 40 minutos três ou quatro vezes por semana. A partir da recomendação do médico, fisioterapeuta ou educador físico o exercício pode se tornar mais forte. O mais importante é que ele seja sempre mantido abaixo da zona de frequência e ritmo do coração que apresentam riscos.


Sintomas que merecem atenção
Caso você já saiba que tem arritmia cardíaca, a atenção a alguns sintomas que podem aparecer durante o exercício físico merece ainda mais atenção. Dor torácica, palpitações, vertigem, tontura, sudorese excessiva - maior do que você costuma ter -, falta de ar, palidez, coração acelerado, batidas do coração fora do ritmo são sinais de que você deve interromper a atividade física. Em seguida é hora de procurar o médico. O cardiologista Leandro Zimerman explica que o médico avaliará o motivo pelo qual se deu a alteração e indicará se o paciente deve parar os exercícios físicos ou se deve alterar o ritmo. "Em alguns casos, quando a alteração é bem suportada pelo paciente e não apresenta riscos à saúde, ele pode até ser mantido, mas sempre depois de consulta médica", esclarece o cardiologista Leandro.


Descanse depois
Para que o coração se recupere do esforço, é muito importante permitir que o músculo retome os batimentos normais ao final do exercício. O cardiologista Leandro Zimerman orienta que nos últimos dez a 15 minutos finais, o ritmo seja progressivamente diminuído até a parada. "Essa medida já ajuda o coração a retornar a seu ritmo norma", explica Leandro. Logo após o exercício, caso você se sinta cansado, descanse até que se sinta pronto para continuar as rotinas do dia. Além disso, o coração precisa de um tempo de descanso até que seja submetido a um novo esforço. Espere ao menos um dia até se submeter ao exercício novamente.


Casos específicos
"Pessoas com arritmia cardíaca que já tenham insuficiência cardíaca ou doenças das artérias coronárias - os vasos que levam o sangue ao coração e que podem ser facilmente entupidas - estão, salvo aval médico, proibidas de fazer atividades, principalmente sem o acompanhamento de um profissional", explica o cardiologista Adalberto. Essa restrição acontece porque os riscos são muito maiores nesses casos. Podem surgir falta de ar durante e após a atividade física, palpitações, pulso irregular, fadiga, fraqueza, dor no peito e desmaios.



Descubra a característica masculina mais atraente que beleza e bom humor

A maioria das pessoas pensam que, se não é beleza que torna um homem mais atraente para as mulheres, então deve ser definitivamente seu senso de humor. Porém, estudos mostram consistentemente que o altruísmo é uma qualidade superior quando o assunto é atrair as mulheres que estejam à procura de um relacionamento.


E um novo estudo publicado no British Journal of Psychology descobriu que os homens altruístas também podem fazer mais sexo. Os pesquisadores perguntaram a adultos canadenses solteiros quantas boas ações eles fizeram, como dar dinheiro para caridade ou ajudar alguém a tirar o seu carro da neve. Então, os participantes tiveram que responder quantas vezes eles tiveram relações sexuais e quantas parceiras tiveram.


Há um momento do mês no qual homens acham mulheres mais atraentes
Homens que relataram mais atos altruístas faziam mais sexo – e tinham mais parceiros. Para aqueles que estavam em relacionamentos, homens de bom coração também eram mais propensos a ter mais relações sexuais nos últimos 30 dias.


No segundo experimento do estudo, os pesquisadores perguntaram a alunos de graduação se eles gostariam de doar dinheiro para a caridade o dinheiro que eles poderiam receber para participar do estudo. Aqueles que disseram que doariam também tinham tendência a fazer mais sexo casual, mais sexo nos relacionamentos e tinham mais parceiros sexuais ao longo da vida.


Altruísmo é melhor do que boa aparência?
Outro estudo, publicado em janeiro passado na revista Evolutionary Psychology, apresentou a 202 mulheres homens diferentes para escolher. As diferentes combinações de opções eram atraente ou não e se eles fizeram uma boa ação ou não.
As mulheres escolheram os homens egoístas, mas atraentes para um caso de uma noite. Mas, para um relacionamento de longo prazo, eles escolheram o homem altruísta – quer ele fosse atraente ou não.


Matemática do amor: a lógica que rege relacionamentos longos e ficadas
Um estudo um pouco mais antigo, publicado no The Journal of Social Psychology em 2013, foi a fundo na questão e concluiu que as mulheres valorizam o altruísmo acima de outras características como uma medida para saber se um parceiro em potencial seria um bom pai. As mulheres também disseram que o altruísmo era importante em relacionamentos de curto prazo, mas significativamente mais mulheres disseram que a característica importava para o longo prazo.
Outro estudo, ainda, publicado na Social Psychological and Personality Science em julho de 2015, analisou respostas de alemães a uma grande pesquisa anual. Pessoas solteiras que relataram fazer boas ações eram muito mais propensas a dizer que estavam em um relacionamento no ano seguinte. Elas também levaram menos tempo para encontrar um parceiro do que as não-altruístas.


O que mais conta?
Tudo isso não quer dizer que outras características não são importantes. Pesquisadores descobriram que o humor também é definitivo para as mulheres na hora de escolher um parceiro, já que as mulheres assumem que um homem bem humorado é mais inteligente.
O senso de humor também é um bom indicador de atividade sexual. Em um estudo, homens que as mulheres classificaram como mais engraçados relataram ter mais relações sexuais com mais parceiras.
No entanto, quando o assunto é a construção de relacionamentos de longo prazo, os pesquisadores continuam chegando à conclusão que o altruísmo é uma característica crucial e altamente desejável.


Cautela com os dados
Psicólogos ainda não colocaram humor versus altruísmo em um estudo, mas é importante ter em mente que muitas destas pesquisas são pequenas e que as pessoas muitas vezes se comportam de forma diferente em um ambiente de laboratório ou ao responder a um questionário. Especialmente quando relatam experiências positivas como trabalho de caridade ou sexo, os homens podem ser mais propensos a superestimar o quanto eles realmente fazem dessas coisas.


Até bebês apreciam altruísmo
E, por causa da maneira que estes tipos de estudos são concebidos, eles não podem dizer conclusivamente que é o altruísmo, especificamente, que é atraente. Pode haver outros traços associados com altruísmo ou um homem que já é atraente por outras razões e podem acabar também sendo altruísta.
Porém, o grande número de estudos e os resultados consistentes em favor do altruísmo reforçando a tese de que há alguns benefícios colaterais de fazer boas ações. Ou seja, se você é um homem que está procurando por uma mulher – especialmente para um relacionamento sério – ajudar os outros não faz mal a ninguém. [I Fucking Love Science]



6 hábitos que podem prevenir a perda de memória

Atividades físicas aliadas a uma boa alimentação são medidas fundamentais


Ao falarmos em perda de memória, logo nos vem à cabeça o Alzheimer, doença generativa do cérebro, que acomete cerca de um milhão de pessoas no Brasil, especialmente, entre os 60 a 90 anos.


Mas, conforme destaca Ivan Okamoto, neurologista do Núcleo de Memória do Hospital Albert Einstein, é importante entender a diferença entre a doença e a “perda de memória” própria da idade, que é decorrente do envelhecimento. “Na verdade, não devemos chamar de uma ‘perda’ de memória, mas sim de uma ‘mudança’ de memória, que passa a ser processada mais lentamente, a partir dos 60 a 65 anos”, diz. Neste segundo caso, não há sentido falar de métodos preventivos, já este que é um processo natural.


Em relação à doença de Alzheimer, Ivan Okamoto destaca que ainda não existe nada totalmente comprovado, mas alguns estudos sugerem que alguns hábitos (citados abaixo) parecem estar relacionados à sua prevenção:


1. Atividades físicas


Entre os vários benefícios que as atividades físicas oferecem está também o fato de manter o nosso cérebro saudável.
“Muitos estudos indicaram que a prevenção da doença esteja relacionada à prática de atividades físicas aeróbicas, no mínimo, três vezes por semana”, explica o neurologista Okamoto.


2. Alimentação balanceada


Ainda de acordo com o médico, manter uma alimentação bem balanceada – com a presença equilibrada de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas etc. – parece importante para prevenir a doença de Alzheimer.
“Acredita-se que associar as atividades físicas a uma boa alimentação, com a presença de legumes e peixes – que contêm ômega 3 -, sem abusar de carboidratos e outros alimentos, é importante para a prevenção da doença”, destaca Ivan Okamoto.


3. Prevenção de fatores de riscos vasculares


O neurologista acrescenta que, pessoas que “se protegem” contra diabetes, hipertensão, obesidade e colesterol – considerados fatores de riscos vasculares – também estão no caminho de tentar prevenir a doença de Alzheimer.
Para isso, além de uma alimentação balanceada associada a atividades físicas, é muito importante fazer visitas regulares a médicos e realizar todos os exames pedidos pelos profissionais.


4. Manter a atividade intelectual ativa


Você já deve ter ouvido falar que fazer palavras cruzadas e jogar xadrez são medidas importantes, que podem ajudar a prevenir a perda de memória. O neurologista Ivan Okamoto explica que este não é mito, mas que esta dentro de uma ideia mais ampla: de manter a atividade intelectual ativa, balanceada com o lazer.
“Palavras cruzadas, xadrez, jogos de videogame podem até ajudar. Mas sugiro ainda ir ao cinema, ler, assistir a espetáculos no teatro. Tudo isso está dentro da ideia de manter a atividade intelectual”, explica o médico.


5. Tratar corretamente um caso de depressão


De acordo com o neurologista Okamoto, uma depressão não curada pode estar associada a queixas de falta de concentração e, posteriormente, de memória.
Portanto, em casos de depressão, o problema deve ser tratado com acompanhamento médico e a pessoa nunca deverá ignorar essa questão e muito menos se automedicar.


6. Dormir bem


“É durante o sono que a gente consolida nossas memórias. Ou seja, ela é construída, organizada neste período”, explica o neurologista Okamoto. Por isso é muito importante ter boas noites de sono.


O que evitar?


Ivan Okamoto destaca que é fundamental evitar álcool, drogas e algumas medicações. Inclusive, o ato de se automedicar. Pois esses hábitos interferem na capacidade de concentração e podem estar relacionados à perda de memória.


Doença de Alzheimer: sintomas, diagnóstico e tratamento


Os primeiros sinais da doença de Alzheimer são a perda de memória e o comportamento alterado do indivíduo. Mas vale destacar que não é qualquer perda de memória que é preocupante, mas, sim, aquela que se repete e começa a comprometer o dia a dia da pessoa.
O diagnóstico se dá com a entrevista médica e a exclusão de outras doenças, por meio de exames de sangue e de imagem (tomografia ou ressonância magnética).
Quanto ao tratamento, existem, atualmente, medicações que estabilizam a doença ou diminuem a velocidade de perda funcional em cerca de cinco anos ou mais, podendo, assim, oferecer mais tempo com qualidade de vida ao paciente e aos familiares.
Agora você já sabe mais sobre a doença e, principalmente, que uma alimentação bem balanceada, associada à prevenção de fatores de riscos vasculares (hipertensão, diabetes, obesidade) e à prática de atividades físicas aeróbicas, no mínimo, três vezes por semana, é a melhor maneira de se tentar prevenir a doença.



É sinusite, resfriado ou alergia? Como diferenciar?

Dor de cabeça, espirros, congestão nasal ou coriza são sintomas comuns de condições bastante diferentes: sinusite, resfriados e alergias. Nem sempre é simples identificar o problema, mas a diferenciação é essencial para apostar no tratamento adequado. Confira os principais sintomas de cada um e aprenda a distinguir:


Sintomas de sinusite
Congestão nasal com dores no centro do rosto, coriza verde ou amarelada, dor nos dentes, mau hálito, febre e dor de cabeças são os principais sintomas da sinusite, que pode ser desencadeada por vírus, bactérias ou mesmo alergias e resfriados. O problema pode desaparecer sozinho ou com ajuda de medicamentos simples. Se os sintomas ultrapassam uma semana, um médico talvez precise receitar antibióticos.


Sintomas de resfriado
Nariz entupido, coriza incolor, tosse, dores de cabeça e cansaço são alguns dos principais sintomas do resfriado provocado por um vírus. Chás naturais ou mesmo remédios simples podem combater o problema, mas se os sintomas ultrapassam o prazo de 7 dias vale realizar uma nova consulta com um médico.


Sintomas de alergia
Alguns dos principais sintomas de alergia são excesso de espirros, coceira no nariz e nos olhos, coriza aquosa e incolor e, em alguns casos, congestão nasal. A condição pode aparecer e desaparecer durante todo o ano ou em determinadas estações, de acordo com o tipo pessoal de alergia e normalmente é combatida com medicamentos antialérgicos receitados pelo médico.



Fonte: http://www.vix.com/pt/saude/522638/e-sinusite-resfriado-ou-alergia-como-diferenciar - ESCRITO POR PAULO NOBUO - SOLGAS/SHUTTERSTOCK

8 alimentos poderosos para emagrecer

Alguns alimentos têm quase "poderes mágicos" e devem fazer parte do cardápio para emagrecer. E o melhor: todos ao seu alcance! Descubra os segredos deles


Emagrecer é um desafio para muitas pessoas que sofrem com o sobrepeso ou que só querem eliminar alguns quilos para ficarem mais leves para a corrida. O segredo para emagrecer é apostar no equilíbrio e na seleção de alimentos que contêm propriedades específicas para esse fim. Veja o que incluir no carrinho do seu supermercado para emagrecer com saúde:


1. Cogumelos
Eles são ricos em proteína e fibra e pobres em gordura e sódio. Essa é a equação perfeita para quem quer emagrecer, pois o alimento proporciona saciedade sem fornecer muitas calorias ou provocar inchaço por causa do sal. Um estudo da Universidade Johns Hopkins (EUA) mostrou que as pessoas que optaram por pratos feitos com cogumelos se sentiram tão satisfeitas quanto aquelas que escolheram receitas baseadas em carne vermelha, embora tenham ingerido uma quantidade muito menor de calorias e gorduras.
Outro trabalho da Universidade de Buffalo (EUA), revelou um benefício específico do cogumelo do tipo Portobello. Segundos os pesquisadores, ele ajuda a regular os níveis de glicose do organismo, fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita por um período mais longo. Por isso, ele é uma boa opção para a turma que precisa de energia por mais tempo para encarar a malhação, por exemplo, e ainda evita picos de insulina, o que pode provocar uma maior estocagem de gordura corporal e desencadear problemas metabólicos que costumam resultar em doenças, como diabetes, colesterol alto e problemas coronários.
Mas para obter todos esses benefícios é preciso ter alguns cuidados na hora do preparo. Nada de pesar a mão na manteiga e muito cuidado ao colocar o sal ou o shoyu, pois esse alimento funciona como uma esponja e pode acabar absorvendo sódio demais. E prefira a versão cozida, pois o processo retira a água e concentra os nutrientes e o sabor.


2. Chia
São capazes de dar uma grande ajuda para quem quer emagrecer. Elas são riquíssimas em ômega-3, uma gordura que desinflama as células e coloca em cheque processos inflamatórios que podem emperrar o funcionamento do metabolismo. Em conjunto com alguns minerais que também estão presentes no alimento, esse nutriente ainda equilibra o nível do hormônio cortisol, o que melhora a queima de gorduras. E como se não bastasse tudo isso, a chia ainda contém muita fibra, o que melhora o funcionamento do intestino, diminuindo o inchaço abdominal, reduz o apetite, diminui a absorção de açúcares e gorduras e estabiliza os níveis de açúcar no sangue, evitando picos de insulina.
A chia ainda é capaz de absorver até 20 vezes o seu tamanho em líquido, o que forma um volume dentro do estômago, fazendo com que a pessoa se sinta satisfeita mais rápido. O ideal é consumir uma a duas colheres de sopa misturadas em sucos, vitaminas ou iogurtes.


3. Maçã
Diz o ditado que comer uma maçã por dia mantém o médico longe. E não faltam razões para mostrar que a fruta também ajuda na perda de peso. Uma delas é a sua grande quantidade de fibras, em especial a pectina. Uma unidade média contém cerca de 4 g desse nutriente. Um estudo recente publicado no periódico científico Journal of Nutrition mostrou que esse tipo de substância ajuda a evitar o ganho de peso e até dá uma força no emagrecimento. Isso acontece porque ela faz com que o esvaziamento gástrico fique mais lento, diminuindo o apetite por mais tempo, reduz a absorção do açúcar, diminuindo a estocagem de gordura, controla os picos de glicose no sangue e ajuda no combate do mal colesterol.
O fato de a maçã ser tão crocante também ajuda, pois exige que a pessoa mastigue cada mordida por mais tempo, fazendo com que nosso cérebro receba mais estímulos para sinalizar a saciedade. Isso sem falar que ela tem ação adstringente, o que beneficia o funcionamento do fígado, ajudando na eliminação de impurezas e toxinas, e tem ação diurética, graças ao seu alto teor de potássio que contribui para a eliminação do excesso de sódio, combatendo o inchaço provocado pela retenção de líquido.
A fruta ainda tem uma boa porção de polifenóis, compostos antioxidantes que, segundo um estudo da Universidade de Ciências do Esporte Nippon (Japão), possuem ação lipolítica, ou seja, ajudam a promover a perda de gordura corporal. Uma boa dica é comer uma unidade de 15 min a 20 min antes das refeições, ajudando a controlar a fome, mas sem retirar a casca, pois é lá que está boa parte dos seus nutrientes.


4. Abacate
O abacate auxilia a emagrecer exatamente por causa da sua alta concentração de gorduras benéficas, do tipo monoinsaturado, que prolongam a saciedade, efeito que é reforçado pelas fibras presentes no alimento. Alguns estudos já mostraram que o seu consumo, associado a fontes de carboidrato, diminui o índice glicêmico da refeição, reduzindo os picos de insulina que aumentam as chances de a pessoa engordar e ter problemas de saúde, como diabetes.
O abacate ainda conta com ômega-9, outro tipo de gordura saudável que, de acordo com estudos, diminui a formação de pneuzinhos na região abdominal e ativa um hormônio chamado adiponectina, o qual comanda o corpo a produzir a energia de que precisa a partir dos depósitos de gordura. Para terminar, ele ainda estimula a produção de colágeno, melhorando o aspecto da pele, auxilia na recuperação muscular após o treino e mata a vontade de comer um docinho.


5. Ovo
Esse alimento sempre foi mal visto por causa da sua fama de aumentar o colesterol ruim, mas vários estudos recentes colocaram isso por terra e ainda mostraram que ele é uma ótima opção para a perda de peso. Um estudo recente publicado no periódico científico International Journal of Obesity revelou que quem come ovos no café da manhã reduz a sua ingestão calórica ao longo do dia, chegando a comer até 400 cal a menos. Isso porque essas pessoas se sentem mais satisfeitas, especialmente na hora do almoço, e têm menos vontade de ficar beliscando entre as refeições.
Outro trabalho realizado na Universidade de Louisiana (EUA) comprovou esse efeito, mostrando que quem colocou dois ovos no seu cardápio matutino diário durante três meses perdeu 65% mais peso e 61% mais gordura corporal do que aqueles que optaram por pão e ainda sentiram um aumento na sua energia. E nada de ficar só com a clara. Evidências científicas já demonstraram que a gema tem proteínas que estimulam a liberação do hormônio glucagon, que melhora a queima de gordura e combate a formação de pneuzinhos na região da barriga.


6. Amêndoas
Mastigar bem um punhado de amêndoas com cerca de 50 g ajuda a cortar a fome. Essa foi a conclusão publicada no periódico científico American Journal of Clinical Nutrition por uma equipe de pesquisadores da Universidade Purdue (EUA), que descobriu que quanto mais o alimento é mastigado, melhor é a liberação da sua gordura monoinsaturada, considerada o tipo “do bem”. Essa substância ativa hormônios que aumentam a sensação de saciedade e, junto com o selênio e a vitamina E, que também estão presentes nas amêndoas, atua como antioxidante e regeneradora das células do fígado, processo que, além de combater os radicais livres, tem ação anti-inflamatória, ajudando no processo de emagrecimento.
O alimento ainda é rico em magnésio, que ajuda a combater o estresse. Além de melhorar o humor, isso diminui na circulação a quantidade de cortisol, hormônio liberado quando estamos com os nervos à flor da pele e que favorece o ganho de peso. E ele ainda tem B12, uma vitamina que garante um gás extra.




7. Iogurte
Contém proteína de alta qualidade, que mantém a saúde da massa magra e aumenta a saciedade, e uma grande quantidade de cálcio, que além de deixar os ossos e os dentes fortes, ajuda no sistema nervoso autônomo, o que favorece o aumento do metabolismo e facilita a queima de gordura para a obtenção de energia.
Durante o seu processo de fabricação, o iogurte recebe uma mistura de bactérias benéficas (os lactobacilos são uma delas), que ajudam a reduzir a absorção e gordura pelo corpo e melhoram a sua digestão. Elas ainda eliminam o excesso de micro-organismos prejudiciais do intestino, provenientes de hábitos alimentares ruins, melhorando o seu funcionamento e evitando a formação de gases, o que ajuda a deixar a barriga menos inchada.
Como se não bastassem todos esses benefícios, uma pesquisa publicada na revista científica Nature no ano passado não deixou dúvidas de que esse equilíbrio na flora bacteriana é indispensável para a manutenção do peso corporal. O ideal é consumir a versão natural, processada sem açúcar, adoçantes e corantes, ingredientes que reduzem a ação dos lactobacilos.


8. Gengibre
Um trabalho feito na China mostrou que o seu consumo diário (cerca de 5 cm) pode aumentar o metabolismo em até 20%. Esse efeito acontece graças a algumas substâncias presentes no seu óleo essencial que fazem com que o tempero tenha ação termogênica, o que significa que ele ajuda o organismo a queimar a gordura armazenada no corpo, além de reduzir a resistência à insulina, melhorando o aproveitamento da glicose.
O gengibre ainda melhora a digestão e a motilidade gastrointestinal, fatores que juntos permitem que os nutrientes dos alimentos sejam melhor absorvidos, enquanto as toxinas que provocam inchaço e prisão de ventre são eliminadas com mais eficácia, mais um fator que contribui para a perda de peso e a redução do inchaço corporal. Ele pode ser ingerido sozinho, usado como tempero, na forma de chá ou para incrementar sucos e vitaminas.



Cabelos: 5 alimentos que previnem a queda

Quem corre, principalmente as mulheres, pode sofrer com cabelos fracos por conta da lavagem diária, exposição ao sol e outros fatores. Saiba quais alimentos previnem a queda e fortalecem os fios


A queda dos cabelos é um problema nada agradável de se encarar. Afinal, além de estarem ligados à autoestima, cabelos fracos e com um curto ciclo de vida podem indicar algo errado com a saúde. É fato que alguns hábitos também influenciam o enfraquecimento dos cabelos: no caso das corredoras e homens com cabelos compridos, por exemplo, lavar diariamente os fios, expô-los ao sol e ao suor também influenciam na queda.


Mas é possível resolver o problema com alimentação: os nutrientes certos vão dar aquele up no crescimento dos cabelos e na vitalidade. A dica é da nutricionista comportamental, Patrícia Cruz, ao comentar sobre o auxílio que a alimentação pode dar para impedir a queda dos fios.


Segundo a nutricionista, o que leva à queda de cabelo pode estar relacionado a uma má alimentação. Patrícia Cruz afirma que uma dieta desequilibrada, pobre em proteínas, vitaminas e minerais, pode causar alopecia. “Carências nutricionais, sem dúvida nenhuma, levam a queda dos fios”, diz Patrícia. Por isso, a especialista lista algumas dicas para manter um cabelo mais bonito e saudável tendo como base os alimentos que você consome. Confira:


Queda de cabelo x alimentação


Segundo a especialista, nenhum alimento é diretamente responsável pela queda de cabelo, mas uma alimentação desbalanceada, com pouca ingestão de água, rica em gordura e pobre em vitaminas e minerais, provoca carências nutricionais que causam queda dos cabelos. Além disso, um estilo de vida inadequado, com poucas horas de sono, sedentarismo, consumo excessivo de bebida alcoólica, tabagismo e a cafeína também podem agravar o problema. Alguns estudos mostram que o consumo excessivo de vitamina A e E podem fazer os fios caírem e não haver renovação.


Previnem a queda de cabelo:


Carne vermelha: fonte de ferro, sua deficiência está relacionada à queda de cabelos;


Gema de ovo: fonte de biotina atua no desenvolvimento do folículo piloso. Alguns estudos mostram que atua na síntese de queratina, sua deficiência causa queda de cabelos e fios quebradiços;


Castanha do Pará: fonte de selênio auxilia na integridade dos fios. Sua deficiência aumenta a queda de cabelo e despigmentação dos fios;


Laranja: fonte de vitamina C auxilia na síntese de colágeno. Sua deficiência está relacionada à alopecia;


Bife de fígado e coração de galinha: fontes de vitamina B12, responsável pela síntese de queratina, auxilia no crescimento e resistência dos fios.


Cabelo bonito e saudável


Os alimentos fontes de vitamina do complexo B (carne vermelha, ovos, fígado, peixe, coração, nozes, amendoim) ajudam a manter os cabelos fortes e saudáveis. Para quem quer cuidar das madeixas, Patrícia Cruz indica incluir na dieta:


– Vitamina C: limão, laranja, abacaxi, tangerina;


– Alimentos fontes de ferro: carne vermelha, leguminosas, vegetais verdes escuros;


– Muita água.


Patrícia também explica que é possível ajudar os fios de cabelo a crescerem mais fortes e saudáveis através da alimentação. “Podemos acrescentar em nossa dieta para auxiliar no crescimento de fios íntegros, castanha do Pará, carne vermelha, frutas cítricas (kiwi, mexerica, laranja, abacaxi), leite e derivados como queijos, iogurtes”, ensina a nutricionista.



5 dicas para manter as unhas fortes e saudáveis

Estar com a manicure em dia nos faz sentir muito mais bonitas. Mas, para isso, é preciso cuidar bem das unhas. Como? A gente conta!


Muitas vezes, com as atividades do dia a dia, as unhas acabam ficando quebradiças, e as cutículas, com pelinhas levantadas. Driblar esses problemas é bem fácil. Tudo o que você precisa é adotar alguns hábitos e investir nos produtos certos! Você vai sentir a diferença em pouco tempo. Dá uma olhada.


1) Escolha o esmalte certo
É importante que o produto também cuide das suas unhas, além de colori-las. Procure por aqueles que possuem vitamina E, cálcio e proteínas da seda, que fortalecem e protegem da descamação. Se você é alérgica, atenção ao rótulo: o esmalte não pode conter tolueno, parabenos, formaldeído, cânfora e DBP.


2) Hidrate as cutículas
Ceras, óleos e hidratantes: esses produtinhos são ótimos para evitar que as pelinhas levantem e para fortalecer as unhas. Isso porque são ricos em ceramidas, ativos emolientes e vitamina E. Procure usá-los sempre que lavar as mãos e na hora de dormir. 

3) Alimentação do bem
O que você coloca no prato também pode ajudar a manter suas unhas saudáveis. Se elas estiverem quebradiças, por exemplo, invista nos alimentos ricos em cálcio, como o leite, o peixe e os vegetais escuros. Para fortalecê-las, muito ferro e vitaminas! Grãos integrais, laranja, morango, oleaginosas, espinafre, rúcula e almeirão são muito bem-vindos. 


4) Cuidado com o alicate
Tirar totalmente as cutículas é irresistível. Mas também perigoso. Sem essa proteção, as unhas ficam mais suscetíveis às bactérias, podendo inflamar. O ideal é ficar com as cutículas intactas e mantê-las hidratadas. Se a tentação for muito grande, procure tirar só o excesso, sem empurrá-las fundo, ok?


5) Dê um fim às unhas roídas
O hábito vai muito além da estética. Ele pode causar machucados e até inflamações. Por isso, experimente lançar mão de bases com sabor amargo - elas vão manter os dedos bem longe da boca. Outra forma é manter as unhas sempre bem-feitas e esmaltadas. Uma vez bonitas, você vai querê-las sempre assim. Força.



10 hábitos positivos que vão transformar sua vida e sua saúde

Pessoas que estão tristes e insatisfeitas com a saúde podem encontrar grande dificuldade para superar os problemas e dar a volta por cima por imaginarem que precisam de ajuda externa ou realizar grandes mudanças na vida. Mas a verdade é que pequenos hábitos positivos do dia a dia, que podem ser adotados amanhã mesmo, transformam sua saúde e sua maneira de encarar a vida.



Hábitos positivos que transformam sua vida


1. Antes mesmo de se levantar da cama, logo de manhã, respire fundo de 5 a 10 vezes para encher o corpo de oxigênio e ficar mais disposto ao colocar os pés no chão.


2. Quando acordar, pense em como você quer se sentir durante o dia e não na quantidade de tarefas que deverá realizar. Assim, as preocupações e afazeres não vão determinar o seu estado emocional.


3. Antes do café da manhã, procure beber um copo de água para hidratar o corpo e acionar o sistema digestivo. Tenha em mente que cada célula do corpo precisa de água para funcionar de maneira plena e saudável.


4. Aposte diariamente em um café da manhã rico em nutrientes e evite o hábito de sair para trabalhar sem uma boa alimentação. A refeição balanceada logo cedo garante energia para começar bem o dia e ainda ajuda na dieta.


5. Todos os dias, responda a três perguntas simples: "O que vou apreciar hoje?", "Pelo que devo ser grata?" e "O que eu farei hoje para ser feliz?". As respostas podem ser surpreendentes e melhorar a confiança e a autoestima.


6. Mantenha sempre aberto o contato com amigos do passado e, de tempos em tempos, promova uma reunião. Deixar encontros em segundo plano podem te afastar de pessoas queridas e ainda resultar em um acúmulo de estresse e sensação de abandono.


7. Não fique presa a um relacionamento amoroso com alguém que não te faça sentir especial. A paralisia em um namoro ou casamento acaba boicotando suas chances de ser mais feliz.


8. Mantenha uma rotina de exercícios físico e, quando não puder ir para a academia, procure caminhar por ruas ou parques e evitar o sedentarismo subindo e descendo escadas do trabalho ou do seu condomínio.


9. Faça um detox de aparelhos eletrônicos e evite jantar ou ir para a cama com celular, tablet e notebook. Você se tornará uma pessoa mais sociável e, de quebra, conseguirá ter uma noite de sono mais tranquila.


10. Seja grata e emocionalmente acessível aos mais próximos. Um simples beijo, abraço ou palavra de apoio ajuda a levar um dia e uma vida mais feliz.



Fonte: http://www.vix.com/pt/saude/537288/10-habitos-positivos-que-vao-transformar-sua-vida-e-sua-saude - ESCRITO POR PAULO NOBUO - VADIM ZAKHARISHCHEV/SHUTTERSTOCK

8 vilões da saúde do coração de homens e mulheres

Embora saibamos que o ataque cardíaco pode ocorrer devido ao acúmulo de placas de gorduras e formação de coágulo, é fundamental ficarmos atento aos vilões da saúde do coração de homens e mulheres. Confira!


Um ataque cardíaco ocorre quando o fluxo de sangue que leva oxigênio ao coração é reduzido ou interrompido. Isso acontece porque as artérias coronárias encarregadas de irrigar o órgão com sangue podem ficar entupidas por algum motivo, como o acúmulo de placas de gorduras, formação de coágulo ou mesmo em razão de uma obstrução brusca. Sem o fluxo de sangue adequado, os tecidos cardíacos começam a apresentar sinais de “morte”.


Quando o coágulo sanguíneo bloqueia o fluxo de sangue, ocorre o infarto. Diversas causas induzem a essa situação, mas as principais são: colesterol alto, diabetes, pressão alta e obesidade. Mulheres com mais de 55 anos, fumantes e com histórico familiar da doença se enquadram no grupo de atenção ao problema. O estresse também tem sua responsabilidade. Ele desencadeia a produção de cortisol e adrenalina, tornando o sangue mais grosso e propenso a coagular. Em alguns pacientes a combinação desses fatores leva à doença.


Confira 8 vilões do coração de homens e mulheres:


1. Hipertensão


2. Colesterol


3. Diabetes


4. Tabagismo


5. Obesidade


6. Sedentarismo


7. Má alimentação


8. Estresse



Fonte: http://revistavivasaude.uol.com.br/clinica-geral/8-viloes-da-saude-do-coracao-de-homens-e-mulheres/6495/ - Por Priscila Pegatin | Fontes Sociedade Brasileiro de Cardiologia (SBC) e Governo do Estado de São Paulo Secretaria de Saúde| Foto Shutterstock | Adaptação Kelly Miyazzato.