IMPOSTÔMETRO:


Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM

Visite o blog: NOTÍCIAS PONTO COM
SOMENTE CLICAR NO BANNER --

ANÚNCIO:

ANÚNCIO:

segunda-feira, 29 de maio de 2017

As atividades com tangram...

As atividades com tangram pode-se propiciar uma aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, levando o aluno a construção de seu próprio conhecimento.

A utilização do Tangram em sala de aula para o trabalho com diferentes conteúdos, ou seja, de forma interdisciplinar tornará a aula mais divertida e o conhecimento mais significativo para o aluno.

O tangram possibilita variadas potencialidades que desenvolvem o raciocínio lógico, a concentração, a criatividade, o pensamento lateral, noções de espaço e construção.

Trabalhando o tangram em grupo possibilita que o aluno desenvolva habilidades de comportamento, aprendendo a trabalhar em equipe, respeitando as diferenças e a criatividade do outro e também, a capacidade de adaptação a diferentes ambientes.


No processo de ensino e aprendizagem é necessário explorar metodologias capazes de priorizar a construção de estratégias. Além disso, faz-se necessário ter uma dinâmica de ensino que além de favorecer o descobrimento das potencialidades do trabalho individual favoreça, sobretudo, o trabalho coletivo.Dessa forma se estimula também a autonomia, desenvolvendo o sentimento de segurança.

O trabalho com o Tangram será de forma coletiva e individual, com atividades interdisciplinares que serão apresentadas de forma lúdica levando em consideração a maturidade e desenvolvimento intelectual de cada aluno.

O objetivo das atividades com tangram é:
Contextualizar a história do Tangram;
Trabalhar o raciocínio espacial, a análise e síntese;
Familiarizar o aluno com as figuras básicas da Geometria;
Promover a participação do aluno em atividades conjuntas.
Desenvolver a capacidade de ouvir e respeitar a criatividade dos colegas;
Propiciar o intercâmbio de ideias como fonte de aprendizagem para um mesmo fim, estimulando a criatividade;
Desenvolver o raciocínio lógico e geométrico (habilidades de visualização, percepção espacial e análise de figuras);

Realizar atividades utilizando o Tangram, tornando o aprendizado mais significativo.
Leitura de texto informativo: História do Tangram.
Apresentação do Tangram.
Confecção do Tangram, individualmente.
Atividade com o Tangram.
Atividades – Montar figuras com as peças do Tangram
Montar um Portifólio com as diversas peças criadas pelos alunos com o tangram colorido que eles montaram com cartolina.
Montar um mural para exposição das atividades, histórias, imagens, desenhos, montagens feitas pelos alunos utilizando o tangram.

História do Tangram:



Apresentação do Tangram:



Confeccionando Tangram individualmente

Atividade com Tangram

Com as peças do Tanrgam, vamos formar oito quadrados diferentes, usando:

Só duas peças;
Só três peças;
Só quatro peças;
Só cinco peças;
As sete peças;









Uma sugestão muito divertida e legal é apresentar os moldes, fornecer cartolina colorida ou outro papel firme qualquer e deixar que eles criem seu próprio tangram e usando a criatividade crie figuras, além disso montar as figuras pedidas na atividade com as peças do tangram .



Livro: A casa do elefante e outras histórias – “Carlos Geovane Steigleder”

Escolha uma das histórias para colocar no mural ou monte grupos e cada grupo monta um história.
A casa do elefante




O menino chinês




O cachorro, o gato e o rato






O galo cantou












A múmia









Escolha as atividades que melhor atendem as necessidades de sua turma. Dependendo do nível da turma pode-se levar atividades de racha-cuca com tangram, um desafio para descobrirem quais formas do tangram se encaixam na figura apresentada.

Avaliação

A avaliação será realizada através de observação da participação e desempenho dos alunos nas atividades propostas, como forma de estar sempre orientando e mediando o processo de aprendizagem para que as dificuldades encontradas sejam superadas e o conhecimento concretizado ao longo do trabalho.

http://www.mestredosaber.com.br/atividades-com-tangram-para-3o-ano/

O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos com o tema festa junina.


O mês de Junho sempre desperta um grande interesse nos alunos com o tema festa junina.

O mês é marcado por grandes comemorações, que se iniciam no dia 13 de Junho, Dia de Santo Antônio e terminam no dia 29, dia de São Pedro, mais o auge das festas acontece entre os dias 23 e 24, dia de São João. O objetivo principal das Atividades festa junina é para enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas juninas, isso se dará através de atividades lúdicas e prazerosas, conhecendo as características das festas juninas em diferentes regiões do país compreendendo a história da festa junina e seu valor dentro do folclore brasileiro, destacando seus aspectos sociais e religiosos e a origem da Festa Junina.



Conversar com os alunos e selecionar os temas a serem trabalhados sobre as Festas Juninas, como: Festas juninas, por quê? Vestimentas, Bebidas, Músicas, Danças, Brincadeiras, Comidas típicas, incentivando nos alunos o gosto pelas festas juninas, oferecendo-lhes oportunidade de descontração, socialização e ampliação de seu conhecimento através de atividades diversificadas, brincadeiras, pesquisa e apresentações características à festa junina. Segue abaixo algumas atividades festa junina para ser aplicada em sala de aula:











As atividades festa junina abaixo foram desenvolvidas seguindo as hipóteses silábicas de cada aluno, a primeira atividade é para alunos pré-silábico e silábico sem valor e a segunda para silábico com valor e silábico alfabetico:





Capa para pintar e colar no envelope de atividades do 2º semestre.



Pesquisa com a família para fazer a socialização em sala de aula: Como eram realizadas as festas juninas na sua época? O que você fazia? O que tinha na festa, que tipo de brincadeiras? Como era sua participação? Que alimentos tinha na festa? E a vestimenta como era?


No projeto festa junina educação infantil você encontrará mais atividades para complementar o tema abordado.
Atividades festa junina, Brincadeiras:
Corrida de três pés: Realizada em duplas, a perna de um participante é amarrada a perna do outro (direita com esquerda), a dupla deve ir do início ao fim correndo ou pulando, ambos devem chegar juntos, se a dupla se soltar ambos estarão desclassificados.
Corrida de funis: Amarra-se uma corda com um nó ou laço no centro, em cada uma das pontas coloca-se um funil com a parte mais estreita voltada para o laço / nó no centro da corda. Cada jogador deve soprar o funil até alcançar o laço ou nó. O primeiro a chegar no centro da corda vence.
Corrida de sapatos: Um pé de sapato de cada participante é deixado misturado com o pé de sapato dos demais participantes a uma certa distância, quando o juiz der o sinal de largada, todos os participantes saem saltando com o pé calçado até os sapatos, ao se alcançar os sapatos cada qual calça seu sapato e volta correndo até o ponto de largada, o primeiro a chegar é o vencedor. Serão desclassificados aqueles que calçarem os sapatos errados ou trocados. Esta brincadeira pode ser executada em equipes. A primeira equipe que calçar os sapatos e voltar ao ponto de largada vence o jogo.
Estoura balões: Amarre bexigas em barbantes. Cada criança fica com uma bexiga amarrada no braço e no tornozelo. Forme pares com as crianças e coloque música para dançarem. Enquanto dançam tentam estourar as bexigas dos outros pares ao mesmo tempo em que protegem as suas. Ganha a dupla que no final ainda estiver com pelo menos uma bexiga cheia.

A festa junina é marcada também por várias danças uma delas é a quadrilha, para facilitar o seu ensaio com a turma confira os 27 passos de quadrilha para festa junina.

Avaliação: Será avaliado no decorrer das atividades festa junina, a participação, a colaboração e a organização dos alunos durante as atividades.

Imagem: Designed by Freepik

http://www.mestredosaber.com.br/atividades-festa-junina/