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quinta-feira, 19 de outubro de 2017

1. A beleza está nos olhos de quem vê...

É quando uma pessoa é linda e para alguns não é.
Maria é linda, uma miss, só que poucos vê...a beleza está nos olhos de quem vê.

http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/a%20beleza%20est%C3%A1%20nos%20olhos%20de%20quem%20v%C3%AA/9503/

O QUE É -- De fio a pavio?

De fio a pavio

Expressão popular que significa: de ponta à ponta; de cabo à rabo; do princípio ao fim; completamente.
Fulano ganhou todas, de fio a pavio.

http://www.dicionarioinformal.com.br/de%20fio%20a%20pavio/

O QUE É Abraçar o jacaré?

Abraçar o jacaré

Ter problema em alguma situação, se ferrar.
O Carlos abraçou o jacaré quando os seguranças descobriram que seu ingresso era falsificado.
 http://www.dicionarioinformal.com.br/abra%C3%A7ar%20o%20jacar%C3%A9/

O QUE É Andar na onça?

Andar na onça

Expressão muito empregada no meio militar. Significa deixar tudo para a última hora, fazer as coisas no último instante, chegar atrasado para a formação.
Este recruta só anda na onça, deixou para estudar no domingo de madrugada, sendo que a prova é segunda-feira de manhã!

http://www.dicionarioinformal.com.br/andar%20na%20on%C3%A7a/

O que é Achacar?

Achacar

V.t.d.
1 - Maltratar, molestar.
2 - Desgostar, aborrecer, desagradar.
3 - Roubar a alguém intimidando-o.
4 - Bras.extorquir dinheiro de.
5 - Acusar, imputar, atribuir, assacar.
6 - Ter achaques, adoecer.
O governo brasileiro tem, sistematicamente, cometido verdadeiros achaques fiscais aos cidadãos.

http://www.dicionarioinformal.com.br/

Número Pi

Número Pi

Número Pi (π) é um número irracional cujo valor é 3,14159265358979323846…, ou seja, uma sequência infinita de dígitos.

Como Calcular?

O Pi resulta da divisão do perímetro pelo diâmetro de um círculo (π = perímetro / diâmetro).
Se medirmos toda a volta de um círculo com fita métrica obtemos a medida do seu perímetro. O diâmetro, por sua vez, é a medida obtida de uma ponta a outra desse círculo.
Dividindo a medida do perímetro pela medida do diâmetro, o resultado será o número pi.

História

Estudado desde a antiguidade, conforme mostram os registros históricos, o número pi continua aguçando a curiosidade dos estudiosos. O motivo é que o seu cálculo resulta em trilhões de casas decimais.
Entre os babilônios e os egípcios foram encontrados cálculos que se aproximavam do Pi. Eles já sabiam que a razão entre o perímetro e o diâmetro era superior a 3.
Mas foi apenas no século XVIII que o mesmo passou a fazer parte dos símbolos matemáticos. O primeiro a propor a sua utilização foi o matemático galês William Jones.
O símbolo (π) é uma letra grega minúscula, a primeira da palavra περίμετρος, que significa “perímetro” (em português).
É denominado de Constante de Arquimedes. Isso porque foi o matemático Arquimedes a primeira pessoa a calcular e obter a razão entre o perímetro e o diâmetro.
Mas depois de Arquimedes, o cientista Ptolomeu conseguiu se aproximar ainda mais do valor de Pi.
O número Pi é infinito. Por esse motivo, ele é representado com reticências no fim. No entanto, muitas vezes utiliza-se apenas 3,1416, ou 3,14, para facilitar os cálculos matemáticos.
Importa referir que as calculadoras limitam o números de casas decimais, pois não cabem tantas casas nelas. A descoberta de tantas casas tornou-se possível graças aos computadores.

Para que serve?

Vejamos um exemplo.
Calcule a área da lateral de um cilindro cujo raio tem 6 cm.
A fórmula para calcular a área lateral do cilindro é:
Al = 2 π * r * h
Onde,
Al: área lateral
π: Pi
r: raio
h: altura

Lembrando que a medida da altura é duas vezes o raio, temos:
Al = 2 π * r * h
Al = 2 π * r2
Al = 2 π * 62
Al = 2 π * 36
Al = 72 * π
Al = 72 * 3,14
Al = 22,93 cm

https://www.todamateria.com.br/numero-pi/

Sistemas Lineares

Sistemas Lineares

Sistemas Lineares são conjuntos de equações associadas entre elas que apresentam a forma a seguir:
Exemplo de representação de sistemas lineares
A chave do lado esquerdo é o símbolo usado para sinalizar que as equações fazem parte de um sistema. O resultado do sistema é dado pelo resultado de cada equação.
Os coeficientes amxm, am2xm2, am3xm3, ... , an, an2, an3 das incógnitas x1, xm2,xm3, ... , xn, xn2, xn3 são números reais.
Ao mesmo tempo, b também é um número real que é chamado de termo independente.
Sistemas lineares homogêneos são aqueles cujo termo independente é igual a 0 (zero): a1x1 + a2x2 = 0.
Portanto, aqueles que apresentam termo independente diferente de 0 (zero) indica que o sistema não é homogêneo: a1x1 + a2x2 = 3.

Classificação

Os sistemas lineares podem ser classificados conforme o número de soluções possíveis. Lembrando que a solução das equações é encontrado pela substituição das variáveis por valores.
  • Sistema Possível e Determinado (SPD): há apenas uma solução possível, o que acontece quando o determinante é diferente de zero (D ≠ 0).
  • Sistema Possível e Indeterminado (SPI): as soluções possíveis são infinitas, o que acontece quando o determinante é igual a zero (D = 0).
  • Sistema Impossível (SI): não é possível apresentar qualquer tipo de solução, o que acontece quando o determinante principal é igual a zero (D = 0) e um ou mais determinantes secundários são diferentes de zero (D ≠ 0).
As matrizes associadas a um sistema linear podem ser completas ou incompletas. São completas as matrizes que consideram os termos independentes das equações.
Os sistemas lineares são classificados como normais quando o número de coeficientes é o mesmo que o número de incógnitas. Além disso, quando o determinante da matriz incompleta desse sistema não é igual a zero.

Exercícios Resolvidos

Vamos resolver passo a passo cada equação a fim de classificá-las em SPD, SPI ou SI.
Exemplo 1 - Sistema Linear com 2 Equações
Exemplo de resolução de sistemas lineares (SPD) com 2 equações
Exemplo 2 - Sistema Linear com 3 Equações
Exemplo de parte de resolução de sistemas lineares com 3 equações
Se D = 0, podemos estar diante de um SPI ou de um SI. Assim, para saber qual a classificação correta, vamos ter de calcular os determinantes secundários.
Nos determinantes secundários são utilizados os termos independentes das equações. Os termos independentes substituirão uma das incógnitas escolhidas.
Vamos resolver o determinante secundário Dx, por isso, vamos substituir o x pelos termos independentes.
Exemplo de resolução de sistemas lineares (SPD) com 3 equações (continuação)
Como o determinante principal é igual a zero e um determinante secundário também é igual a zero, sabemos que esse sistema é classificado como SPI.

https://www.todamateria.com.br/sistemas-lineares/

Equação da Reta

Equação da Reta
A equação da reta pode ser determinada representando-a no plano cartesiano (x,y). Conhecendo as coordenadas de dois pontos distintos pertencentes a reta podemos determinar sua equação.
Também é possível definir uma equação da reta a partir de sua inclinação e das coordenadas de um ponto que lhe pertença.

Equação geral da reta

Dois pontos definem uma reta. Desta forma, podemos encontrar a equação geral da reta fazendo o alinhamento de dois pontos com um ponto (x,y) genérico da reta.
Sejam os pontos A(xa,ya) e B(xb,yb), não coincidentes e pertencentes ao plano cartesiano.
Três pontos estão alinhados quando o determinante da matriz associada a esses pontos é igual a zero. Assim devemos calcular o determinante da seguinte matriz:
Matriz determinante
Desenvolvendo o determinante encontramos a seguinte equação:
(ya - yb) x + (xa - xb) y + xayb - xb - ya = 0
Vamos chamar:
a = (ya - yb)
b = (xa - xb)
c = xayb - xb - ya
A equação geral da reta é definida como:
ax + by + c = 0
Onde a, b e c são constantes e a e b não podem ser simultaneamente nulos.
Exemplo
Encontre uma equação geral da reta que passa pelos pontos A(-1, 8) e B(-5, -1).
Primeiro devemos escrever a condição de alinhamento de três pontos, definindo o matriz associada aos pontos dados e a um ponto genérico P(x,y) pertencente a reta.
Exemplo1 equação geral da reta
Desenvolvendo o determinante, encontramos:
(8+1)x + (1-5)y + 40 + 1 = 0
A equação geral da reta que passa pelos pontos A(-1,8) e B(-5,-1) é:
9x - 4y + 41 = 0
Para saber mais, leia também:

Equação reduzida da reta

Coeficiente angular

Podemos encontrar uma equação da reta r conhecendo a sua inclinação (direção), ou seja o valor do ângulo θ que a reta apresenta em relação ao eixo x.
Para isso associamos um número m, que é chamado de coeficiente angular da reta, tal que:
m = tg θ
O coeficiente angular m também pode ser encontrado conhecendo-se dois pontos pertencentes a reta.
Gráfico da reta r
Como m = tg θ, então:
Fórmula do coeficiente angular
Exemplo
Determine o coeficiente angular da reta r, que passa pelos pontos A(1,4) e B(2,3).
Sendo,
x1 = 1 e y1 = 4
x2 = 2 e y2 = 3

Exemplo do cálculo do coeficiente angular
Conhecendo o coeficiente angular da reta m e um ponto P0(x0,y0) pertencente a ela, podemos definir sua equação.
Para isso vamos substituir na fórmula do coeficiente angular o ponto conhecido P0 e um ponto P(x,y) genérico, também pertencente a reta:
Equação da reta usando o coeficiente
Exemplo
Determine uma equação da reta que passa pelo ponto A(2,4) e tem coeficiente angular 3.
Para encontrar a equação da reta basta substituir os valores dados:
y - 4 = 3 (x - 2)
y - 4 = 3x - 6
-3x + y + 2 = 0

Coeficiente linear

O coeficiente linear n da reta r é definido como o ponto em que a reta intercepta o eixo y, ou seja o ponto de coordenadas P(0,n).
Utilizando esse ponto, temos:
y - n = m (x - 0)
y = mx + n (Equação reduzida da reta).
Exemplo
Sabendo que a equação da reta r é dada por y = x + 5, identifique seu coeficiente angular, sua inclinação e o ponto em que a reta intercepta o eixo y.
Como temos a equação reduzida da reta, então:
m = 1
Sendo m = tg θ ⇒ tg θ = 1 ⇒ θ = 45º
O ponto de interseção da reta com o eixo y é o ponto P(0,n), sendo n=5, então o ponto será P(0,5)

Equação segmentária da reta

Podemos calcular o coeficiente angular usando o ponto A(a,0) que a reta intercepta o eixo x e o ponto B(0,b) que intercepta o eixo y:
Fórmula do coeficiente angular
Considerando n = b e substituindo na forma reduzida, temos:
Equação paramétrica da reta
Dividindo todos os membros por ab, encontramos a equação segmentária da reta:
Equação segmentária da reta
Exemplo
Escreva na forma segmentária, a equação da reta que passa pelo ponto A(5,0) e tem coeficiente angular 2.
Primeiro vamos encontrar o ponto B(0,b), substituindo na expressão do coeficiente angular:
Exemplo equação segmentária da reta
Substituindo os valores na equação, temos a equação segmentária da reta:
Exemplo equação segmentária da reta
Leia também sobre:

Exercícios Resolvidos

1) Dada a reta que tem a equação 2x + 4y = 9 , determine seu coeficiente angular.
4y = - 2x + 9
y = - 2/4 x + 9/4
y = - 1/2 x + 9/4
Logo m = - 1/2
2) Escreva a equação da reta 3x + 9y - 36 = 0 na forma reduzida.
y = -1/3 x + 4
3) ENEM - 2016
Para uma feira de ciências, dois projéteis de foguetes, A e B, estão sendo construídos para serem lançados. O planejamento é que eles sejam lançados juntos, com o objetivo de o projétil B interceptar o A quando esse alcançar sua altura máxima. Para que isso aconteça, um dos projéteis descreverá uma trajetória parabólica, enquanto o outro irá descrever uma trajetória supostamente retilínea. O gráfico mostra as alturas alcançadas por esses projéteis em função do tempo, nas simulações realizadas.
Enem 146
Com base nessas simulações, observou-se que a trajetória do projétil B deveria ser alterada para que o
objetivo fosse alcançado.
Para alcançar o objetivo, o coeficiente angular da reta que representa a trajetória de B deverá
a) diminuir em 2 unidades.
b) diminuir em 4 unidades.
c) aumentar em 2 unidades.
d) aumentar em 4 unidades.
e) aumentar em 8 unidades.
Primeiro devemos encontrar o valor inicial do coeficiente angular da reta B.
Lembrando que m= tg Ɵ, temos:
m1 = 12/6 = 2
Para passar pelo ponto de altura máxima da trajetória de A, o coeficiente angular da reta B terá que ter o seguinte valor:
m2 = 16/4 = 4
Assim o coeficiente angular da reta B terá que passar de 2 para 4, logo aumentará 2 unidades.

Alternativa c: aumentar 2 unidades

O que é pH?

O que é pH?

O pH corresponde ao potencial hidrogeniônico (ou hidrogênio iônico) de uma solução. Ele é determinado pela concentração de íons de hidrogênio (H+) e serve para medir o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de determinada solução.
Além do pH existe também outra grandeza que determina a acidez e a basicidade de um sistema aquoso: o pOH (potencial hidroxiliônico). Ele possui a mesma função que o pH, embora seja menos utilizado.

Escala de pH

Escala de pH
Representação da escala de pH
O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução.
Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).
Feita essa observação, o caráter ácido é crescente da direita para a esquerda. Já o caráter básico, da esquerda para a direita. Note que, quanto menor o valor do pH mais ácida será a solução.
Escala de pH e pOH
Representação das escalas de pH e pOH

Exemplos

Soluções Básicas

  • Sangue Humano
  • Leite de magnésia
  • Creme dental
  • Água do mar

Soluções Ácidas

  • Suco gástrico
  • Suco de limão, laranja, tomate
  • Leite bovino
  • Café

Como medir o pH?

Os chamados indicadores ácidos-bases são utilizados para medir o pH de uma solução. Eles são substâncias que mudam de cor indicando o caráter da solução. Os indicadores mais utilizados são: o tornassol e a fenolftaleína.
Indicador de pH
Indicador de pH
Além dos indicadores, o pH de uma solução pode ser medida através de um instrumento chamado de peagâmetros. São aparelhos eletrônicos que medem a condutividade elétrica da solução e contém uma escala dos valores do pH.
Leia também:

Exercícios de Vestibular com Gabarito

1. (Enem-2014) Um pesquisador percebe que o rótulo de um dos vidros em que guarda um concentrado de enzimas digestivas está ilegível. Ele não sabe qual enzima o vidro contém, mas desconfia que seja uma protease gástrica, que age no estômago digerindo proteínas.
Sabendo que a digestão no estômago é ácida e no intestino é básica, ele monta cinco tubos de ensaio com alimentos diferentes, adiciona o concentrado de enzimas em soluções com pH determinado e aguarda para ver se a enzima age em algum deles.
O tubo de ensaio em que a enzima deve agir para indicar que a hipótese do pesquisador está correta é aquele que contém:
a) cubo de batata em solução com pH = 9
b) pedaço de carne em solução com pH = 5
c) clara de ovo cozida em solução com pH = 9
d) porção de macarrão em solução com pH = 5
e) bolinha de manteiga em solução com pH = 9
Alternativa b
2. (UDESC-2009) "Chuva ácida" é um termo que se refere à precipitação, a partir da atmosfera, de chuva com quantidades de ácidos nítrico e sulfúrico maiores que o normal.
Os precursores da chuva ácida vêm tanto de fontes naturais, tais como vulcões e vegetação em decomposição, quanto de processos industriais, principalmente emissões de dióxido de enxofre e óxidos de nitrogênio resultantes da queima de combustíveis fósseis.
O pH da água da chuva considerado normal é de 5,5 (devido à presença de ácido carbônico proveniente da solubilização de dióxido de carbono). Um químico monitorando uma região altamente industrializada observou que o pH da água da chuva era igual a 4,5.
Considerando que a acidez está relacionada com a concentração de H3O+, é correto afirmar que a água com pH 4,5 era:
a) duas vezes mais básica que o normal.
b) duas vezes mais ácida que o normal.
c) dez vezes mais básica que o normal.
d) dez vezes mais ácida que o normal.
e) cem vezes mais ácida que o normal.
Alternativa d
3. (UFMG-2009) Considere certa quantidade de água e suco de limão, misturados, contida em um copo. Analise estas três afirmativas concernentes a esse sistema:
I. O sistema é ácido.
II. O pH do sistema é maior que 7.
III. No sistema, a concentração dos íons H+ é maior que a dos OH–.
A partir dessa análise, é CORRETO afirmar que:
a) apenas as afirmativas I e II estão certas.
b) apenas as afirmativas I e III estão certas.
c) apenas as afirmativas II e III estão certas.
d) as três afirmativas estão certas.

Etanol...

Etanol

Etanol ou álcool etílico é um composto orgânico da família dos álcoois, cuja fórmula molecular é CH3 – CH2 – OH (o mesmo que C2H6O).
Líquido e incolor, o etanol se dissolve facilmente em água porque é uma molécula polar. Tem um cheiro muito peculiar e seu ponto de ebulição é atingido aos 78 ºC, enquanto seu ponto de fusão é atingido a -114 ºC.
O Brasil é o segundo maior produtor de etanol do mundo, logo atrás dos Estados Unidos da América (EUA). Juntos, ambos são responsáveis por 70% da produção desse composto.

Fórmula Estrutural

Fórmula estrutural do etanol
O etanol é formado por dois átomos de carbono ligados a cinco átomos de hidrogênio. Além desses, apresenta um átomo de oxigênio ligado a um de hidrogênio, a chamada hidroxila (OH).

Seu carbono realiza apenas ligações simples, motivo pelo qual é saturado.

Produção

No Brasil, a principal matéria-prima é a cana-de-açúcar. Além da cana-de-açúcar, o etanol pode ser obtido através da fermentação dos açúcares constantes na beterraba, na mamona, no milho na soja, dentre outros.
Após a cana-de-açúcar ser colhida e lavada para a retirada de impurezas, a produção segue os seguintes passos:
  1. Trituração, após a qual surge o bagaço.
  2. Concentração e Cristalização, após a qual são obtidos o açúcar escuro e o melaço.
  3. Fermentação do melaço, sendo daí obtido o vinho fermentado.
  4. Destilação do vinho fermentado, sendo daí obtido o etanol.

Vantagens e Desvantagens

Dentre as vantagens do etanol, podemos citar o fato de ele não poluir como a gasolina. Isso acontece porque o etanol não produz dióxido de enxofre (SO2).
Além de ser menos poluente, acresce o fato de o seu preço ser inferior ao da gasolina. Esses dois motivos levam à escolha entre os dois combustíveis.
A desvantagem é que a produção de etanol requer a existência de grandes extensões de terra para plantio. Uma das consequências são os danos ambientais oriundos de desmatamentos.
Outro efeito é a fome, porque muitas terras que poderiam ser utilizadas para cultivar alimentos que satisfizessem a fome das pessoas são utilizadas para o plantio da matéria-prima do etanol.

Propriedades

  • Altamente inflamável
  • Tóxico
  • Solúvel em água
  • pH neutro
  • Molécula polar
  • Ebulição aos 78 ºC
  • Fusão aos -114 ºC

Aplicações

No Brasil, a maior parte de etanol é utilizada como combustível, mas também como matéria-prima de tintas e solventes.
Há também o etanol hidratado, que possui 5% de água. O mesmo é utilizado na fabricação de alimentos e bebidas, produtos de limpeza, medicamentos, perfumes e combustível.

https://www.todamateria.com.br/etanol/

Polímeros...

Polímeros

Os polímeros são macromoléculas constituídas por unidades menores, os monômeros. Os monômeros ligam-se entre si através de ligações covalentes.
O termo polímero deriva do grego, poli "muitas" e meros "partes".
Os meros são as unidades que se repetem em um polímero. O monômero é a molécula constituída por um único mero e o polímero é constituído por vários meros.
A polimerização é o nome dado a reação de formação dos polímeros. O grau de polimerização refere-se ao número de meros em uma cadeia polimérica.
A história da humanidade é relacionada com o uso de polímeros naturais, como couro, lã, algodão e madeira. Atualmente, muitos utensílios utilizados no cotidiano são produzidos a partir de polímeros sintéticos.

Tipos de Polímeros

Existem diversas classificações para os polímeros, as principais são as seguintes:

Classificação quanto ao número de monômeros:

Homopolímero é o polímero derivado de apenas um tipo de monômero.
Copolímero é polímero derivado de dois ou mais tipos de monômeros.

Classificação quanto à natureza:

Polímeros Naturais
Os polímeros naturais ou biopolímeros são os que ocorrem na natureza.
São exemplos de polímeros naturais, a borracha, os polissacarídeos (amido, celulose e glicogênio) e as proteínas.
Polímeros Sintéticos
Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo.
São exemplos de polímeros sintéticos: polimetacrilato de metila (acrílico), poliestireno, policloreto de vinila (PVC), polietileno e polipropileno.
A partir dos polímeros sintéticos é possível a fabricação de sacolas plásticas, canos hidráulicos, materiais de construção civil, colas, isopor, tintas, chicletes, pneus, embalagens plásticas, teflon e silicone.
Materiais de PVC
Materiais de PVC

Classificação quanto ao método de obtenção:

Polímeros de Adição
São os polímeros obtidos pela adição sucessiva de monômeros. Como exemplos temos os polissacarídeos, formados por monômeros de monossacarídeos e as proteínas, formadas por monômeros de aminoácidos.
Polímeros de Condensação
São os polímeros obtidos pela adição de dois monômeros diferentes com eliminação de uma molécula água, álcool ou ácido, durante a polimerização.
Polímeros de Rearranjo
São os polímeros resultantes da reação entre monômeros que sofrem rearranjo nas suas estruturas químicas, durante a reação de polimerização.

Classificação quanto ao comportamento mecânico

Elastômeros ou Borrachas
Os elastômeros podem ser naturais ou sintéticos. Sua principal característica é a elevada elasticidade.
A borracha natural é obtida da árvore seringueira Hevea brasiliensis, através de cortes no seu tronco. Com isso, obtêm-se um líquido branco, o látex.
Extração do látex da seringueira
Extração do látex da seringueira
As borrachas sintéticas são formadas pela adição de dois tipos de monômeros (Copolímero). Elas são mais resistentes e utilizadas comercialmente para a produção de mangueiras, correias e artigos para vedação.
Plásticos
Os plásticos são formados através da combinação de vários monômeros. Geralmente, usa-se o petróleo como matéria-prima para a produção de plásticos.
Os plásticos naturais ou sintéticos podem ser divididos em termorrígidos e termoplásticos.
Os termorrígidos ou termofixos são aqueles que por aquecimento assumem estrutura tridimensional, tornando-se insolúveis e infusíveis. Após isso, eles não conseguem voltar à sua forma original. Eles dão origem à estruturas rígidas e duráveis, como peças de automóveis. Alguns exemplos são: poliuretano, polietileno, poliestireno e poliéster.
Os termoplásticos são aqueles que permitem fusão por aquecimento e solidificação por resfriamento, isso possibilita o seu tratamento e moldagem repetidas vezes, desde que sejam reaquecidos. Eles são facilmente maleáveis e usados para produção de filmes, fibras e embalagens. Os termoplásticos são recicláveis.
Fibras
As fibras podem ser naturais ou sintéticas. A produção de fibras artificiais consiste na transformação química de matérias-primas naturais.
Na natureza, as fibras podem ser obtidas de pelos de animais, como as sedas do bicho-da-seda, ou de caules, sementes, folhas e frutos, como o algodão e o linho. As fibras sintéticas são representadas pelo poliéster, a poliamida, o acrílico, o polipropileno e as aramidas.

Polímeros Biodegradáveis

Os polímeros biodegradáveis são materiais que se degradam em dióxido de carbono, água e biomassa, como resultado da ação de organismos vivos ou enzimas. Em condições favoráveis de biodegradação, podem ser completamente degradados em semanas.
Os polímeros biodegradáveis podem ser naturais ou sintéticos. Eles podem ser derivados das seguintes fontes:
  • Fontes renováveis de origem vegetal como milho, celulose, batata, cana-de-açúcar;
  • Sintetizados por bactérias;
  • Derivados de fonte animal como a quitina, quitosana ou proteínas;
  • Obtidos de fontes fósseis, como o petróleo.
Os polímeros biodegradáveis são usados para produção de embalagens de alimentos, sacolas, produtos para a agricultura e produtos de consumo.
Através do processo de biodegradação, eles evitam o acúmulo de lixo e consequentemente de poluição, enquadrando-se no conceito de sustentabilidade.

https://www.todamateria.com.br/polimeros/

Oxigênio...

Oxigênio

O oxigênio (O) é um elemento químico mais abundante da superfície da Terra.
Ele pode ser encontrado na forma livre ou combinado com outras substâncias, como a água (H2O).
O oxigênio é indispensável à vida, praticamente todos os seres vivos o utilizam na respiração. Além disso, também participa do processo de fotossíntese.

Características

As principais características do oxigênio são:
Características do oxigênio
Através da distribuição eletrônica, observamos que o oxigênio possui seis elétrons na camada de valência e dois níveis de energia (s e p). Assim, pela Regra do Octeto, precisa receber dois elétrons para tornar-se estável.
A massa atômica do oxigênio é 16 u. A sua massa molar é 16 g/mol e massa molar do gás oxigênio é 32 g/mol.
O oxigênio é um ametal, possui tendência a ganhar elétrons.
Apresenta alta eletronegatividade, a segunda maior da tabela periódica, atrás apenas do Cloro (Cl).
Possui raio atômico pequeno.
O oxigênio apresenta três isótopos naturais. Os isótopos apresentam o mesmo número de prótons e diferenciam-se pelo número de nêutrons e massa. No caso do oxigênio, todos possuem 8 prótons.
  • Oxigênio 16: Possui 8 nêutrons. É o mais abundante (99,76%) e estável da natureza.
  • Oxigênio 17: Possui 9 nêutrons. Ocorre 0,04 % na natureza.
  • Oxigênio 18: Possui 10 nêutrons. Ocorre 0,2 % na natureza.

Formas alotrópicas

A alotropia é uma propriedade dos elementos químicos de formar duas ou mais substâncias simples diferentes.
As formas alotrópicas do oxigênio são: o gás oxigênio e o gás ozônio. A diferença entre eles é de apenas um átomo. Apesar de parecer sutil, essa condição faz com que os dois gases apresentem características distintas um do outro .

Gás Oxigênio (O2)

O gás oxigênio é fundamental para existência da vida. Constitui 20,8% da atmosfera.
Principais características do gás oxigênio:
  • Formado pela união de dois átomos de oxigênio.
  • Encontrado na forma de gás em temperatura ambiente.
  • Gás inodoro e incolor.
  • O gás oxigênio líquido é de cor azul.
  • Ponto de Fusão: - 218,4 °C.
  • Ponto de Ebulição: - 182,8 °C.

Gás Ozônio (O3)

O gás ozônio possui a função de absorver os raios ultravioletas do Sol, o que constitui a camada de ozônio.
Apesar desse benefício, quando é encontrado próximo da superfície terrestre é um gás poluente e tóxico para os seres vivos.
Principais características do gás ozônio:
  • Formado pela união de três átomos de oxigênio.
  • Gás de cor azul claro e odor forte.
  • Instável, não consegue manter sua estrutura de três átomos por muito tempo.
  • Bastante reativo.
  • Ponto de fusão: - 249,4 °C.
  • Ponto de ebulição: - 111,3 °C.

Ciclo do Oxigênio

O ciclo do oxigênio corresponde ao movimento e transformação desse elemento entre os seus reservatórios naturais: atmosfera, biosfera e litosfera. O que acontece através da ação biológica, física, geológica e hidrológica.
A principal fonte de produção do oxigênio na atmosfera é devido a ação fotossintetizante do fitoplâncton.
O gás oxigênio é usado por animais e plantas em suas respirações aeróbias. Após isso, ocorre a produção de CO2, H2O e energia.
O oxigênio também é encontrado na forma do gás ozônio formando a camada de protege a Terra dos raios ultravioletas do Sol.


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Inglês --- Reported Speech

Reported Speech

O reported speech representa o discurso indireto em inglês.
Utilizamos essa forma quando vamos reproduzir a fala de outra pessoa, ou seja, quando vamos reportar o que já foi dito por alguém.
Portanto, é muito empregado para narrar histórias e fatos que já aconteceram.
Exemplos:
Direct Speech (Discurso Direto): I am not feeling well. (Eu não estou me sentindo bem.)
Reported Speech (Discurso Indireto): He said that he wasn’t feeling well. (Ele disse que não estava se sentindo bem.)
Note que é possível relatar o que uma pessoa disse usando o discurso direto. Assim, transcreve-se o que foi dito.
Exemplo: He said: "I am not feeling well". (Ele disse: "Eu não estou me sentindo bem".)
No entanto, a ideia aqui é que você aprenda a utilizar o discurso indireto em inglês.

Regras de Formação

Para que o discurso indireto siga as regras de formação corretas, é importante estar atento aos tempos verbais. Isso porque ele irá mudar dependendo de qual foi utilizado pelo falante.
  • Present Simple → Past Simple
  • Present Continuous → Past Continuous
  • Present Perfect → Past Perfect
  • Past Simple → Past Perfect
  • Will → Would
  • Am/Is/Are Going to → Was/Were Going to
Tabela de Formação do Reported Speech
Direct SpeechReported Speech
Present Simple → I like your new car. (Eu gosto do seu carro novo.) Past Simple → He said (that) he liked my new car (Ele disse que gostou do meu carro novo.)
Present Continuous → I am getting married.(Eu vou me casar.) Past Continuous → She said (that) she was getting married. (Ela disse que vai se casar.)
Present Perfect → We have bought the tickets. (Nós temos comprado os ingressos.) Past Perfect → He said (that) they had bought the tickets. (Ele disse que eles tinham comprado os bilhetes.)
Past Simple → I missed the train. (Eu perdi o trem.) Past Perfect → He said (that) he had missed the train. (Ele disse que ele tinha perdido o trem.)
Will → I will see you later. (Eu verei você mais tarde.) Would → He said (that) he would see me later. (Ele disse que ele me veria mais tarde.)
Am/Is/Are Going to → I am going to join the class. (Eu estou indo me juntar a turma.) Was/Were Going to → He said he was going to a class. (Ele disse que ele estava indo se juntar a turma.)

Explicação

A partir dos exemplos acima, podemos notar que algumas palavras se alteram com o discurso indireto.
Se fossemos utilizar o discurso indireto no português para essa frase teríamos:
Eu comprei esse livro. (discurso direto)
Ela disse que comprou aquele livro. (discurso indireto)
A mesma coisa acontece no inglês:
I have bought this book. (Eu comprei esse livro) → She said she had bought that book. (Ela disse que ela tinha comprado aquele livro.)
Além disso, alguns lugares, pronomes e indicações de tempo também podem ser alterados com a passagem do discurso direto para o indireto.

Mudança de pronomes:

We are meeting at my house. (Eles estão se encontrando na minha casa.) → She said that they were meeting at her house. (Ela disse que eles estavam se encontrando na casa dela.)

Mudança de lugares:

I got here by train. (Eu cheguei aqui de trem.) → She said he had got there by train. (Ele disse que ele chegou lá de trem.)

Mudança do tempo:

I met him last night. (Conheci ele ontem à noite.) → She said she had met him the night before. (Ela disse que ela conheceu ele na noite anterior.)
Pay Attention!
Confira abaixo algumas mudanças nos pronomes, lugares e expressões de tempo utilizadas nos discursos indiretos em inglês.
  • I (eu) → He/She (ele/ela)
  • We (nós) → They (eles, elas)
  • Me (mim) → Him, Her (ele/ela)
  • This (este) → That (aquele)
  • These (estes) → Those (aqueles)
  • Here (aqui) → There (lá)
  • Today (hoje) → Last day (aquele dia) / Yesterday (ontem)
  • Toninght (hoje à noite) → Last night (noite passada)
  • Tomorrow (amanhã) → The next day / The following day (o próximo dia / o dia seguinte)
  • A year ago (uma ano atrás) → The year before (no ano anterior)

Say x Tell

O "said" e o "told" são formas no passado que utilizamos no discurso indireto. Embora ambos significam "disse", eles são usados em situações diferentes.
  • Say: quando nós dizemos algo para alguém, por exemplo: I said I knew that about my stress. (Eu disse que sabia sobre o meu stress).
  • Tell: quando nós dizemos a alguém sobre algo e mencionamos com quem estamos falando. Nesse caso, faz se necessário o objeto (me, you, her, him, etc.), por exemplo: The profesor told me I was stressed. (O professor me disse que eu estava estressado).

Exercises

1. (UFRS) Considere a frase: If you don’t feed your Tamagotchi, it will die. Escolha a melhor opção para reescrevê-la, começando com
She told me that_________________
a) if I won’t feed my Tamagotchi, it would die.
b) if you didn’t feed your Tamagotchi, it had died.
c) if I didn’t feed my Tamagotchi, it would have died.
d) if I didn’t feed my Tamagotchi, it would die.
e) if you haven’t fed your Tamagotchi, it will have died.
Alternativa d) if I didn’t feed my Tamagotchi, it would die.
2. (PUC-RJ) - The girl said to her parents, "Mom and Dad, the police were here while you were gone." If we turned this sentence into Reported Speech we would have:
The girl said to her parents that the police__________________
a) had been there while they had been gone.
b) had been here while they had gone.
c) have been there while they were gone.
d) have been here while they would be gone.
e) would have been there while they have been gone.
Alternativa a) had been there while they had been gone.
3. (Mackenzie) They said, "Do parents know their kids?" in the Reported Speech would be:
a) They said that did parents know their kids?
b) They asked that parents know their kids.
c) They said that parents knew the kids.
d) They argued that do parents know their kids.
e) They asked if parents knew their kids.
Alternativa e: They asked if parents knew their kids.
4. (UFPB) Read this sentence:
He said that he____________ this trend toward reduced risk.
a) is happy they found
b) has been happy we have found
c) was happy they had found
d) will be happy we will find
e) would be happy they would find
Alternativa c) was happy they had found
5. (Fatec) - Considere a frase "It's a perfect setup for heart disease and diabetes, says Stampfer." Assinale a alternativa em que a transposição dessa frase para o discurso indireto está correta, completando a frase a seguir.
Stampfer says ______________________________
a) it was a perfect setup for heart disease and diabetes.
b) it is a perfect setup for heart disease and diabetes.
c) it has been a perfect setup for heart disease and diabetes.
d) it had been a perfect setup for heart disease and diabetes.
e) it will be a perfect setup for heart disease and diabetes.
Alternativa b) it is a perfect setup for heart disease and diabetes.

https://www.todamateria.com.br/reported-speech/

Primeira Guerra Mundial: A Grande Guerra

Soldados em trincheira na cidade de Galípoli, Turquia, 1915<sup>1</sup> 
Por Me. Cláudio Fernandes
A Primeira Guerra Mundial, que durou de 1914 a 1918, foi considerada por muitos de seus contemporâneos como a mais terrível das guerras. Por este motivo, tornou-se conhecida durante muito tempo como “A Grande Guerra”. Para se compreender os motivos de ter sido uma guerra tão longa e de proporções catastróficas é necessário relembrar alguns aspectos do cenário político e econômico mundial das últimas décadas do século XIX.
Na segunda metade do século XIX, a junção entre capitalismo financeiro e capitalismo industrial proporcionou a integração econômica mundial, favorecendo assim, principalmente, as nações que haviam começado seu processo de industrialização. Essas mesmas nações expandiram significativamente seu território em direção a outros continentes, sobretudo ao Asiático, ao Africano e à Oceania. A Inglaterra, por exemplo, integrou grandes países ao seu Império, como a Índia e a Austrália. Todo esse processo é conceitualmente tratado pelos historiadores como Imperialismo e Neocolonialismo. Nesse cenário se desencadearam os principais problemas que culminaram no conflito mundial.
No início da década de 1870, a Alemanha promovia sua unificação com a Prússia e, ao mesmo tempo, enfrentava a França naquela que ficou conhecida como Guerra Franco-Prussiana. Ao vencer a França, a Alemanha possou a ter posse sobre uma região rica em minério de ferro, que foi importantíssima para o desenvolvimento de sua indústria, incluindo a indústria bélica. Tratava-se da região de Alsácia e Lorena. A França, na década posterior à guerra contra a Alemanha, desenvolveu um forte sentimento de revanche, o que provocava uma enorme tensão na fronteira entre os dois países. A tensão se agravou quando Otto Von Bismarck, o líder da unificação alemã, estabeleceu uma aliança com a Áustria-Hungria e com a Itália, que ficou conhecida como Tríplice Aliança. Essa aliança estabelecia tanto acordos comerciais e financeiros quanto acordos militares.
A França, que se via progressivamente ameaçada pela influência que era estabelecida pela Alemanha, passou a firmar acordos, do mesmo gênero da Tríplice Aliança, com o Império Russo, czarista, em 1894. A Inglaterra, que era um dos maiores impérios da época e também se resguardava do avanço alemão e temia sofrer perdas de território e bloqueios econômicos, acabou se aliando à França e à Rússia, formando assim a Tríplice Entente.
A tensão entre as duas alianças se tornou crescente, especificamente em algumas regiões, como a península balcânica. Na região dos Balcãs, dois grandes impérios lutavam para impor um domínio de matiz nacionalista: o Austro-Húngaro e o Russo. A Rússia procurava expandir sua ideologia nacionalista eslava (conhecida como Pan-eslavismo) e apoiava a criação, nos Balcãs, do estado da Grande Sérvia, enquanto que a Áustria-Hungria se aproveitava da fragilidade do Império Turco-Otomano (que dominou esta região durante muito tempo) e procurava, com a ajuda da Alemanha, estabelecer um controle na mesma região, valendo-se também de uma ideologia nacionalista (conhecida como Pangermanismo). No ano de 1908, a região da Bósnia-Herzegovina foi anexada pela Áustria-Hungria, o que dificultou a criação da “Grande Sérvia”. Além disso, a Alemanha tinha interesses comerciais no Oriente Médio, em especial no Golfo Pérsico, e pretendia construir uma ferrovia de Berlim a Bagdá, passando pela península balcânica.
O estopim para o conflito entre as duas grandes forças que se concentravam na região dos Balçãs veio com o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono da Áustria-Hungria, por um militante da organização terrorista Mão Negra, de viés nacionalista eslavo. O assassinato do arquiduque ocorreu em 28 de janeiro de 1914, em Sarajevo, capital da Bósnia. Francisco Ferdinando tinha ido a Sarajevo com a proposta da criação de uma monarquia tríplice para região, que seria governada por austríacos, húngaros e eslavos. Sua morte acirrou os ânimos nacionalistas e conduziu as alianças das principais potências europeias à guerra.
O assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono da Áustria-Hungria, na cidade de Sarajevo, foi considerado o estopim da Primeira Guerra.2 O assassinato de Francisco Ferdinando, herdeiro do trono da Áustria-Hungria, na cidade de Sarajevo, foi considerado o estopim da Primeira Guerra2
A Áustria percebeu neste fatídico acontecimento a oportunidade de atacar a Sérvia e demolir o projeto eslavo de construção de um forte estado. Sendo assim, Áustria-Hungria e Alemanha deram um ultimato à Sérvia para solucionar o caso do assassinato de Francisco Ferdinando. A Servia negou-se a ceder à pressão dos germânicos e, com o apoio da Rússia, sua aliada, preparou-se para o que veio a seguir: a declaração de guerra por parte da Áustria-Hungria, que foi formalizada em 28 de julho de 1914. Logo a França ofereceu apoio à Rússia contra a Áustria-Hungria, o que fez a Alemanha declarar guerra contra a Rússia e a França. O conflito logo se expandiu para outras regiões do globo.
A guerra se intensificou quando o exército alemão, que era o mais moderno da época, rumou em direção à França, passando pelo território belga, que era neutro. Isso fez com que a Inglaterra, aliada da Rússia, declarasse guerra à Alemanha. A partir desse momento, a guerra ganhou proporções cada vez mais catastróficas. As principais formas de tática militar eram a guerra de trincheiras, ou guerra de posição, que tinha por objetivo a proteção de territórios conquistados; e a guerra de movimento, ou de avanço de posições, que era mais ofensiva e contava com armamentos pesados e infantaria equipada.
Ao longo da guerra, o uso de novas armas, aperfeiçoadas pela indústria, aliado a novas invenções como o avião e os tanques, deu aos combates uma característica de impotência por parte dos soldados. Milhares de homens morreram instantaneamente em bombardeios ou envoltos em imensas nuvens de gás tóxico. Essa característica produziu um alto impacto na imaginação das gerações seguintes à guerra. Escritores como Erich Maria Remarque, Ernst Jünger e J. J. R. Tolkien, que combateram na Primeira Guerra, extraíram dela muitos elementos para composição de suas histórias.
O ano de 1917 foi decisivo no contexto da “Grande Guerra”. Nesse ano, a Rússia se retirou do fronte de batalha, haja vista que seu exército estava obsoleto e sua economia arruinada. Foi neste ano também que os revolucionários bolcheviques fizeram sua revolução comunista na Rússia, fato crucial para a efervescência política europeia das décadas seguintes. Foi ainda em 1917 que os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Inglaterra e da França e contra a Alemanha, que já não mais tinha a mesma força do início da guerra. Sendo que, após o fim da Primeira Guerra em 1918, os Estados Unidos tornaram-se a grande potência fora do continente europeu.
A “Grande Guerra” chegou ao fim em 1918, com vitória dos aliados da França e grande derrota da Alemanha. O ponto mais importante a se destacar quanto ao fim da guerra são as determinações do Tratado de Versalhes. Nessas determinações, os países vencedores não aceitaram a orientação da Liga das Nações de não submeter a Alemanha derrotada à indenização pelos danos da guerra. Sendo assim, a Alemanha foi obrigada a ceder territórios e a reorganizar sua economia tendo em conta o futuro ressarcimento aos países vencedores da Primeira Guerra, sobretudo a França.
O saldo de mortos durante os cinco anos da Primeira Guerra foi de um total de 8 milhões, dentre estes, 1.800.000 apenas de alemães. Esse tipo de mortandade acelerada e terrivelmente impactante tornou a se repetir a partir de 1939, com a Segunda Guerra Mundial.
A Primeira Guerra deixou um enorme número de soldados mortos para todas as nações envolvidas, além da vasta destruição nas cidades europeias A Primeira Guerra deixou um enorme número de soldados mortos para todas as nações envolvidas, além da vasta destruição nas cidades europeias
O imaginário da Primeira Guerra povoa os territórios de várias artes. No cinema, por exemplo, temos inúmeros filmes que a tematizam. Dois deles merecem destaque: “Corações do Mundo” (1918), de Griffith, produzido ainda “sob o calor da guerra” e “Glória Feita de Sangue” (1957), de Stanley Kubrick.
* Créditos das imagens:

http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/primeira-guerra-mundial.htm

Terrorismo...

O terrorismo é um dos fenômenos mais temidos da atualidade 
O terrorismo pode ser caracterizado como um tipo de violência que se pratica contra vítimas inocentes com o objetivo de promover alguma causa ou percepção do mundo, seja pessoal, seja coletiva, isto é, partilhada por um grupo, facção etc.
Sabemos que, ao longo do século XX e, sobretudo, no século XXI, as ações terroristas tiveram e vêm tendo grande impacto em várias regiões do mundo. Elas são praticadas pelos mais variados agentes. Mas antes de passarmos à análise desses agentes, vejamos como e em que circunstância nasceu a expressão “terrorismo”.
→ Origem do termo terrorismo
A palavra terrorismo apareceu pela primeira vez no escrito Letters on a Regicide Peace (Cartas sobre uma paz regicida), do filósofo irlandês Edmund Burke. Nesse escrito, Burke critica o período da Revolução Francesa conhecido como “Terror”, ou seja, o período em que os jacobinos estiveram no poder – de 1792 a 1794. Burke classifica como “terroristas” as perseguições e sentenças de morte na guilhotina levadas a cabo pelos jacobinos nessa fase.
Entretanto, com o tempo, o termo “terrorismo” passou a se disseminar por outros países e a ser empregado em outras situações, como a guerrilha, ou guerra irregular.

→ Terrorismo e guerra irregular
A guerrilha teve origem, tal como a conhecemos hoje, na Espanha (era chamada de guerrilla), no início do século XIX, quando a Península Ibérica foi invadida pelas tropas napoleônicas. A resistência espanhola a Napoleão fez-se de forma não sistemática, isto é, sem recursos e estratégias militares convencionais. Ao contrário, foi feita de modo irregular, incluindo emboscadas, ataques com armas improvisadas, sabotagens, sequestros etc.
Esse tipo de tática seria bastante utilizado, depois, em vários outros países por grupos de diversas orientações ideológicas, desde comunistas e anarquistas até nacionalistas e separatistas. Porém, a diferença é que esses grupos passaram a incluir em suas ações atentados a vítimas inocentes, isto é, fora do campo da guerra irregular. 
→ Terrorismo revolucionário e terrorismo nacionalista separatista
No fim do século XIX, foi comum em algumas regiões da Europa a ação terrorista de indivíduos ligados à ideologia anarquista. Um dos exemplos mais notórios é o do francês François Claudius Köenigstein, conhecido como Ravachol, que explodiu uma bomba na casa do promotor público da França, M.Bulot, em 27 de março de 1892.
De modo semelhante, muitos grupos comunistas da transição do século XIX para o XX, sobretudo os bolcheviques, que fariam a Revolução na Rússia, em 1917, valeram-se de métodos de guerrilha e terrorismo. Nas décadas que se seguiram, sobretudo após a Segunda Guerra Mundial, muitos focos revolucionários comunistas que se valiam dos mesmos métodos apareceram. Entre eles, podemos citar as FARC-EP, na Colômbia, a Fração do Exército Vermelho, na Alemanha, e a ALN (Ação Libertadora Nacional), no Brasil.
No século XX, houve a variação nacionalista e separatista do terrorismo também. Um caso emblemático foi o do grupo sérvio Mão Negra, cujo membro Gravilo Princip assassinou o arquiduque do Império Austro-húngaro, Francisco Ferdinando, em 1914, fato que acabou por desencadear a Primeira Guerra Mundial. Outros grupos compõem esse tipo de terrorismo, como o ETA (Pátria Basca e Liberdade), na Espanha, e o IRA (Exército Republicano Irlandês), na Irlanda. 
→ O caso particular do terrorismo islâmico
O caso do terrorismo islâmico é um pouco mais complexo de ser abordado. Isso porque houve, e ainda há, grupos que estão mais próximos do terrorismo nacionalista do que propriamente do terrorismo com fundamentação tipicamente religiosa. É o caso da OLP (Organização para Libertação da Palestina) e seus derivados: Frente Popular para Libertação da Palestina e Setembro Negro, na segunda metade do século XX.
Por outro lado, no fim do século XX e no século XXI, surgiram os grupos terroristas no Oriente Médio que realmente fundamentam suas ações em premissas religiosas do Islã, como a jihad (combate espiritual, guerra santa) e a sharia (lei islâmica derivada do Corão). Esses grupos têm por alvo todos aqueles que não se ajustam à interpretação que eles dão a essas premissas religiosas. Os grupos mais impactantes que representam essa diretriz são a Al-Qaeda e o Estado Islâmico
Por Me. Cláudio Fernandes

http://historiadomundo.uol.com.br/idade-contemporanea/terrorismo.htm